sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Humberto Costa defende mais recursos para a Saúde no congresso da União dos Vereadores de Pernambuco em Garanhuns

O senador e líder do PT, Humberto Costa, participou do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco, no município de Garanhuns. O petista falou para vereadores de diversos municípios do Estado sobre regulamentação da Emenda Constitucional 29 que destina mais recursos para a Saúde no Brasil.

Humberto falou da importância de se debater uma solução para o financiamento do SUS no país. “Podemos discutir o redirecionamento do imposto do DPVAT e aumentar a taxação de bebidas e cigarros. Mas mesmo assim iremos precisar de mais dinheiro para o setor”, defendeu o senador. O petista afirmou que o Brasil gasta em pouco com Saúde, se comparado com outros países que utilizam um sistema público. Hoje, mais de 160 milhões de pessoas no Brasil são atendidas pelo SUS. Países como Canadá e Inglaterra não chegam a 100 milhões de usuários. “Não temos recursos suficientes para oferecer um serviço de qualidade para todos, mesmo assim temos excelência em vários setores como o de transplante de órgãos e distribuição de diversos medicamentos”, lembrou o senador.

Humberto falou também da importância em melhorar e discutir novas ferramentas de gestão pública da Saúde, mas lembrou que esse debate não pode se sobrepor ao do financiamento. “Nenhum gestor, por mais qualificado que seja, consegue fazer com que renda os recursos existentes para a Saúde no Brasil”, argumentou o senador, que preside a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, no Senado Federal.

Os vereadores presentes ao evento foram unânimes em afirmar que é necessário novas fontes de recursos, pois os que são destinados hoje são insuficientes para oferecer um serviço de qualidade. Para o presidente da UVP, Biu Farias, a retirada da CPMF foi um equívoco. “Nada baixou de preço com a saída da CPMF. E ainda perdemos uma fonte importante de financiamento para a Saúde”, afirmou o vereador.

Humberto Costa falou que apresentou no Senado o projeto da Lei de Responsabilidade Sanitária que regulamenta as responsabilidades dos gestores e dos entes públicos. “Com a regulamentação dessa lei, os gestores (incluindo prefeitos, governadores e até o presidente do País) podem ser penalizados criminalmente, caso se comprove o desvio de recursos da Saúde. E mais, também poderão perder o mandato e os direitos políticos”, finalizou o líder do PT.

Armando Monteiro quer discutir uma agenda para garanhuns


Como faz todos os anos, o senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB, participou na manhã desta sexta-feira (28), em Garanhuns, no Agreste do Estado, do congresso estadual da União dos Vereadores de Pernambuco. Falou na abertura do evento, que reúne mais de 300 parlamentares de 100 municípios do Estado.

Em entrevistas a blogs e rádios, Armando Monteiro fez uma avaliação do Congresso e comentou a pré-candidatura do deputado estadual Izaías Régis, do PTB, à Prefeitura de Garanhuns, que o recebeu na cidade. “Temos um candidato que tem um enraizamento, que tem uma extensa folha de serviços prestados ao município, que tem uma identificação com uma agenda de desenvolvimento local, que é um misto de empresário e de político na sua trajetória. Então, nós temos muita convicção que poderemos oferecer uma candidatura a Garanhuns”, comentou.

Veja abaixo as declarações de Armando a blogs e rádios:

Sobre o congresso da UVP

Armando Monteiro – “Eu tenho participado todos os anos e fiz muita questão de participar deste porque, inclusive, não sendo um ano eleitoral, a nossa presença tem um caráter mesmo de apreço aos vereadores. A nossa presença não pode ser confundida com uma presença de interesse meramente eleitoral. Eu vim fundamentalmente dar um testemunho do meu apreço a esse nível da representação dos vereadores de Pernambuco. Acho que a UVP tem dado exemplos de que é possível promover esse associativismo, estreitando os laços de convivência dos vereadores de todas as regiões de Pernambuco e definindo claramente, nesses congressos, um alinhamento, uma convergência de posições, não só de ações de interesse diretamente dos vereadores, mas sobretudo de interesse de Pernambuco. Essa agenda da UVP cada vez mais se sintoniza com os interesses de Pernambuco, das suas microrregiões, de todos os diferentes rincões de Pernambuco. Esse me parece que tem sido o grande resultado dos encontros da UVP”.

