segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os cinco pré-candidatos do colegiado


O prefeito Luís Carlos chamou de colegiado o grupo que está se reunindo para discutir o processo eleitoral em Garanhuns com a possibilidade de marchar unido até outubro. Existe o compromisso de que nenhuma decisão será tomada sem que haja o consenso, garantindo uma unidade.

Cinco nomes são tidos como pré-candidatos dentro do grupo: Silvino Duarte, Aurora Cristina, Zé da Luz, Dimas Carvalho e Júlio César. Imagina-se que entre os cinco saiam o candidato a prefeito e o vice. É bom lembrar que o vereador Sílvio Sabino também participa do colegiado, entre outros, mas este já teria decidido concorrer a sua reeleição.

O prefeito na entrevista que deu aos blogueiros no mês passado, sinalizou dois nomes que teriam sua preferência, o ex-prefeito Silvino Duarte e o suplente de deputado Zé da Luz. Ambos aparecem bem nas pesquisas encomendadas pelos partidos, entretanto Silvino está inelegível e busca na justiça regularizar sua situação. Muita gente acredita que estando ok, o ex-prefeito seria o candidato do grupo, e teria a capacidade de trazer até outros partidos, como o PPS de Sivaldo Albino e o PMDB de Ivo Amaral.

Embora já tratado como candidato, Zé da Luz ainda não confirmou publicamente sua decisão de concorrer, e talvez por vários motivos: Espera uma sinalização do governador (que não deve vir); espera a decisão final de Silvino Duarte; economiza recursos para a campanha que será muito cara; e, resguarda sua imagem numa campanha que caminha para baixar o nível. 

Caso Silvino não possa, seria Zé da Luz o candidato natural do grupo, mas seu silêncio acaba criando especulações. Caso nenhum dos dois seja, e aí? O grupo continua com três nomes dentro do colegiado e aí vai pelo que cada um representa. Ou pode, numa decisão mais difícil de acontecer, apoiar alguém de fora do grupo, como o deputado Izaías Régis.

Dos três, Aurora Cristina é a que melhor aparece nas pesquisas, é a esposa de Silvino e por isto tem seus prós e contras. Muita gente aposta suas fichas em Silvino mas desconfia do repasse de votos para a ex-primeira dama. Podendo ser realmente uma alternativa para a vice. Conta também o fato de já ter sido lançada candidata a quase um ano por Silvino.

Mas algumas pessoas próximas a Luís Carlos têm buscado mostrar a possibilidade de uma chapa jovem com Júlio César e outro nome novo na vice, cuja campanha seria focada na juventude com responsabilidade. Júlio parece ser o nome com mais apoio dentro da prefeitura, e por isto conta a força do funcionalismo na hora de multiplicar os votos.

Poderia o prefeito entrar na campanha sem indicar nem o vice da chapa? Tanto Dimas quanto Júlio César poderiam ser alternativas, como vice de Silvino ou Zé da Luz, ou encabeçando a chapa majoritária.
Por falar em juventude, Sivaldo Albino admite que se o candidato for Silvino estará com o ex-prefeito, mas em qualquer outra situação estará confirmando seu nome no processo eleitoral.
 

PROTESTO: Gasolina 40% mais barata em Caruaru


Na próxima quinta-feira (24), será realizada a segunda edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), promovida pela CDL Jovem de Caruaru. O evento acontecerá exclusivamente no Posto IBF (Bandeira Ypiranga), na Avenida Agamenon Magalhães. No local serão vendidos 5.500 litros de gasolina com cerca de 40% de desconto, pagando à vista. Há um limite de litros por carro e por moto. A ação começa às 7h com a distribuição das senhas e a previsão de término é às 12h.

Serão distribuídos folders informativos e brindes. Também haverá apresentação teatral, com objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária que é cobrada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os brasileiros passam 145 dias do ano para pagar todos os impostos cobrados pelo governo.

