sexta-feira, 30 de março de 2012

Izaías continua com os encontros nos bairros

Exiba DSCF3818.JPG na apresentação de slides

Moradores dos bairros Aloísio Pinto e Mundaú acompanharam, nessa quinta-feira (29), a segunda reunião do Tribuna 14 na cidade de Garanhuns. A ideia é promover 21 encontros no total.

Dezenas de pessoas acompanharam a reunião, que foi coordenada pelo presidente do PTB Municipal, Wanderley Lopes, e pelo deputado Izaías Régis. Entre as reivindicações da população, a deficiência do atendimento nos postos de saúde (falta de médicos), a necessidade de construção de mais escolas e de áreas de lazer na comunidade, uma pista de atletismo e uma Casa do Idoso. Os moradores também cobraram a chegada do IML e do SAMU em Garanhuns.

Nesta sexta-feira, Izaías e seu grupo, estão visitando os bairros Dom João da Mata Amaral e Boa Vista.

EDUARDO CAMPOS: Apoio incondicional ou mais prazo para Antônio João?


Nem sim, nem não, o governador entrou mudo e saiu calado, ao menos para a imprensa, ao ser questionado sobre a questão eleitoral em Garanhuns, onde o seu partido está patrocinando a vinda de Antônio João, prefeito de Lajedo para ser o candidato na Suíça Pernambucana.

Quanto a este silêncio, acabou denotando duas situações. A primeira seria de total apoio, embora não tenha se pronunciado, mas como quem cala consente, o PSB e seu presidente estadual, continuam comandando o processo tal e qual foi gerado.

A segunda análise questiona este apoio incondicional. Algumas pessoas acreditam que o governador apenas adiou uma decisão que pode colocar um ponto final nesta candidatura, e que depende de duas situações: Antônio João deve unir, congregar os partidos da base aliada em Garanhuns, e a segunda, claro, aparecer nas pesquisas de intenção de voto. Para isto, a primeira ordem já foi dada, conversar com os principais nomes dos partidos que compõem a base de apoio ao governo estadual.

O primeiro chamado foi Zé da Luz, pelo próprio governador, e chegou a Lajedo já no meio da conversa. Inaldo Sampaio afirma que se Antônio João não se viabilizar, o ex-prefeito de Caetés ou a petista Rosa Quidute poderiam receber o apoio de Eduardo Campos.
A decisão final só deve acontecer em maio. Mas como a bola já está rolando, muito dificilmente Antônio João deixará de ser candidato.
Zé da Luz não se pronunciou depois da reunião se dará seu apoio a Antônio João, e assim alimenta as dúvidas. Já estaria fechado, pelo pedido direto de Eduardo Campos, ou foi somente o pedido para ficar ciente que poderia ser o plano B. Zé da Luz está sendo sondado também por outros grupos políticos de Garanhuns, e anda conversando muito sobre os projetos eleitorais.
Quanto a uma pesquisa veiculada pelo jornalista Inaldo Sampaio, em que se constata que "apenas" 12% da população ficou sabendo das gravações de AJD, há um certo desdém ao se analisar os números. É preciso qualificar este percentual. Quem são estes 12%? São formadores de opinião, são os médicos, estudantes, internautas, a classe média, etc. Que têm forte impacto social.

Atletas de Garanhuns continuam rotina de conquistas pelo país


O painel dos Esportes – “Garanhuns É Campeão”, instalado na Secretaria de Comunicação Social e Esportes de Garanhuns, conta com mais 4 novas medalhas e troféus, conquistados pelos atletas locais na Corrida das Pontes, disputada neste último fim de semana, em Recife. A disputa de porte internacional, se deu entre 5.500 atletas e os garanhuenses José Márcio na 2ª colocação, seguidos de Jair José, Cícero Vieira e Gilmar de Oliveira, no 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.

“Esse foi o resultado esperado. Demos o nosso máximo, conquistamos os outros dois destaques do pódio, bem como as outras duas colocações de destaque entre as cinco primeiras colocações. Estamos felizes. Afinal, não é fácil ficar bem colocado, quando a disputa acontece entre tantos participantes de alto nível, como nesse evento”, ressaltou o Treinador da Equipe de Atletismo local, Adegilson Mendes – o Bingo.

