terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jogos em Garanhuns movimentam nossa economia


Garanhuns vem recebendo desde o mês o agosto, atletas de todo o Estado para disputar os 52º Jogos Escolares de Pernambuco (JEP) e a fase final dos 16º Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE). O município sedia as disputas até o próximo dia 15 de novembro. Além das competições esportivas, que atraem o público, o evento ainda traz importantes reflexos para a economia do Município.

É que nesse período quase 3.500 atletas circulam em Garanhuns, além de técnicos, árbitros e coordenadores. Só em hospedagens, ao todo, as duas competições vêm gerando quase 13 mil diárias nos hotéis da cidade. “A permanência desses atletas em Garanhuns gera renda para nós que trabalhamos com serviços. Foi muito importante essa iniciativa da Prefeitura em trazer os jogos para nossa cidade nesse período de baixa estação, dando condições de desenvolver a economia local”, disse a empresária e proprietária do Hotel Garôa, Emanuela Lins.

Para que a cidade se tornasse sede das competições houve uma articulação da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Esportes. “Buscamos promover a interiorização dos esportes e o intercambio de atletas. Mas, conseguimos mais que isso. Hoje, Garanhuns é a capital do esporte e nós percebemos também uma melhoria significativa na movimentação econômica, já que temos atletas de diversas localidades disputando os jogos e usufruindo das potencialidades da nossa cidade”, destaca o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

Segundo a secretária de Turismo, Ana Nery Azevedo, o turismo também lucra com as atividades esportivas. “Nós percebemos que todas as delegações vêm utilizando diariamente os equipamentos do nosso trade turístico, como meios de hospedagem, bares e restaurantes, transporte, lojas e todas as atividades comerciais ligadas a atividade turística, além dos nossos tradicionais atrativos turísticos. O esporte vem se revelando um importante meio de desenvolvimento turístico em nossa Cidade”, comemora Ana Nery.

Garanhuns sedia a fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco no período de 27 de outubro a 7 de novembro, nas modalidades de Voleibol, Futsal, Handebol e Basquete. Já entre os dias 11 e 15 de novembro, diversos atletas disputam o título nos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco nas modalidades: Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol. As competições são abertas à comunidade e gratuitas.

Sivaldo Albino analisa pesquisa

Do blog de Sivaldo - Para se fazer pesquisas de opinião, os institutos ouvem uma determinada parte da população. Por amostragem é dado um resultado, com percentual que varia cerca de 2% para mais ou para menos, isso depende da quantidade de entrevistados. Essa margem não invalida a pesquisa.

Pesquisas no processo eleitoral são de extrema importância, serve de bússola para os candidatos, e até para os eleitores, que podem acompanhar o que está acontecendo no cenário político de sua localidade. Mas é preciso ter cuidado e discernir os resultados dessas pesquisas, porque infelizmente é muito comum, a manipulação das mesmas. O que chega a ser uma tolice, tendo em vista que “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”. Por que enganar o povo? Por que se enganar? As pesquisas às vezes incentivam alguns eleitores que vão pela maioria, erroneamente. Isso é uma opinião pessoal, e extremamente democrática. O Voto é particular e de uma responsabilidade tremenda! Nós a pouco tempo, encomendamos pesquisas para análise interna, e também tivemos acesso a outras duas pesquisas não divulgadas, cujo resultado de ambas foram semelhantes. Onde o possível candidato a prefeito de Garanhuns: Zé da Luz estava na frente, e o vereador e também pré-candidato: Sivaldo Albino estava com índices de percentuais muito mais elevados. O que será que aconteceu? Essa disparidade impressiona! Faz questionar e apertarmos o “botão de alerta” para atentarmos o nosso senso crítico. É possível que isso tenha acontecido? Sim! É possível! Mas chega a ser um tanto quanto contraditório.