A CDL Caruaru foi a primeira cidade do interior do Nordeste a aderir a essa campanha, que já deu certo em grandes centros urbanos como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. “Não somos contra os impostos, o que estamos queremos com esta campanha é demonstrar a população o quanto a carga tributária é alta”, explica o presidente da CDL Jovem, Alberes Lopes.
.
 
Central de jornalismo - Patrulha do Interior.com
Marcos Araújo.

Em caminhada pela paz, Eudson Catão sinaliza que pode conversar com dissidentes em Palmeirina


REPORTAGEM ESPECIAL

Celebrar a paz, foi com este objetivo que milhares de pessoas atenderam o convite da prefeitura municipal de Palmeirina, e seu prefeito Eudson Catão, para caminhar pelas ruas da cidade, convocando todos para festejar o bom momento pelo qual passa o município.

Antes da caminhada, as ruas foram tomadas por crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, que receberam 2 mil bicicletas do programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, que aprovou o projeto enviado pela prefeitura de Palmeirina. Aliás, 750 bicicletas já haviam sido distribuídas com os alunos da zona rural, que também receberam capacetes, e assim terão mais agilidade para o deslocamento às escolas. Todos os professores do município estiveram presentes na distribuição das bicicletas, e era clara a alegria da juventude, pois muitos deles nunca tiveram acesso a um brinquedo assim, que agora se transforma em transporte escolar.

A concentração da III Caminhada da Paz praticamente fechou a entrada da cidade devido ao grande número de pessoas que se aglomerava para acompanhar os carros de som, bicicletas, motocicletas e automóveis, precisando da organização por parte da polícia militar, que acabou por não registrar nenhum incidente. Se era caminhada da paz, acabou tudo como deveria.

O prefeito Eudson Catão era o mais empolgado, distribuía abraços e carregava durante todo o tempo uma bandeira de Palmeirina, muitas vezes ao lado de sua mãe, Marili Catão, presidente da Câmara de Vereadores. Estavam também na caminhada os vereadores Zé Maria Barros, Zé André, Silvana Bruno, Lourival Felix, Givanildo Herculano e lideranças de todo município, a exemplo de Bruno Monteiro, Zé Marcelino, Lúcia Hermínia, Samuel Besouro, Toinho Santana, José Muniz, Alzenir, Ricardo Domingos, Davi Freitas, Manoel Simão, Rogério Catão, o prefeito de Correntes, Júnior Lúcio e o presidende da Câmara do município vizinho, Américo Carneiro, além do vereador de São João, Heleno Dantas.

Outro momento importante foi quando Catão levou a camisa da caminhada para seu pai, o ex-prefeito Severino Ferreira.

Acompanhado do ex-secretário de finanças do município, Marcelo Neves, perguntamos ao prefeito Eudson Catão sobre sua sucessão, porém o prefeito preferiu não falar sobre política, adiantando apenas que ainda não tem o nome definido, pois estará abrindo o diálogo com vários partidos e pessoas influentes na cidade, e mesmo diante de tantas especulações, ainda espera contar com o apoio do ex-prefeito Carlos Timóteo e seu irmão, vereador Márcio Timóteo, assim como também o ex-prefeito Tanta e o seu atual vice, Antônio Vicente.

“Temos divergências políticas, mas temos que entender que Palmeirina é mais importante e precisamos garantir o melhor para nossa cidade. Assim estarei disposto a conversar com todos e juntos definirmos nosso futuro. São pessoas por quem temos consideração e respeito, e vamos encontrar o consenso com bom senso.” – afirmou Eudson Catão, que mesmo fazendo rasgados elogios a Marcelo Neves, não quis bater o martelo, comprometendo-se politicamente agora.

“Agora é hora de administrar e fazer entendimentos. No momento oportuno, conversando com nosso grupo, mais os novos e antigos aliados, tomaremos a decisão” – Finalizou o prefeito. 
Parece que na Caminhada da Paz, o prefeito quer paz na eleição também!

