quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Governo trabalha pelo entendimento em torno da divisão dos royalties do Pré-sal


Uma comissão de deputados e senadores esteve hoje no Ministério da Fazenda para debater da divisão royalties do pré-sal. Na ocasião, foi apresentada pelo Guido Mantega uma nova proposta de divisão dos recursos. Também estiveram presentes, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Segundo o líder do PT, Humberto Costa, que participou da reunião, o governo trabalha pelo entendimento entre os estados produtores e não produtores. Pela proposta apresentada, seria do Governo Federal que viria uma grande parte dos recursos de royalties para os estados não produtores. A União teria sua participação reduzida de 30% para 20%. Este recurso já estaria disponível a partir do ano que vem.

Em paralelo a isso, a participação dos estados produtores cairia de 26,25% para 25% e assim permaneceria, já os municípios produtores de 26% para 18% no ano que vem e cairia progressivamente até chegar a 6% em 2020. A participação dos municípios afetados passaria de 8% para 3%. Desta forma, o fundo especial dos estados e municípios saltaria de 8,75% para 34% e até 2020 chegaria a 46%.

A nova proposta ainda não é consenso. Mas segundo o senador Humberto Costa o aceno é positivo. “Na minha opinião o governo fez uma grande concessão. Mas os recursos para os estados não produtores podem ainda ser maior se pudermos discutir também os recursos da participação especial”, avaliou o petista.

Após a reunião com os parlamentares, Mantega recebeu o governador Eduardo Campos (PSB) e gestores de outros estados para tratar do mesmo tema.

Bandeirinha que validou gol irregular contra o Náutico é irmã de jogador do Bragantino

Tá no Blog do Torcedor do Portal NE10.
.
O zagueiro Júnior Lopes, do Bragantino, confirmou a informação publicada pelo blog de que é irmão da assistente de arbitragem Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO), em entrevista ao Portal Futebol Interior. Ambos são filhos de Lourival Domingo Lopes, conhecido por Becão, ex-árbitro da CBF.

A informação foi recebida com estranheza na cena esportiva pernambucana, principalmente, porque a bandeirinha validou um gol em condição irregular do Bragantino em cima do Náutico na partida de ontem à noite, pela Série B.

Júnior Lopes, porém, chamou de absurda a suspeita de que ela teria beneficiado intencionalmente o time defendido por ele e argumentou que a CBF já tinha ciência do parentesco deles.

"Isso é um absurdo. A CBF tem ciência disso e tem tudo isso relatado, pois antes de começar qualquer competição ela (Márcia) precisa preencher um relatório no qual diz se tem algum tipo de parentesco com profissionais do futebol. Até por isso, ela não foi impedida de bandeirar algum jogo em que eu estivesse em campo", disse o jogador ao Portal Futebol Interior.

O Blog do Torcedor ainda não conseguiu localizar dirigentes do Náutico para comentar o caso.

Mas temos a opinião de que é um erro grave da CBF escalar um árbitro com envolvimento com um jogador. É contra o princípio da imparcialidade. Não se pode afirmar que houve benefício intencional, mas é inevitável haver a suspeita. E por isso a situação deveria ter sido evitada.

A bandeirinha já havia solicitado para não atuar nos jogos do Bragantino.

MEC confirma autorização para FAMEG funcionar

Olá, Ronaldo!

Eu participo do seu blog e também sou estudante da FAMEG. Estou acompanhando as últimas notíciais divulgadas no seu site e para maiores esclarecimentos, hoje, dia 14/09, liguei para o MEC (0800 - 616161) e pedi informações sobre a FAMEG. Eles me confirmaram que ela está autorizada e me deram o número do documento, do decreto e artigo.
Perguntei se ela podia funcionar numa boa e eles disseram que sim. Disseram também que ela ainda não está reconhecida, mas que o reconhecimento só vem depois da primeira turma formada.

Qualquer um pode ligar e obter essas e outras informações para sanar suas dúvidas.

Eu anotei o numero de protocolo por via das dúvidas. rsrs.

Achei importante dar essa informação porque tem muita gente que ainda está em dúvida, e muito colega meu de classe que está descrente e sem querer voltar pra FAMEG. Se o próprio MEC informa que ela está autorizada, acho que não temos mais com o que nos preocupar.

