quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BOMBA - Prefeito exonera Rosa Quidute - O que entender?



Antes ouvidora do município com efeitos de secretária, e depois como assessora direta no gabinete do prefeito, a ex-primeira dama de Garanhuns, Rosa Quidute, acaba de ser exonerada do seu cargo na prefeitura.

A esposa de Bartolomeu Quidute tem seu nome citado como pré-candidata a prefeita pelo PT, mas a possível aproximação com o PSB de Eduardo Campos e de Antônio João poderia ser o real motivo da sua saída. Aliás, em seu cargo, Rosa já não tinha muitas atribuições mesmo, tratava-se de uma acomodação para ter Bartolomeu dentro da administração.

O PT é hoje um partido estratégico na campanha eleitoral de Garanhuns, quem tiver a estrela vermelha terá maior tempo de guia eleitoral no rádio, apoio de personalidades políticas no estado como Mauricio Rands, Fernando Ferro e Humberto Costa, e mais, poderá usar as imagens da presidente Dilma e do semi-deus em nossa cidade, o ex-presidente Lula.

Izaías Régis tem buscado atrair o PT, mas parece que o PSB de Pernambuco já colocou a composição como prioridade para o projeto em Garanhuns, oferecendo a vice ao partido, que aí poderia e deveria ser a própria Rosa Quidute.

Eduardo Campos faz questão de ter a parceria com o PT de Lula por aqui.

Com a exoneração acontece um fenômeno que vai fundamentar os discursos daqui pra frente. Do lado do prefeito a luta será contra os forasteiros e traidores, daqueles que estão menosprezando o orgulho e o sentimento por Garanhuns, do outro, do lado do governador, serão os representantes do progresso pernambucano e do socialismo contra os responsáveis pelo atraso do município.

Caso funcione a união entre Luís Carlos e Silvino, acontecerá de termos uma campanha reunindo as forças da união por Penambuco, da antiga fusão PMDB-PSDB-PPS-DEM.

Resta saber como ficarão Izaías Régis e Sivaldo Albino, um de cada lado, que não estão nos blocos e estão com suas campanhas nas ruas. Neste cenário, ambos são também candidatos.

Garanhuns Jazz Festival 2012


Sofisticado e acolhedor, o Garanhuns Jazz Festival é uma ótima alternativa para quem não gosta da tradicional folia que envolve o período carnavalesco. O evento valoriza a cultura e movimenta o turismo da região com uma programação variada. Além dos shows, feiras e workshops, outros eventos dentro do contexto do festival completam a programação com bom gosto. O festival traz artistas nacionais e internacionais de renome e também reserva espaço para a cultura popular. É um verdadeiro encontro cultural entre o Jazz & Blues, Maracatu, Frevo, Pífanos e a cultura local. Conta com a já tradicional Feira de Música e Oficinas Musicais.

Em 2012 acontece a 5ª edição do Garanhuns Jazz Festival. Este ano ganha mais um dia na programação: a terça-feira de carnaval. Dentre as atrações confirmadas estão: o pianista Russel Ferrante, fundador do Yellowjackets (EUA); Bob Mintzer, membro do grupo de Jazz YellowJackets (EUA); Brazil Modern Jazz Quarteto, com o baterista Carlos Bala (ex-Djavan); Donny Nichilo, ex- pianista de Buddy Guy (EUA); o Artur Menezes, grande revelação da guitarra blues nacional da nova geração; além de Marcel Powell e vários outros.
.

Dr. Ivan -"Só saio do PSB se for expulso!"

Conversamos por telefone com Dr. Ivan Rodrigues, presidente da comissão provisória do PSB que acaba de ser desfeita pela executiva estadual, que indicará uma nova que ratifique a pré-candidatura a prefeito de Garanhuns de Antônio João Dourado.

Aparentemente magoado, mas um homem do partido, que lutou para fazer do PSB, ao lado de Arraes, a legenda que hoje está presente em todo o estado e com o perfil progressita e socialista, Dr. Ivan afirmou que agradece todos os adjetivos dados a ele neste momento difícil, mas que, como disse até mesmo a Sileno Guedes, não deixa o partido, estará marchando em suas fileiras, concordando aqui, discordando ali, mas defendendo suas posições. 

Homem de princípios, simples e de boa conversa, Dr. Ivan viu seu trabalho de unificar nomes e partidos em torno do projeto socialista cair por terra com a indicação do prefeito de Lajedo para Garanhuns, ainda assim continuou guiando o processo na busca de encontrar caminhos que não causassem estragos. Mas o PSB implodiu, e mesmo nesta situação, Dr. Ivan demonstra a fidelidade e a lealdade ao partido, a mesma dos últimos 20 anos, ou melhor, a mesma de 60 anos de luta e vida pública.

Dr. Ivan reafirma com a vontade dos jovens, continuar na vida pública e defendendo os interesses da sua amada Garanhuns.

Em nota ao Blog de Roberto Almeida, Dr. Ivan exprime este sentimento. "Sei que algumas pessoas não entenderão, mas é a história que explica, não o momento. Sou PSB, ele está em mim, e só saio se me expulsarem!".

