terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prego batido, ponta virada! Fernando Ferro é candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho

O Jornal do Commercio acaba de confirmar o que já havíamos informado na semana passada por aqui. O deputado federal Fernando Ferro se decidiu pela cidade do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana, para postular o cargo de prefeito. Ferro transferiu seu domicílio eleitoral na semana passada.

Confiram a notícia postada agora a pouco no site do noticioso pernambucano.

O que era só uma especulação tornou-se uma realidade. Em reunião realizada no fim da tarde de ontem, o PT do Cabo oficializou o nome do deputado federal Fernando Ferro como pré-candidato a prefeito do município, hoje comandado pelo aliado Lula Cabral (PTB) ? que, reeleito em 2008, não poderá se candidatar novamente. O nome do petista foi aprovado por unanimidade entre os 20 participantes do encontro.

Agora comigo: Muita gente apostava na candidatura do deputado como um sopro de credibilidade na política de Garanhuns.

Esperamos que Ferro continue atuando por Garanhuns, ao menos ainda em sua vida de deputado, pois temos demandas ainda precisando da forte presença dos nossos representantes federais.

Perdemos Ana Arraes na Câmara, Rands, Ferro, etc. Todos eles bem votados por aqui.

Garanhuns precisa voltar a ter representantes federais legítimos da nossa cidade, como foram José Tinoco e Cristina Tavares.
.

UTI do Hospital Regional Dom Moura começa a ser construída


O Hospítal Regional Dom Moura em Garanhuns vai ganhar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As obras começam na próxima segunda-feira (10) e devem ser concluídas até o início de 2012.

A unidade de saúde atende a 12 mil pacientes por mês vindos de mais de 20 municípios do Agreste Meridional. De acordo com a diretora do hospital, Emília Pessoa, cerca de 300 desses atendimentos envolvem acidentes, principalmente os de moto. “Todo mês nós atendemos cerca de 180 acidentes graves de moto e na maioria dos casos as vítimas apresentam traumatismo craniano. O que acontece hoje é que esses pacientes precisam ser transferidos para outras unidades, para receber o atendimento numa estrutura de UTI, aumentando as chances de vir a óbito ou apresentar seqüelas. Com a construção da UTI, vamos ter um atendimento mais humanizado e com qualidade.”

A diretora ressalta também que as obras já fazem parte do plano do governador Eduardo Campos de transformar o HRDM em um Hospital Escola. “Hoje nós já temos uma residência multiprofissional instalada na unidade, que deve abrir mais vagas no próximo ano. E também já fomos informados pelo secretário de saúde que teremos vagas para a residência médica. Serão oito vagas: duas para clínica médica, duas para clínica cirúrgica, duas para pediatria e duas para gineco-obstetrícia.”

Nomes de Leonardo Dias e Antonio João Dourado são rechaçados em Garanhuns


Inaldo Sampaio colocou que Antonio João Dourado, prefeito de Lajedo e presidente da AMUPE era uma opção que estava sendo trabalhada para Garanhuns. Roberto Almeida deu mais projeção em seu blog à informação. Junto a esta, teve também a repercussão da mudança da residência eleitoral do deputado Leonardo Dias, também com o propósito de se candidatar à prefeitura daqui, pronto!!! Nestes dois últimos dias a bomba explodiu e as pessoas estão refutando os dois nomes em todos os locais. Rodas de conversas, encontros partidários e principalmente nos meios de comunicação.

Hoje os jornais das rádios já mostram a insatisfação da população com a inclusão de nomes forasteiros, sem nenhuma identificação e conhecimento da nossa cidade.

Valdir Marino na 7 Colinas FM e principalmente Pereira Filho no Programa Combate foram mais enérgicos. Pereira repetiu várias vezes que querem fazer de Garanhuns um "puteiro" onde qualquer um entra e faz o que quer!

Na verdade na falta de nomes que polarizem a disputa ou que atraia o eleitorado em nossa cidade, sem grupos políticos fortes e respaldo regional, qualquer político da região tem se sentido à vontade pra entrar aqui.

Leonardo Dias teve 4 mil votos em nossa cidade sem pisar aqui, fruto de um trabalho de lideranças locais. Será que ele sabe onde é a Barreira do Inferno ou a Massaranduba? E Antonio João Dourado trairia o povo de Lajedo para vir disputar em Garanhuns.

E mais... Esses políticos aceitariam facilmente que políticos de Garanhuns fossem se candidatar nos municípios de suas bases eleitorais?

Pereira Filho foi bastante enérgico. Com seu linguajar popular, levou para a população um sentimento de revolta com a atual situação política da cidade. Pedindo inclusive que ninguém seja reeleito, inclusive na Câmar de Vereadores. Se é pra renovar, que se renove de verdade!

