sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eliane Simões representa AESGA em premiação internacional


Foi com reconhecimento a sua impecável trajetória e aporte a educação que a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi selecionada mais uma vez para receber uma das distinções de maior prestígio em nível internacional, com notável presença em mais de 22 países Iberoamericamos. Trata-se do reconhecimento por parte do Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa, através do qual a AESGA, por meio da Faculdade de Direito de Garanhuns foi contemplada com o X PRÊMIO IBERO-AMERICANO EM HONRA À EXCELÊNCIA EDUCATIVA 2011.

A cerimônia de entrega do Prêmio Iberoamericano, reuniu os mais destacados profissionais e instituições educativas iberoamericanas, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Panamá. “Estamos bastante emocionados com o reconhecimento, especialmente porque a meta do Município e da Autarquia sempre foi investir forte na qualidade dos cursos oferecidos”, afirmou a presidente, Eliane Simões Vilar.

Os ganhadores do Prêmio participaram ainda da X CUMBRE IBERO-AMERICANA “EDUCANDO PARA A FELICIDADE”, maior evento acadêmico daquele País.

FIEPE lança nova edição do Cadastro Industrial do estado


A Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) lança, nesta segunda-feira (03.10), a edição 2011/2012 do Cadastro Industrial, publicação veiculada anualmente com dados atualizados das empresas do setor no Estado.

Este ano, foram pesquisados mais de 8 mil estabelecimentos. O lançamento será na sede da Fiepe, no bairro de Santo Amaro, às 12h30, com uma apresentação técnica dos principais indicadores avaliados no trabalho.

Organizado pela SBPC e pela ABC, movimento busca apoio popular para destinação de recursos à educação e ao sistema CT&I


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPF) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveram nesta quinta-feira (29) um ato público na Câmara dos Deputados, em Brasília, em defesa do uso dos recursos provenientes dos royalties da exploração do petróleo na camada pré-sal em educação, ciência, tecnologia e inovação.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) esteve representada na ocasião por seu presidente, Celso de Melo. Ele manifestou seu apoio ao esforço, que conta com uma petição pública a ser entregue ao Congresso Nacional.

"É muito importante demonstrarmos agora essa preocupação, em vez de lamentar mais tarde as decisões que possam vir a ser tomadas", afirma Melo. "E é igualmente importante que a comunidade científica se envolva com o esforço, assinando a petição pública e manifestando seu apoio à iniciativa."

Para endossar o movimento, basta visitar o endereço http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051 e assinar eletronicamente o documento.

Proposta

Em carta enviada à Presidência da República no início do mês, a SBPC e a ABC destacaram a necessidade de que 30% dos recursos provenientes dos royalties de partilha destinados aos Estados, Municípios e Distrito Federal na exploração das reservas de petróleo na camada pré-sal sejam destinados à educação e ao sistema de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A íntegra da carta pode ser encontrada aqui.

A iniciativa tem o apoio de uma série de instituições ligadas ao ensino e à pesquisa, como Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), UNE (União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANGP), Abipti (Associações Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação), Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e Anprotec (Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

"Nossa proposta é de que os royalties do pré-sal sejam utilizados para resolver duas questões importantíssimas para o futuro do Brasil: melhorar a qualidade do ensino público e dotar nossas instituições de pesquisa e empresas das condições necessárias para promover a inovação tecnológica", disse Helena Nader, presidente da SBPC.

Para participar do movimento e assinar a petição pública, clique aqui.
.
Dica do prof. Alberto Araújo da UFRPE/UAG, que nos escreve:

A grande questão aqui é realimentar o processo de crescimento tecnológico, científico e educacional do país. Só é possível hoje, sonhar com o uso dos recursos do pré-sal, devido os imensos investimentos em  ciência e tecnologia que a petrobras vem fazendo ao longo dos anos.

Para quem acompanha a discussão sobre o destino desses recursos no congresso, percebe os imensos interesses políticos envolvidos. Os políticos querem usar esse dinheiro para ganhar apoio, investir em seus projetos pessoais ou utilizar para outros e indizíveis fins.

Temos que lutar para que esses recursos vão para onde realmente importa e neste caso a educação, ciência e tecnologia para que aí sim, possam render frutos e contribuir com o crescimento do país. Portanto, o mínimo que cada um pode fazer é assinar a petição em apoio aos mais importantes orgãos representativos da ciência no Brasil, a ABC e a SBPC

Izaías e a instalação do IML em Garanhuns

O deputado Izaías Régis, desde 2007, vem reivindicando a implantação do Instituto Médico Legal – IML em Garanhuns, através das indicações nº 351/2007 e 2204/2008.

A necessidade da implantação do Instituto de Medicina Legal – IML em Garanhuns é de fundamental importância, pelo fato do município ser uma cidade pólo do agreste meridional, onde concentra um número elevado de habitantes que necessitam urgentemente da implantação do referido instituto. Medida esta que evitaria o envio do cadáver as cidades de Caruaru ou Recife para realização dos exames.