Confiram a íntegra da nota.
.

Roberto:

Acabei de ler o seu texto e tenho algum reparo a fazer para restabelecer a verdade dos fatos:

Não existe intervenção no Diretório do PSB. O mandato da atual Comissão encerrou-se em dezembro último e será designada uma nova até o fim de janeiro. Realmente, tomei conhecimento da “notícia” através do blog do Magno e tive uma conversa telefônica com o nosso Presidente, por iniciativa minha. Não é verdade que tenha feito, a quem quer que seja, o “desabafo” referido ameaçando sair do partido e do processo do eleitoral do município.

Isso posto e esclarecido, meu caro Roberto, quero lhe dizer que fiquei feliz e vaidoso com as suas referências à minha pessoa. Já tivemos divergências, mas sempre nos respeitamos, mesmo porque as minhas referências com você remontam a um cidadão exemplar que conheci há muito tempo (a vantagem da idade!) em Capoeiras chamado Euclides Almeida.

Não há hipótese de saída do PSB, pois nele entrei em 1990 em companhia do meu mestre e amigo Miguel Arraes e, como você próprio relatou em sua nota, eu sempre tive lado e coerência na defesa dos meus princípios. O Partido não pertence a ninguém e, sim, a todos nós que cultivamos a sua história e seu programa. Sou um homem de partido e nele permaneço para defendê-lo em qualquer circunstância.

Sei que não é fácil entender, mas tenho certeza que a maioria dos que me conhecem entenderão.

Permanecerei fiel aos meus princípios e às posições que defendi a vida inteira. Continuarei o mesmo modesto militante de sessenta anos atrás para manter a minha coerência e repelirei, da forma mais enérgica, quem tiver a ousadia de duvidar de minha lealdade e isenção na condução do PSB em Garanhuns.

Do mesmo modo, sem projetos pessoais, nunca me afastarei da vida política da minha terra enquanto permanecer vivo. Para isso, graças a Deus, continuo com muita saúde e energia, pronto para qualquer embate político em favor da minha querida terra.

Um grande abraço de Ivan Rodrigues

Futebol Pernambucano na TV Globo e no pay-per-view


O campeonato pernambucano terá três jogos por semana na televisão. Além das transmissões nas quartas e domingos na TV Globo local, foi refeito o acerto com o Premiere na TV paga, e nas noites de sábado, às 19h, sempre haverá um jogo no pay-per-view.

Mas jogo na Tv somente a partir da terceira rodada, quando voltam todos os campeonatos regionais do país. Em Pernambuco a temporada começa uma semana antes para ter duas datas a mais e um campeonato com 26 rodadas.

Servidor do estado volta a contar com sistema de empréstimo consignado

O servidor estadual já pode contrair empréstimo consignado dentro do novo modelo de gestão da margem e com as inovações garantidas através de licitação pioneira que credenciou a empresa paraibana Fácil Soluções Tecnológicas em Informática LTDA, para gerir o sistema. Agora, o servidor passará a contar com um aumento do prazo de 36 para até 60 meses para amortização de empréstimo em geral, e redução da taxa máxima de juros para empréstimo consignado, de 3% para 2,5%. Também haverá diminuição da taxa máxima de juros no uso do cartão de crédito consignado, de 5,5% para 4,5%.

“O alongamento do prazo e a redução das taxas aliados à prestação de um serviço mais qualificado são vantagens significativas que certamente o servidor irá reconhecer”, ressaltou o secretário de Administração em exercício, Antônio Cabral. De acordo com ele, o sistema deverá voltar a funcionar gradualmente. “Aos poucos vamos dirimir as dúvidas sobre todo o processo”, analisou.

Uma das novidades do sistema é que o servidor terá uma senha diferente para acessar o PEConsig e outra para o contracheque, até então ele utilizava a mesma para os dois serviços. Para usufruir do novo sistema de consignação, o servidor ou pensionista precisará fazer um recadastramento de senha de forma eletrônica, através do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br). No site ele poderá consultar ainda sua margem, verificar suas consignações em andamento, simular ou solicitar novos empréstimos pelo ícone PEConsig.

Outra mudança é que agora não será mais necessária a utilização de senha para novas consignações quando efetuadas de forma presencial nas instituições financeiras. Para realizar uma consignação de qualquer natureza, como por exemplo, um empréstimo consignado, basta se dirigir a uma das consignatárias mais próximas credenciadas recentemente pela Secretaria de Administração (SAD), e realizar a operação no local, apenas apresentando a documentação exigida.

As instituições financeiras receberam treinamento, conheceram o sistema e já estão preparadas para começar a operacionalizar a nova plataforma do PEConsig. “Tivemos o cuidado de apresentar o novo sistema para os bancos, cooperativas e financeiras e, principalmente, capacitá-los para que operem normalmente”, destacou Cabral. É necessário que os bancos alimentem o sistema com suas taxas para que o servidor possa escolher.

