sexta-feira, 27 de abril de 2012

Feijoada de Kitty Lopes faz homenagem a Luiz Gonzaga com a TROPICANA, dia 28, na AGA

clique na imagem para ampliar
Informações: (87) 9988.4495

PMAQ - Representante do Ministério da Saúde participa de oficina com municípios da V GERES em Garanhuns‏


Aconteceu na quarta-feira, dia 25, no auditório da FUNASA, uma oficina sobre a PMAQ – Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência na Atenção Básica. A realização foi da V GERES – Gerência Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde de Pernambuco e Ministério da Saúde do Governo Federal, e estiveram presentes representantes dos 21 municípios que fazem parte da regional.

A oficina contou com a palestrante Dra. Angelina Sá, especialista em Saúde Coletiva pela Aggeu Magalhães – FIOCRUZ. A representante do Ministério da Saúde relatou que o PMAQ ainda está em fase de desenvolvimento, e que este programa surgiu em 2011, através da portaria 1654. O MS também oferta o AMAQ, instrumento de avaliação da gestão e das equipes de saúde, para que os municípios possam, baseados nos princípios e diretrizes da Atenção Básica, possam lançar estratégias para melhoria das ações.

Na oficina, os representantes dos municípios da regional tiveram a oportunidade de discutir sobre o processo e tirar dúvidas quanto à avaliação externa.

A perspectiva é que os encontros tenham continuidade, implementando o sistema de avaliação e o programa de qualidade, e que no futuro próximo, tenhamos dados estatísticos sobre a melhoria do serviço oferecido na área de saúde, acompanhado inclusive pelo próprio Ministério da Saúde.

ARTE NO CASARÃO: Inscrições para artesãos acaba segunda-feira

Fotos e arte: Amannda Oliveira

Os artesãos de Garanhuns e outros municípios do Agreste Meridional pernambucano que desejem expor suas criações durante o Festival de Inverno da cidade devem se apressar. Seguem somente até a próxima segunda-feira (dia 30) as pré-inscrições gratuitas de trabalhos para a nova edição do projeto Arte no Casarão. Os artesãos devem procurar a unidade do Sebrae Agreste Meridional, na cidade de Garanhuns, localizado na Rua Maurício de Nassau, n.º 82, no bairro Praça Jardim, Centro.

No local, o artesão deve preencher ficha de cadastro e apresentar uma mostra dos trabalhos que pretende expor durante o evento. Artesãos de outros municípios podem se informar a respeito do processo por meio do (87) 3762.1752. O resultado será divulgado no dia 15 de maio. A avaliação das peças irá seguir critérios envolvendo qualidade, identidade cultural e foco em design, decoração e utilitários.

O Arte no Casarão é uma parceria entre o Sebrae em Pernambuco e o grupo Ferreira Costa para valorizar o artesanato e a cultura do Agreste Meridional, associando produção e negócios. A exposição é realizada no Casarão Tradicional do Grupo Ferreira Costa e ocorre durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Além de curtirem a apresentação de grupos culturais, os visitantes podem ainda conhecer o que de melhor a região produz em termos de artesanato.

.

Judocas de Garanhuns disputam Copa Sport de Judô


Judocas de todo o Estado estarão presentes na Ilha do Retiro, em Recife, neste final de semana. É que no sábado, dia 28 de abril, acontece a Copa Sport de Judô, definida a partir da seletiva regional.

Referência na modalidade esportiva, Garanhuns será representada por 14 judocas, dentre eles: as atletas Bruna Dantas, atual Vice Campeã Pernambucana e Nacional de Judô; bem como Vitória Rebeca, também atual Campeã Nacional e Pernambucana da referida modalidade, ambas nas categorias Sub-20 e Sub-12, respectivamente, em 2011. Os atletas contam com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Tanto os Judocas locais, quanto as atletas de destaques nacionais, disputarão com outros 600 competidores. “Nossos atletas têm ótimo desempenho nos treinamentos, bem como nas competições que participam. Portanto, acreditamos nas possibilidades de vitória nesta Copa”, declarou otimista o Presidente da Associação Presley de Judô, Presley Araújo.

Ainda, segundo Presley, a representatividade de Garanhuns, por meio desses atletas, só fortalece o Judô local, além de oportunidades e realização pessoal que gera. “Tudo isso não seria possível sem o apoio da Prefeitura. Para nós desportistas, ele é fundamental”, finalizou Presley Araújo.

Estado chama médicos aprovados em concurso - Dom Moura é beneficiado


Para reforçar as escolas de plantão de dez hospitais da rede estadual, a Secretaria de Saúde (SES) do Governo de Pernambuco está convocando 79 médicos que passaram no concurso público realizado em 2009. São profissionais das especialidades de cardiologia (10), clínica geral (29), neurologia (01), cirurgia geral (03), cirurgia vascular (03), pediatria (13) e tocoginecologia (20). Desde a realização do concurso, 1.409 médicos foram convocados, com 807 trabalhando em hospitais.

Nesta nomeação, os médicos serão lotados nos hospitais Agamenon Magalhães (21), Barão de Lucena (08), da Restauração (04), Geral de Areias (06) e Hemope (02), todos no Recife; Dom Moura (05), em Garanhuns; Ruy de Barros Correia (06), em Arcoverde; Regional do Agreste (05), em Caruaru; José Fernandes Salsa (12), em Limoeiro; e Belarmino Correia (10), em Goiana.

Os chamados irão receber um telegrama os convocando para perícia médica e, em seguida, tomarão posse. A lista dos selecionados está disponível no portal.saude.pe.gov.br.

SELEÇÃO - Em maio, haverá uma nova seleção pública para 87 médicos especializados em pediatria, neurologia, cirurgia geral, neurocirurgia, neonatologia, intensivista adulto ou intensivista pediátrico. o total, 27 irão para os hospitais Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Otávio de Freiras. Os demais 60 serão lotados nos regionais Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada), Inácio de Sá (Salgueiro), Emília Câmara (Afogados da Ingazeira), Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Dom Moura (Garanhuns) e Agreste (Caruaru), além do Hemope.
 
Fonte:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.