NA ESTRADA – Oito corredores que integram a equipe de atletismo local estarão participando da Corrida de Emancipação Política na Cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia, próximo sábado, dia 31 de março. A disputa acontecerá entre 700 atletas participantes. A prova é de 4,5 km.

Conheça o Guia Médico Unimed - Agreste Meridional


No site da UNIMED - AGRESTE MERIDIONAL, tem-se acesso a um guia médico, elaborado para você utilizar da melhor forma possível todos os recursos médicos e hospitalares que a UNIMED coloca à sua disposição.

você encontrará os hospitais autorizados a recebê-lo, as clínicas e laboratórios credenciados para prestar-lhe um serviço do mais alto nível e a relação dos médicos cooperados com os respectivos endereços de consultórios.

São quase 50 especialidades médicas para garantir mais saúde para você e sua família. Conheça o Guia Médico Unimed - Agreste Meridional.

Guia Médico

Sábado, 31, tem a segunda edição do projeto CULTURA NAS FEIRAS. Confira a programação!


A 2ª Edição do Projeto Cultura Livre nas Feiras se realizará no sábado, dia 31 de março, das 7h às 12h, no Mercado 18 de Agosto, conhecido popularmente como Mercado da Carne, localizado no Centro da cidade, ao lado do Beco do Fumo.

PROGRAMAÇÃO

Locução: Ribamar dos Santos
Exposição Fotográfica: Renato Morais
Tema: 1ª Edição do Projeto Cultura Livre nas Feiras – Realizado na CEAGA

7h às 8h30 – Literatura: Cordel
Artista: Sandoval Ferreira

8h30 às 10h – Dança: Reisado
Grupo: Reisado Gonzaga de Garanhuns

10h às 12h – Música: Forró
Grupo: Os Três do Forró

Em manifesto, correntes do PT lançam Maurício Rands à prefeitura do Recife


As correntes internas CNB e PTLM/Recife vêm a público lançar a pré-candidatura do Deputado federal e secretário de Governo Maurício Rands ao cargo de Prefeito do Recife. Esta decisão foi adotada depois de um intenso processo de reflexão e diálogo com os diversos setores que integram o PT e a Frente Popular.

Temos apoiado incondicionalmente a gestão com todos os seus esforços. Seja incentivando alguns dos nossos melhores quadros políticos a integrarem o governo municipal, seja contribuindo com a governabilidade na Câmara Municipal, seja na condução política.

Acreditamos que o sucesso do PT à frente da Prefeitura do Recife nestes quase 12 anos, deve-se à defesa das bandeiras históricas do partido, como a redução das desigualdades sociais e a implementação de políticas públicas. Também foi fundamental para isso a unidade da Frente Popular, que se repete no governo federal e estadual.

Entendemos que o estilo excessivamente centralizador e avesso às indispensáveis e permanentes negociações com as forças internas do PT, com as lideranças da Frente Popular e do legislativo municipal, terminou por consolidar um ambiente extremamente negativo, aliás, constatado pelo próprio prefeito ao reconhecer que houve um “déficit de diálogo”.

Acreditamos que Maurício Rands hoje tem melhores condições de representar o PT na disputa municipal do Recife. E nós não podemos pecar por omissão. Divergimos do modelo político conduzido pelo prefeito. Mas temos responsabilidade com a gestão. Não buscamos em nenhum momento proferir ataques pessoais e nossas divergências são políticas. Queremos um nível elevado do debate, sem sequelas e com a garantia de o partido se unificará em torno de quem for o vencedor.

Este projeto não tem dono nem representante único. É de todos nós. Norteiam-nos os valores da democracia participativa, da redução das desigualdades e da pobreza, do desenvolvimento includente, da inversão de prioridades e da ética no trato da coisa pública.