Humberto Costa visita Eduardo Campos - Saiba sobre o que conversaram!


O senador Humberto Costa (PT) se reuniu hoje com o governador Eduardo Campos (PSB) no Palácio do Campo das Princesas. Segundo Humberto, o encontro serviu para os dois conversarem sobre a agenda política nacional e o cenário eleitoral no Estado. Uma nova agenda entre os dois deve acontecer nas próximas semanas.

Humberto e Eduardo devem debater sobre apoios em importantes municípios de Pernambuco. “Onde pudermos compor, vamos compor. Sabemos da importância da Frente Popular se manter integrada”. As prévias do PT não entraram na pauta. O governador Eduardo Campos espera a decisão da Executiva Nacional do partido para se pronunciar.

Outro ponto da pauta foi sobre o problema da seca no interior. “É preciso todos estarmos mobilizados para enfrentar este problema. O governador está trabalhando muito para amenizar o drama da população atingida. Eu também me coloquei à disposição para ajudar no que puder. Precisamos somar todos os esforços”, afirmou.

Humberto ainda relatou a Eduardo sobre os rumos da CPI Mista de Carlinhos Cachoeira. O senador é membro da Comissão e relator do caso Demóstenes no Conselho de Ética. “É uma preocupação nossa e também do governador, que também é presidente do PSB, que a CPI não se transforme em uma disputa política, mas que investigue os crimes e puna os culpados”, disse.

Estudantes da rede estadual de ensino podem participar do concurso

Os estudantes da rede estadual de ensino interessados em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra na próxima sexta-feira (25). Esta é a terceira edição do concurso – uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Cultural – que, neste ano, tem o tema: O lugar onde vivo.

Podem concorrer estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Eles devem produzir textos que se relacionem com a comunidade onde moram, em seus aspectos históricos, culturais e cotidianos. Os alunos de 5º e 6º anos concorrem na categoria Poema; para os que cursam 7º e 8º anos, o gênero é Memórias Literárias; estudantes do 9º ano e 1º do ensino médio deverão escrever Crônicas; e os Artigos de Opinião ficam a cargo dos estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio. Apenas alunos de escolas públicas concorrem.

Para secretário de Educação de Pernambuco (SE), Anderson Gomes, a participação no concurso vai aprofundar os laços de cada um com sua comunidade. “O resultado disso é um olhar diferenciado, carregado de cidadania por parte de nossos estudantes”, afirma. Ele enfatiza que o esforço da SE é para que o maior número de alunos de escolas da rede estadual participe, “o que vai produzir um resultado imediato na visão de mundo dos alunos e na forma como eles se relacionam com sua realidade”. E torce: “o que também aumenta nossas chances de termos um ou vários vencedores pernambucanos”.

Desde março, as escolas têm recebido o material didático, que está sendo utilizado pelos professores nos trabalhos e oficinas em sala de aula com os alunos. Os textos produzidos para a Olimpíada serão avaliados por uma comissão formada na própria escola – que pode indicar um texto por categoria. As escolas têm até o dia 30 de agosto para realizar as oficinas e a avaliação de suas melhores produções.

Os textos indicados pelas escolas serão submetidos a uma nova seleção, de caráter municipal, que tem como prazo máximo dia 3 de setembro. O número de vagas de cada município depende da quantidade de escolas que enviarem seus textos.

Na etapa estadual, professores de língua portuguesa e representantes das secretarias de educação vão indicar 500 semifinalistas, sendo 125 de cada categoria. Os classificados vão participar de oficinas com atividades culturais e de formação. Eles serão novamente avaliados por representantes do MEC, além de professores de português, representantes das secretarias de educação e do Itaú Unibanco.

Passam à final 152 classificados de cada região, sendo 38 de cada gênero. O resultado sai no mês de dezembro.

Premiação – Os estudantes e professores orientadores que chegarem à semifinal vão receber medalhas e livros. Os finalistas levam para casa tablets, além das medalhas. Os vencedores do concurso serão premiados com um notebook.

