segunda-feira, 19 de março de 2012

Izaías Régis vai a Brasília falar com Ministro sobre a FAMEG

Mais de mil vestibulandos concorreram a uma vaga na FAMEG

Izaías Régis resolveu reforçar a luta pelo funcionamento da FAMEG. O deputado estadual está marcando uma audiência com o Ministro da Educação Aluízio Mercadante para que possa argumentar e mostra-lhe a documentação da instituição de ensino superior de Garanhuns, que autoriza seu funcionamento, aliás, como de outras dezenas de faculdades de medicina pelo Brasil que foram beneficiadas com a nova legislação do MEC para o setor, transferindo as instituições autorizadas pelos Conselhos Estaduais para a esfera federal, automaticamente conforme Diário Oficial.

Para esta audiência, Izaías soliciou do ITPAC/FAMEG que adiantasse a documentação, que já lhe foi enviada e encaminhada para Brasília. Assim, espera o deputado, o Ministro possa tomar conhecimento, e quando da audiência, já estar a par do assunto.

A FAMEG através de seus diretores e advogados continuam pleiteando junto ao Ministério da Educação, pela via administrativa, e judicial, o retorno de suas atividades, e esta semana comemorou a indicação de seu diretor-administrativo, Dr. Nicolau Esteves, para a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins.

Izaías Régis se mostrou bastante motivado, e espera que, junto a outros defensores que a Instituição tem em Brasília, a exemplo de deputados e senadores, possa convencer o Ministro da legalidade da Faculdade de Medicina de Garanhuns e assim conquistar o breve retorno das atividades acadêmicas.

Prefeito de Itaquitinga presta contas das ações de seu governo na Câmara Municipal



Demonstrando transparência na administração, e como forma de respeito à Câmara de Vereadores, representantes da população de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Prefeito Dr. Geovani Oliveira, prestou contas de suas ações à frente do executivo municipal, na última quinta-feira.

A cerimônia lotou o plenário da Casa Legislativa, com representantes de diversos segmentos da sociedade.

Dr. Geovani detalhou ações em todas as áreas de sua administração, bem como apresentou projetos que estão sendo elaborados e que em breve devem se tornar realidade.

Desde o início da gestão, Geovani se mostrou disposto a fazer uma gestão aberta, com informação e conversando diretamente com as pessoas. Foi assim agora com a Câmara, mas foi também através dos meios de comunicação, através da rádio local com o programa Café com o Prefeito, e até no cotidiano, quando participa de todos os eventos e dá atenção direta a cada cidadão.

Geovani Oliveira se fez acompanhar por diversos secretários municipais, pelo vice-prefeito e por outras autoridades do município.

Ministério Público do Estado se pronuncia contra Antônio João Dourado


A Promotora de Justiça, Dra. Marinalva Almeida, coordenadora administrativa das Promotorias de Garanhuns, fez encaminhamentos ao Procurador-Geral, Dr. Aguinaldo Fenelon, e à Associação dos Promotores de Pernambuco para a adoção das providências que entenderem cabíveis quanto às declarações do prefeito de Lajedo, e presidente da AMUPE, Antônio João Dourado, gravadas e divulgadas recentemente nas redes sociais.

No áudio, Dourado diz ignorar a instituição Ministério Público, e usa termos pejorativos para comparar os Promotores de Justiça.

Segundo Dra. Marinalva, todas as providências serão tomadas, pois não se pode tratar desta forma uma das instituições de mais credibilidade no país, um dos pilares da justiça. Um advogado deverá ser acionado pela instituição, e provavelmente uma nota, através da Assessoria de Imprensa da Associação dos Promotores deverá ser divulgada, contestando as declarações do prefeito de Lajedo.

A gravação é uma continuidade de outras já divulgadas anteriormente, quando Dourado faz insinuações pessoais a correligionários e também expondo um provável plano do governador para sua campanha eleitoral na cidade.

A promotora da Vara da Infância e Juventude na comarca de Garanhuns, afirma: “Acho que a conduta desse senhor não pode ser ignorada, ele ofendeu a instituição inteira, aliás, a terceira mais respeitada no país.” – Conclui Dra. Marinalva Almeida.

