segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ACIAGAM oferecerá Cine Mais Cultura em Garanhuns

Representantes do interior do Estado já foram capacitados durante a semana de 21 a 25 de novembro. A partir de janeiro de 2012, 43 entidades capacitadas vão receber os kits audiovisuais do Ministério da Cultura.


Em Moreno, Zona da Mata do Estado, 44 cineclubistas de 16 municípios do Agreste e Sertão pernambucano, participaram da 2º Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. Uma iniciativa da Fundarpe em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

Articulados em ONGs, associações comunitárias ou grupos culturais, os participantes foram contemplados em edital lançado pela Fundarpe e, após o período de capacitação, estão aptos a receber os kits audiovisuais fornecidos pelo Ministério da Cultura. Presente à mesa de abertura da Oficina, o coordenador geral do Programa Mais Cultura em Pernambuco: Alexandre Miranda, e representando a Regional Nordeste do Ministério da Cultura: Beto Azoubel. Ainda saudando os participantes o presidente da FEPEC Gê Carvalho e a coordenadora do Cine Mais Cultura no Estado Juliana Pinheiro.

MAIS UM ATRATIVO OFERECIDO PELA ACIAGAM

Quarenta e três entidades, a maioria de municípios que ainda não possuem cinemas, receberão a partir de janeiro de 2012 kits audiovisuais com uma tela para projeção, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas não amplificadas, um amplificador e dois microfones sem fio.

A ACIAGAM faz parte desse movimento cineclubista, contemplada pelo Ministério da Cultura, através da iniciativa de amigos da entidade Fátima Farias e Eduardo Tavares de Lima. A chegada dos equipamentos é a possibilidade de levar cinema aos locais de difícil acesso, ou até mesmo aos que não tem condições de freqüentar particularmente o da cidade. Animados com a ideia de realizar exibições e desenvolver a cultura e o lazer na nossa cidade, pretende-se potencializar o espaço onde vai acontecer o Cine e entrar na agenda cultural de Garanhuns.

Após as etapas de capacitação e recebimento dos kits, a ACIAGAM será acompanhada por monitores da FEPEC durante seis meses. O convênio firmado tem validade de 02 anos a partir da entrega dos kits, que ficarão em regime de comodata sob a responsabilidade da entidade. A ACIAGAM assumirá o compromisso de realizar pelo menos uma sessão por semana, aberta ao público e com tempo destinado à reflexão sobre a obra exibida. Ao longo de um ano, 60% dos filmes apresentados devem ser produções nacionais.

Mais informações: Coordenação do Cine Mais Cultura em Pernambuco/Fundarpe: 81 3184.3014

Federação Pernambucana de Cineclubes (Gê Carvalho): 81 9927.9598

ACIAGAM: (87) 3762-3312

Carnaval em Natal pela EliasTur. 4 diárias por um preço acessível! Confira.

clique para ampliar.

LIGUE AGORA E FAÇA SUA RESERVA, OU ENTRE EM CONTATO COM DAVID MELO (JORNAL DAC).
.

IFPE- Garanhuns realiza seleção para professor substituto


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)- campus Garanhuns abriu seleção para contratação de professores substitutos. São 2 (duas) vagas para docente dos eixos profissionais de Ambiente, Saúde e Segurança e Controle e Processos Industriais.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – e forem membros de família de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, devem procurar o campus Garanhuns, localizado no prédio anexo ao Colégio XV de Novembro, com acesso pelo portão lateral, na Av. Rubem Van Der Linden, nesta segunda (05) ou terça (06), levando o Número de Identificação Social – NIS, além de declarar que é membro de família de baixa renda. O resultado das solicitações de isenção sairá na sexta (09).

Já o candidato que não atende às exigências para isenção, pode fazer sua incrição a partir da segunda (16) até a sexta (16). Durante o período, o interessado deve emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 53, referente à taxa de inscrição. Depois de paga, a GRU deve ser entregue, juntamente com os títulos, no campus Garanhuns do IFPE.

A seleção será feita apenas pela análise dos títulos e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 23 de dezembro. Os docentes aprovados serão contratados por 1 ano e submetidos ao regime de trabalho de 40 horas semanais.

O edital completo da seleção pode ser visto no site http://garanhuns.ifpe.edu.br/

ASCOM/ IFPE- Garanhuns

Projetos da Rede Municipal de Ensino serão apresentados ao Estado


Nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, dois projetos de professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns serão apresentados no Hotel Canarius Boa Viagem, no Recife, para todo o Estado. Trata-se do resultado do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) realizado no município junto a 20 docentes.