Apresentamos a alternativa Maurício Rands com os olhos voltados para o Recife do futuro. Sua trajetória de militante permite-nos acreditar que ele estará à altura da tarefa de levar adiante a herança da Frente do Recife que foi iniciada com o ex-prefeito João Paulo. Líder estudantil na Faculdade de Direito combatendo o regime militar, Maurício continuou sua militância no movimento sindical que começava a romper as proibições do regime. Como dirigente da OAB e professor de Direito da UFPE desenvolveu profundos laços com a sociedade civil organizada. Como secretário de Assuntos Jurídicos do Governo João Paulo e como secretário de Governo de Eduardo Campos acumulou uma experiência administrativa que o credencia à PCR. Como deputado federal, presidente da Comissão de Justiça, membro da CPI dos Correios e líder do PT, Maurício teve papel importante na defesa e consolidação do Governo Lula que, agora capitaneado pela presidenta Dilma, concretizam nossos valores no plano federal. Nessa condição, desenvolveu uma capacidade de articulação nacional que poderá ser muito útil ao avanço do nosso projeto no Recife. Como secretário de Governo de Eduardo Campos, além de ter se familiarizado com os métodos de gestão hoje nacionalmente reconhecidos, teve a oportunidade de travar relações com organismos internacionais públicos e privados que certamente também serão de muita utilidade para nossa cidade.

Queremos continuar mudando o Recife e melhorando as condições de vida do nosso povo. Com o envolvimento de toda a Frente Popular, desejamos avançar nos cuidados com a manutenção da cidade, incrementando a infraestrutura urbana para melhorar nossa mobilidade e acesso aos equipamentos urbanos. Nosso capital humano precisa cada vez mais de escolas de qualidade e de centros de inovação tecnológica. O Recife pode e deve ser uma cidade ambientalmente sustentável e capaz de ser o centro irradiador de um novo Pernambuco que está voltando a ser locomotiva do desenvolvimento nacional.

É com esta perspectiva que pretendemos manter os avanços da atual gestão, aprofundando-os, mas também imprimir mudanças nos padrões de gestão para corrigir as insuficiências que ainda dificultam a realização plena dos nossos valores. Pensamos que a candidatura Maurício Rands terá melhores condições para viabilizar as mudanças gerenciais e políticas que se fazem necessárias. Por isto a lançamos com a ambição de construir um consenso progressivo entre as principais lideranças e militantes do PT, da Frente Popular e da sociedade civil de nossa cidade.
 
Recife, 30 de março de 2012.

CNB – PERNAMBUCO
PTLM/RECIFE

CDL Garanhuns e SEBRAE firmam parceria que beneficiará empresários e trabalhadores do comércio de Garanhuns


Dando continuidade ao propósito de ofertar capacitação para os empresários e trabalhadores do comércio local, a CDL Garanhuns confirmou recentemente mais uma importante parceria, desta vez estabelecida junto ao SEBRAE Agreste Meridional, a qual visa ofertar uma série de cursos, palestras e oficinas oferecendo desde o aprimoramento para quem já atua no mercado até capacitações e ensinamento de questões comerciais para quem pretende iniciar sua vida profissional.

A Parceria ousada e consistente já definiu um calendário de eventos, que inicia sua primeira etapa neste mês de abril e segue até junho. Dentre as atividades previstas destaca-se o Curso de Atendimento aos Clientes e uma palestra, que serão proferidas pela consultora, professora e instrutora Ana Rique ainda no mês de abril.

Para o mês de maio, será trabalhado no período de 7 a 11 o Curso Mulher Empreendedora, fortalecendo assim a identidade feminina para os negócios, sem deixar, portanto, de voltar-se para ambos os sexos. Em seguida, no dia 22, a programação prevê o retorno à Garanhuns do renomado palestrante Erick Pena, que irá trabalhar em seu encontro com a sociedade do Agreste Meridional o tema: “A divertida arte de vender”. Trata-se de uma palestra motivacional voltada para vendedores, atendentes e gestores comerciais, onde Penna apresenta 22 técnicas de vendas e atendimento a clientes com vários exemplos práticos.

Já para o mês de junho a programação traz como opções o curso de preparação, análise e instalação de empresas familiares, além de uma grande palestra que fechará o primeiro ciclo de eventos voltados para a profissionalização e capacitação dos comerciários, empresários e gestores do comércio local.

O presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, ressaltou que as ações são parte do compromisso assumido desde quando foi eleito para presidir a Instituição. “É sempre muito gratificante e confortador perceber que se pode contribuir de alguma forma para o engrandecimento pessoal e profissional de uma sociedade. Quando fui eleito para presidente da CDL Garanhuns assumi este compromisso e o seguirei fortemente até o ultimo dia de minha gestão”, declarou.

Fernando Couto revelou ainda que em breve as inscrições para os cursos, oficinas e palestras serão disponibilizadas através da própria CDL. O mesmo informou também que os investimentos serão unicamente para custear os gastos com a programação, destacando que as inscrições das palestras devem ficar entre R$ 15,00 (quinze reais) e R$ 20,00 (vinte reais) e os cursos deverão custar cerca de R$ 50,00 (cinquenta reais) por período.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2012 - Confira várias modificações na estrutura que vão ampliar o evento


Confira a programação da Praça Guadalajara clicando aqui.

Um dos eventos mais importantes do circuito de festivais culturais do Pernambuco Nação Cultural, o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG promete muitas novidades para este ano. E para comemorar a 22ª edição do evento, algumas mudanças aconteceram e serão implementadas, visando otimizar a grandiosidade da Festa. O FIG irá acontecer de 12 a 21 de julho, favorecendo turistas, bem como a rede hoteleira local, comerciantes e demais envolvidos, numa preparação antecipada para curtir a festa. A ideia é ampliar o leque de atrações do evento, trazendo artistas internacionais.

A grade de programação será anunciada com mais antecedência, este ano. Certamente entre o final de maio e o início de junho. O Edital será aberto para todo o Brasil. A convocatória artística para o recebimento de propostas para o Festival de Inverno, acontecerá na primeira quinzena de abril. Para os artistas locais, a Prefeitura de Garanhuns vai publicar o edital por meio do site oficial, que deverá ser preenchido e posteriormente impresso e anexado junto à documentação exigida, para ser entregue à Secretaria de Cultura do Município.

Haverá a separação dos palcos Pop e do Forró. Este último, provavelmente continua no Parque Euclides Dourado. Já o Palco Pop, ainda não tem definição de local. A iniciativa se deu em decorrência do espaço limitado que comportava um público grande e distinto, compartilhando os mesmos espetáculos. O aumento da capacidade de público dos espetáculos de circo, também é outra novidade a ser adotada pelos produtores do evento. É que agora 4 mil ingressos serão ofertados ao público.

Sendo assim, o Circo será deslocado do Parque Euclídes Dourado, para o Centro Administrativo Municipal, com acesso pela Avenida Caruaru. “Antes, a estrutura era montada para atender 1 mil pessoas. Agora vai atender 2 mil pela manhã e 2 mil a tarde”, adiantou a secretária de Cultura de Garanhuns, Ana Nery Azevedo. A intenção é acomodar melhor as famílias que prestigiam as atrações do referido palco – um dos mais concorridos do Festival de Inverno de Garanhuns.

Outra novidade em estudo para ser adotada neste Festival, será a saída do Teatro Infantil, do Parque Euclides Dourado para o Centro Cultual Alfredo Leite Cavalcanti. A mudança acontece em decorrência de melhores condições que o Teatro Luiz Souto Dourado oferece. Sendo assim, o Teatro Infantil ganha em qualidade de palco, iluminação, acústica e acomodação para os espectadores, formando a estrutura ideal, adequada para a realização dos espetáculos que iniciarão pela manhã.

O Palco Instrumental, localizado no Parque Ruber Vander Linden (Pau- Pombo), será deslocado dos fundos para a parte central do referido Parque. A mudança objetiva a melhor visibilidade do público. Também integra o leque de mudanças desse 22º Festival de Inverno de Garanhuns, a retirada do Posto de Comando da Polícia Militar do Centro Cultural. O Posto vai ser instalado na área ao lado do Centro Cultural. A estrutura montada em formato de Stand, irá comportar recepção, 4 salas e banheiros. A iniciativa visa garantir a melhor segurança do evento. Uma Exposição Fotográfica fixa vai ocupar o espaço que antes era do Posto de Comando, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A iniciativa vai acontecer já nessa primeira quinzena do mês de abril e terá funcionamento diário, aberto ao público.

