quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escritores orgulham Garanhuns na Bienal


Recebemos boas informações acerca de dois escritores de nossa cidade que estarão com seus livros na MegaBienal que teremos no Centro de Convenções do Recife na próxima semana. Um deles é o professor Josevaldo Araújo (do Museu latino-Americano) que estará com dois livros sobre bulling, mas sobre ele iremos tratar depois.

Quem também estará por lá é o José Cícero, orgulho da Liberdade. Recebi com alegria um e-mail do Paulo André que retrata esse momento feliz na vida do escritor e da comunidade:
.

Amigos,

Nós que fazemos parte da direção da Escola Estadual São Cristóvão, localizada na comunidade da Liberdade, bairro Heliopolis, temos a grata satisfação de comunicar a toda imprensa de Garanhuns e região que nosso ex-aluno, José Cícero Ramos estará participando Bienal Internacional do Livro - Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda.

José Cícero Ramos é um autor Garanhuense, que a convite da GRE-AM e da Secretaria Estadual de Educação, estará no dia 27 de setembro, apresentando seu livro "Frases brilhantes" (edições Bagaço - Recife) no stand da Secretaria de Educação.

Agradecemos e esperamos que sirva de incentivo a outros tantos talentos que temos em nossa cidade.

Paulo André de Almeida Paes
Diretor Adjunto

Escola São Cristovão
Rede Estadual de Ensino
Garanhuns-Pernambuco
Tel.: 87. 3761-8533
.

Alcindo e Audálio de volta ao debate político em Garanhuns

Fico muito feliz de ver a movimentação de alguns amigos em torno de um partido em busca de oferecer uma nova proposta para Garanhuns, e alguns deles estão se juntando no PSDC - Partido Social Democrata Cristão. Creio até que a sigla já existiu em nossa cidade, até com a força de eleger vereadores, a exemplo de Sivaldo Albino, que depois iria para o PPS.

O atual PSDC conta com uma comissão composta por sete membros, tendo a frente o ex-vereador Audalio Ramos Filho, pessoa de muitas amizades, querido na sociedade e de pedigreee, filho de Audálio Ramos, ambos ex-vereadores na cidade. Audálio andava meio afastado, depois da decepção política no PSB e parece que o novo projeto o reanimou, está conseguindo formar um excelente time de pessoas influentes em Garanhuns e sem mandatos atuais.

Outra personalidade incluída no projeto do PSDC é o médico Alcindo Menezes (foto), administrador competente e de credibilidade na cidade. Alcindo gosta muito de política, esteve nos bastidores nas últimas eleições, e quando entra no jogo é com muita inteligência. Muita gente gostaria de ver seu nome como opção à prefeitura, mas Alcindo preferiu emergir nos últimos anos. É bom vê-lo retornar ao debate político.

Além de Audalio e Alcindo, estão presentes no partido: Jailson Brandão e sua esposa Neide Brandão, Paulinho Brasileiro, o advogado César Capitó, os empresários Luiz Carlos de Andrade, e Aroldo Vitorino e dentre tantas outras pessoas e profissionais liberais que já estão filiados e outros que poderão se juntar ao grupo.

Como podemos ver, gente jovem reunida. Paulinho é o presidente da CDL-Jovem e tem demonstrado consciência política e a vontade de sacudir esta cidade. Neide é uma liderança nata, congrega em torno de si várias outras pessoas que pensam pra frente, assim como seu esposo Jailson.

O professor Luiz Carlos está presente em torno dos debates recentes da política garanhuense. Tem participado de associações, é um dos que mais despontam no comércio da cidade, levando ao CDL sua contribuição efetiva, etc.

Por isso, creio que tem que ser por aí mesmo. Assim como o Alexandre Marinho tá lutando para montar o PSD na cidade, a sociedade tem a obrigação de oferecer novas oportunidades, mexer as pedras do dominó, participar, opinando e contribuindo, e não apenas ficar em casa vendo a novela das nove.

Precisamos debater e oferecer opções a Garanhuns.

O silêncio dos representantes federais e a movimentação econômica em torno da FAMEG

Justiça seja feita, o único político, em escala regional, que efetivamente participou nestes últimos dias do apelo da FAMEG em funcionar, foi o deputado Izaías Régis. Por duas oportunidades utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, primeiro para parabenizar pelo retorno às atividades e depois para cobrar que ela possa funcionar normalmente.

Nesta quarta, o dr. Nicolau Esteves fez uma visita ao deputado em seu gabinete no Recife, mostrou os argumentos da instituição para que possa continuar normalmente, e depois seguiu para o Cremepe, onde esteve com a presidência do órgão, que foi irredutível em sua posição contrária. O Cremepe afirmou só deixar de cobrar quando o MEC deliberadamente autorizar o funcionamento, de forma expressa.

A participação de Izaías foi boa, mas sem querer desmerecer a sua intenção, ainda é pouco para o que podemos e precisamos mobilizar. A questão é federal, e Izaías ou qualquer outro político regional não terá força suficiente para influenciar na questão. Teria Armando, padrinho político de Izaías, e que deve ser tocado para interceder pela instituição, e claro, pela cidade.