O novo sistema proporcionará uma melhor gestão e controle das consignações, além disso, canais de relacionamento exclusivos serão montados na Região Metropolitana do Recife até dia 19 de janeiro e até 27 de fevereiro em pelo menos nove municípios pólo (Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Petrolina e Serra Talhada). Os atendimentos funcionarão nas agências previdenciárias ou do Sassepe e contarão com uma equipe disponível para atender o servidor, dar esclarecimentos, tirar dúvidas e oferecer assessoramento financeiro e jurídico relativo a consignações.

De Roberto Almeida sobre Ivan Rodrigues

Não sou de copiar textos dos meus parceiros blogueiros de Garanhuns, até porque é uma exclusividade e uma atração aos seus espaços na net, mas este que vi no Blog do compadre jornalista Roberto Almeida é singular e especial, merecendo o destaque e a atenção de Garanhuns.
.
O advogado Ivan Rodrigues, 83 anos, presidente da Comissão Provisória do PSB de Garanhuns até o ano passado, não aceita pacificamente a intervenção no diretório local, como foi anunciada por Sileno Guedes. Nesta última quinta-feira, conversando com um amigo da cidade ele desabafou. Disse que não aceitava o ato e que se fosse nomeada uma nova comissão, nos moldes anunciados, estaria fora do partido e do processo eleitoral do município. Pelo que deu a entender, foi tomado de surpresa, soube da notícia por terceiros.

Ivan Rodrigues não merece passar por isso. Está com o grupo político de Arraes desde 1962. Foi diretor da antiga Cilpe, em 1963, e quando o então governador foi preso o advogado também amargou a perseguição dos militares e esteve atrás das grades. Foi vereador de Garanhuns duas vezes, se tornou um militante do velho MDB e no sacrifício disputou a prefeitura local e o mandato de deputado estadual. Esteve com Arraes na volta do velho líder político do exílio, participou de suas campanhas de 1986 e 1994, fazendo parte também do governo.

Prosseguiu na luta com Eduardo Campos e segue fiel aos seus ideais desde os tempos da mocidade. Lutando pelas causas democráticas e acreditando no PSB.

No começo da discussão política sobre Garanhuns teve o seu nome lembrado ou lançado pelo jornalista Jodeval Duarte. Muitos se empolgaram com uma possível candidatura de Ivan. Seria até uma questão de justiça ao seu passado de lutas. A ex-primeira dama Madalena Arraes disse que se ele fosse candidato viria com todos os filhos fazer sua campanha. Mesmo assim, ele não se animou para esta empreitada. Considerou que com mais de 80 anos de idade não dava para enfrentar a disputa.

Preferiu coordenar o processo do PSB enfatizando a discussão de propostas. Nomes, para ele, só seriam colocados depois. Foi atropelado num primeiro momento pela forma como foi colocada a pré-candidatura do prefeito de Lajedo. Continuou seu trabalho sem reclamar, pois é homem de partido e de posições. Agora, exageraram na dose e sem respeitar sua idade, sua dedicação à causa, a condição de presidente da legenda, anunciaram a tomada do diretório para atender interesses específicos.

Ivan já teve uma primeiro bate papo com Sileno Guedes e explicitou sua posição. Vai conversar novamente. É provável que o próprio governador tenha de se entender com o advogado garanhuense. Tudo se pode resolver através do diálogo.

Seja como for, magoaram o "velho escudeiro da esquerda". Há alguma errada nessa política do PSB com relação a Garanhuns. Insistem porque são teimosos, estão esquecidos do povo.

Arraes dizia que "a riqueza do povo é a imaginação". Tem gente esquecendo essa lição. Metem os pés pelas mãos, deixam a criatividade de lado e acham que a astúcia e a esperteza representam tudo. Podem pagar por isso.

O blog não tem partido político. Mas neste instante somos totalmente solidários com o Dr. Ivan Rodrigues.
.
AGORA COMIGO: Acredito que muita gente em Garanhuns, e principalmente no PSB, pensa como Roberto Almeida. É um momento delicado e o apoio a Dr. Ivan deve ser incondicional.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 2012.1 DA AESGA‏


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) já se encontra com inscrições abertas para a Segunda Etapa do Vestibular 2012.1 da Instituição, que dispõe de vagas para os cursos de Administração em Marketing, Administração Hospitalar e Secretariado Executivo Bilíngue das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA) e Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG).

De acordo com a professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para esta Segunda Etapa do Vestibular estão disponíveis 40 vagas para o curso de Administração em Marketing, 15 para Administração Hospitalar e 50 vagas para o curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Reintegrados. As inscrições acontecem até dia 20 de janeiro. Já a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 27 e 30 de janeiro, respectivamente.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

O PROCESSO SELETIVO
VESTIBULAR 2012.1-SEGUNDA ETAPA
REINTEGRADO
Inscrições abertas até 20de Janeiro
Provas: 30 de Janeiro
Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.com.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216. Contato: CESPA - (87) 9945-3030 ou (87) 9945-2928.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.