Foram realizadas quatro reuniões em Garanhuns, para traçar as mudanças no FIG 2012. O cronograma de produção do evento está sendo cumprido. O objetivo é fixar o FIG no calendário nacional e implantar uma comunicação em nível internacional. “A intenção da Prefeitura de Garanhuns é contribuir para o desenvolvimento local, com as mudanças em prol do crescimento do Festival de Inverno. Que consequentemente geram o desenvolvimento econômico do Município. Pois esse é um dos maiores produtos turísticos do Estado e o maior no segmento Festival, no Brasil. Tudo isso, pela diversidade cultural que possuímos e apresentamos ao público, durante os dez dias de realização do evento”, assegurou Ana Nery.

Curso de Iniciação à Pesquisa Científica da AESGA acontece em nova data

É com o objetivo de capacitar, ampliar, melhorar, aprofundar e dirimir as dificuldades encontradas pelos discentes acerca da pesquisa, especialmente com relação à elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, que a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) está oferecendo, por meio da parceria entre as Coordenações de Pós-graduação e Extensão e TCC, o Curso de Iniciação à Pesquisa Científica.

De acordo com a Coordenadora de Pós-graduação, professora Virgínia Spinassé, o Curso, de duração de 30 horas/aulas, será realizado em novas datas. Seguindo o calendário atual, o mesmo será realizado em três módulos, que acontecem nos dias 5 e 19 de maio e 2 junho, no horário das 8 às 18 horas.

O Curso de Iniciação Científica será ministrado pelo professor Carlos Guedes e dispõe de 60 vagas. As inscrições acontecem até hoje, 30 de março, no Protocolo da Autarquia, no horário das 12 às 21 horas e o custo total é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

PROFESSOR MESTRE JOSÉ CARLOS DE SOUZA GUEDES: Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco, especialização em Programação do Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Pernambuco e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa.

FAMEG: Reunião com o Ministro da Saúde fica pra depois da Semana Santa


O senador Humberto Costa, em entrevista na Rádio Marano afirmou que estaria marcando uma reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para falar sobre a FAMEG e pedir seu apoio junto ao Conselho Federal de Saúde, que deve dar o parecer para o funcionamento da faculdade de medicina em Garanhuns.

Queria Humberto que a reunião já acontecesse esta semana, mas pela agenda do ministro não foi possível, ficou para depois da Semana Santa.

O anúncio da atual situação da FAMEG em Garanhuns, feita pelo senador, que segundo ele já tem todo o trâmite legal terminado no Ministério da Educação, acabou gerando uma onda de otimismo e é também enorme a quantidade de pessoas que deseja acompanhar este encontro em Brasília.

Só devemos ter cuidado para não misturar alhos com bugalhos, não colocar os pés pelas mãos, e dar a César o que é de César.

V GERES informa às clínicas particulares da região sobre o credenciamento do SUS‏ - Sistema Único de Saúde

Exiba sus.png na apresentação de slides

A V GERES – Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco, sediada em Garanhuns, informa a toda as clínicas particulares existentes nos municípios de sua área de abrangência, que aquelas que se interessarem em fazer seu credenciamento junto ao SUS – Sistema Único de Saúde, devem buscar o edital de inexigibilidade de licitação nº 012/2012 – CPLS/SES, na Comissão Permanente de Licitação de Serviços da SECRETARIA DE SAÚDE do ESTADO de PERNAMBUCO.

O credenciamento está sendo feito exclusivamente de clínicas, portanto, pessoa jurídica, e maiores informações podem ser obtidas na própria sede da comissão, à Rua Maria Augusta Nogueira, nº 519, Recife-PE, também através do fones: (81) 3184-0229/0313, ou ainda no e-mail:

O Gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato, solicita a todos o empenho no credenciamento, pois o aumento das ofertas de atendimento tem impacto significativo na melhora do serviço público de saúde em toda a região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.