quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Equipe Garanhuense é destaque em Rally Universitário FIAT


Depois de percorrer mais de 10 cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o Rally Universitário Fiat realizou no último final de semana, em Ouro Preto, Minas Gerais, a prova final da temporada.

Dois representantes de Garanhuns participaram da Competição. A equipe formada por Matheus Albuquerque e Tiago Gomes, já haviam vencido a prova em Maceió-AL. Na última etapa da Prova, a dupla conseguiu a segunda colocação.

A largada aconteceu na histórica Praça de Tiradentes, atraindo a curiosidade de turistas e moradores. O percurso de 100 quilômetros, com 3 horas de duração, além de Ouro Preto, passou também por Itabirito. Boa parte da prova foi realizada através das paisagens da Estrada Real.

A disputa teve como dupla vencedora o casal Camilo Martins e Loraine Tavares, que com 968 pontos, faturaram um carro zero quilômetro. Já a dupla garanhuense, Matheus e Tiago, alcançou a pontuação de 1569 pontos, finalizando a participação da temporada 2011 do Rally Universitário Fiat.

Polícia Militar inicial operação para dar mais segurança ao comércio e consumidores

O comando do 9º Batalhão de Polícia Militar de Garanhuns vai lançar às 08h30 desta sexta-feira (09) a Operação Papai Noel. O lançamento vai ser realizado no Largo do Colunata, na Avenida Santo Antônio,
principal pólo comercial de Garanhuns.

A operação consiste numa série de ações desenvolvidas pelo comando do 9º BPM para levar mais segurança aos lojistas e consumidores que forem fazer as compras de Natal. O policiamento destinado aos centros comerciais de Garanhuns - já que além da Avenida Santo Antônio, a Avenida Duque de Caxias também deve ter a segurança reforçada – deve ter um reforço de 35 homens. As equipes do GATI e ROCAM também incrementam o esquema de segurança.

No último mês, o comércio de Garanhuns vem sendo alvo de uma série de assaltos. A polícia militar tem dado prioridade ao combate desse crime. Até agora seis pessoas suspeitas foram presas em operações
realizadas.

De acordo com o comandante do 9º BPM, o Ten. Cel. Abel Ferreira Júnior, mais duas cidades do Agreste Meridional devem ter o policiamento reforçado, são elas: Lajedo e Bom Conselho. “Essas duas cidades merecem uma atenção especial por também terem um comércio bastante movimentado.”
.
jacque.smenezes@gmail.com
Twitter: @Jacque_Menezes

Armando aprova relatório para criação de programa de recuperação de jovens infratores

Após intensos debates sobre a necessidade de aprimorar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e definir novas políticas de resgate a dignidade dos jovens infratores, foi aprovado por unanimidade o parecer do senador Armando Monteiro (PTB) para a criação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), destinado a adolescentes que tenham cometido ato infracional.

O relatório foi votado na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (07), com a aprovação do requerimento de urgência apresentado em seguida pelo senador pernambucano. Agora, o Projeto de Lei nº 134/2009 será apreciado no plenário do Senado. Aprovado, segue para sanção presidencial.

Proposto pela Presidência da República, o Sinase tem como objetivo uniformizar os princípios, regras e critérios de atos infracionais e a aplicabilidade de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei, reintegrando-os à sociedade. “O Sinase tem várias dimensões e uma preocupação pontual com o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, o acompanhamento técnico multiprofissional e a formação continuada dos profissionais envolvidos”, explica Armando.

Dentre as principais ações do projeto consta a criação do programa individualizado de cumprimento da medida socioeducativa, com ênfase em duas grandes áreas - saúde e capacitação do trabalho. Na área de saúde, o programa vai regular e abranger o acompanhamento dos jovens portadores de doença mental, dependência de álcool e de qualquer substância psicoativa.