Outros nomes como Fernando Ferro, Humberto Costa, Paulo Rubem, Maurício Rands, Inocêncio Oliveira, Jorge Corte Real, enfim, todos que tiveram votos aqui, devem vestir o jaleco da FAMEG e buscarem resolver as pendengas administrativas no MEC para que possamos ver a unidade de ensino superior sem atropelos em nossa cidade.

Precisamos fazer com que esses representantes de Garanhuns se posicionem, não dá pra ficar em silêncio.

Gostaria de contra-argumentar algumas questões.
A FAMEG não é somente para os estudantes de Garanhuns. Tem gente que ainda não entendeu que uma instituição de ensino superior não pode ser exclusiva a uma só cidade. Tem que vir gente de fora mesmo. O preço é alto para a classe média e baixa da cidade, é sim, mas a faculdade é particular. E qualquer uma faculdade de medicina particular é cara mesmo. Mas tem muita gente aqui em Garanhuns que pode e vai pagar para ver seus filhos por aqui. Nem o curso de medicina da Federal em Recife tem estudantes só de Recife, vem gente do país inteiro, que fazem o vestibular em todo canto e espera conquistar uma vaga.

Abram a visão para o impacto econômico. Um curso de medicina, e depois nutrição, educação física e enfermagem, trazem milhares de estudantes. Somente medicina quando estiver com todos os períodos em atividade deve ter mais de 600 estudantes. Imagino que multiplicado por quatro dos outros cursos, vamos ter somente no ITPAC mais de 2 mil estudantes consumindo na cidade. Fazendo compra na padaria, comendo o espetinho no carrinho, pagando aluguel, restaurante, comprando moto, roupas, calçados, casas, apartamentos, contratanto bandas (rsrsrs), etc.

Tudo isso gera uma movimentação econômica. O impacto é enorme, principalmente de se tratar de jovens de boa condição financeira, tem cidades que estão se sorguendo somente com o investimento na educação de ensino superior. Campina Grande é um exemplo. O interior de Minas Gerais e São Paulo têm verdadeiras cidades que se tornaram campus universitários.

E se vamos receber muitos estudantes, também vamos exportar outro bocado da gente. Só que agora em vez de saírem para serem serventes de pedreiro, serão engenheiros, advogados, médicos, psicólogos, agrônomos, veterinários, administradores, arquitetos, etc.

Quem tiver condições de passar no vestibular da UPE, ótimo, viva!, é de graça!!! Mas é bom ter a opção particular também pra quem pode pagar!! Eu não posso, mas entendo que o curso não é pra mim. Assim como os prédios de apartamentos de R$ 500 mil. Se tem quem possa é por que a cidade comporta, e é necessário pra nossa economia ter gente com este capital, para gerar movimentação econômica, e assim o comércio poder pagar salários, etc. Empresários, comerciantes, médicos, temos uma classe abastada que investe na cidade, sim, e precisamos atrair e agregar mais pessoas que possam trazer mais investimentos, é uma ciranda... E um curso deste nível é uma ótima oportunidade.

Somente em um final de semana de vestibular da FAMEG, pouco divulgado e com contestações jurídicas. Houve movimentação em hotéis, motéis, bares, comércio em geral, livrarias, locadoras de automóveis, cinema, transporte público e inter-municipal, etc. Foram quase 800 estudantes que estiveram em Garanhuns.

O ITPAC somado a AESGA, que hoje já conta com quase três mil estudantes, UFRPE, UPE, cursinhos pré e pós, etc, já somos mais de dez mil estudantes universitários. Ainda tem isso, gera uma movimentação acessória com os cursinhos, gente que se prepara para entrar nos cursos de graudação, e depois que sai ainda vai fazer pós, mestrado, dourado, parece que não para de estudar nunca.

Ainda tem os cursos de ensino à distância. É muita coisa!!!

Gente, abram os olhos para o futuro, não pensem que é somente um cursozinho a mais ou a menos, é desenvolvimento, é uma instituição de ensino superior particular, mola propulssora de saber e um grande investimento econômico para Garanhuns.

Uffffa! Vou beber um gole d'água e esfriar as pontas dos dedos!
.

Fernando Ferro é candidato a prefeito... no Cabo de Santo Agostinho!

O PT está montando sua estratégia para a campanha de 2012, e parece que a região metropolitana passa a ser prioridade para o partido. Além de agregar a maioria das cidades com maior contingente eleitoral do estado, a força política e econômica do estado tem cada vez mais concentrado, principalmente depois de SUAPE.

A estratégia do partido é ter o máximo de candidatos às prefeituras, e por isso, mesmo em municípios onde tem aliados históricos como o PC do B em Olinda, surgem possibilidades como o nome de Tereza Leitão.

O Recife é a rainha do jogo de xadrez (o rei é o governo do estado), e onde o Partido dos Trabalhadores está numa encruzilhada, tem o atual prefeito, mas pode perder João Paulo a qualquer instante e vê-lo como adversário na próxima eleição. E depois de 12 anos o partido perder a prefeitura para sua própria carne.

