domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vice-presidente da União Brasileira de Escritores comenta livro de Dedé Seixas


O amigo multiblogueiro Dedé Seixas acaba de lançar mais um livro: FILOSOFRASEANDO. A brincadeira com o título já se antecipa em dizer do que se trata, são frases para reflexão. Sem ordem cronológia nem divididas por assunto, os leitores podem ler todo o livro ou escolher uma página e uma frase qualquer, podendo virar um livro de meditação de cabeceira.

Dedé é um obstinado, criativo e ativo partícipe do cotidiano da cidade.

Sobre esta nova cria, o vice-presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, Vital Corrêia, em sua passagem por Garanhuns disse o seguinte:
"Dedé Seixas filosofraseia com profundidade e recolhe parêmias e apotesmos de toda parte, consolidados no livro FILOSOFRASEANDO, e assim honrando com bela coleção de aforismos e ditos espirituosos a Garanhuns". Vital Corrêia de Araujo.

Bem, traduzindo isto tudo, entendi que ele deve ter gostado!
Vital Correia foi apresentado a Dedé Seixas pelo Presidente da Academia de Letras de Garanhuns - o poeta João Marques.

Transcrevo do FILOSOFRASEANDO:

"No Planetaa Terra não há escassez de alimentos, há sim, abundância de egoísmos" - Dedé Seixas.

O plano B

Caso não vingue a candidatura de Antônio João, para onde caminhará o PSB? Há um plano B?

Comecemos com Givaldo Calado, que tem se colocado como o anti-João. Pela forma como enfrentou a decisão estadual, acredito, sinceramente, que o PSB na capital e o próprio governador não aprovariam a candidatura do empresário. Não por falta de condições, Givaldo tem até se movimentado bem, mas por ter colocado água no chopp do projeto que nasceu de cima pra baixo. Givaldo foi ousado, corajoso, mas foi além, ao constranger o governador enviando-lhe uma carta e abrindo para a imprensa e, consequentemente a população. Eduardo não se pronunciou ainda sobre Garanhuns, e pode ter se sentido pressionado. Os dirigentes do PSB não devem estar muito satisfeitos para encampar esta nova candidatura de Givaldo. É o que acho! No entanto, o empresário segue otimista.

Givaldo seria a primeira escolha para o plano B, caso tivesse se colocado somente como opção, e não como guerreiro do contra.

O PSB teria agora portanto duas alternativas e vários nomes.

A primeira seria procurar ainda dentro da legenda alguém que pudesse representar o partido e aglutinar, juntar os cacos e os aliados. Seria agora uma espécie de terceira via entre Antônio João e Givaldo. Não é fácil pois muita gente já se afastou, porém se viesse como missão, quem sabe... podia ser... Voltamos então àquela lista que todos já conhecem... Nivaldo, Pedro, Ivo, Márcio, Ivan, Paulo, etc. Alguém que pudesse unir os vários lados.

A segunda seria procurar um bom nome nos partidos aliados, mas não tem muitos agora no jogo. Todos foram tratados como oposição, dentre eles, e principalmente, Izaías Régis, ou qualquer um com a chancela do prefeito Luís Carlos. O resultado da ação do PSB foi afastar todo mundo, unindo do outro lado, como Silvino, Zé da Luz e o próprio prefeito.

E aí vai uma observação sobre Zé da Luz, a opção mais forte e próxima do PSB. É certo que ele demonstrou estar magoado por ter sido preterido da indicação oficial em detrimento de Antônio João, e ele gostaria que fizessem com ele o que estão fazendo com o prefeito de Lajedo, apoio irrestrito e incondicional, principalmente para quem figurou como líder nas pesquisas.

Como não veio e o PSB deixou Zé da Luz solto, naturalmente ele se aproximou ao grupo com quem esteve na última campanha, principalmente Silvino Duarte.

Mas se Zé da Luz tinha aguardado até agora para se pronunciar, aliás, nem isso ainda, tivesse aguardado mais um pouco, pois esta campanha poderia ainda cair no seu colo com o apoio palacial. Com a aproximação ao PSDB de Silvino, dificulta que Zé da Luz seja o plano B neste momento.

