quarta-feira, 14 de março de 2012

Festival de Inverno 2012 começa a ser discutido entre prefeitura e governo do estado


Uma reunião com membros do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns marcou a continuidade dos preparativos do 22º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece em Julho. O Encontro realizado nesta segunda-feira, dia 13, teve como pauta a Elaboração do Plano de Evacuação da Esplanada Guadalajara. O plano compreende toda a infra-estrutura composta por Segurança, Trânsito, Camarotes, Barracas; e tudo o que contempla o público, no intuito de evitar situações de emergência ou de calamidade.

“Garanhuns vai dispor de um plano de segurança eficaz no FIG. Pois estão sendo criadas mais saídas de emergência, para beneficiar o público presente”, adiantou a consultora e coordenadora do Festival de Inverno de Garanhuns, Nena Pachêco, que complementou: “segurança é planejamento. Nos pautamos nas possibilidades de acontecimentos ruins, e previamente buscamos as soluções. Pois se eles acontecerem, já teremos as respostas”, relatou Nena. Este foi o terceiro encontro para traçar o planejamento do FIG 2012. A secretária de Turismo de Garanhuns, Ana Nery, participou do Encontro.

Integram a elaboração desse Plano, a Secretaria de Defesa Social – SDS, as Polícias Civil e Militar de Pernambuco, bem como o Corpo de Bombeiros; a Secretaria de Cultura, além da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – AMTT. Segundo a Coordenadora, haverá um aumento do efetivo policial, na parte interna do FIG, localizado na Guadalajara - oriundos do 1º Batalhão de Trânsito. O reforço quanto a segurança do evento também acontecerá. As ações de fechamento do acesso a Guadalajara, com a realização de revistas por parte da Polícia Militar continuarão a ser adotadas nesta edição do Evento.

Esta é pra turma da bicicleta!

Olha só o que o Giba postou no facebook:
.

Estamos tentando montar um grupo "AMIGOS DO PEDAL" pra podermos sair por ai pedalando, para futuramente montarmos um grupo para trilhas. Então: Nesta quinat-feira, dia 15, às 5:45 da manhã, faremos uma concentração na frente do Parque Euclides Dourado, para partir às 6:00 (da manhã) até São João e voltar.

Eliane Simões é nomeada Diretora de Organização Internacional de Educação


Tendo em vista o brilhante desempenho de suas ações e importante papel na educação de Garanhuns e Região, a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Eliane Simões Silva Vilar, agora é destaque internacional.

Na manhã da terça-feira, 13 de março, a Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), Instituição que tem representatividade em 22 países, cuja finalidade é promover a qualidade educativa e a internacionalização do ensino, reconheceu o trabalho da presidente da AESGA e anunciou a nomeação de Eliane Simões Vilar como Diretora Regional da Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE) para o período de 2012/1013.

A nomeação vem a justo merecimento de sua capacidade, sua tenacidade profissional manifestada por meio da sua gestão junto a Autarquia Municipal de Garanhuns, bem como a sua intencionalidade em estabelecer alianças profissionais e institucionais direcionadas ao fortalecimento e desenvolvimento da educação.

De acordo com Ubaldo Meza Ricardo, Presidente da ODAEE, dentre as ações, o diretor regional tem a finalidade de manter a efetividade da missão institucional com o apoio voluntário e solidário de profissionais que gozam de prestígio, ética e elevadas competências para representar a organização em todo o sistema de sua nação e que manifestem disposição para assumir o cargo honorífico.

A entrega da credencial da nova Diretora Regional da Organização das Américas para a Excelência Educativa será dia 28 de abril, no Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro.

REVIRAVOLTA - Antônio João renuncia AMUPE e Lajedo e é candidato em Garanhuns


Esta quarta-feira ficará marcada pelas fortes emoções na política garanhuense. No início do dia repercutiu uma nota do jornalista Inaldo Sampaio em que afirmava, segundo suas fontes, que a candidatura de Antônio João em Garanhuns seria retirada. Porém, nesta tarde, uma reviravolta supreendente, também o blog do jornalista, aponta que Antônio João renuncia no final do mês não apenas a prefeitura de Lajedo, mas também a presidência da AMUPE, que será dirigida por Jandelson Gouveia, prefeito de Escada.

