sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mensagem de Sivaldo Albino pela passagem do aniversário de Garanhuns


No dia 4 de fevereiro, graças a uma Lei de nossa autoria de Nº3699/2009, aprovada e sancionada pelos Poderes Legislativo e Executivo, podemos comemorar o aniversário da Elevação à Cidade de nossa querida Garanhuns. Para isso, dei minha contribuição como Vereador, consciente de que propondo que esta data fosse feriado, Garanhuns recebesse as reverências que tanto merece.

Tenho orgulho de ser filho legítimo desta cidade, como também de suas belezas, sua história, sua localização geográfica privilegiada.

Aconchegante, como colo de mãe, Garanhuns é, sem dúvida, um dos mais importantes municípios de Pernambuco, por isso, neste momento em se comemora seu 133º aniversário, meu melhor presente é poder contribuir para a melhoria, sua estrutura e a qualidade de vida de sua população...

Dr. Ivan Rodrigues concede entrevista a Marcos Cardoso


Ainda repercute a boa entrevista que Dr. Ivan Rodrigues concedeu no programa Manhã Total ao radialista Marcos Cardoso. Ambos conversaram sobre a política garanhuense, a participação do PSB no processo eleitoral em Garanhuns e o governador Eduardo Campos.

Dr. Ivan tem dito que tem muita gente falando pelo povo de Garanhuns e também pelo governador, e ambos ainda não se manifestaram. 

Vejam o detalhe do jornal sobre a mesa, rsrsrs.

A foto é do neto de Dr. Ivan, César Augusto, filho do saudoso Zé Ivan. 

Mensagem de Izaías Régis pela passagem do aniversário de Garanhuns


Garanhuns está em festa. Nossa cidade das flores, de povo guerreiro, de clima aconchegante hoje comemora. Comemora sua história, sua beleza. Comemora suas vitórias e conquistas. E tem esperança. Esperança de um novo tempo que virá. Que vai levar nossa Garanhuns a um caminho de mais oportunidades. De mais desenvolvimento. De grandes vitórias.

Parabéns Garanhuns pelos 133 anos.

Parabéns ao nosso povo, que luta todos os dias, para construir nossa cidade.

A candidatura de Silvino Duarte



Cresce na cidade o sentimento de que o ex-prefeito Silvino Duarte pode reverter sua condição de inelegível na Câmara de Vereadores. Uma nova situação para aprovação das antigas contas rejeitadas vem sendo conduzida em off, e pelo ritmo das conversas, a reversão estaria caminhando para ser resolvida em breve.

Não é fácil, mas não é impossível.

Para isto, várias ações conjuntas estariam sendo tratadas, como a própria participação do prefeito Luís Carlos, que tem visto em Silvino como seu candidato preferencial. Alguns empresários estariam também se mobilizando para ajudar o ex-prefeito, inclusive com ajuda financeira, se este for o caso.

Comenta-se também que o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, estaria conversando com Silvino Duarte, eles que já estiveram juntos no mesmo palanque em outras eleições. Zé da Luz que foi candidato a prefeito em nossa cidade com apoio de Silvino, teve quase 20 mil votos, e pode estar negociando um acordo entre os líderes. Zé foi "esquecido" para ser o candidato do governador em Garanhuns.

Aliás, diz-se que Zé da Luz tem vários caminhos a tomar nesta campanha. Mas isto é assunto para outro post.

Quanto a Silvino, talvez seja o único candidato que hoje uniria os atuais servidores da prefeitura de Garanhuns. E vamos além, se o prefeito disser que é pra votar em outro, e Silvino for candidato, a prefeitura racha no meio.

Silvino tem também grande aceitação no meio empresarial da cidade. E se for Silvino, não creio que Sivaldo dispute a prefeitura.

Assim, poderíamos chegar na campanha com Izaías, Antônio João e Silvino. Além de Paulo Camelo.