IFPE- Garanhuns promove 2º Seminário de Educação Ambiental


Acontecerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, o 2º Seminário de Educação Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Garanhuns. Nesta edição, o evento aproveitará o gancho da conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável, RIO + 20, para discutir educação ambiental, buscando despertar a importância de ações sustentáveis.

Nos três dias de seminário, haverá palestras, minicursos e mostras de vídeos. Todos abertos à comunidade. A entrada para as palestras e mostras de vídeos serão gratuitas. Já para participar dos minicursos, é necessário 01 (um) kilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado a uma instituição beneficente de Garanhuns. As inscrições podem ser feitas através da página do campus, http://garanhuns.ifpe.edu.br/, onde também pode ser vista a programação completa do evento.

Entre os palestrantes confirmados, Bertrand Alencar (Programa Recicla Pernambuco), Marcos Mattos (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Garanhuns), Gilson Lima (UFPE- Caruaru) e Carlos Eduardo Menezes (IFPE- Recife). Também haverá espaço para os alunos formandos do curso técnico em Meio Ambiente do IFPE- Garanhuns, apresentarem suas ideias de ações empreendedoras de sustentabilidade, como a implantação de loja de alimentos orgânicos e a confecção de artigos de decoração utilizando garrafas PET.

Outra ação do evento que pretende movimentar o campus é a disputa entre os alunos para recolhimento de garrafas pet. A turma que conseguir o maior número de garrafas receberá um prêmio. O destino do material será uma fábrica de vassouras ecológicas da cidade. Através dessa brincadeira, a comissão do Seminário espera integrar os estudantes do IFPE - Garanhuns à comunidade, proporcionando a disseminação de informação sobre a temática ambiental- um dos objetivos principais do evento.

ASCOM
IFPE-- Garanhuns

Os Cegos na programação do projeto Curta Agreste da AESGA


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza nesta quarta-feira (23), mais uma edição do Projeto Curta Agreste, desenvolvido por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição com o objetivo de divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar.

O Projeto, voltado para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, apresenta nesta semana o vídeo “Os Cegos”, de Luís Jardim, adaptado e roteirizado por Julierme Galindo. A exibição acontecerá no Auditório da AESGA, a partir das 19h.

Baseado num dos contos mais engenhosos de Luís Jardim, a Troupe Azimute, em parceria com a Imburana Filmes, estreia seu primeiro média metragem, contando com um elenco com a experiência sob medida para recriar “Os Cegos”, conto homônimo do livro “Maria Perigosa”, do premiado autor garanhuense, Luis Jardim.

fonte:

Garanhuns busca o Pentacampeonato no Dia do Desafio


No próximo dia 30 de maio, a cidade de Garanhuns participa de mais uma edição do Dia do Desafio. A iniciativa, de caráter mundial, visa o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, em busca do bem estar coletivo. A realização é do SESC local e Prefeitura de Garanhuns.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, sendo realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Na competição, cidades do mesmo porte se confrontam para mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Diversas atividades físicas podem ser realizadas, tanto individuais, quanto coletivas, como: caminhadas, corridas, alongamento, prática de yoga, relaxamento, ginástica multifuncional, jogos, gincanas, passeio de bicicleta, campeonatos, recreação, natação e hidroginástica. Tudo isso realizado em parques, empresas, bairros, escolas e clubes da cidade.

Neste ano, Garanhuns busca o pentacampeonato e enfrenta a cidade cubana de Marianao. Em 2008, Garanhuns participou pela primeira vez da competição e venceu a cidade boliviana de Potosí, mobilizando cerca de 42% da população. No ano de 2009, a cidade concorrente foi Comodoro Rivadavia, da Argentina e ganhou novamente, movimentando mais uma vez 42% dos garanhuenses. Em 2010, Garanhuns alcançou a vitória contra a cidade de Acolman, no México, mobilizando 65,36% da população nas atividades. Já em 2011, 75,92% dos moradores da Cidade das Flores alcançaram o tetra campeonato na Competição, vencendo a cidade de Manzanillo, de Cuba.

