terça-feira, 1 de maio de 2012

Garanhuns de luto! Morre José Inácio Rodrigues


Ex-prefeitos, Ivo Amaral e José Inácio


Amigas minhas, amigos meus... Era assim que Zé Inácio tratava seus ouvintes no rádio, onde apresentou por anos os programas NELSON CONVIDA e que depois virou SEMPRE NELSON, e ainda o REVENDO O PASSADO. Sua voz era a trilha sonora das noites de Garanhuns.

Radialista e professor, além de outras atividades, mostravam o quão popular era José Inácio Rodrigues, o homem de bom coração, foi um dia convidado para a política. Vereador em duas legislaturas e depois prefeito por seis anos, sofreu o desgaste de ter feito um governo em épocas de vacas magras, mais extenso que as atuais administrações, devido a um adendo constitucional , que aumentou o tempo dos mandatos. Zé Inácio, correto e honesto, chegou aos últimos meses de sua administração muito criticado, e por isto, muitas pessoas acabaram por não reconhecer os avanços que deixou para a cidade.

Mas deu tempo de ainda em vida, receber este reconhecimento. Não somou riqueza e vivia da aposentadoria.

Zé apostou em trazer grandes indústrias que pudessem empregar nossa gente, duas delas talvez tenham sido as maiores que já recebemos por aqui, a fábrica da Coca-Cola (hoje desativada) e a Refinações de Milho Brasil. Na época, o distrito industrial estava em sua plenitude, com dezenas de fábricas produzindo.
Foi também na gestão de Zé Inácio que a empresa de transportes coletivos São Cristóvão iniciou suas atividades, vindo de Minas Gerais, oferecendo transporte seguro e empregos à nossa população, que naquela época vivia das lotações, muitas delas em péssimo estado de conservação.

Vivemos também na época do ex-prefeito a valorização das festas tradicionais. Grandes carnavais ganharam nossas ruas e praças, e o São João democrático era uma grande festa. Era o Forró no Asfalto que movimentava os bairros, era o povo na rua, com quadrilhas, arraiás, comidas e bebidas típicas, e deixamos tudo se acabar. Hoje as festas são centralizadoras para milhares de pessoas.

Zé Inácio era do povo, e incentivou as festas assim. Os próprios grupos culturais montavam seus arraiás. Saudade!

Morreu o poeta. Com sua voz, embalou sonos e sonhos. Gostava de recitar poesias (MEU INESQUECÍVEL AMOR!) entre as músicas e de mandar abraços a todos os seus ouvintes, citando-os pelos nomes, e de fato parecia conhecer todos eles. Morreu sendo chamado de professor, pois mesmo diante das críticas, foi sempre um cavalheiro, sem engrossar a voz, com educação, respondia sobre qualquer das situações e defendia sua atuação à frente do executivo.

Deixou sua atual esposa Eliane, e seus enteados, os quais tratava como filhos. Da primeira esposa, Ana Maria Vila Nova, teve cinco filhos naturais.

José Inácio Rodrigues estava muito debilitado, saúde muito frágil, e sua passagem agora deve ser encarada como um descanso, devido o esforço que fazia para seguir seu caminho conosco. Resta aos seus, o conforto da saudade e da certeza que tiveram ao seu lado um homem de bem.

Em uma das suas últimas aparições públicas, o programa Radiola de Ficha lhe fez uma grande homenagem no Terraço Churrascaria, transmitido ao vivo pela Rádio Marano, e ali, grandes personalidades da cidade ditaram palavras carinhosas e de reconhecimento político ao ex-prefeito, que se emocionou várias vezes, e com a voz marcada pelos sentimentos de gratidão, quase não conseguiu se expressar.

Foi um dos momentos mais emocionantes que pude presenciar.

Debilitado, fazia hemodiálise. Já havia sofrido infarto e AVC.

Morreu Zé Inácio, 74 anos, mas fica seu exemplo de homem simples, amigo, decente... Um grande e verdadeiro professor.
.
A foto do blog de Roberto Almeida, foi tirada em julho do ano passado, no Largo do Colunata, durante a Radiola de Ficha, apresentada por Marcos Cardoso, em homenagem a Augusto Calheiros.

Contra ou a favor da cota para negros nas universidades


O Supremo Tribunal Federal considerou, por unanimidade, constitucional o programa de cotas para negros nas universidades brasileiras. A partir daí surge uma grande questão: Tratar o negro desigualmente, não é também uma outra forma de racismo? Não seria como dizer que pelo vestibular, ele não teria condições de ingressar em uma boa universidade?

Quem não tem condições de pagar os melhores colégios, cursinhos e universidades, é o negro ou o pobre?

Bem, o debate está intenso na internet, e alguns questionamentos são coerentes, e para os dois lados da discussão, como a questão: E o branco pobre, que sofreu também todo tipo de preconceito durante a vida, perderá sua vaga conquistada com esforço e estudo para o negro rico, somente por conta da cor da pele? É justo?

Ao mesmo tempo, entende-se que é uma forma de se redimir com os negros depois de séculos de perseguição racista, oferecendo-lhes mais oportunidades de ingresso no mundo social, com garantias de estudos e empregos, que geralmente lhes são negadas, justamente por conta da sua cor.

Mas como fazer justiça sem ser injusto?

PTB ouve população do Magano


O Tribuna 14, projeto do PTB Estadual, esteve na sexta-feira, 27, no bairro do Magano. Dezenas de pessoas participaram da reunião e discutiram com os dirigentes do partido as necessidades da sua comunidade e da cidade. É claro, Izaías Régis esteve presente, anotou as reivindicações e falou com as pessoas presentes.

O problema com a Saúde no município foi o tema mais abordado. Segundo os moradores do bairro, faltam mais postos médicos, remédios e agentes de saúde para realizar o trabalho preventivo. A falta de saneamento também foi citada como problema que piora as condições de saúde dos moradores da comunidade.

Mobilidade, segurança e iluminação precárias e a falta de oportunidades foram outros assuntos enfocados no encontro, que foi coordenado pelo presidente do PTB Municipal, Wanderley Lopes e pelo próprio deputado Izaías Régis.

E por falar em Izaías, este enviou uma nota sobre o dia do trabalhador para o blog, parabenizando todos os trababalhadores de Garanhuns pela participação de cada um na construção da nossa cidade. Através de muita dedicação, esforço e empenho, contribuindo para o desenvolvimento do nosso municipio. Izaías lembra em sua nota a parceria com o senador Armando Monteiro e o governador Eduardo Campos para criar mais oportunidades para o povo do Agreste e colocar Garanhuns no ritmo do novo Pernambuco.

PROGRAMAÇAO DA XXV FESTA DA MÃE PRETA DO CASTAINHO 2012



Durante três dias, o Castainho realiza a Festa da Mãe Preta, em homenagem a mulher mais velha da Comunidade Quilombola. Grupos culturais e bandas de forró estarão no palco da importante festividade tradicional do município.

DIA 11 - Sexta-feira
21:30-Nação negra do tigre
22:00-Grupo de dança negra atitude do estivas
22:30-Quebrada do Batuque-Olinda
23:00-Djair e Banda.

Dia 12- Sábado

21:00-Grupo de dança do estrela
21:30-Grupo de Côco Castelo Branco
22:30-Grupo cultural do tigre
23:00-Banda Top Less
01:00-Banda Swing da Paixão

Dia 13-Domingo

16:00-Mestre juarez e terra da lua
17:00-Bingo beneficente
18:00Grupo de Côco de Aguas Belas
18:30-Quilombo axé
19:00-Evaristo Vegas e Banda...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.