Entre as ações socioeducativas está a abertura de vagas para adolescentes infratores nos programas de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

O projeto prevê ainda alterações nas legislações do Imposto de Renda. Os contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – poderão efetuar doações diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e deduzi-las integralmente na declaração do imposto. Para a implantação do Sinase, o governo vai destinar recursos de diversas fontes como o Fundo Nacional Antidrogas (Funad), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Elogios ao relatório - Os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP), Demóstenes Torres (DEM/GO) e Ricardo Ferraço (PMDB/ES) foram inicialmente os parlamentares que propuseram mudanças ao projeto. Porém, após minuciosa avaliação e as argumentações do senador Armando Monteiro, eles votaram favoravelmente à criação do Sinase. “O senador Armando fez um belíssimo trabalho. As sugestões que pretendo apresentar farei em outro projeto de lei, assim como os senadores Aloysio e Pedro Taques. Porém, em homenagem à Vossa Excelência que é um parlamentar de grande envergadura, mais as colocações das senadoras Marta Suplicy e Ana Rita, que também trabalharam no projeto, nós votaremos favoravelmente, sem nenhuma ressalva”, frisou Demóstenes Torres.

Para a senadora Marta Suplicy (PT/SP) o principal mérito do projeto é que a União não vai assumir a responsabilidade da execução direta, agindo como o norteador das novas diretrizes, a serem executadas pelos estados e municípios. A senadora também frisou que o relatório de Armando “conseguiu ressaltar o grande benefício que a sociedade brasileira terá com a implantação do Sinase”. Também fizeram questão de manifestarem apoio ao projeto, parabenizando o trabalho de Armando, os senadores Romero Jucá (PMDB/RR) e Ana Rita (PT/ES).

Crédito da foto: André Oliveira/divulgação

Relembre o último dia do Festival de Inverno de Garanhuns - 2011 - Veja o vídeo!


Último dia de Festival, comércio lotado, pessoas de todas as raças e cores misturadas na euforia da cultura brasileira.

Este vídeo expõe um pouco do que aconteceu no sábado durante o dia, como apresentações teatrais, e ao entardecer, quando mais de 30 blocos líricos se encontraram e transformaram o começo da noite num espetáculo cultural. Há também o encontro do bloco Boi da Macuca com os blocos líricos.

Sensação única!
.
texto e vídeo: Leandro Ferreira
Canal de landynhoicm no youtube
.

Apresentações do Projeto Música Viva marcam as Festividades Natalinas


Alunos do Projeto Música Viva, viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, participam durante o mês de dezembro de diversas apresentações musicas alusivas as comemorações do Natal e Ano Novo.

A agenda de apresentações teve início na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, na Capela Nossa Senhora da Conceição. Dia 6, eles estiveram na Biblioteca Casa da Gente. Os shows continuam nesta quinta-feira, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Já no dia 10/12, o grupo que também faz parte da programação do Natal dos Sonhos estará no Espaço Colunata. Dia 11, eles marcam presença na Igreja Congregacional. No domingo, 18 de dezembro, o Colégio Santa Sofia recebe o projeto Música Viva. As atividades serão encerradas dia 24 de dezembro com uma apresentação no Home Center Ferreira Costa.

As 35 crianças e adolescentes que compõe o grupo são fruto do Curso de Flauta, oferecido gratuitamente pelo CRAS Magano. As aulas semanais acontecem aos sábados na sede do Centro de Referência. Na oportunidade, os alunos e alunas utilizam três tipos de flauta doce: soprano, contralto e tenor, além de conhecer a estrutura do instrumento, notas, escalas, partitura, ritmo, o senso de organização, além de técnicas de postura e respiração.

O objetivo do curso é tirar crianças e adolescentes das ruas, do contato com as drogas e também do trabalho infantil. De acordo com a coordenadora do CRAS Magano, Lucélia Mendes, o resultado tem sido positivo. “Muitos dos nossos alunos trabalhavam na feira da Ceaga aos sábados e agora estão conosco em atividades culturais. O nosso grupo é entrosado e está muito envolvido. Esse é um trabalho que vem dando certo e todos os sentidos”, comemora a coordenadora e assistente social, Lucélia Mendes.

Com o êxito do Curso de Flauta, a intenção é desenvolver com este e outros grupos, o projeto Galpão de Aplausos, que visa trabalhar com a comunidade coberta pelos serviços do CRAS Magano (Brasília, Dom Thiago Póstuma, Magano e São José) cursos de teatro, dança e percussão. As ações são voltadas para meninas e meninos na faixa etária dos 8 aos 18 anos. Os interessados em participar devem procurar o CRAS Magano de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A expectativa é que as atividades do projeto tenham início em fevereiro de 2012.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.