quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GRE - Agreste Meridional realiza grande encontro para iniciar ano letivo - Confiram as fotos.





O professor Paulo Lins, gestor da GRE-Agreste Meridonal recepcionou todos os servidores da Secretaria de Educação do Estado lotados na região, nesta quarta-feira, dia 01/02, na casa de eventos Metroplaza. Gestores, adjuntos, coordenadores, secretários e corpo docente estiveram presentes. Além, claro, de todos que fazem a Gerência Regional.

A AESGA estava representada, assim como a UPE, e a Secretaria de Educação de Garanhuns, com o Secretário Marcelo Moura, que estava à mesa com várias autoridades, entre outros secretários de educação. Anotamos as presenças dos prefeitos Sandoval Cadengue, Celina Brito, Antônio Dourado e Eudson Catão. O encontro contou com apresentações da Orquestra Jovem de Jupi e do Reisado da APAE.

O tema do encontro foi: "ESCOLA: Espaço de Inovação e Construção do Conhecimento para uma Educação de Cidadania Ativa".

Várias discussões didáticas fizeram parte do encontro, com palestrantes especialistas, como o inspetor da Polícia Rodoviária, Aldo Lourenço, a delegada Débora Bandeira e a Promotora de Justiça, Marinalva Almeida, que participaram da temática "O uso dos Instrumentos Legais a Serviço da Cidadania".  

Em um segundo bloco, houve o debate do tema: "Práticas Sociais Atreladas à Educação em Direitos Humanos", quando houve as explanações de Ricardo Souto Maior, consultor jurídico, Michelle Mandici, Conselheiro Tutelar e Irmã Dayse Camelo D'Arc, presidente das Missionárias de Fátima do Brasil.

Durante todas as apresentações, professores de ensino especial faziam a tradução para a linguagem de sinais.

O encontro foi grandioso, unir vários profissionais de diferentes cidades para uma capacitação, mesmo que em um único dia, marcando um novo início de trabalho.

As pesquisas em Garanhuns

Tive acesso as três últimas pesquisas feitas em Garanhuns pela DatAgreste, nos meses de Agosto, Outubro e final de Novembro, quase Dezembro.

Paginei atentamente pois tinham mais folhas que muitas das apostilas da Faculdade de Direito.

Alguns sinais são claros. A rejeição dos candidatos principais são maiores, mas nada que possa ser um problema para uma cidade que não tem segundo turno.

Fica claro também a força de Zé da Luz nos distritos e na periferia, enquanto que Silvino e Izaías conseguem aparecer bem na cidade.

O nome de Antônio João, que no final de novembro já era citado como candidato, praticamente não aparece. Seria interessante ver o quadro atualizado.

O governador Eduardo Campos aparece com 66% quando perguntam se as pessoas votariam em seu candidato, porém Armando Monteiro vem logo atrás, com quase 50%. O que mostra que o senador tem força na cidade e por isto bancará o projeto de Izaías. Neste caso, é uma questão de estrutura de campanha, que pelo andar da carruagem este ano promete ser caríssima.

As candidaturas de Zé da Luz e de Silvino neste momento são incógnitas. Pessoas próximas a Zé mantém a certeza da candidatura em Garanhuns do ex-prefeito de Caetés. Porém, não houve ainda uma declaração contundente, que tem participado pouco da atual conjuntura política da cidade, pelo menos aos olhos da mídia. Mas as comunidades periféricas têm visto pouco também  o engenheiro que teve quase 20 mil para prefeito de Garanhuns e depois 15 mil para deputado, e tem seu nome lembrado entre os favoritos.

Imagina-se que se for consolidado o nome de Antônio João, o comando estadual não deixará Zé da Luz ser candidato.

Com Silvino a situação é diferente. Há na cidade um pensamento coletivo que diz que se o candidato fosse Silvino, este não perderia para ninguém. Porém, o STJ dificultou a situação do ex-prefeito ao recusar um Agravo Regimental que possibilitaria a rediscussão da rejeição de suas contas. Assim, Silvino continua inelegível. O ex-prefeito é o candidato preferido de Luís Carlos, atual prefeito, que foi eleito com o apoio dele, depois romperam, mas ao que tudo indica, devem marchar juntos na eleição de 2012.

O candidato de Silvino, ou melhor, a candidata, é Aurora Cristina, sua esposa, que parece ter sido uma das mais prejudicadas com a entrada de Antônio João em Garanhuns. Aurora tinha potencial de polarizar com Izaías ou Zé da Luz, caso fossem estes os candidatos. Mas com a mudança no PSB, Izaías conseguiu personificar a contraposição, e agora parece seguir até o final nesta conjuntura. Só haveria espaço para uma terceira via, coisa que Silvino não deve apostar. Não seria de seu feitio entrar nesta bola dividida.

O campo da terceira via tem sido procurado por Sivaldo Albino, que já apareceu em todas as pesquisas. Em algumas situações com números parecidos com os do também vereadores Zaqueu Lins e Dimas Carvalho. Porém, como tem o partido e o apoio integral da executiva estadual, Sivaldo começa a se sobressair.

Contudo o processo eleitoral somente está começando. Daqui pra frente entram as influências do governador, do prefeito, dos senadores, dos ex-prefeitos, etc.

Resta ver também como fica a situação do PSB que tem pautado toda a imprensa estadual.

Mas creio que se a eleição fosse amanhã, o prefeito seria Izaías Régis.

Alguém tem alguma pesquisa aí?

Formatura de Direito com o Studio C ainda repercute na cidade



O Studio C Formaturas e Eventos continua crescendo no conceito do meio acadêmico. A recente formatura da turma de direito da FDG/AESGA no final de janeiro em Garanhuns ainda é destaque. Confiram nas imagens a beleza da organização.