Sabemos que os eleitores de Garanhuns não se deixam levar pela maioria, mas sim pela consciência política e democrática que a gente sabe que existe. O que eu questiono e venho tornar público é: Será mesmo possível um candidato crescer tanto em pontos percentuais em tão poucos dias? E outros caírem tanto assim também? Bem, podemos buscar o acesso, assim, será mais fácil de compreender. Uma coisa é certa! Essa eleição em Garanhuns será bastante animada e surpreendente, e mais ainda, porque o nosso povo de “burro” não tem nada!

Tony Gel quer fábrica da Volkswagen em Caruaru - Sob o ponto de vista de Garanhuns!

A alemã Volkswagen irá anunciar nos próximos dias onde instalará sua nova fábrica no Brasil, um investimento de R$ 2 bi.

O deputado estadual Tony Gel, oposição ao governador Eduardo Campos, pediu ontem, na Assembleia Legislativa, que o investimento seja feito na Capital do Forró.

É claro que o Complexo de SUAPE tem o poder de atração dessas novas fábricas para Pernambuco, atrelado a isto tem o conjunto de medidas fiscais que incentivam a escolha por nosso estado.

Chegando aqui, muitas dessas indústrias têm aceitado a proposta de se deslocar para o interior do estado, como projeto do governo de desenvolver Pernambuco.

Assim, várias cidades têm recebido seu quinhão, exceto...

...E será que é somente questão política local? Será que os políticos de São Caetano são maravilhosos para conseguir a fábrica da Sazaki. Será que Gravatá (governada pela oposição) tem gente tão competente assim que conseguiu R$ 3 milhões pro seu natal. Será que a oposição de Caruaru tem mais poder no governo do estado que os nossos políticos que apoiam Eduardo Campos?

A gente fica vendo todo mundo anunciar suas fábricas, procura alguma novidade pra gente, e como diria o Marcos Cardoso, o Waldick Soriano do Agreste, só lembranças, lembranças, lembranças...

Por outro lado, vejam Tony Gel, é oposição lá em Caruaru, ao estado e também federal. Mas é voz ativa no estado. Em Garanhuns, nossos políticos quando deixam seus mandatos, se não forem eleitos para outra missão, vão pra casa e colocam o pijama, fazendo o povo até esquecer que eles existem. Assim não marcam território e permitem a entrada de forasteiros.

Garanhuns não tem oposição, aliás, com raras exceções, como o vereador Sivaldo Albino, ninguém vê um político aqui combater com proposições e projetos a gestão do adversário.

Precisamos de políticos de oposição com ideias e ideais, jovens, dinâmicos, como se mostrou Tony Gel em Caruaru, que faz a crítica mas que briga pelo seu município, apontando soluções.
...E isto dentro do município, formando nossos próprios líderes, sem a necessidade de importação. Antes que digam que estou defendendo a vinda de Tony Gel para Garanhuns. kkkkkk

Vereador Sílvio Sabino desmente assessoria de Zé da Luz

Na tarde desta segunda-feira recebemos da assessoria do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, majoritário para deputado em Garanhuns, um e-mail informando que no último final de semana o vereador, e ex-presidente da Câmara. Sílvio Sabino, havia aderido à campanha de Zé para prefeito de nossa cidade.

A notícia chegou até o vereador através do nosso blog e o pegou de surpresa, vindo assim a entrar em contato conosco para esclarecer os fatos. Na verdade, Sílvio até esteve com Zé da Luz neste final de semana, mas não tratou de apoiar Zé da Luz agora, até porque não se tratou disso e o engenheiro ainda não se posicionou como candidato. - Disse-nos Sílvio ao celular -"Posso até apoiar, mais na frente, mas Zé ainda não é candidato e não tratamos disso agora."

Parece que as assessorias estão colocando os carros na frente dos bois!

CREA debate questões urbanas com a sociedade garanhuense


O CREA/Garanhuns realiza um evento nos dias 03 e 04 de novembro, com programação bastante interessante, não apenas para engenheiros e arquitetos, mas para qualquer cidadão atento à sustentabilidade, recursos hídricos, habitação popular, acessibilidade, arborização, entre outros assuntos importantes.

Prestigiem.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.