segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Amanhecer em Garanhuns

PTB entra no debate no Recife

O senador Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, teve na manhã desta segunda-feira (7) uma longa reunião com o presidente da executiva do partido no Recife, vereador Antônio Luiz Neto, para avaliar o quadro político do município e as eleições de prefeito e vereadores no próximo ano.

Durante o encontro, os dois presidentes combinaram de Antônio Luiz Neto iniciar uma série de consultas internas sobre a possibilidade de o PTB lançar candidatura própria a prefeito do Recife. Armando e o vereador entendem que o partido tem uma presença importante na capital pernambucana, uma inserção social profunda e quadros com densidade eleitoral.

O PTB elegeu os vereadores mais votados da Frente do Recife em 2008 e, em 2010, saiu das urnas com deputados estaduais e federais com expressivas votações urbanas, sobretudo no Recife.

A partir de agora, nos próximos meses, Antônio Luiz Neto irá discutir a ideia de lançar candidatura própria com os vereadores, deputados e lideranças políticas do PTB. O debate servirá para definir concretamente a posição que o PTB apresentará aos demais partidos da Frente Popular de Pernambuco, em 2012.

O que Garanhuns tem a aprender com Gramado?


Estamos no Rio Grande do Sul, conhecendo a bela cidade de Gramado, neste período de eventos e espetáculos chamado de Natal Luz!

A viagem também se estende a vários municípios da região serrana como Bento Gonçaves, Garibaldi, Canela, Carlos Barbosa, etc.

Estamos fazendo algumas anotações que esperamos possam mostrar à nossa cidade, que tem um grande potencial inexplorado para o turismo, alguns pontos interessantes.

Uma empresa de turismo de Belo Jardim, a EliasTur, tem feito pacotes econômicos e conseguido atrair várias pessoas em Garanhuns para conhecer maravilhas no Brasil e até no exterior. Somente nesta viagem mais de 40 pessoas, dentre elas professores, ádvogados, contadores, profissionais liberais, empresários, deixaram por uma semana suas atividades na Cidade das Flores para viajar e conhecer outras paragens. Vale ressaltar que praticamente todos, ou quase todos, mostram-se precocupados com a cidade e buscando as informações cotidianas.

Assuntos como viagens populares, recepção e hospitalidade, serviços públicos e privados, Nativitaten, segurança,  decoração, farmácias e bancos, restaurantes, fábricas, semáforos, educação na rua, lojas, espetáculos, brilho, luz, cor, visitas às vinícolas, e muitos mais iremos analisar sob a nossa ótica.

Esperamos que este trabalho, onde unimos com nossa viagem de lazer, possa de alguma forma ser útil.

Projeto de Garanhuns é reconhecida em prêmio da Unicef

Direto do facebook de Paulo Ferreira.
.





A Associação Meninos de São Pedro, projeto realizado no distrito de São Pedro na cidade de Garanhuns-PE, foi reconhecido como uma das vinte melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no Nordeste pelo ITAÚ/UNICEF. O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que visem à articulação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Meninos de São Pedro é arte, didática e dialética, que se utiliza da música como meio de construção e transformação do indivíduo. Aliando etnomúsica e metareciclagem, o projeto atua de maneira transversal com ações de meio ambiente, que adéqua instrumentos do ofício, para produzir música: enxadas, enxadecos, tambores d’água, latas de óleo, pedaços de madeira bruta, entre outros objetos do cotidiano desses meninos e meninas do Distrito de São Pedro, Município de Garanhuns, na faixa etária de 06 a 20 anos, oriundos do trabalho infantil no campo. Através da arte, reinventamos os saberes, construímos coisas, cores, formas e inúmeras possibilidades de releitura do mundo, do meio em que vivemos. No processo de arte e educação, o aluno/agente é interlocutor do conhecimento, da alegria, da música dos “ouvidos”, da educação sensorial e de um enorme conjunto de coisas “invisíveis”, essenciais à vida humana, capazes de produzir arte, a serviço de si mesmo e da construção da cidadania.

Nessa 9ª. Edições do prêmio foram inscritos 2.922 projetos em todo o Brasil. Na região Nordeste 589 inscritos, de onde saíram 20 semifinalistas e só quatro foram contemplados com o premio de R$10,000.00. A solenidade de entrega dos certificados dos vinte melhores projetos da regional Nordeste aconteceu na cidade de Fortaleza/CE no último dia 19, no Centro Cultural Dragão do Mar, alem dos Meninos de São Pedro mais duas instituições de Pernambuco: o Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro, o Centro Social Tereza Cristina, de Olinda,passam agora a ter o selo da UNICEF.

Rui Aguiar, gestor do UNICEF deu a seguinte declaração sobre os projetos: “O trabalho das ONGs em parceria com as escolas, vai iluminar os novos caminhos da educação brasileira. Se no Brasil alguém quiser saber como fazer educação integral no Brasil, vai ter que conhecer as experiências que estão sendo premiadas hoje”.

Dedico esta conquista ao meu pai Jose Ferreira Filho (Zi Ferreira)
.
Paulo Ferreira

O erro estratégico

Parece-me que o encontro de sábado que visava impactar a população a entrar na mobilização de repúdio à entrada do prefeito de Lajedo (e de qualquer outro município) Antônio João, acabou sendo um tiro que saiu pela culatra.

Considero um erro estratégico sob dois pontos de vista.

Como houve um recuo no PSB no lançamento da pré-candidatura do lajedense, Garanhuns poderia ter dado uma trégua, e aguardado os próximos passos. A mobilização poderia ter avançado, mas sem ter ido à praça. Precisaria primeiro solidificar a presença dos partidos, lideranças políticas e entidades sociais.

Creio que até depois do carnaval a movimentação dos bastidores deverá aumentar, mas não deverá se definir nada, pois logo vem dezembro, depois férias, carnaval e no Brasil, o ano só começa depois das festas de Momo.

Como já havia dado seu recado, o movimento deveria ter aguardado o novo posicionamento adversário, que neste caso já havia sentido o golpe e reavaliado a inserção na cidade.

O segundo ponto é a mobilização em si. Buscou-se atrair a população. Desde o início, os primeiros encontros, o repúdio foi feito por partidos e entidades representativas da sociedade organizada. Eles falam pela cidade, são políticos eleitos pela vontade do povo, e as várias associações, sindicatos, clubes de serviços, etc, também carregam a responsabilidade de falar pela população, cada um na sua área.

O resultado de sábado todos já sabem. Alguns personagens políticos não se fizeram presentes, e a população, não se sentiu motivado para ir a praça gritar contra a invasão.

Porém isto não quer dizer que a população aprove a imposição de um nome no processo político local. O que aconteceu foi o erro na mobilização por algo que nossa gente não se sentiu motivada.

Portanto não tivemos um sim nem um não. O que tivemos foi que em pleno sábado pela manhã o povo disse -"Eu tenho mais o que fazer".

Um terceiro erro, e este perigoso, foi o prefeito estar fechando a porta para o governador, pois se o candidato não for Antônio João Dourado, pode ficar difícil Eduardo querer compor com Luís a partir de agora.

...E o nome pode ser outro? O próprio PSB deu claros sinais nos últimos dias que pode sim. Mas, tudo, tudo mesmo, ficará em banho-maria, aguardando um novo ambiente em 2012.

Calma!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.