É certo que a campanha caminha para ser plural, ter várias candidaturas, mas nada se decidirá agora.

Os outros pré-candidatos e seus grupos neste momento demonstram estar melhor junto a população. Os grupos de Luís Carlos, de Silvino Duarte (Aurora), de Izaías Régis, de Zé da Luz e também do vereador Sivaldo Albino. (Tem ainda Paulo Camelo)

Portanto, os erros do PSB estadual dificultaram até o plano B, se é que ele ainda será possível.

Diz a enquete: Jazz consolidado em Garanhuns! E Carnaval, quem sabe..


Procuramos saber se depois de cinco anos de jazz ele já está consolidado e se tem espaço para o retorno do carnaval tradicional em nossa cidade. É bom registrar que a folia de Momo não acabou de tudo. Alguns blocos resistem nos bairros, principalmente no Magano e Boa Vista. E com maior estrutura tem o Desfile das Virgens e o Bloco da Saúde, na quinta e sexta pré-carnaval. Ambos continuam mostrando que muita gente fica em Garanhuns durante a festa e gostaria de ver o município voltar a fazer o carnaval da época de Zé Inácio e Ivo Amaral.

Mas o Jazz é um sucesso, o evento a cada ano consegue visibilidade, competindo com o apoteótico carnaval de Pernambuco, e as pessoas sabem disso. Não traz uma multidão de turistas para a cidade, mas traz gente das classes econômica e cultural muito interessantes. Alguns restaurantes abriram no carnaval e não gostaram do movimento, creio que porque não basta abrir, tem que entrar no clima.

Diante deste quadro de Garanhuns Jazz consolidado (o próximo prefeito tem a obrigação de dar continuidade) e de um carnaval que busca o ressurgimento, resolvemos ouvir nossos e-leitores, e oferecemos algumas frases para que pudéssemos montar o sentimento geral. Vamos conferir pela ordem das mais votadas.

Quanto ao nosso carnaval...

Devemos investir no jazz, este sim pode trazer dividendos turísticos, culturais e econômicos. 92 (44%)
Se tivesse, as pessoas viriam pra cá, como vão para tantas outras cidades do interior. 54 (26%)
É possível resgatar em nossa cidade e conviver em harmonia com o Jazz Festival. 40 (19%)
Não dá mais. As pessoas não querem mais ficar em Garanhuns. 39 (18%)
Carnaval de dia, Jazz de noite. 31 (15%)
Talvez um carnaval menor, somente para quem não pode viajar. 17 (8%)
Nem jazz, nem carnaval. Nada nada. 13 (6%)

Foram 206 votos, e pelas três primeiras mais votadas parece que as pessoas acreditam que dá pra conciliar Jazz e Carnaval. Os que dizem que Não Dá Mais, ficaram na quarta colocação, praticamente em empate técnico com a terceira, sendo 20% dos nossos e-leitores.

Acho até que se tivéssemos um carnaval de qualidade, seria até um atrativo a mais para os frequenteadores do Jazz, pois é grande o número de pessoas que curtem os dois estilos.

Tá aí!

Assassinato da professora Cláudia Monteiro repercute em Garanhuns e São João


Cláudia Monteiro era professora muito querida no Colégio Santa Sofia. Natural de São João, onde ainda hoje residia, recebeu recentemente uma quantia de dinheiro devido um seguro de vida deixado por uma de suas irmãs, falecida há pouco mais de três meses.

Cláudia estava na frente de sua casa com sua mãe, outra irmã e algumas amigas, na noite desta sábado, dia 25, quando dois homens encapuzados em uma moto se aproximaram, buscando invadir a residência, e com a reação de Cláudia, impedindo a invasão, dispararam vários tiros, praticamente todos na cabeça da professora. (com informações do blog do Kleber Cisneiros)

O crime repercute nas duas cidades. Em São João ainda mais. Depois do ataque cardíaco que vitimou Álvaro Antônio em pleno carnaval, esta morte agora é ainda mais trágica, pela violência a uma pessoa que semeava o bem e tinha, assim como Álvaro, uma legião de amigos.

