quinta-feira, 3 de maio de 2012

TV Asa Branca faz reportagem sobre a insegurança no Bairro Aloísio Pinto em Garanhuns


Transcrevo do site da TV Asa Branca:
.
A insegurança tem sido o principal assunto durante as conversas dos moradores do bairro Aloísio Pinto, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Quem vive no local afirma que as tentativas de assalto são diárias.

A dona de casa, Josenilda de Oliveira, diz que nem lembra mais a quantidade de vezes que a casa dela foi roubada. “Assaltantes Já levaram até itens de utilização doméstica. Faz medo viver aqui”, confessa.

O estudante Luiz Melo, morador do bairro há quatros anos, só não se tornou mais uma vítima porque foi alertado do perigo por um mototaxista. “Eu estava saindo de casa com o celular na mão, quando um mototaxista me chamou a atenção e disse que eu deveria ter mais cuidado”.

Mesmo com o desabafo dos moradores, de acordo com a Polícia Militar, as denúncias formais diminuíram. De janeiro a abril de 2011, foram registradas 18 queixas. No mesmo período deste ano, o número caiu para 11.

O subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, o major Marcos Aurélio, acredita que a queda é resultado da fiscalização que vem sendo feita na área. Mas, o que também pode estar ocorrendo é o silêncio da maioria das vítimas.

“Existem rondas na área. Além disso nós trabalhamos em parceria com a Rocam. Mesmo assim, vamos intensificar a ronda no bairro”, confirma.

Para reforçar o que diz o major, o capitão de policiamento, Hudson de Mora, comenta que é importante a participação social na atuação dos policiais. “Quando acontecer roubo, as pessoas devem denunciar. Elas devem sempre comparecer à delegacia e relatar”.

A 1ª Delegacia da Polícia Civil atende as ocorrências do bairro. O delegado Helianthus Soares assumiu o cargo há pouco mais de um mês, e diz que já percebeu que a área merece uma atenção especial. Mas, também pede a colaboração das vítimas. “Muitos casos desse tipo já foram solucionados. É importante, de fato, que as pessoas compareçam à delegacia. Já tivemos casos em que as vítimas chegam, olham as fotos dos suspeitos e os reconhecem”.

Ainda de acordo com o delegado Helianthus Soares, cinco inquéritos de roubo e furto já foram instaurados e mais dois estão para serem enviados ao poder judiciário. Todos eles são da área do bairro Aloísio Pinto.
.
Confira a reportagem clicando no link da TV ASA BRANCA
 

Continua em alta a confiança do empresário pernambucano


Enquanto a confiança do empresário brasileiro na economia do país registrou 57,2 pontos, a do empresariado pernambucano marcou 60,6 pontos em abril. Apesar do recuo de 3,9 pontos, o indicador da Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da FIEPE, divulgado nesta quinta-feira (3), revela que o industrial do Estado mantém-se confiante.

A expectativa dos empresários pernambucanos para os próximos meses atingiu 64 pontos, mostrando-se acima da média brasileira (62 pontos) também nesse quesito. As empresas mais entusiasmadas são as pequenas e médias registrando até um leve aumento em relação ao mês anterior. No entanto, as grandes apresentaram um decréscimo de 7,7 pontos, na comparação com março.

Já as atuais condições da economia do País, desanimaram um pouco o empresariado local chegando a 53,8 pontos. Enquanto, o industrial brasileiro enxerga a economia nacional com desconfiança desde maio do ano passado, medindo desde então índice menor que 50 pontos, o nível de estabilidade do índice.

Girlane Santana, a injustiça da morte!


Ao se anunciar a morte da ex-secretária de educação em Garanhuns, Girlane Santana, todos dizem não acreditar, pois a vitalidade e simpatia da jovem era sempre uma constante na cidade. Pessoa simples, sem vaidades, amiga, e sempre um sorriso no rosto!

Por isto, a rapidez da enfermidade pegou a todos de surpresa.

E não é pelo que foi Girlane para Garanhuns que sentiremos sua falta, mas pelo seu potencial, e tudo que ainda queria fazer pelo município.

Girlane foi secretária de educação, sendo alçada ao cargo dentro da própria secretaria por Silvino Duarte, e a escolha se deu, principalmente, pelo seu carisma junto ao professorado do município, além da questão técnica. Era pra ser interina, acabou ficando, ficando, quase seis anos. E isto se deu pela sua forma de tratar as pessoas, com respeito, sem inflar o alter-ego, e por isto era tão querida por todos que ainda hoje fazem a Secretaria de Educação de Garanhuns. Tanto que lhe proporcionaram uma votação de mais de mil votos para vereadora, e a perda do mandato eletivo se deu somente por conta do quociente.

Girlane, embora tivesse apoiado o atual prefeito em sua primeira eleição, e ajudado com seus votos, não voltou ao antigo cargo, nem foi aproveitada em outra função, acabou submergindo, e profissionalmente deixando Garanhuns, mas não deixou de se preocupar com os caminhos políticos, e era, novamente, um dos pilares da pré-candidatura de Silvino Duarte ou de Aurora Cristina. Participativa e querida como era, teria ainda muita história para construir.