Concluindo: Tem que acabar com essa panelinha na política de Garanhuns. A entra, aí bota B, depois briga e entra C, depois A volta, B se une com C, e no final ninguém renova nada, fica tudo na mesma e sempre as mesmas caras!

Por isso pediu em tom firme a renovação total da política de Garanhuns, pois a cidade tem ficado para trás, não mais comparando com Caruaru, mas com cidades menores na região.

Esta situação de importar um nome para Garanhuns tem respingado no governador, que sem atuar diretamente, estaria buscando um nome regional para encabeçar a chapa na cidade, e muitos dos nomes levantados até o momento não bebem da água de nossa cidade, não conhecem nossos problemas e, por isto, não terá também as soluções.

Segundo Wagner Marques, a notícia de Antônio João Dourado é verdadeira. O prefeito de Lajedo estaria se mudando para Garanhuns no próximo ano, e já teria avisado a correligionários, vereadores e pessoas mais próximas.

O prefeito garantiu, pelo blog de Roberto Almeida, não ter nada com esta mudança de Antônio João Dourado pra Garanhuns e que não apoiaria forasteiros. Então, quem incentivou a decisão do prefeito lajedense?

Mas neste caso, a coisa não pegou! Antônio João Dourado é um dos melhores quadros políticos do interior do estado, mas sua história político/administrativa está fincada na terra de Lajedo.

A reprovação tem sido unânime! Garanhuns pode não saber o que quer, mas sabe o que não quer!
.

Garanhuns no alto do pódio no Ceará


A equipe de atletismo de Garanhuns, patrocinada pela Prefeitura, participou no último domingo, dia 2 de outubro, de duas competições, realizadas na Capital Pernambucana e no Ceará. Mais uma vez, os desportistas locais se destacaram e subiram ao Pódio em ambas as disputas.

Os responsáveis pelo resultado foram os atletas José Márcio Leão, Jair José e Enio Kleiton, que disputando junto a 1.200 corredores, subiram ao pódio em mais uma etapa do Circuito Caixa Nordeste, no Recife, conseguindo a 2 ª, 3ª e 5ª colocação, respectivamente. No feminino, Miriam Farias ficou com a 3ª colocação.

Já na prova Circuito SESC etapa Iguatu, no Ceará, com um percurso de 8 Km, o atleta Marcos Antonio Pereira alcançou o lugar mais alto do pódio, comemorando a realização ao lado do atleta garanhuense, Gilmar Oliveira.
.
Agora comigo: Realmente um orgulho para nossa cidade! Os resultados que temos conseguido nos esportes amadores têm levado o nome de nossa cidade à mídia das grandes cidades do país. Imagino que uma conquista dessas deve ter sido destaque em jornais e televisões daquele estado, assim como em outras oportunidades, inclusive no sul e sudeste do país. Lembro rapidamente dos bons resultados conseguidos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além de conquistas e disputas internacionais.
 
No Nordeste já há alguns anos que Garanhuns desponta como a maior força do interior quando o assunto é pedestrianismo, sem contar outros esportes como o futsal, karatê, judô, xadrez, entre outros onde também temos conguido grande destaque.
 
A cidade de São Caetano em São Paulo, destaca-se pelos investimentos em educação de ensino superior e nos esportes, considerada a maior força depois da capital.
 
Quem sabe possamos ser a versão nordestina da cidade paulista.

Paulo Camelo vai a Brasília entregar vídeo que defende o FIG como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil


 
O pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo PSOL, Dr. Paulo Camelo, irá na próxima quarta-feira (04), a Brasília para dar continuidade aos trabalhos que desenvolvem para tornar o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, juntamente ao senador Randolphe Rodrigues e o deputado federal Chico Alencar.

Desde o mês passado Paulo apresentou à população um documentário que traz depoimentos da sociedade civil, autoridades executivas, legislativas e de Terezinha Nunes, autora do projeto que tornou o FIG Patrimônio Material e Imaterial de Pernambuco.

A aprovação deste Projeto de Lei que dará ao FIG status de Patrimônio nacional, Garanhuns passará a dividir relevância com outras cidades que têm Festivais nacionalmente além de uma das cidades mais importantes do País, no que diz respeito à difusão de arte e cultura que o FIG apresenta.

A brilhante idéia do Dr. Paulo Camelo, como tantas outras que foram apresentadas ao longo de sua vida pública, só vem mostrar o potencial imensurável que se abriga na terra de Simôa.

Texto: Wagner Marques
.
Agora comigo: Assino embaixo.

Quem se interessar em adquirir o vídeo (que ficou muuuuito bom!, pode entrar em contato com o próprio Paulo Camelo, que está repassando por R$ 30,00 para ajudar a pagar a produção.
.