O dia deve ter sido turbulento nas hostes socialistas, para se chegar à reafirmação da candidatura de Antônio João. A possível desistência já vinha sendo esperada há alguns dias, desde quando foram divulgados áudios em que o prefeito de Lajedo faz comentários que acabaram expondo aliados e lideranças políticas da região e do estado.

Porém a nota que explica a candidatura de Antônio João em Garanhuns no blog de Inaldo Sampaio é técnica, e discute somente a situação jurídica que poderia ser levantada sobre a itinerância do prefeito, mas o problema em nossa cidade não é este, é a clara falta de inserção política, a forte rejeição social e os problemas gerados com a chegada desta candidatura, que provocou um verdadeiro terremoto na cidade, desarticulando alianças e expondo a figura do governador a um desgaste.

Porém, com a nova nota de Inaldo Sampaio, o nome de Antônio João volta ao processo, e deve, apoiado no governador, buscar uma nova reinserção em Garanhuns, uma nova oportunidade e a partir de abril, colocar o bloco na rua.

O ditado é antigo, mas ainda cabe: Fica o dito pelo não dito!

E ponto final!
.
ENQUETE:
Aproveitando o assunto, encerramos nossa enquete sobre justamente uma possível desistência de Antônio João. Perguntamos:

Antônio João deve renunciar sua condição de pré-candidato em Garanhuns?


Tivemos 355 votos, com 263 (74%) e-leitores acreditando que sim, ele deveria renunciar à sua candidatura em Garanhuns. Apenas 92 (26%) votos apoiam a continuidade do projeto do prefeito de Lajedo na Suíça Pernambucana.

Cursos beneficiam Comunidades Quilombolas



Durante este mês de março, serão ofertados três cursos que beneficiarão membros das Comunidades Quilombolas de Garanhuns. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social, através do CRAS Quilombo. O curso de Bordado será desenvolvido junto a 20 costureiras da Comunidade do Tigre. Na localidade, também será iniciada a Escola de Percussão do CRAS Quilombo. Já o curso de Pintura, que será ofertado em parceria com o Projovem, será realizado nas Comunidades do Castainho e Estivas, contemplando 40 jovens das referidas localidades, que já contam com o projeto “Quem Conta um Conto – Valorização da Identidade Negra e Quilombola”.

QUEM CONTA UM CONTO - A ação beneficia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oriundas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e acontece em parceria com o Projovem. A idéia é que a Comunidade se reconheça, conheça sua história e sua importância para o Brasil e para o município de Garanhuns.

As atividades do Projeto acontecem na Biblioteca da comunidade, de segunda a quinta-feira, nos horários de 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, paralelo às atividades escolares. O trabalho é desenvolvido junto a 50 crianças e adolescentes, sendo composto por quatro módulos: Produção de texto; Contação de histórias; Teatro/dança e música; e Pesquisa orientada. Os módulos são ministrados por cinco instrutores.

“Nós observamos que tanto as crianças quanto as famílias estão engajadas nessa oportunidade de descobrir suas origens. O que tem nos deixado otimistas e certos de atingirmos todas as expectativas”, declara a coordenadora do CRAS Quilombo, Thaysa Vilanova.

Palestra na CDL: Tema: Consultoria – Informática na Gestão, Contábil e Tributária

Data: 15 de março de 2012, quinta-feira
Horário: 19h30min

Não é fácil ser empresário... preocupações de inadimplência, logística na aquisição de produtos, concorrentes nem sempre leais, alta taxa de juros, dificuldade de encontrar profissionais competentes e tantas outras que afligem os empresários.

Além destas, com a complexidade do ordenamento tributários nacional, começa a ser IMPORTANTÍSSIMO o entendimento dos ditames tributários que tocam nas empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços. Pagar menor tributo pode ser sinônimo de maior lucro, desde que a decisão não comprometa a legalidade do ato (sonegação) nem incorra em gastos administrativos.

O planejamento tributário deve ser incorporado ao planejamento empresarial, uma vez que de nada adianta reduzir tributos e aumentar as despesas com a manutenção contábil da empresa.