Por isto, mesmo sabendo que Girlane Lira de Santana deixou seu nome na educação do município, sinto que sua vontade era de fazer muito mais, e a morte foi injusta para quem vivia a plenitude do seu trabalho e tinha muitos sonhos e planos para realizar.

Deixou milhares de amizades.

Adeus Girlane!

BOA NOTÍCIA: Tintas Coral vai pintar vários prédios em Garanhuns


Ferreira Costa e as Tintas Coral fecharam uma parceria que vai impactar positivamente a cidade. Vários prédios serão pintados gratuitamente, dentre eles A Catedral de Santo Antônio, o Colégio Diocesano e a Igreja Presbiteriana de Heliópolis.


Assim, que tivermos mais informações a gente passa por aqui, pois a iniciativa é muito interessante e temos vários outros prédios que estão precisando também deste banho de beleza que a Coral vai patrocinar, dentre eles o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.


Além dos prédios que serão pintados, a parceria de Ferreira Costa com a Tintas Coral vai possibilitar também cursos para profissionais na loja do centro da cidade.


Sandoval Cadengue e Marcos Notaro mostram plano da fábrica em Brejão que deverá oferecer até 1000 empregos

Trago do blog BREJÃOPE.COM


O Prefeito Sandoval Cadengue voltou ontem pela manhã acompanhado do grande empresário do Agreste Meridional, Dr. Marcos Notaro, da Alimentos Notaro, com sede na cidade de Garanhuns, a ser recebido na AD DIPER – Agência de Desenvolvimento do Estado, em Recife, sendo recepcionado pelo o seu Diretor Presidente, Dr. Márcio Stefany, quando Notaro apresentou os detalhes técnicos do projeto de implantação dessa empresa em Brejão.

Na ocasião presentes ainda o Ex-Prefeito e atual Secretário de Saúde Joseraldo Bezerra, o Secretário de Governo e Planejamento do Município, Dr. Jesuito Bernardo, da Assessora de Atração de Investimento, Dra. Luiza Villela e da Assessora de Imprensa, Dr. Ana Rosa Cavalcanti, ambas da AD DIPER.

Segundo o empresário o empreendimento inicialmente terá a absorção de 140 pessoas, na primeira fase, sendo na segunda 300 trabalhadores e por último quando de todo o projeto implantado será 1.000 empregos diretos.

A previsão para o início das obras se dará quando ultimar os detalhes de estruturação do Distrito Industrial, que segundo o Presidente da AD DIPER, o empresário já pode se quiser iniciar qualquer atividade de implantação.

Para saber mais sobre o desenvolvimento sobre o município, acesse:
http://www.brejaope.com/

SESC realiza III Etapa do Circuito de Corridas - Participe!


III Etapa do Cicuito SESC de Corrida - Corrida Noturna

30 de maio de 2012 às 19h30

Inscrições gratuitas para quem for com a camisa da I ou II etapas.

Paulo Camelo pinta o retrato político de Garanhuns, pela sua óptica!

Nossa querida e explorada Garanhuns está atravessando sua pior fase política.

A cada dia que se passa nos deparamos com determinadas situações e ficamos perplexos e anciosos por uma solução, a qual só depende, unicamente, da população.

Antes dos “CANIBAIS” que estragaram a nossa imagem, a divulgação das gravações do Importado de Lajedo, com sua boca maldita e infame, também melaram nossa imagem.

Os políticos da chamada “direitona” não conseguem dar um passo a frente, os quais se encontram órfão por não possuírem seu Líder Burguês. A exceção do burguês do agronegócio, Marcos Notaro, o qual tem livre acesso ao governador de Pernambuco, os demais políticos (Izaías Régis, Zé da Luz, Luiz Carlos, etc) da chamada “direitona”, base aliada do governador Eduardo Campos, não conseguem MARCAR AUDIÊNCIA e apresentar as nossas reivindicações para o governo do Estado de Pernambuco.

Por outro lado, a população de Garanhuns não fez sua autocrítica e consequentemente não elegeu seu representante de esquerda.

Os políticos da chamada “direitona” (Zé da Luz, Izaías e agora o Importado de Lajedo) não querem permitir que surjam novas lideranças políticas, em Garanhuns, isto é, com Mandato Eletivo.

Os problemas se avolumam. No Centro da cidade, mais e mais pessoas enfermas transitam pelas calçadas em busca de esmola e de tratamento médico. A maioria delas de outras cidades da região, demonstrando que o Agrestre Meridional está cada vez mais pobre. Cadê o Importado de Lajedo, até bem pouco tempo Presidente da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) que não observou essa ocorrência social.

Estima-se que cerca de 15mil pessoas representam a população flutuante de nossa cidade, sem elas parte das lojas fecharão.

Os imóveis e os aluguéis estão com os preços cada vez mais nas alturas, dificultando o Comércio local.

Os Hospitais estão lotados de pessoas doentes. Emprego é coisa muito difícil. A juventude vez por outra é anestesiada pelas festas, uma vez que não existe perspectiva futura.