Sobre a sucessão municipal em Garanhuns

Armando Monteiro – “Se me procurarem (para falar sobre reação ao nome de Antônio João Dourado, pré-candidato do PSB no município), eu darei uma opinião, até contrária. Porque acho que não cabe repudiar pré-candidaturas ou candidaturas, o que cabe é discutir uma agenda para Garanhuns e ao povo é quem compete julgar as candidaturas que têm mais legitimidade, mais aderência às aspirações populares. Acho que qualquer movimento de repúdio soa como uma intolerância e acho que, no processo de convivência democrática, a gente não deve excluir a participação das pessoas, de ninguém, de ninguém. Acho que a questão é a seguinte: vamos fazer um debate alto sobre as questões de interesse do município e o povo é quem vai, ao final, julgar quem que acha que tem mais legitimidade para conduzir um projeto em favor do município e da região. Essa é a questão fundamental. Manifestações de intolerância, excludentes, não são, a meu ver, uma forma própria de conduzir o processo”.

Sobre a pré-candidatura de Izaías Régis

Armando Monteiro – “Nós do PTB entendemos que o processo deve estar aberto, não há reserva de mercado. Tanto na economia quanto na política reserva de mercado não dá certo. Ou seja, o processo na democracia é de franco acesso, as pessoas disputam onde entenderem que podem, evidentemente observando a lei. E aí cabe ao povo fazer o julgamento. Quanto mais opções você possa oferecer ao eleitor, melhor. Como nós do PTB temos muita consciência de que temos um candidato que tem um enraizamento, que tem uma extensa folha de serviços prestados ao município, que tem uma identificação com uma agenda de desenvolvimento local, que é um misto de empresário e de político na sua trajetória, então, nós temos muita convicção que poderemos oferecer uma candidatura a Garanhuns, uma candidatura que preencha todos os requisitos, e vamos seguir mais interessados em destacar os atributos e as qualidades do nosso candidato do que estar propriamente preocupado em desqualificar qualquer outro concorrente”.

ARTISTAS DE GARANHUNS - Lucas Notaro

Música Marcianita interpretada por Lucas Notaro e os Corajosos no Festival de Inverno de Garanhuns 2011

Mais de 1.300 atletas participam em Garanhuns de competição estadual

Garanhuns sedia mais um evento do Governo do Estado, através da secretaria de Esportes. Trata-se dos 52º Jogos Escolares de Pernambuco, na categoria Infantil, que acontece de 27 de outubro a 7 de novembro, nas quadras dos Colégios Diocesano, Santa Sofia, CMA, Municipal e no Ginásio de Esportes da Cohab 3.

Com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, as disputas serão realizadas nas modalidades: Voleibol Masculino e Feminino; Futsal Masculino e Feminino; Basquete Masculino e Feminino, além do Handebol Masculino e Feminino. Ao todo são 1.300 atletas disputando as competições na categoria infantil.

Além de ser considerada a Capital dos Esportes neste período, Garanhuns também conta com um importante incremento em sua economia. Quatorze hotéis da cidade hospedam atletas oriundos das cidades de: Araripina, Palmares, Petrolina, Recife, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Arcoverde, entre outros municípios pernambucanos. Todas as hospedagens estão sendo custeadas pelo Governo do Estado. De acordo com o gerente de Esportes Educacionais da Secretaria de Esportes de Pernambuco, Fernando Galvão, o objetivo é a interiorização dos Esportes, além de promover o intercambio de atletas.

“Teremos 1.300 atletas usufruindo dos serviços da nossa cidade. Acreditamos que não apenas os hotéis faturarão com o Evento, mas também bares, restaurantes e outros segmentos da nossa economia. Durante dez dias, Garanhuns será a Capital do Esporte Pernambucano e ainda vai lucrar economicamente”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes da Prefeitura, Carlos Eugênio.

FASE FINAL DOS JOCIPE - Garanhuns soma sete modalidades para a disputa da fase final dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE. Prevista para acontecer no período de 11 a 15 de novembro, aqui em Garanhuns, as equipes de Voleibol Masculino e Feminino; o Futsal Masculino e Feminino, bem como o Futebol de Campo Masculino e o Basquete Masculino e Feminino, continuam se preparando, de olho no título estadual.

“Intensificamos os treinos, e continuamos motivando as equipes, com o intuito de realizarem um bom desempenho nas competições. Pois a meta é conquistar o título estadual em todas as modalidades”, argumenta Carlos Eugênio, secretário de Esportes de Garanhuns. As Seleções são mantidas pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, tendo os seus atletas como voluntários.

Não é hora de crucificar o governador - Por Alexandre Marinho

Catei do blog de Alexandre Marinho
.
Embora o PSD/Garanhuns tenha participado da primeira reunião onde estiveram presentes representantes de 20 partidos políticos, em ato de repúdio à imposição de candidaturas, não concordamos com alguns de seus desdobramentos, especialmente aqueles que buscam hostilizar a pessoa do Governador Eduardo Campos.