No IML são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Os familiares dos falecidos, provocados por homicídios, acidentes, doenças desconhecidas e etc, sofrem com a demora no atendimento e encaminhamento dos cadáveres, além das despesas com passagens e alimentação até a liberação dos corpos.

Outro problema enfrentado pela população são os custos relacionados à contratação de casa funerária para levar o corpo até o local da autópsia e trazer de volta para a cerimônia do enterro. Muitas dessas famílias não têm dinheiro nem mesmo para sua subsistência, muito menos arcar com um serviço público indispensável. A população de Garanhuns aguarda, há muito tempo, a instalação de um IML na cidade.
.
assessoria de imprensa

O que você pode fazer, além de repassar um e-mail?

Outro dia recebi um e-mail com uma foto de uma criança com problemas de saúde, pedia que eu repassasse para o máximo de amigos possível, era urgente.

Fiz minha parte, encaminhei a minha caixa de e-mails completa, e ainda pedi a todos que repassassem aos seus amigos, e estes aos seus amigos, e aos seus amigos!

Em pouco tempo todos haviam recebido, cheguei até a receber o mesmo e-mail durante dias!

Ontem, resolvi ir ao centro médico pedir informações. O médico lembrou do caso, mas infelizmente a criança havia falecido. Segundo ele, ela precisava de ajuda e ninguém havia aparecido.

Pensei rapidamente nas milhares de pessoas que havíamos mobilizado, mas todos fizeram o mesmo que eu, só repassaram um e-mail, e acreditavam que de fato haviam contribuído.

Existem milhares de pessoas nos hospitais, asilos, creches, precisando de ajuda, e não podemos somente, na era da informática nos prostarmos na frente do computador e imaginarmos que estamos mudando o mundo.

A vida é real e a contribuição também deve ser.

O que você pode fazer de verdade?
(Ronaldo Cesar)
.
A história que inicia este texto é fictício (ainda bem!), mas as necessidades são reais. Resolvi escrever diante do número crescente que recebemos de e-mails pedindo auxílio para pessoas doentes.

Prefeitura começa a pavimentar as ruas de acesso às casas populares na COHAB 3


Depois de iniciar os serviços de revitalização das Praças Dom Moura e Tavares Correia, mais conhecida como praça do Relógio de Flores e estender os serviços de reforma aos Parques Euclides Dourado e Pau-Pombo, a Prefeitura de Garanhuns, também deu início as obras de pavimentação do acesso ao Conjunto Residencial Prefeito José Ferreira, as Casas Populares, fixadas no bairro Dom Helder Câmara, a popular Cohab 3.

“Iniciamos a parte de infra-estrutura da localidade. Então, estamos realizando a pavimentação via a avenida Flauberto Elias, como também o acesso via a BR 424, dotando o Conjunto Residencial de duas entradas pavimentadas”, destacou Jones Sena, secretário de Planejamento do Município. As obras estão orçadas em cerca de R$ 550 mil reais e tem previsão para conclusão nos próximos 180 dias. A Empresa Cáritas Recife é a responsável pela Obra.

Outra obra que já teve os seus trabalhos iniciados foi a construção do Ginásio Poli-esportivo do Centro Social Urbano (CSU). Os serviços de terraplanagem já foram iniciados. As obras têm um prazo de execução de 180 dias, sendo realizadas pela Construtora J. W Galdino e estão orçadas em R$ 1 milhão e 300 mil reais.

Filmes para todos os gostos

clique para ampliar

João Paulo no twitter: Acabo de conversar com a pres. Dilma e atendendo ao seu apelo e do ex-pres. Lula e companheiros decidi ficar no PT!


João Paulo perdeu a queda de braço com Humberto Costa pelo comando do PT no estado. Até o controle da legenda na capital, onde tinha mais força, já não tem mais. Seu sucessor João da Costa se aproximou do grupo de Humberto.

Ao deixar a prefeitura, João Paulo achou que seria ministro de Lula; candidato a governador; a senador; ou qualquer outro cargo de maior envergadura, e não foi. Autoproclamou-se coordenador da campanha de Dilma e ainda aí teve sua participação diminuída.

Foi secretário de estado com Eduardo Campos por pouquíssimos dias. Seu negócio talvez seja mesmo o executivo e não saberia lidar com a subordinação.

É deputado federal, e olha que é dos menos falados representantes de Pernambuco.

Mas tem força política e ainda melhor, apelo e aprovação popular. Seria o favorito para as eleições em Recife em qualquer cenário e em qualquer partido.

Mas existem dois medos em questão, um deles é o do próprio João Paulo de deixar a legenda que se identifica, e a outra é a do seu partido de dar de bandeja a outra legenda uma figura política com potencial para muito mais.

Fica tudo como está. João Paulo espera que João da Costa desista da sua candidatura (uma probabilidade, ainda que remota!) ou aguarda outra coisa, pois o cavalo selado do governo do estado já está montado por Humberto Costa.

Alguém deve ter dito a João Paulo para ele esperar!

O que prometeram a João Paulo? 2012, 2014 ou 2016??
.
Em nossa enquete, quase 60% dos votos gostariam que JP tivesse deixado o PT.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.