.
Confira a nota do Procurador-Geral do Estado, Dr. Aguinaldo Fenelon.

O Ministério Público de Pernambuco, por seu Procurador-Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon (foto), acerca das declarações do presidente da Amupe e prefeito da cidade de Lajedo (PE), veiculadas no Blog do Magno Martins, nesta segunda-feira (19), sob o título “Antonio Dourado passa dos limites e desqualifica Ministério Público”, vem esclarecer à opinião pública do Estado de Pernambuco que todas as medidas judiciais cabíveis serão adotadas contra o ato delituoso assacado contra o Ministério Público e seus membros.



Por oportuno, tranquiliza o povo pernambucano no sentido de que não serão declarações como esta que esmorecerão o compromisso do Ministério Público em defesa dos interesses sociais e da cidadania, mas, ao contrário, demonstram que a livre atuação do Ministério Público vem incomodando aqueles que, até então, atuavam sem a necessária fiscalização.


Finalmente, lamenta que declarações desse nível tenham partido do representante dos prefeitos pernambucanos.

Aguinaldo Fenelon -
Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco

(blog do jornalista Roberto Almeida)

Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos


Gente, como uma forma de homenagear o Rei Luiz em seu centenário, acho que seria interessante homenagear seu sucessor, o conterrâneo Dominguinhos, batizando a Praça Gudalajara de ESPLANADA CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS! E em vida, que seria mais importante e imponente, com uma estátua do nosso querido sanfoneiro.

Aliás, já existe um projeto de Abelardo da Hora de fazer uma estátua de Dominguinhos naquela praça. O projeto estava no Ministério do Turismo.

Não sei como anda.

Não se pode titular nomes de logradouros públicos em homenagem a pessoa viva, mas acho que neste caso, deveria se abrir uma exceção. Mesmo que agora fosse somente de fato, para no futuro se tornar de direito!

9º BPM recebe camionetes para patrulhamento rural

.
Foram entregues nesta segunda-feira, 19, pelo Governo de Pernambuco, 100 caminhonetes para incrementar a frota das Polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros. Unidades dos Órgãos Operativos sediadas na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado receberão reforço de viaturas.

Na Polícia Militar, o maior número de camionetes será destinado a cidades localizadas no interior de Pernambuco para incrementar a Patrulha Rural, totalizando 75 viaturas para esta modalidade de patrulhamento.

Municípios como Nazaré da Mata, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Palmares, Ouricuri, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolândia, Belo Jardim, Salgueiro, Surubim, Vitória de Santo Antão, Cabrobó, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista, vão receber reforços com os novos veículos.
.
fonte: http://www.ne10.com.br/

Os grupos políticos de Garanhuns - 2012, o divisor de águas

Continuando o post anterior, entendendo que chegamos em 2012 com os grupos políticos em Garanhuns enfraquecidos historicamente.

Quando o governador ratifica um projeto de trazer um político de fora para disputar a prefeitura da cidade, é claro que ele faz uma leitura de que o complexo político em nossa cidade está desgastado, e aposta nisso para eleger o seu candidato. Eduardo Campos não tomaria esta decisão se não estivesse baseado em pesquisas, porém acertou na doença e errou no remédio.

E assim, deste episódio conturbado, nossos grupos políticos ganham a oportunidade de fortalecerem, e isto só se fará com união. Políticos como Silvino, Izaías e Zé da Luz já perceberam isso, e deram passos no sentido do consenso. Buscar as convergências aceitando as divergências. Procurar o que os une, e agora, é o projeto de futuro para Garanhuns.

Com isto poderá haver a redenção, com uma união que não vise somente o sucesso eleitoral, mas um projeto para a cidade, com o reforço político, melhorando nossa representação fora dos nossos limites.