Estudei com Cláudia no Ginásio do Arraial, assim como outras amizades da época que moravam na cidade vizinha como Enavane, Helena e Evaldo. Ainda esta semana, encontrando Enavane (irmã de Tenorinho e Etiane Falcão) perguntei pelos colegas da época de colégio, e claro, falamos sobre Cláudia, que estava bem, ensinando já há bastante tempo no Santa Sofia, sem deixar sua terra natal. 

É outra grande perda que o município de São João tem em poucos dias, daquele tipo de alma boa que faz falta no cotidiano da cidade.

Aos seus alunos e colegas do colégio Santa Sofia, aos seus amigos e principalmente aos seus familiares que têm mais uma perda em poucos meses, nossa sincera solidariedade, e que encontrem a paz necessária para prosseguir com a jornada!

Vejam abaixo a mensagem pelo falecimento da irmã de Cláudia, Kézia Cristhiane Monteiro Vilela.

Fonte: Blog do Edney Souto

Garanhuns pode sediar eventos FAN FEST durante Copa do Mundo da FIFA


A fan fest da Copa 2014 não ficará restrita ao Recife. Ao todo, o estado deverá ter 13 cidades com centros de entretenimento focados para o Mundial. Palcos com telões em alta definição para a exibição dos 64 jogos da competição, além de uma agenda cultural recheada e gratuita. Oficialmente, Pernambuco terá apenas a fan fest da capital, mas o governo do estado vem negociando com a Fifa para conseguir a autorização das imagens das partidas para criar os fan parks, que são, na prática, fan fests com dimensões reduzidas e sem o selo da Fifa.

Em Pernambuco, a escolha das cidades vai seguir a estrutura das regiões de desenvolvimento (RD), com as maiores cidades de cada área. Espaço para municípios importantes para a economia do estado, como Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Araripina e Petrolina.

O governo quer, ainda, tranformar as fan parks em espaços temáticos relacionados com o São João, uma vez que a Copa do Mundo vai acontecer entre os meses de junho e julho. Neste ano, por sinal, uma comitiva da Fifa deverá ser convidada para o São João de Caruaru, a maior cidade do interior do estado, com 300 mil habitantes.

A decisão da Fifa sobre as fan parks deve sair ainda neste ano, pois o estado já planeja a busca por patrocínios. Por sinal, caso as marcas sejam diferentes daquelas já fechadas para a Copa, o estado deverá buscar outros segmentos, para não haver choque de interesses.

Os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul também demonstraram interesse em descentralizar as fan fests. As diretorias dos três locais já entraram em contato com a Fifa, mas todos isoladamente. Toda a parafernália das fan fests, como telão e som, é de responsabilidade da Fifa. Para reduzir custos, a entidade que comanda o futebol deverá acertar acordos com fornecedores brasileiros. Mais de 40 foram contactados.

.
AGORA COMIGO: E aí? Perdemos a oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo como sub-sede. Não podemos perder esta nova chance.
.
fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/

Capoeiras: O Investimento na Educação


Em 2009, quando começou a administração atual, Capoeiras só tinha um ônibus velho, os professores ganhavam menos de 500 reais por mês, a merenda era pouca e de má qualidade e as escolas estavam todas em péssimas condições.

Hoje os professores estão valorizados com o PCC e um bom salário, têm direito a rateio, as escolas estão sendo recuperadas, a merenda é boa e farta, foram instalados telecentros para atender aos estudantes, realizados grandes desfiles cívicos no sete de setembro e comprados cinco ônibus novos, que servem aos alunos da cidade e dos povoados.

Pela primeira vez o estudante da zona rural têm direito a andar confortavelmente em um ônibus. Com trabalho e seriedade Capoeiras melhorou bastante no setor de educação.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.

Na foto os 5 ônibus comprados na atual gestão com recursos do FNDE.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.