Obrigada,

Thaísa Spinelli.
.

Acontece em Garanhuns Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação‏


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, promoverá no período de 17 a 23 de outubro, a primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT&I). A temática do evento será a mesma abordada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. As atividades serão realizadas com alunos da Rede Municipal de Ensino.

A primeira proposta da SMCT&I é o Concurso de Vídeo em Celular com o tema “Um minuto para salvar o mundo”. Os alunos devem gravar um vídeo através da câmara do celular, com duração máxima de um minuto, que represente o olhar do estudante sobre o tema. O período para a elaboração de vídeos teve início em 17 de agosto e segue até o dia 23 de setembro. Podem participar os alunos devidamente matriculados numa escola ligada a Rede Municipal, que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos das turmas da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – da terceira e quarta fases.

Os vídeos serão analisados por uma comissão avaliadora que observará critérios como a objetividade, originalidade, criatividade, organização, o ineditismo, e a conclusão da idéia. O público em geral também poderá acessar os vídeos produzidos, a partir de 30 de setembro pelo site: www.youtube.com.br. Os três vídeos mais acessados serão premiados, do 1º ao 3º lugar com um celular para cada equipe e o professor orientador, além de um kit de livros sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Do 4º ao 10º lugar receberão um kit de livros sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O resultado final do concurso será divulgado no dia 21 de outubro.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Moura, a SMCT&I reserva outras atividades como mesa redonda, palestras, diversas modalidades de concursos escolares, exposições, oficinas pedagógicas, produção de documentário, campanha para a substituição de sacolas plásticas e coleta de baterias, pesquisa sobre as voçorocas de Garanhuns com um especialista da área, plantio de mudas, e ainda o mapeamento e análise das nascentes de Garanhuns. “O objetivo é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas voltados a ciência e tecnologia, despertando neles a curiosidade e o gosto pelo aprendizado da ciência”, destacou.

As atividades estão sendo planejadas pela Secretaria de Educação do município junto ao grupo de Articulação da SMCT&I, formado por representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/ UAG), Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Entidades unidas para realizar um grande Natal dos Sonhos



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL e a Prefeitura Municipal já estão formatando o projeto Natal dos Sonhos edição 2011. Contando com o apoio do SEBRAE Unidade de Negócios Agreste Meridional, Diocese de Garanhuns e Igrejas Evangélicas, o Projeto começou a ser discutido no último mês de agosto, objetivando garantir uma decoração natalina das mais belas e envolventes dos últimos anos.

Para a efetivação do evento deste ano, o Projeto está sendo dividido em três fases temáticas e participativas, sendo elas o Natal Religioso, concentrado na Avenida Santo Antônio e o Natal Cultural, privilegiando a Avenida Rui Barbosa. Este ano, o destaque vai para o concurso de decorações natalinas, voltadas tanto para as vitrines das lojas do nosso Comércio, quanto para as residências da população da Cidade das Flores, caracterizando assim a terceira fase do Natal dos Sonhos 2011.

A decoração com luzes e enfeites temáticos deverá ser inaugurada no dia 3 de dezembro, enfeitando a Cidade até o dia 8 de janeiro de 2012. Nesse período, acontecerão várias apresentações culturais, valorizando desta forma a regionalização e os corais existentes em nosso Município. As apresentações deverão ocorrer no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, contemplando comunidades católicas e evangélicas, além das crianças, que terão um dia todo dedicado ao imaginário infantil e musicalidade natalina.

Para as pessoas interessadas em usar uma decoração diferenciada e inovadora nas suas residências, com foco na criatividade e potencialidades individuais, as entidades parceiras estarão ofertando um curso gratuito de reciclagem para confecção do material a ser utilizado no concurso natalino do Projeto, porém, os critérios de avaliação deste, bem como a equipe avaliadora ainda estão sendo definidos.

Para a execução de um Projeto como este, as empresas locais e órgãos econômicos do Município já estão sendo visitados pela equipe de captação financeira, como forma de garantir a viabilidade do Evento. O Projeto de decoração ficou a cargo do arquiteto Gláucio Brandão e do decorador Mário Simões.

Contato: Luciano André – (87) 9943-1882 ou (87) 8103-9121

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.