Precisamos reviver os áureos tempos quando tínhamos secretários de estado, deputados federais e até senadores formados no cotidiano de nossa cidade. Isto é uma questão estratégica de desenvolvimento. Enquanto Caruaru e Petrolina melhoraram suas representações, qualitativamente e quantitativamente, Garanhuns parou por 20 anos no tempo. Encolhendo sua força política. Hoje Caruaru tem duas secretarias, Laura Gomes e Raquel Lyra, além do vice-governador. Petrolina tem Ministro, Fernando Bezerra Coelho, tem secretários Ranílson Ramos e deputados federais, FBC Filho e Gonzaga Patriota.

Poderíamos estar assim se há 15 ou 20 anos os grupos não tivessem se dilacerado tanto, e os projetos pessoais não fossem maiores que os interesses de Garanhuns.

Por isto, 2012 tem que ser o ano da retomada dos grupos políticos fortes de Garanhuns, da impulsão, e isto só vem com a união, com o debate e a participação da sociedade, colocando 2014 e 2016 já na mesa de discussão, fortalecendo o conjunto das forças e gerando novas oportunidades, líderes e investimentos para a Cidade das Flores.

Perdemos muito tempo com cada líder político local tendo seu próprio grupo político, chegou a hora de pensar maior. Por Garanhuns!

Os grupos políticos de Garanhuns


Já dizia Magalhães Pinto, acho que foi ele, embora há quem atribua a Tancredo Neves, - "Política é feito nuvem, cada vez que se olha tem um novo desenho, um novo formato, tudo muda."

Na política de Garanhuns a situação é ainda pior. Creio que todos os políticos já estiveram em todos os palanques, contra e a favor. Exemplos: Bartolomeu, Silvino, Luís Carlos, Izaías Régis, Zé da Luz, Sivaldo, Givaldo Calado, e uma trezena de vereadores. A grande, grandessísssima, maioria já foi contra e a favor a todos eles.

A cada eleição, mexem-se as pedras do dominó e ninguém sabe na próxima com quem estará.

Em Caruaru e Petrolina, cidades com as quais queremos comparar Garanhuns, existem sempre grupos políticos mais sólidos, e outros satélites que se aproximam, mas a base é quase sempre a mesma. Imagino que os apoios por lá sejam formatados em cima de projetos coletivos, quando um ganha, o grupo ganha. Em Garanhuns quando termina a eleição, ninguém tem compromisso com ninguém. Assim, não se fortalecem bons grupos políticos. Ficam somente alguns assessores mais próximos, e muitas vezes nem são nomeados a nada. Não há muito espaço no estado para os garanhuenses.

Por não termos formado bons grupos políticos, não temos gente de Garanhuns em nenhum cargo de mais valia no estado. Digam-me rapidamente quando tivemos um Secretário de Estado de Garanhuns? Quem representa Garanhuns no governo estadual?

...E nem segundo escalão. Não tem um só órgão estadual sendo gerido por garanhuenses. Tem?

Silvino saiu bem avaliado da prefeitura mas não engatou um bom cargo no governo de Jarbas, tinha Aurora deputada e somente conseguiu o financeiro do LAFEPE. Luís Carlos já anunciou aposentadoria para quando deixar a prefeitura. Prefeitos como Bartolomeu e Ivo Amaral também deixaram a prefeitura bem avaliados, mas não foram aproveitados numa sequência de crescimento político. Aliás, todos os ex-prefeitos da história recente não conseguiram ascensão estadual, ficaram por aqui mesmo. Nem força tiveram para indicar um secretário. No máximo, eleição de deputado, mas nunca o executivo estadual.

Nem as lideranças estaduais lembram de seus grupos de Garanhuns na hora de indicar. Inocêncio Oliveira, Humberto Costa, José Queiroz, e até Armando Monteiro. Praticamente nenhum partido vê nos garanhuenses bons nomes para uma indicação estadual, sendo da frente popular ou da antiga União po Pernambuco.

Faço esta crítica porque acredito que este fato se deva à falta de grupos políticos sólidos, de gente que não mude de lado a cada dois anos. Portanto, grupos fortes e respeitados no cenário pernambucano, e olha que a culpa nem é total dos políticos maiores, mas da base, que poderia cobrar um bom projeto político para montar uma estrutura de apoio. 