Governo do estado aumenta em mais de 50 o número de escolas integrais. Inclusive em Garanhuns


Com decreto publicado ontem no Diário Oficial do Estado, Pernambuco inicia o ano letivo de 2012 oferecendo 52 novas escolas integrais. Doze delas foram criadas já com regime de 40 horas semanais. As outras, que funcionavam em jornada semi-integral, passam a ter sistema integral.

As novas unidades serão instaladas nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Vertente do Lério, Cupira, Jataúba, Correntes, Garanhuns, Saloá, Itapetim, Itacuruba, Orocó e Lagoa dos Gatos.

Entre as escolas que aumentaram a carga horárias estão a Escola Estadual Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; Santa Ana, em Olinda; Cardeal Dom Jaime Câmara, em Moreno; Professor Barros Guimarães, em Glória do Goitá entre outras.

O Estado também cria 32 novas escolas semi-integrais, ou seja, com 32 horas semanais. Com isso, a abrangência do Programa de Educação Integral passa de 103 para 137 municípios, incluindo Fernando de Noronha.

Em nota enviada à imprensa, o governador Eduardo Campos destacou o impacto do programa na qualidade do ensino, influenciando diretamente na medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Segundo dados do Ministério da Educação, as unidades de referência do Estado alcançaram o índice de 4,6, enquanto a meta fixada para 2021 é de 4,5. Nosso objetivo é ampliar o acesso da população à educação integral, pois a educação de qualidade é o único investimento com retorno garantido, capaz de beneficiar tanto o cidadão quanto o conjunto da sociedade”, afirma o governador.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, os estudantes das escolas integrais e semi-integrais do Estado tem conseguido um maior índice de aprovação no vestibular.

Atualmente, o sistema estadual de educação conta com 117 escolas integrais e 100 semi-integrais. A meta, segundo o governo, é chegar a 2014 com 300 escolas, sendo 215 integrais e 85 semi-integrais, atendendo os 184 municípios pernambucanos.

“Nesses espaços, os professores ainda encontram um ambiente mais acolhedor, melhores condições de trabalho, além de mais tempo para desenvolver o conteúdo com os alunos”, reforça o secretário Anderson Gomes.
.
fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/
.

Casa da literatura de Garanhuns reabre suas portas



A Academia de Letras de Garanhuns está convidando a Imprensa de Garanhuns, os poetas e declamadores, os escritores, os intelectuais da cidade, os acadêmicos, para participarem da reunião de reabertura das atividades de ALG, com recital de poesias, no próximo dia 4 de fevereiro, sábado, às 20h, rua XV de novembro, 287, com a presença do poeta e escritor pernambucano Vital Corrêa de Araujo.

Na ocasião, será lançada a coleção Pernambucos, edições papel jornal, gratuita, que contempla pequenas publicações de literatura. Inicia-se aí grande movimento em favor da divulgação do escritor em Pernambuco.

João Marques
presidente

O que Eduardo pode trazer para inserir Antônio João em Garanhuns?

Desde o ano passado que há os comentários de que para trazer Antônio João para Garanhuns, o governador teria alguns anúncios de investimentos na cidade para fazer em 2012. Isto faria parte do projeto para popularizar o nome do prefeito de Lajedo, e as pessoas colarem sua foto na do governador, acreditando que as ações do estado seriam intensificadas caso o homem seja eleito prefeito.

Assim, as pessoas diriam: Esse é o homem!

Mas o que teria o governador de novidade para Garanhuns?

No ano passado se falou na Pirelli. Mas não veio nada que de fato impactasse. Ficamos nos primeiros quatro anos com a saída da cadeia, a resolução do problema da água e o curso de medicina.

Muita coisa veio através do governo federal, como a UFRPE e o IFPE.

Agora o município anseia por anúncios que gerem emprego direto para a população, ou seja, indústrias, a exemplo de outras cidades, muitas delas sem a mesma infraestrutura que oferece Garanhuns.