Garanhuns terá Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, realizará no próximo dia 10 de outubro, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O Evento será realizado no auditório do Hotel Tavares Correia.

O objetivo é discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres. A Conferência Municipal antecede a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no período de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda.

De acordo com a diretora do Departamento de Voluntariado da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Zélia Herculano, Garanhuns já recebeu duas conferências, de âmbito regional, direcionadas as mulheres. “É a primeira vez que realizamos uma conferência municipal voltada para as mulheres. Estamos muito satisfeitas, pois é uma oportunidade de todas elas conhecerem seus direitos e reivindicar melhorias”, disse.

As atividades terão início às 8h com as inscrições. Os debates começam às 9h30min. A partir das 13h30min serão montados grupos de trabalhos que farão uma explanação do que foi discutido, para que sejam listadas as reivindicações do grupo. E está marcada para as 16h, a Plenária para a apresentação de propostas, formulação do documento e escolha dos delegados e delegadas que representarão Garanhuns na Conferência Estadual.

“Nós fazemos um apelo à população de Garanhuns para que venha participar Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. É uma chance de conhecer as leis e seus direitos, expor idéias, tirar dúvidas, debater com a sociedade e o Governo. A presença de cada uma é muito importante”, conclui a diretora do Departamento de Voluntariado da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Zélia Herculano.

= PROGRAMAÇÃO =

* Dia 10 de Outubro
8h – Inscrição
9h30min – Leitura do Regimento
10h – Abertura
10h30min – Palestras

1- Expositora: Fábia Lopes – Gerente de Fortalecimento Sócio-Político da Mulher (Secretaria Estadual da Mulher).
Tema: Análise da realidade social, econômica, política e cultural, e dos desafios para construção da igualdade de gênero, respeitando os recortes de raça/ etnia, de geração, de orientação sexual, de classe e de condições físicas das mulheres.

2- Expositora: Marinalva Almeida – Promotora da Infância e Juventude.
Tema: Discussão e avaliação das desigualdades ente homens e mulheres no Estado de Pernambuco.

3- Expositora: Débora Bandeira – Titular da Delegacia da Mulher de Garanhuns.
Tema: Avaliação e aprimoramento das políticas desenvolvidas pela Secretaria da Mulher de Pernambuco frente às ações que integram o Plano Nacional de Políticas para as mulheres.

13h30min – Grupos de Trabalho

16h – Plenária e apresentação de propostas
.

Abertura da Semana Integrada da AESGA será na AGA


A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Eliane Simões Vilar, comunica que, em virtude dos problemas registrados no último domingo, 2 de outubro, no sistema de rede elétrica de parte da Cidade, e consequente interdição do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a abertura da 4ª Semana Integrada da AESGA será realizada no Salão da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), nesta quarta-feira, 5 de outubro.

A Presidente Autarquia acrescenta ainda que as atividades previstas para os dias 6 e 7 de outubro acontecerão na sede da AESGA e no Auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite.

Ao mesmo tempo em que informa a mudança das atividades vivenciadas durante a 4ª edição da Semana Integrada, a presidente Eliane Simões convida Vossa Senhoria para prestigiar este Evento.

* Solenidade de Abertura

Data: 5 de outubro de 2011
Local: AGA
Horário: 19 horas
.

Helder Carvalho entra na política

O jovem empresário Helder Carvalho, um dos responsáveis pelo sucesso do Studio C, também está se filiando a um partido político, e não apenas isso, está assumindo a presidência do PMN, que terá também em sua comissão outro empresário, Álvaro Fernandes e o irmão de Sivaldo Albino, Fá Albino.

Helder Carvalho sempre demonstrou muita vontade de participar da vida política da cidade, sempre com muitas ideias e atitudes, sendo uma pessoa criativa e empreendedora.

Outra surpresa é a filiação de Álvaro Fernandes que na última campanha concorreu ao cargo de prefeito pelo Democratas.

Parece que jovens lideranças no município têm buscado participar mais da política, e de uma forma mais ativa, pois vários partidos terão jovens em seus comandos. Tony Neto no PRB. Audálio Filho no PSDC. Sivaldo e Johny Albino no PPS. Alexandre Marinho no PSD. Muitos deles preparados para enfrentar uma eleição.

Helder não confirma se pensa em entrar na disputa, ou quem sabe compor uma chapa, mas é bom saber que vamos abrindo o leque de opções jovens para 2012.

Eu acho que quem está na chuva é pra se molhar.

Ouvi esta semana de um dos mais experientes nomes da política garanhuense que o tempo da política de brigas passou, e que agora se faz a política da soma, do diálogo entre os contrários... Pode ser.

E por isso pode estar surgindo uma chapa jovem para a campanha de 2012.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.