Talvez a última vez que tivemos lado em Garanhuns foi no tempo de MDB e ARENA, depois disso, muda a cada eleição.

E não escrevo isto para alguém desavisado tentar elogiar Antônio João, e coisa e tal, e voltar com aquela colocando todos no mesmo balaio, pois não incluí seu nome nesta crítica porque não considero o político como sendo, ou tendo, repercussão nos últimos dez anos em Garanhuns, todos os outros, ao menos, estiveram lutando, cada um da sua maneira, por esta cidade, enquanto Antônio João tentava fazer de Lajedo a maior cidade do Agreste Meridional.

A intenção desta crítica é na verdade fortalecer nossos melhores nomes, mas que estes entendam que chegou a hora de pensar em unir os grupos políticos existentes, que possam construir projetos de médio e longo prazo, e não somente visando a eleição daqui a alguns meses.

AESGA ganha mestre em Engenharia de Produção

Exiba Imagem1.png na apresentação de slides

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comemora mais uma importante conquista de seus docentes. Aprovado no Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, o professor Miguel Alves é o mais novo mestre da Instituição.

Desde março de 2010, o Docente se encontrava em processo de formação na UFPE, na qual desenvolveu sua pesquisa com foco na Competitividade e Produtividade, que culminou numa dissertação de destaque sobre a Utilização de Gestão de Processo de Negócio em Instituição de Educação.

Para o Mestre, o momento agora é de comemoração. “Toda conquista exige dedicação, foco e desafios. Com isso fico feliz por contribuir com o crescimento da AESGA através desta conquista do mestrado em uma área de engenharia que atualmente apresenta grande demanda em ter pessoas com este conhecimento em nossa instituição. Agradeço a nossa Presidente, professora Eliane Simões, em acreditar, motivar e desafiar sempre a busca pela melhoria e qualidade de nossa Instituição de Ensino Superior”, afirmou Miguel Alves.

Encontro dos Amigos de Garanhuns... Política...



Em tese não há política no Encontro dos Amigos de Garanhuns, pois na sua essência a festa acontece como uma grande confraternização anual para se rever os amigos e relembrar histórias do passado. Portanto, o encontro é aberto, gratuito e todos que tenham alguma relação com o município devem participar.

A ideia surgiu em recife, para que os garanhuenses por lá pudessem se encontrar. Muito interessante, e a cada ano o evento tem crescido, este ano deve ter dado entre 800 e mil pessoas. O Círculo Militar ficou pequeno, apertado e muito quente, e ainda o atendimento pelos garçons foi insatisfatório, talvez a responsável pelo restaurante não tenha acreditado que daria tanta gente, mas o objetivo de aproximar as pessoas foi conseguido. Todos puderam conversar e depois curtir música.

Bem, e política, há na festa? É claro que há. Ninguém vai ser inocente de imaginar que não existe, principalmente em ano eleitoral, mas, como dissemos, o encontro é aberto. Ninguém está lá pedindo votos nem fechando chapas, mas neste momento, somente em aparecer, abraçar, sorrir e participar da festa traz dividendos de simpatia e aproxima as pessoas.

Mas ainda acredito que antes de pensar em eleição, os políticos que lá participam pensam nas amizades que vão encontrar, pois são quase sempre os mesmos nos últimos cinco anos, e todos eles ajudando de alguma forma a Cirlene Leite organizar a festa.

A imprensa em peso, principalmente os internéticos, estava por lá!

Dentre os políticos com mandato anotamos o Federal Fernando Ferro, e os prefeitos Geovani Melo e Eudson Catão, e o Deputado Izaías Régis, sem dúvida, o mais participativo. Estava também Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, e suplente de deputado. O ex-prefeito e ex-deputado Ivo Amaral estava com a família, sendo muito cumprimentado.

Dentre os pré-candidatos a prefeito em Garanhuns, haviam vários, como os próprios Izaías e Ivo, além de Givaldo Calado, Zé da Luz e Ivo Júnior, que ainda tem seu nome lembrado no PSB da cidade.

