segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BR pode ser duplicada até Bom Conselho


A BR-423 será duplicada no trecho Garanhuns a São Caetano, porém ela segue em direção a Paulo Afonso na Bahia, por Águas Belas. Colocar o estado baiano na luta por esta continuação da duplicação seria integrar cidades do agreste/sertão pernambucano que ficaram distantes da BR-232 e sofrem com a falta de investimentos. A BR poderia ajudar a resolver este problema, aproximando distâncias e escoando produções com mais agilidade.

Porém agora tem mais uma ideia. Em recente conversa com Dr. Ivan Rodrigues, este alertou para a importância de seguir com a duplicação até Bom Conselho, maximizando o desenvolvimento da bacia leiteira que é grande nesta área, além disso ainda tem a questão turística e a vizinhança com o estado de Alagoas, que poderia pedir ao governo federal a continuação da duplicação até Arapiraca.

É bom lembrar que o Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, é majoritário em Bom Conselho, e teria todo o interesse nesta duplicação, como uma obra que pode aproximar a Terra do Papacaça não apenas de Garanhuns, mas das demais cidades que ficarão às margens da rodovia duplicada, inclusive a capital pernambucana. Outros interessados em ver o desenvolvimento regional podem ser o deputado estadual Leonardo Dias, que teve bastante votos naquela região de Correntes, que também seria beneficiada e o deputado federal Fernando Ferro, filho legítimo de Bom Conselho.

Seria interessante os representantes de Bom Conselho, principalmente a prefeita Judith Alapenha, e os demais prefeitos da região impactada, entrarem em contato com Dr. Ivan para verificar esta possibilidade e começar a buscar apoio para a concretização, literalmente.

Excelente ideia.
.

Opinião sensata - Vamos valorizar os clubes de futebol do nosso estado, sejam eles da capital ou do interior!

Recebemos este comentário do Renato Wanderley, que responde a um comentário anônimo sobre a carreata em Garanhuns que comemorou o título brasileiro do Corínthians.
.
Caro anônimo, falta de conhecimento sua em dizer que nós da capital somos altamente preconceituosos com times do interior.Muita falta de conhecimento mesmo! Ou não se lembra do nosso querido Salgueiro? Agora em plena série B toda a região metropolitana adotou e torceu firmemente para os bons resultados do nosso "Carcará", instalou-se em Paulista no estádio Ademar da cunha e para surpresa da própria equipe ali existiam todas as nossas três principais torcidas empurrando nossa equipe Pernambucana! Nos unimos e íamos ao estádio só para ajudar o "Carcará", mas, infelismente o time não consegui se firmar na competição, uma pena para todos os Recifenses.

Meu amigo! Quem sou eu para ser preconceituoso contra nossos times?! Eu mesmo sou de Garanhuns também! E estou a pouco tempo aqui! Termos de rivalidade existem só em nosso estadual, mas nada alarmante~, estamos em uma competição entre nós mesmos e que venca o melhor. Agora tratando a nível nacional a conversa muda companheiro! Vestirei até as cores do Náutico se for preciso, e olhe que é nosso principal rival trantando-me de um rubro-negro apaixonado!

Sem mais só reitero o que falei antes!

Vão aos jogos do nosso campeonato Pernambucando! Seja ele no interior ou na capital! Vamos valorizar nossos times e não times do sul como é de costume aí! Não estou sendo xenofóbico e sim apenas sou um pernambucano apaixonado por nossas cores e tradições e deviamos dar o valor realmente merecido por cada um dos nossos conterrâneos!

Abraços,

Renato Wanderley
Recife-PE

INSS prioriza concessão de benefícios a familiares das vítimas do acidente na Bahia

A concessão de Pensão por Morte aos familiares dos cortadores de cana vítimas da tragédia da BR-116, no Estado da Bahia, é prioridade da Gerência-Executiva do INSS em Garanhuns.

Maior parte das vítimas era de Buíque, Agreste pernambucano. O município é atendido pela Agência da Previdência Social (APS) Arcoverde. No último dia 8, dois servidores que foram ao município orientar os familiares observaram que todos os trabalhadores tinham carteira assinada, porém, as famílias ainda não estavam com a Certidão de Óbito.

Quando estiverem com a certidão em mãos, os parentes devem procurar a Secretaria de Ação Social de Buíque. Para o atendimento no INSS não será necessário agendamento. Em até uma semana todos os benefícios serão concedidos.

As duas famílias residentes em Lagoa do Ouro serão atendidas pela APS Garanhuns e também terão prioridade.