O PSD/Garanhuns, em sintonia com a orientação do diretório estadual do Partido, continua com o firme propósito de marchar junto com o candidato indicado pelo diretório municipal do PSB.

Continuamos acreditando na competente e transformadora gestão do Governador Eduardo Campos, e entendemos que a continuidade do alinhamento de forças entre Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal é o melhor caminho para continuarmos buscando as obras estruturantes necessárias ao desenvolvimento de nosso município e região.

É hora de separar o joio do trigo e, portanto, não comungamos com o oportunismo de algumas lideranças políticas envolvidas neste processo que se aproveitam do momento para soltar farpas contra um Governo que está transformando, para melhor, a realidade socioeconômica de Pernambuco, transformando-o num dos estados mais prósperos da nação.

O nosso repúdio é tão somente contra o infeliz gesto do diretório estadual do PSB, de tentar impor ao diretório municipal uma candidatura de alguém que não tem qualquer inserção política, social ou econômica em nosso município.

Por isso, continuamos torcendo e lutando para que este incidente seja superado e possamos retomar o decente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo PSB local e forças aliadas, no sentido de construir uma candidatura responsável, oriunda de nossa meio e que corresponda aos anseios da sociedade.

A hora é de prudência, cautela, reflexão, mas também de refutarmos com firmeza o oportunismo político-eleitoral.

Alexandre Marinho
Presidente do Diretório Municipal do PSD, em Garanhuns (PE).
.
AGORA COMIGO: Concordo com Alexandre Marinho, em gênero, número e grau. Pernambuco vem passando por um plus de desenvolvimento, fulcrado na administração de Eduardo Campos.

Este novo momento do estado tem alavancado várias regiões, e temos a responsabilidade de recolocar Garanhuns nesta rota natural de crescimento. Porém, alertamos para o erro estratégico do PSB de imposição de uma candidatura que se choca com o sentimento da cidade. O governador, e seus auxiliares diretos, devem estar atentos pois o repúdio garanhuense é crescente e pode causar maiores inquietações.

O PSB tem legitimidade para reabrir o diálogo com os setores, entidades e partidos aliados, baseado no respeito mútuo e sem o choque com o governo do estado, pois se há de fato a preocupação de oferecer a Garanhuns uma administração próxima dos anseios do governador, esta vontade também existe em nossa sociedade, e por isto, deve haver a interseção para o bem de todos!

É um momento de análise profunda das nossas instituições políticas e de pensar num projeto para o município que não esteja baseado em figuras personalistas, como aliás seria o projeto apresentado pelos socialistas, e de tantas outras pré-candidaturas que se apresentam por aqui.

Por isto é importante ter prudência, evitar maiores desgastes e preparar o terreno fértil para um novo momento em Garanhuns.

Sem oportunismo político.

Festival leva teatro aos bairros de Garanhuns

A programação de hoje do 3º Festival SESC de Artes Cênicas de Garanhuns deixa o centro, para se dirigir a bairros da cidade. A intenção é descentralizar as atividades e levar a magia das artes cênicas ao maior número de pessoas. Os bairros escolhidos foram Boa Vista e Heliópolis (Comunidade da Liberdade).

O Sumiço da Galinha Maristela é uma montagem do Grupo Mulungu de Paulista – PE. O espetáculo foi o primeiro trabalho do grupo no início de 2005. Muito bem aceita pela crítica e público, a montagem continua integrando o repertório do grupo até os dias atuais e obteve destaque em muitos festivais competitivos.

Sinopse – A peça narra as aventuras de uma galinha amarela e seu dono (o menino João), que tenta fugir do malvado Manoel, assumido e afamado ladrão de “penosas”. É uma história comovente e engraçada, que se passa na zona rural.

À noite, as risadas darão lugar ao drama do Espetáculo Voragem, do Grupo Magricory – SESC Santa Rita do Recife.

Sexta, 28 / 10
Teatro na Rua - Bonecos
O Sumiço da Galinha Maristela
45 min
Grupo Mulungu
Paulista – PE

Classificação: Livre
Sessões as 10h30, na Praça da Feirinha da Boa Vista – Rua José leitão, e as 15h30, na Rua da Liberdade, próximo a Escola São Cristóvão

Teatro Adulto – Drama
Voragem
75 min
Grupo Magricory do SESC Santa Rita
Recife - PE
Classificação: 12
19h
Teatro Luiz Souto Dourado

Serviço:
Local: Teatro Luís Souto Dourado
Quanto: R$ 6,00 e R$ 3,00 (antecipado) / R$ 10,00 e R$ 5,00 (no local)

Motofest Garanhuns 2011 - Confira a programação!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.