Mas para nós de Garanhuns o que mais chama a atenção é o nome de Fernando Ferro como pré-candidato do Cabo de Agostinho. É certo que Fernando tem votos em todo o estado, pois se trata de um quadro ideológico, mas seu nome estava postado como pretenso candidato em Garanhuns, defendido apaixonadamente por seus partidários.

Porém alguns indícios já apontavam para esta desistência. O fato de ele próprio não mencionar esta intenção publicamente e as recentes sugestões de outros nomes dentro do PT local.

No final do mês passado o jornalista Inaldo Sampaio já colocava Ferro como pré-candidato no Cabo de Santo Agostinho, onde tem muitos votos também, mas parece que agora a coisa pegou pra valer.

A gente torce que seu projeto dê certo, mas dando, Garanhuns perderá mais um representante federal. Ontem Ana Arraes se elegeu para o TCU e agora esta candidatura de Ferro em outras searas, juntos são mais de 10 mil votos em nossa cidade que perdemos no Congresso Nacional. O substituto de Ana Arraes na Câmara será Paulo Rubem, que já está lá como suplente, e o seu suplente que assumirá em Brasília é o ex-prefeito de Igarassu, Ninho, que acho nunca pisou por aqui!

INSS de Garanhuns consegue recuperar milhões de reais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Garanhuns recuperou entre janeiro e agosto deste ano mais de 300 mil reais referentes a devolução de valores pagos indevidamente após o óbito de beneficiários. Acrescido ao ano passado, quando em outubro foram iniciadas as cobranças, mais de R$ 700 mil foram devolvidos ao INSS.

Os valores cobrados já ultrapassam R$ 4,4 milhões - neste total estão incluídos os que se encontram em processo de cobrança e os que já foram ressarcidos.

De acordo com o gerente executivo, Francisco Alencar (foto), "o INSS Garanhuns vem aperfeiçoando as ações de combate a fraudes, seja através da equipe de monitoramento ou de ações da APE (Serviço de Inteligência) em parceria com a Polícia Federal. Exemplos dessa parceria são as operações Pucumã, Papangu e Padrasto". Além de trabalhar no processo de identificação das fraudes, o instituto vem conseguindo reverter os valores que foram pagos indevidamente.

Em todo o país, já foram devolvidos 13,5 milhões somente este ano.

ORIENTAÇÃO - Após a morte do beneficiário, a família deve comunicar o óbito imediatamente ao INSS levando à agência uma cópia do atestado e o número do benefício para efetuar o encerramento. As pessoas que sacam o benefício após o óbito do segurado podem ser indiciadas por falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documentos. Além de responder criminalmente, essas pessoas têm o nome inscrito no cadastro de dívida ativa e de devedores.
.
foto: blog do Programa Combate

Confira a lista dos aprovados da FDG-AESGA na 2ª fase do exame da OAB

A cada novo exame da Ordem dos Advogados do Brasil, os resultados têm sido melhores e consolidando a Faculdade de Direito de Garanhuns, mantida pela AESGA (Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns) como uma instituição que cresce na credibilidade do estado e forma bons profissionais para o mercado.

Esta semana o resultado foi aclamado por todos que acompanham a AESGA.

17 estudantes inscritos em nossa cidade passaram na segunda fase do exame da OAB-Seccional pernambuco, ou seja, já estão aptos a ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil e iniciar suas atividades profissionais.
Após a aprovação nas duas etapas, que é composta pelas provas objetiva e prático-profissional, a FDG comemora a aprovação dos dezessete novos advogados. “Para nós é mais uma conquista, não apenas pela certeza de oferecer qualidade de ensino, mas pela vitória destes jovens, que são o orgulho da AESGA”, afirmou a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, Eliane Simões Vilar.

Confira a relação dos aprovados da OAB-PE:

ALEXANDRE FELIPE OLIVEIRA GOMES
AMANDA SOARES VALÉRIO
ANTONIO FERREIRA DA SILVA NETO
CARLOS ANDRE SILVA DE ARAUJO
DANIEL ALVES CAVALCANTE
DANIEL AUTO DE ALBUQUERQUE
DANIELA DE OLIVEIRA BARBOSA
DANIELLE FERNANDA DE ALMEIDA GOMES
FERNANDA CAROLINA DE BARROS SANTOS
GELLY SABRINA HONORIO DE MELO
MARTA DE MORAIS BENJOINO
MICHEL CAVALCANTE DE MIRANDA
NATÁLIA FELIZARDO BARBOSA
OLGA STEPHANE DE ALMEIDA FALCAO
RODRIGO ROUGLAS ELOI GOMES
VALTER COELHO COUTINHO
YARA CARVALHO MARTINS DE ALBUQUERQUE
 
Parabéns a todos os novos advogados. Conhecemos vários deles e sabemos do esforço e do merecimento para poder constar o nome nesta relação!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.