O Programa visa promover formação continuada de professores que estejam em efetivo exercício nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede pública. As atividades incluem discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula, além de permitir o desenvolvimento de um trabalho baseado nas habilidades e competências dos alunos. Tudo isso com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade do ensino.

Os projetos selecionados, um na área de Matemática, intitulado “Brincando e aprendendo com jogos matemáticos”, e o outro na disciplina de Língua Portuguesa, com o tema “No universo da leitura e da escrita: contando e encantando”, foram criados por dois professores da escola Municipal Salomão Rodrigues Vilela, localizada no Distrito de Miracica, zona rural de Garanhuns. Os projetos foram selecionados devido a abrangência e por estarem de acordo com as normativas da Universidade Federal de Pernambuco, parceira nas atividades.

O GESTAR foi encerrado no Município no último mês de novembro com o Seminário de apresentação dos projetos realizados em sala de aula e uma palestra para os docentes, proferida pela professora e doutora em Linguística, Lívia Suassuna. O Programa viabilizado pelo Ministério da Educação foi executado no município numa parceria entre a UFPE e a Prefeitura de Garanhuns.

“Trata-se de um momento de formação em que professores refletiram sua prática cotidiana na sala de aula, através da ação x reflexão, aprimorando seus conhecimentos e melhorando a qualidade de ensino no município de Garanhuns”, concluiu a coordenadora Municipal do GESTAR, Simone Glauce.

Izaías cobra do governador investimentos para Garanhuns

O deputado Izaías Régis fez um discurso enfático em plenária da Assembleia na última terça-feira, cobrando ao Governador investimentos para Garanhuns, pois, como ele mesmo disse no discurso, "ele é quem paga o pato nas ruas, vemos todos os dias investimentos em todo o estado e não vemos Garanhuns incluído neste processo". 

E continua: "Por mais reivindicação que se faça, não temos resposta". Inclusive ele cita que se não há investimento por falta de simpatia ao prefeito ou ao deputado que representa esta cidade, que ele pense no povo que deu 93% dos votos a ele, disse referindo-se a Eduardo Campos.
 
Existe uma insatisfação popular ao se comparar diversas indústrias que estão sendo distribuídas em várias cidades do estado e que até agora Garanhuns não foi contemplada.  Hoje mesmo serão divulgadas mais duas para Caruaru.
 
Outros investimentos sociais estão para ser implementados no próximo ano. Aliás, parece que 2011 deixou o que tinha de fazer para 2012. Né não!?!

Professores da UPE/Garanhuns lançam quatro livros




Uma das grandes conquistas de Garanhuns em investir no ensino superior é a qualidade social que acaba oxigenando toda a região. A produção literária acadêmica acaba por incentivar e qualificar nossos jovens, além da convivência com esses mestres que dão o exemplo da formação profissional com a pesquisa e o aprofundamento do conhecimento.

Tudo isto tem impacto direto na sociedade.

Na última sexta-feira, quatro professores da UPE/Garanhuns, com apoio da instituição, e o pró-reitor Pedro Falcão, receberam um grande números de convidados no salão de eventos do SESC para lançarem, no mesmo dia e noite, quatro livros. Um forte exemplo do que estávamos falando.

Conversando um dia desses com Dr. Ivan Rodrigues, ele fez uma observação interessante, nós precisamos integrar essas pessoas, professores e técnicos, muitos deles até doutores em suas áreas, em nossa sociedade. Atraí-los para uma contribuição efetiva, até porque muitos já estão em Garanhuns com suas famílias, tendo uma vivência cotidiana e investindo em nossa ciranda econômica, do comércio à vida cultural.

Conheçam os livros e estimulem a leitura. Cito-os:

LEITURA E ESCRITA NA INTERAÇÃO VIRTUAL
Prof. Benedito Gomes Bezerra

DIREITOS HUMANOS EM MOVIMENTO
Graça Graúna
Ernani Martins dos Santos
Profª Waldênia Leão de Carvalho

NAS FRONTEIRAS DA MEMÓRIA: GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO, OLHARES QUE SE CRUZAM
Profª Silvânia Núbia Chagas

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA LITERÁRIA
Almanaque de Sobrevivência no Mundo Atual
Profª Elcy Luz da Cruz
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.