Palestrantes:

José Lindenberg Julião Xavier Filho (Consultor Contábil, Jurídico e Administrativo) e sócio da SEVEN Assessoria Empresarial. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração (FAGA), graduando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), especialista MBA em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especializando em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professor concursado (2008) da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), onde leciona as seguintes disciplinas: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Matemática Financeira e Trabalho de Conclusão de Curso, sendo ainda orientador de planos de negócios e monografias.

Raimundo Barreto (Consultor em Informática na Gestão) e diretor da ÍCONI Informática. Técnico em Processamento de Dados e Análise da informação. Trabalha há mais de 22 anos com automação comercial, industrial e consultoria em Informática na Gestão. Experiência em criação de metodologia de ensino de Informática para Profissionais, desenvolvido para/em parceria com entidades tais como: FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SENAI, SENAC, SEBRAE, CDLs, Associações Comerciais, Escolas e Franquias de Cursos de Informática de diversos estados do Brasil.

O Consultor de Informática e Gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios, com aplicação de ferramentas administrativas, otimizando o uso da tecnologia da informática para micro, pequenas, médias empresas e indústrias com vista à eficácia de resultados.

Está apto a apoiar a coordenação de Departamentos de Informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

A ÍCONI Informática é uma empresa que atua desde 1994 na área de informatização da gestão empresarial, executando trabalhos de consultoria, revenda, implantação, treinamento e suporte técnico em sistemas de Gestão empresarial.

Novas imagens dos empreendimentos industriais em Garanhuns


A Fábrica de Guardanapos e Papéis Brasileiro tem 35 funcionários e tem planos de contratar mais 44 nos próximos dois meses, com a ampliação da produção e a instalação de um anexo somente para higiênicos.



A Fábrica fica situada no Bairro Dom Tiago Postma, e exporta para vários estados do Nordeste. Muita gente não sabe, e a visita organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns foi justamente para mostrar a possibilidade de continuarmos crescendo no setor. A Fábrica de Guardanapos tem apenas 3 anos e já é uma das maiores do Nordeste. E de filhos de Garanhuns.

A nova Fábrica da Nordestina contará com três amplos galpões como este, e pode contar com até 400 empregados. Há planos de produção de Run e Whiskye, além dos tradicionais vinhos, cachaças e o novo carro-chefe da empresa, a Vodka Nordoff

A Fundição Só Ferro conta com 14 funcionários. Todos os empreendedores visitados têm vínculos fortes com Garanhuns e demonstraram satisfação com os serviços oferecidos pela prefeitura para as ampliações de suas indústrias. A Cidade das Flores tem agora três fundições.

A previsão é de que a nova fábrica da Nordestina seja inaugurada em junho ou julho. A antiga fábrica será entregue aos investidores do Shopping Garanhuns. A Nordestina estará nas antigas instalações da CID - Companhia Industrial de Doces, que está passando por grande reforma.

A popular Alimentos tem um mix de mais de 70 produtos. Antes eram apenas doces. Os donos são de Garanhuns, mas fizeram sucesso com a fábricação de doces populares em Arapiraca, crescendo, virando uma fábrica e hoje exportando para vários estados do Nordeste. A ideia é estar funcionando em 60 dias.


Todos os empresários foram ouvidos. A exemplo de Cirilo Veloso, todos mostraram querer continuar investindo na cidade. Vimos também a implantação da futura fábrica de insumos AGRON, de José Maria da empresa Milk.

Pudemos também conhecer vários produtos da Popular Alimentos, que montou um stand especialmente para receber a imprensa garanhuense, já no prédio que receberá as instalações da fábrica.

A fábrica de Cocadas Mais Sabor produz mensalmente quase 14 mil bandeijas, nos sabores côco e côco queimado, e outros sabores sob encomenda. A fábrica está em novo prédio devido o aumento dos pedidos. Assim como a Mais Sabor, outras pequenas, micros e médias indústrias estão transformando a cidade, principalmente na periferia. Fábricas comunitárias também, de produtos populares como sabão e vassouras. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, essas pequenas indústrias assimilam mãos-de-obra que somadas podem representar mais que grandes indústrias automatizadas. E na maioria das vezes a renda pode ser ainda maior, pois existe uma tendência das pessoas montarem seus próprios negócios, com o apoio do município e de entidades como o Sebrae.