As drogas tomam de conta da nossa juventude. Os assaltos aumentaram em demasiado. O Presídio de Canhotinho precisa de adoção de uma política de ressocialização dos presos, de relocalização, de política de regime semi-aberto compatível com os anseios da população, etc.

A população está desprotegida, uma vez que não existe policiamento permanente em pontos estratégicos, a exemplo da Rodoviária de Passageiros.

O meio-ambiente é agredido pela especulação imobiliária a exemplo do desmatamento e do aterro indevido ora em curso no Vale da Liberdade.

O Ministério do Turismo não libera as verbas outrora prometidas para revitalização das Praças.

O governador Eduardo Campos, não gosta de Garanhuns, uma vez que em 2008 enviou o Importado de Caetés e agora, em 2012, o Importado de Lajedo. Afinal o governador tentou fazer de Garanhuns uma COLÔNIA DE CAETÉS, não conseguindo quer transformar Garanhuns numa COLÔNIA DE LAJEDO.

Temos um deputado estadual, o Izaías Régis, que "nem é carne e nem é peixe", uma vez que não é "nem situação e nem oposição ao governo do Estado de PE". Além do mais não fiscaliza as ações do governador Eduardo Campos e é dominado pelo senador e burguês Armando Monteiro, o qual é ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e não trouxe sequer uma fábrica de “pipoca” para Garanhuns, perdendo inclusive para o prefeito Luiz Carlos que trouxe uma fábrica de sabão.

O senador Armando Monteiro tentou fazer os nossos conterrâneos de bobos com sua AÇÃO GLOBAL (tentando ensinar o povo a fazer bolo, cortar cabelo, etc), além de adotar a mesma política do Império Romano, ocupando a cidade em pontos estratégicos para dominá-la, a exemplo da implantação do SENAI e dos Centros de Saúde, de Música e de Artesanato.

O deputado estadual Izaías Régis faz do mandato uma brincadeira ao se achar o “máximo”, exibindo-se fazendo careta e saboreando uma “coxinha na frente de uma Lanchonete”.

O Plano Diretor tornou nossa cidade NANICA, com o complexo de Peter Pan. Não se constrói Prédios com mais de três andares e em algumas regiões sequer se pode construir com até três andares. Hoje, dificilmente se aprova um Projeto de Arquitetura e Engenharia na Secretaria de Infra-estrutura. Semana passada minha representante foi na Secretaria e não conseguiu entregar um Ofício de Reclamação ao Secretário de Infra-estrutura do município.

Os Bancos estão impedidos de operar porque a Prefeitura não aprova os Projetos de Arquitetura e Engenharia.

A AESGA, entidade de ensino superior vinculada a Prefeitura, possui curso de Engenharia Civil, mas os Projetos sequer são aprovados pela própria Prefeitura.

Para complicar, os políticos da região (Zé da Luz, Antônio João Dourado, Eudson Catão, etc) querem mandar em suas respectivas cidades e em Garanhuns. Nossa cidade virou uma “Zona Franca”, paraíso para os políticos aventureiros.

O curso de Medicina da Universidade de Pernambuco, UPE, foi inaugurado com todo requinte de exibição política, com a presença do governador Eduardo Campos, da presidente Dilma e demais autoridades representantes das instituições burguesas, mas funciona precariamente com desfalque no quadro de professores.

Por outro lado o curso de Medicina da FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns), com toda infra-estrutura física e docente, não funciona porquê as forças do “além”, como se diz popularmente da “baixa da égua”, também políticas, se utilizam das próprias instituições burguesas para impediram o seu funcionamento.

A Colônia de Férias do SESC, cujo terreno pertencia ao Parque Ruven van der Linden, avança, celeremente, com a anuência do poder público municipal, isto é, com seus blocos de concreto-armado sobre o vizinho Parque Ruber van der Linden, popularmente conhecido por Pau Pombo.

Este é o retrato parcial da nossa querida, mas explorada e mal tratada, Garanhuns

A população cada vez mais ingênua e anestesiada pelos políticos. Quando alguém vai na Farmácia ou no Supermercado não compra remédio ou alimento estragado, respectivamente. Mas, na hora de votar só vota em político vencido e estragado.

O Importado de Lajedo, pau mandado do governador Eduardo Campos, quer ser Prefeito de Garanhuns, mas é um homem desequilibrado, mal educado e preguiçoso.

As gravações onde o Importado de Lajedo esculhamba com o poder judiciário e os profissionais liberais, invade a privacidade das pessoas e diz outros impropérios, demonstram esse desequílibrio. PIOR AINDA É QUEM MANDOU DIVULGAR AS GRAVAÇÕES.

Assim como os “CANIBAIS” que estragaram nossa imagem, as GRAVAÇÕES divulgadas também melaram nossa imagem.

Donde concluímos sem medo de errar: TUDO ISSO É OBRA DA LEGIÃO ESTRANGEIRA.

FORA A LEGIÃO ESTRANGEIRA!

VIVA GARANHUNS!

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti 
Engenheiro Civil e Presidente do PSOL de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.