Sete de Setembro tem a maior torcida da cidade


A rivalidade histórica sempre foi Sete de Setembro e AGA, principalmente na época do amadorismo, pois no futebol profissional a AGA passou poucos anos com o time montado, mas fez bons campeonatos pernambucanos.

Lembro também do IAC, Independente Atlético Clube, cuja sede muito bem localizada era no prédio que hoje funciona a Subway e o Coluna Café.

No Futsal, o Tigre nasceu de um racha no Tubarões, tradicional clube de Garanhuns. Criando uma rivalidade que não foi alimentada porque o Tigre investiu no profissionalismo e o Tubarões continuou com as peladas amadoras.

O Tigre, de um time que apenas representava a cidade, conseguiu investimentos e hoje é o maior representante do estado, tricampeão pernambucano e participando praticamente de todas as competições nacionais nos últimos anos. Um orgulho para a cidade.

Muita gente gostaria de ver a AGA voltar aos gramados, principalmente neste momento em que o esporte garanhuense está na vitrine, conquistando cada vez mais espaço, mídia e sendo um fator importante de geração de renda no município.

Entretanto, antes da AGA, ainda tem um projeto sendo formulado de levar o Tigre também para o futebol de campo, com muita possibilidade de sucesso.

O Sete de Setembro fez o caminho inverso, sem tantos recursos para o futebol de campo, montou um projeto olímpico e tem investido em outras modalidades, inclusive o Futsal, onde fez um bom campeonato em 2011 e vem repetindo em 2012, com uma boa colocação. Não tem a estrutura do Tigre, mas ainda está invicto no derby local.

Estes três clubes têm admiradores em comum. Muita gente torce para todos. No futsal pelo Tigre e no campo pelo Sete de Setembro. Ou ainda, torce pelo Verdão porque a AGA não tem time.

Mas para saber a preferência, aquele time pelo qual bate o coração garanhuense, perguntamos em nossa enquete, e deu o alviverde, o time do povão, confira:

Pela AGA 25 (17%)

Pelo SETE DE SETEMBRO 73 (51%)
Pelo TIGRE 24 (16%)
por times de outras cidades. 21 (14%)

O Sete de Setembro no início da enquete chegou a contar com 70% da preferência, mas é bom lembrar que a AGA está sem time e o Tigre é do futsal. Seria diferente se perguntássemos especificamente pelo futebol de salão? Porém, é bom lembrar, que pode vir por aí o time de campo.

A verdade é que o Sete de Setembro ainda tem o seu maior patrimônio: A sua torcida!

Vai começar a segundona, e vamos torcer pelo retorno à elite do pernambucano, assim como vamos torcer para que o Tigre continue sua saga de conquistas e que a AGA possa voltar a disputar campeonatos profissionais.

Garanhuns sedia Fase Final do Campeonato Brasileiro de Handebol Jr.




Numa realização da Confederação Brasileira e Federação Pernambucana de Handebol, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e SESC, a Cidade das Flores será sede, entre os dias 21 a 25 de maio, da Fase Final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino de Handebol.
A competição contará em sua Fase Final com oito equipes, oriundas de diversas regiões do País, sendo elas:

Português/AESO, de Pernambuco;
CEPE 2004/FUPES, de Santos-SP;
Grêmio CIEF, da Paraíba;
Caruaru Handebol, de Pernambuco;
Itapema/ACEU/UNIVALI, de Santa Catarina;
CAIC Balduino/GHC/UFPI, do Piauí;
Pinheiros, de São Paulo; e
FME Campos/Universo, do Rio de Janeiro.

A abertura dos Jogos acontecerá nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 17 horas, no Ginásio do SESC/Garanhuns. As partidas também acontecem no Ginásio do SESC, das 13h às 19 horas.

A grande final será realizada no dia 25 de maio, com início às 8 horas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.