Participe do Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco


O Programa Pernambucano da Qualidade (Propeq), coordenado pela FIEPE, prorrogou as inscrições do Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco (PQGP) até 16 de março. A medida oferece às entidades um prazo maior para participar da premiação que é o maior reconhecimento público do Estado às instituições que investem em práticas de excelência gerencial. Os interessados podem se inscrever aqui. Mais informações pelo telefone (81) 3412-8466 ou pelo propeq@propeq.org.br.

"Participar do PQGP é mais do que concorrer a um prêmio, é uma oportunidade das empresas aumentarem sua competitividade", afirma a secretária executiva do Propeq, Cynara Melo, completando que as entidades participantes recebem treinamentos, passam por avaliações do sistema gerencial e ganham um relatório com seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. As instituições que atingem determinado número de pontos recebem os troféus Ouro, Prata ou Bronze.

Podem participar empresas pernambucanas, públicas ou privadas, de todos os portes e também entidades do terceiro setor como ONGs. Caso os interessados desejarem esclarecer dúvidas sobre a premiação, basta solicitar a visita "in company" da equipe técnica do Propeq. Empresas filiadas aos sindicatos associados à Federação têm desconto na inscrição.

O governador vem a Garanhuns

A agenda de Eduardo Campos ainda está sendo fechada, mas já é certo que ele estará em Lajedo, em inaugurações que marcarão o final do governo de Antônio João por lá, dia 23, uma sexta-feira.

Porém na agenda do governador está o anúncio de uma UPA Especialidades Odontológicas para Garanhuns, provavelmente no terreno do Hospital Dom Moura. O anúncio deve acontecer em Garanhuns, e provavelmente na quinta-feira, dia 22.

Portanto a agenda é estritamente administrativa, porém com consequências políticas. Pode ser o primeiro momento em que o governador fará alguma declaração quanto ao momento político de Garanhuns, a vinda do prefeito de Lajedo para cá, que segundo ele é por uma ordem sua, uma missão direta exigida por Eduardo Campos, e também sobre a forte rejeição sofrida por Antônio João, ainda mais agora depois da divulgação de áudios em que ele detona com partidários.

Eduardo Campos é experiente, mas não está conseguindo fazer a leitura correta da realidade garanhuense. Por enquanto imagina que pela forte aprovação que teve nas urnas coinseguirá sozinho, contra tudo e contra todos, eleger seu candidato a prefeito por aqui, segundo Antônio João, tirando os adversários nos bastidores.

Pode até acontecer, e todos estarem enganados, acontecendo uma grande reviravolta política na cidade, com a população seguindo Eduardo Campos. O primeiro termômetro vai mostrar a temperatura dia 22, e claro, dia 23, também, e o cenário começará a ficar mais claro.

Antônio João sabe que está só, criticou até aqueles que agora o fazem companhia, e sua única esperança é que de fato, o governador o ponha nos ombros.

Garanhuns vai sediar Encontro Pernambucano de Empresas Juniores

Clique para ampliar


O Encontro Pernambucano de Empresas Juniores que acontecerá de 29 de março a 01 de abril aqui em Garanhuns.
O EPEEJ – Encontro Pernambucano de Empresas Juniores – é o maior evento do MEJ Pernambucano. Realizado pela FEJEPE (Federação das Empresas Juniores de Pernambuco) e organizado por membros das principais EJ do Estado, o evento chega a sua 7ª edição em 2012.

Através do tema “Jovens Líderes: construindo idéias, atingindo resultados”, o EPEEJ 2012, terá como objetivo integrar e desenvolver empresários juniores e profissionais de mercado por meio de cases, palestras, rodadas de discussão e workshops.
 
Espera-se impactar nossa economia com o evento, e mostrar Garanhuns a jovens empresários pernambucanos, que estarão participando das discussões, workshops e tudo mais.
.
Para saber mais:
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.