sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FAMEG espera por liminar para fazer seu vestibular de medicina


Como adiantamos mais cedo, estivemos na FAMEG esta tarde e conversamos pessoalmente com o Dr. Fábio Andrada, diretor administrativo do ITPAC, entidade mantenedora da instituição de ensino de Garanhuns.

A situação de momento é o cancelamento do vestibular, devido a justiça federal ter concedido a liminar interposta pelo CREMEPE. Porém...

...Ainda há uma esperança de que as provas possam ainda serem realizadas no próximo domingo, dia 18, pois a instituição tem também uma liminar para ser julgada a qualquer momento em Brasília, onde explica a atual condição jurídica da instituição.

Pelo que consta, a argumentação do CREMEPE, e aceita pela justiça em Pernambuco, é baseada na decisão de 2008, que não autorizou a continuidade do curso de medicina na FAMEG, por não ter a autorização do MEC, órgão competente. Somente o CEE, Conselho Estadual de Educação, não seria suficiente devido a LDB. Várias instituições no Brasil, segundo Dr. Fábio, passaram por este problema, porém somente a FAMEG teve este problema devido à cobrança exaustiva do órgão representativo da classe médica.

O representante do ITPAC, lembrou que a instituição em Garanhuns está capacitada e tem todos os requisitos para prestar uma boa formação aos jovens, mais que muitas outras faculdades que não têm esta infra-estrutura, verificada até por representantes do próprio MEC.
Voltando à liminar que cancelou o vestibular agora, ela está baseada na decisão de 2008. Porém, agora, em 09 de agosto de 2011, o próprio Ministério da Educação, no Edital Nº 1, publicado no Diário Oficial da União em 12 de agosto, permite o REGIME DE MIGRAÇÃO DE SISTEMAS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS. Era o que faltava para o pleno funcionamento da FAMEG, pois assim se federalizam as autorizações dos Conselhos Estaduais. Nesta condição estão dezenas de outras instituições de ensino superior. É como se fosse automático.
A justiça concedeu a presente liminar, porém não consultou esta nova determinação, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão do MEC competente para reger o ensino superior no país, cujo teor é a argumentação da liminar do ITPAC em Brasília.

Por isto, a direção da FAMEG e seus funcionários continuam esperançosos e otimistas de poderem dar continuidade ao processo seletivo, respeitando toda e qualquer decisão do judiciário. Assim, estão de prontidão caso saia a liminar a qualquer instante e haja tempo hábil para a realização do vestibular. O prazo que trabalham é este sábado até o meio-dia, caso não aconteça, e seja autorizada a realização, o novo vestibular poderá ser remarcado para o outro domingo, dia 25 de setembro.

Ao final da conversa, Fábio Andrada disse precisar contar com os representantes políticos e a sociedade garanhuense, pois precisam fortalecer a instituição, principalmente neste momento, e se possível em Brasília, onde tudo vai acabar se resolvendo. Portanto, seria muito valiosa a participação dos representantes federais da região.

Agora está nas mãos do próprio MEC em reconhecer, em simples ofício, esta migração mencionada em seu próprio edital.

Abaixo o link para o edital do MEC. Observem os pontos 1.1 e depois o 2.2.1

.
Estaremos a qualquer momento informando sobre a liminar que tramita em Brasília e que pode autorizar a realização do vestibular da FAMEG

O Blog na FAMEG

Estaremos ainda nesta tarde conversando com Dr. Fábio, do ITPAC, um dos diretores responsáveis pela FAMEG.

Diante dos novos fatos, inclusive a proibição, por liminar da justiça federal, do vestibular do próximo domingo, vamos saber o posicionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns.

Daqui a pouco, mais informações.
.

ÍCONI Informática e CDL Garanhuns iniciam inscrições

Iniciam as inscrições das novas turmas do Curso de Informática da ÍCONI em parceria com a CDL Garanhuns.

A ÍCONI Informática tem metodologia que aplica a informática às necessidades práticas de cada usuário. A finalidade do curso é o aluno ter autonomia no uso do computador e aplicar a informática às suas necessidades diárias. Desta forma, são montadas turmas para grupos de alunos específicos:

Área Comercial: estes cursos são dirigidos a empresários e funcionários do comércio e indústria. E inclui o exclusivo curso de Informática na Gestão, aprendendo e praticando toda rotina administrativa de uma empresa: controle de estoque, cadastro de cliente, Nota Fiscal Eletrônica, Caixa, Contas a Pagar e a Receber, Plano de Contas, novas exigências fiscais e muito mais.

Curso de Informática Profissionalizando (para quem quer se qualificar para o mercado de trabalho).

Turmas especiais para Usuários Domésticos.

Terceira Idade.

Informática Educacional (para professores e coordenadores de colégios). As ferramentas da informática aplicadas ao ambiente educacional.

Informática para Área Médica (para médicos, secretárias, enfermeiras e outros).

Advogados, Engenheiros, Arquitetos e profissionais liberais.

Expectativa sobre a FAMEG

Os jornais da capital noticiaram que o Tribunal Regional Federal cancelou o vestibular e teria proibido o funcionamento da Fameg  - Faculdade de Medicina de Garanhuns. Até a quinta-feira nenhuma comunicação, quer seja do Ministério da Educação ou da Justiça Federal chegou até a instituição de ensino, que manteve a data do vestibular, marcado para o próximo domingo.

Aguarda-se um novo comunicado à imprensa para reforçar o normal funcionamento ou o cancelamento do vestibular.

Muita gente torce para que tudo se resolva e a FAMEG possa contribuir com a região com o pleno exercício de suas atividades laborais.

Até o presente momento, vestibular mantido!

Kitty faz aniversário com festa


A jornalista Kitty Lopes, do Jornal do Commercio e da Revista Classe A, comemora seu aniversário com missa no Seminário São José, às 20h, e recepção na sede da AGA, recebendo seus amigos.

Parabéns!

Baixe o CD do show de Seu Jorge No Festival de Inverno de Garanhuns - (perfeito)


Mais de 50 mil pessoas prestigiaram o show do Seu Jorge no 21º Festival de Inverno de Garanhuns.

Inspiradíssimo, e com sua voz inconfundível, Seu Jorge cantou os mais recentes sucessos de sua carreira solo, como Mina do Condomínio, que abriu o show, considerado por muitos o melhor desta edição do Festival.
O aúdio está na internet com uma qualidade impressionante, completo, com os sucessos Chega de Swing, Carolina, Burguesinha e Zé do Caroço.
Entusismado, o artista elogiou a cidade. “Cidade bonita, gente entusiasmada, não esperava ser recebido desta forma, vai ser muito difícil de esquecer’, disse Seu Jorge no backstage.
 
baixe o áudio no link abaixo:
.
publicado originalmente em 21/08/2011

Lojas Americanas em fase final de construção



As Lojas Americanas no Centro de Garanhuns está nos instantes finais para entregar a cidade sua loja funcionando, e portanto mais opções e empregos em nosso comércio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.