Quando citamos aqui a dificuldade de trazer empresas para nosso distrito industrial, a Ad-Diper nos enviou uma nota enaltecendo a chegada de uma empresa de bebidas, que ao final, descobrimos ser a Nordestina de Cirilo, que vai ocupar a antida CID.

Mas, e agora, para colocar o nome de Antônio João no mercado, o que será que vem por aí?

A duplicação da BR-423, que pode ter assinatura de projeto, protocolo, pedra fundamental, etc, já estava aí antes do prefeito de Lajedo, que não se tem notícias de que tenha participado ativamente da conquista. Citá-lo agora não colaria para a população.

O Shopping, que está na fase final de projeto e pode começar a qualquer momento, inclusive há um mês os empresários estiveram na capital em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também não seria algo que saiu porque teve a colaboração de Antônio João.

Portanto, daqui pra trás, nada ou quase nada teve a influência do pré-candidato do PSB.

Teria que ser algo novo, e a partir de agora soaria como eleitoral, e já que o governador já avisou que a máquina não terá influência eleitoral, fica complicada qualquer ação que vise enaltecer a figura de Antônio João.

Assim, o que ele terá a dizer daqui pra frente, já que daqui pra trás não esteve participando das nossas reivindicações?

Professor Içami Tiba abre ano letivo de Garanhuns

Exiba Icami Tiba_640.jpg na apresentação de slides

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, já está nos últimos preparativos para a abertura do ano letivo. A solenidade acontece nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, e será realizada a partir das 8 horas, no salão de eventos da AGA.

O encontro reunirá cerca de 800 docentes que desempenham suas atividades na Rede Municipal de Ensino, tanto no espaço urbano e rural, quanto nos distritos de Miracica, Iratama e São Pedro. Na ocasião, Marcelo Moura, secretário de Educação dará as boas vindas aos mestres, que na oportunidade irão assistir a uma palestra proferida pela psiquiatra e educador, Içami Tiba, autor de diversos livros sobre educação familiar e escolar, a exemplo dos títulos: “Quem Ama, Educa” e Pais e Educadores de Alta Performance”. As aulas da Rede Municipal de Ensino terão inicio no dia 13 de fevereiro, quando os educandos serão recepcionados de forma calorosa e com atividades diversificadas.

CAPACITAÇÃO - Nos dias 1º e 2 de fevereiro, os professores do Município participaram de uma capacitação, visando o aperfeiçoamento e enriquecimento pedagógico. As atividades aconteceram na própria Escola em que os docentes lecionam, promovido por sua equipe gestora e coordenação escolar. As atividades terão continuidade a partir da próxima segunda-feira, dia 6, e seguem até a sexta-feira, dia 10 de fevereiro.
 
IÇAMI TIBA
 
Içami Tiba estudou na Faculdade de Medicina da USP, onde terminou os estudos em medicina, é psiquiatra no Hospital das Clínicas da FMUSP, professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama. É um membro activo na Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD).

Há três décadas que trabalha com adolescentes e conflitos familiares, o psiquiatra Içami Tiba é hoje um dos maiores especialistas nessa área no Brasil. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da Psicologia por pais e educadores.

Depois de ter um quadro em programas da TV Record e da TV Bandeirantes por vários anos, hoje Içami Tiba participa com freqüência de vários programas na televisão e no rádio. Desde 1985, ano em que lançou seu primeiro livro, ele já publicou outros onze, atingindo a marca de meio milhão de exemplares vendidos. Sua última obra, "Anjos Caídos", aborda a prevenção das drogas na adolescência. Produziu ainda diversos vídeos, entre eles "Adolescência, Drogas e Rebeldia" e "Onipotência Juvenil".

No seu currículo existem mais de 3 mil palestras proferidas, mais de 72 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias e também 15 livros publicados, com um total de 850 mil livros vendidos.

O que Garanhuns merece ganhar de presente?

O radialista Jonas Lira fez esta pergunta no facebook: O que Garanhuns merece ganhar de presente na passagem de seus 133 anos?

Quem se habilita?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.