Orgulho de ser pernambucano


A Rede Globo Nordeste elegeu, no início do ano, através do voto popular, o pernambucano do século. Dez nomes foram previamente selecionados entre as personalidades que enriqueceram nossa cultura e honraram nossa bandeira exportando as cores, os sons e a sabedoria de nosso povo. Grandes mestres em suas áreas que mostraram ao mundo o nosso jeito e trouxeram os olhos internacionais para o Leão do Norte.

Austregésilo de Athaíde, Barbosa Lima Sobrinho, Capiba, Francisco Brennand, Gilberto Freyre, João Cabral de Melo Neto, Josué de Castro, Luiz Gonzaga, Manuel Bandeira e Paulo Freire foram os nomes que disputaram a honraria.

O objetivo que ouso buscar não é discutir quem foi melhor do que outro, pois toda escolha deste tipo provoca sempre injustiças, a começar por tantos outros nomes que poderiam perfeitamente constar desta relação. Cada pernambucano que se faça consciente com a história e a cultura de seus conterrâneos encontrará essas personalidades "esquecidas". É claro que seria necessária uma pré-qualificação, então o fato de lembrarmos de pessoas que fizeram por onde merecer o destaque, enriquece ainda mais o potencial cultural do nosso estado.

Acende-se o espírito, não sei se ufanista, regionalista ou de caráter explicitamente barrista, mas natural. Este orgulho de pertencer a esta raça que vence as adversidades para construir uma das mais bonitas histórias de um povo que se tem notícia. Um povo que escreve com suor e arte a sua passagem por este chão seco e que permite plantar tão somente, grãos que suportem fogo e palavras que juntas mostram o lamento ou poesia, ou ambas.

Nas rugas dos tantos nomes, a simpatia de nosso povo transcende a miscigenação se orgulhando dos seus antecessores. Gilberto estudou esta história, Luiz cantou este mundo, Bandeira inventou nossa poesia e Freire ensinou a ensinar. São tantas histórias dentro da nossa história que não podemos eleger, devemos aplaudir e dizer: Esse cabra é meu conterrâneo.

É este orgulho que devemos sentir, puro e sem amarras. Desfrutar da honra de pertencer a esta estirpe. Devemos também nos preocupar em mostrar aos que virão e aos que ainda não têm a consciência dessa riqueza, a grandiosidade da nossa arte. Um orgulho sereno que possa fazer Pernambuco falar para o mundo os seus valores e que por sorte ou quem sabe um dia pela descoberta de que só a cultura desenvolve um povo, possamos transgredir o tempo e nossos próprios limites para resgatar, sempre, a grande chama da sabedoria popular dos nossos grandes conterrâneos.
.
AGORA COMIGO: Gente, este texto tem dez anos. Escrevi para a Bluenet, quando era colunista. Foram três ou quatro anos de bons textos. Pra ler mais daquela época, é só acessar a página do site.
 
No site de colunistas da Bluenet vocês encontrarão também mestres da escrita como Jesus Campelo, Luzinete Laporte, Roberto Almeida, Ricardo Alecrim e Paulo Gervais.

Vice-governador está internado em SP e fará cirurgia no coração

A Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria do Estado divulgou a seguinte nota nesta terça-feira.
.

O vice-governador João Lyra Neto foi submetido, na manhã dessa terça-feira, no HCor, em São Paulo, a um cateterismo, exame que avalia a circulação coronariana. Durante o procedimento foi identificada a necessidade da realização de uma cirurgia cardíaca. A operação deverá acontecer nos próximos dias.

O vice-governador permanece internado na unidade. João Lyra Neto está no HCor desde ontem, quando iniciou um check up médico que faz anualmente. As informações sobre o estado de saúde do vice-governador serão repassadas pela assessoria de imprensa do HCor, a partir desta quarta-feira.

FAGA recebe reconhecimento nacional nos seus 35 anos


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) inicia mais um ano letivo comemorando uma importante conquista. Reconhecida pelos seus 35 anos de serviços educacionais prestados, a Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA) esteve entre os prestigiados com o Prêmio Top Empreendedor 2011.

O Evento aconteceu no último mês de dezembro, no Sheraton Resort, no Rio de Janeiro e teve como objetivo divulgar empresas no segmento industrial, comercial ou de serviços, bem como profissionais liberais que, com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do Brasil, aonde a Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns foi destaque no segmento Faculdade Empreendedora.

“Junto ao reconhecimento da qualidade da educação oferecida, a FAGA foi destaque também por seu pioneirismo no segmento empreendedor, o que nos deixa ainda mais orgulhosos e ansiosos em realizar um trabalho cada vez mais promissor”, afirmou a presidente da AESGA, Eliane Simões.

Além da FAGA, grandes nomes de destaque nacional e internacional também foram premiados:

Ator Homenageado - André Segatti - a Turma do Didi
Ator Homenageado - Fábio Lago - Filme Assalto ao Banco Central
Ator Revelação 2011 - Rodrigo Andrade - Novela Insensato Coração
Atriz e Cantora - Zezé Mota - Novela Rebelde
Atriz Homenageada - Cláudia Alencar - Novela Vidas em Jogo
Atriz Homenageada - Daniela Escobar - Novela O Clone (reprise)
Atriz Homenageada - Isabel Filardis - Novela Fina Estampa
Atriz Revelação 2011 - Simone Soares - Novela O Astro
Eterna Rainha de Bateria - Luma de Oliveira - Homenageada Estácio de Sá 2012
Faculdade - A Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA
Voz do Milênio pela BBC de Londres - Elza Soares

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.