segunda-feira, 19 de março de 2012

Os grupos políticos de Garanhuns - 2012, o divisor de águas

Continuando o post anterior, entendendo que chegamos em 2012 com os grupos políticos em Garanhuns enfraquecidos historicamente.

Quando o governador ratifica um projeto de trazer um político de fora para disputar a prefeitura da cidade, é claro que ele faz uma leitura de que o complexo político em nossa cidade está desgastado, e aposta nisso para eleger o seu candidato. Eduardo Campos não tomaria esta decisão se não estivesse baseado em pesquisas, porém acertou na doença e errou no remédio.

E assim, deste episódio conturbado, nossos grupos políticos ganham a oportunidade de fortalecerem, e isto só se fará com união. Políticos como Silvino, Izaías e Zé da Luz já perceberam isso, e deram passos no sentido do consenso. Buscar as convergências aceitando as divergências. Procurar o que os une, e agora, é o projeto de futuro para Garanhuns.

Com isto poderá haver a redenção, com uma união que não vise somente o sucesso eleitoral, mas um projeto para a cidade, com o reforço político, melhorando nossa representação fora dos nossos limites.

Precisamos reviver os áureos tempos quando tínhamos secretários de estado, deputados federais e até senadores formados no cotidiano de nossa cidade. Isto é uma questão estratégica de desenvolvimento. Enquanto Caruaru e Petrolina melhoraram suas representações, qualitativamente e quantitativamente, Garanhuns parou por 20 anos no tempo. Encolhendo sua força política. Hoje Caruaru tem duas secretarias, Laura Gomes e Raquel Lyra, além do vice-governador. Petrolina tem Ministro, Fernando Bezerra Coelho, tem secretários Ranílson Ramos e deputados federais, FBC Filho e Gonzaga Patriota.

Poderíamos estar assim se há 15 ou 20 anos os grupos não tivessem se dilacerado tanto, e os projetos pessoais não fossem maiores que os interesses de Garanhuns.

Por isto, 2012 tem que ser o ano da retomada dos grupos políticos fortes de Garanhuns, da impulsão, e isto só vem com a união, com o debate e a participação da sociedade, colocando 2014 e 2016 já na mesa de discussão, fortalecendo o conjunto das forças e gerando novas oportunidades, líderes e investimentos para a Cidade das Flores.

Perdemos muito tempo com cada líder político local tendo seu próprio grupo político, chegou a hora de pensar maior. Por Garanhuns!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.