Alguns vereadores como Sílvio Sabino e Ary Jr.

Zé da Luz, sem barba, estava muito à vontade. Muito assediado, tirou fotos com todos, e sempre era convocado a falar sobre sua participação na eleição deste ano. No momento em que tirou várias fotos com Izaías, alguém perguntou: Quem será o futuro prefeito de Garanhuns? Antes que Zé respondesse, Izaías se antecipou: Aquele que for o melhor para Garanhuns. Se for Zé, estarei com ele, se for eu, espero que ele esteja comigo. Isto num clima de festa e de aproximação. É bom lembrar que foram os adversários mais ferrenhos há dois anos atrás.

Givaldo Calado saiu cedo, acompanhado de vários amigos, mas foi bastante cumprimentado pela postura diante dos últimos acontecimentos na cidade.

Ninguém de Garanhuns do grupo que hoje acompanha Antônio João Dourado esteve presente. Também nomes da oposição estadual como Silvino Duarte, Aurora Cristina e Sivaldo Albino se ausentaram da festa.

Não haviam muitos nomes ligados ao prefeito Luís Carlos, mas este também cooperou para a realização da festa.

Ninguém vai ser ou deixar de ser eleito porque participou do evento, mas vai ganhar a simpatia pois esteve ao lado das pessoas em um momento de descontração, em que se comemora a alegria de ser garanhuense e ter histórias para contar. Aos que não participam por conta de divergências políticas, fica o recado: deixe a política de lado e, no próximo ano, participe!

Pelo crescimento da festa, a (coitada) da Cirlene vai precisar de mais ajuda em 2013.

Bom Conselho inaugura Laboratório de Informática

Exiba Prefeita e Secretária.JPG na apresentação de slides

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, inaugura nesta segunda-feira (19) no Distrito de Logradouro dos Leões, o primeiro laboratório de informática da comunidade.

O laboratório de informática que recebe o nome de “Clécio Tenório Cavalcante”, será inaugurado no dia 19/03 às 9 horas da manhã.

O espaço digital em Logradouro dos Leões está localizado na Rua do Comércio, e dispõe de cinco computadores com acesso a internet. O local funcionará inicialmente duas vezes por semana, e vai atender prioritariamente crianças e adolescentes das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, alunos do Pró-jovem e PETI.

A prefeitura municipal pretende implantar até o final deste ano mais laboratórios, no distrito Lagoa de São José e na Barra do Brejo.

.
Na foto, a prefeita Judith Alapenha e a secretária Paula Frassinete conferem os computadores.

Belo Jardim comemora os 80 anos de Cintra Galvão

Exiba Cintra Galvão 127.JPG na apresentação de slides

A cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, parou, neste sábado (17), para prestigiar o ex-prefeito e ex-deputado Cintra Galvão. Comemorando 80 anos, com lucidez e força, Cintra mostrou que na política as ações e as palavras perduram, e o que foi plantado ao longo da carreira está sendo colhido até hoje como bons frutos. Num salão de festa lotado, cerca de 500 pessoas fizeram questão de dar os parabéns para Cintra. Entre elas, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), que saudou o político veterano, ao lado do correligionário, o senador Armando Monteiro Neto e o deputado estadual José Humberto Cavalcanti.
Exiba Cintra Galvão 032.JPG na apresentação de slides
 Em seu discurso, Côrte Real frisou a importância da família na vida do político e parabenizou, não só a Cintra, mas também a seus filhos e esposa. “Parabéns pela família e pela homenagem tão amorosa com eles organizaram esta festa”, disse o deputado, lembrando que Belo Jardim cresceu no comando de Cintra Galvão, o qual levou modernidade e desenvolvimento para a cidade. Centenas de políticos estiveram presentes na festividade, entre vereadores, deputados e senador; sem contar os amigos de Cintra Galvão.

Depois do almoço oferecido pelo aniversariante, o povo de Belo Jardim ainda pode curtir o som da banda Asas da América, que em cima de um trio elétrico agitou a noite da cidade.

O vereador garanhuense Ary Jr., esteve participando da festa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.