Mais informações:
Fernanda Beatriz
Comunicação Social – INSS Garanhuns
(87) 3762-8903

Grupo de Amigos de Garanhuns no Facebook realiza confraternização

Ligue para maiores informações (87) 9988-2864

A vida de burguês de Paulo Camelo


O engenheiro Paulo Camelo, pré-candidato a prefeito pelo PSol, e representante do proletariado em nossa cidade, estará passando alguns dias neste final de ano no sul do país. Paulo Estará viajando para a região serrana do Rio Grande do Sul, e passará por cidades turísticas como Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Garibaldi e, principalmente, Gramado, conferindo os espetáculos da programação do Natal Luz, que já foram citados em grande reportagem aqui no blog e no jornal FOLHAVOX.

Paulo estará também levando em mãos um convite para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, vir conhecer o nosso Festival de Inverno, inclusive, o convite será oficial, com a chancela da prefeitura de Garanhuns.

No site oficial da cidade de Gramado, a gente fica sabendo que a administração tem o certificado ISO 9001, inédito no Brasil.

A viagem de Paulo Camelo se explica, ele tem uma irmã que mora em Pelotas, e irá passar as festas junto com esta família. E além do engenheiro, outra leva de mais de 30 garanhuenses estará visitando a cidade gaúcha ainda este mês, no mesmo pacote turístico pelo qual estivemos por lá em novembro.

Levantamento do JC Agreste mostra menor crescimento de Garanhuns

Estatísticas são números frios. Alguns mostram melhorias, outros não. Neste final de semana o JC Agreste, informativo regional encartado no Jornal do Commercio, fez um levantamento do crescimento do número de veículos nas dez mais populosas cidades do Agreste Meridional, para provocar o debate sobre mobilidade urbana, que anda um caos.

Das dez cidades levantadas, Garanhuns mostra o menor crescimendo no número de veículos nos últimos dez anos, com 98,44%, ficando atrás de Limoeiro (108,58%), Caruaru (123,75%), Pesqueira (136,28%), Surubim (142,86%), Belo Jardim (159,39%), São Bento do Una (175,45%), Bezerros (184,23%), Santa Cruz do Capibaribe (197,53%), e Gravatá (197,53%).

É claro que os números são sintomáticos da expansão da capacidade econômica de uma população, que quando sobra dinheiro no bolso, busca se motorizar para dar mais conforto à família, soma-se a isto a facilidade de crédito.

Em uma rápida análise, vê-se a região de Gravatá e Bezerros, que foram as cidades que melhor estão explorando a BR-232 e, mais especificamente, Gravatá, que vem num boom imobiliário, trazendo muita gente da capital até para morar nos condomínios luxuosos. Não adianta mais achar que são apenas hóspedes de finais de semana. Gravatá está a apenas 40 minutos da capital. A depender do trânsito é mais fácil chegar lá que em alguns bairros do Recife.

Não aparece Toritama, talvez porque não esteja entre as dez mais populosas, mas acredito que se estivesse no levantamento certamente ocuparia uma das primeiras posições, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe.

Digna também está São Bento do Una, ocupando a quarta colocação entre as dez mais, e isto evidencia a retomada do crescimento econômico municipal, visto nos últimos anos, com foco na produção de aves e ovos, e os laticínios que exportam para todo o estado, algumas marcas têm distribuição em outros estados.

E vejam Caruaru, onde se reclama também o caos urbano por conta da quantidade de automóveis, está apenas na oitava posição. Porém, todas estas cidades com o dobro de automóveis de dez anos atrás, pouco ou nada fizeram para melhorar a mobilidade, com criação de novas vias de esgotamento, principalmente nos centros de suas cidades.

Garanhuns, portanto, está na rabeira, ocupa a última posição, sendo a única que não bateu a marca dos 100%. E por aqui o trânsito no centro da cidade está estrangulado, sem acesso. A Av. Barão do Rio Branco é um funil, onde várias ruas desembocam na Av. Santo Antônio com a passagem de um carro por vez. Aliás, a própria avenida principal do centro é um beco sem saída, que joga todos os carros para a Nilo Peçanha. A descida pelo SESC também já não suporta.

Imagine então se tivéssemos o crescimento de quase três vezes como as primeiras colocadas, onde iríamos colocar estes carros todos, se estacionamento já não tem para os atuais?

Precisamos discutir esta situação, pois não podemos ter um crescimento desordenado sem as alternativas de locomoção e mobilidade. Pois uma coisa é certa, o aumento da frota vai continuar.

E quanto à última colocação, é também sintomático do crescimento econômico municipal, que ficou abaixo das cidades mencionadas na reportagem.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.