sábado, 26 de maio de 2012

AMTT volta atrás e permite estacionar na frente do Colégio XV de Novembro

A Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito estará permitindo o estacionamento em toda a extensão do Colégio XV de Novembro, uma das principais áreas para os veículos dos clientes do polo gastronômico da Praça Souto Filho.

As placas de "proibido estacionar" serão cobertas ou retiradas, ao menos neste final de semana de grande fluxo devido o Bicho Indoor.

Na segunda-feira a situação será analisada pela Autarquia.

Garanhuns sedia etapa da Volta Ciclística de Pernambuco‏ - Confira as demais cidades!


A cada dia Garanhuns se consolida como a principal cidade do Interior no segmento esportivo. São diversos eventos nacionais, regionais e estaduais no segmento que vêm sendo realizados na Cidade das Flores, a exemplo dos Campeonatos Brasileiros de Handebol e Judô. A mais nova iniciativa será a Volta Ciclística de Pernambuco, numa realização da Federação Pernambucana de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, e que acontece no período de 28 de maio a 3 de junho, passando por vinte municípios pernambucanos.

Trata-se do maior evento ciclístico do Norte-Nordeste. É uma competição ciclística de estrada, de longa duração, disputada em uma semana e dividida em sete etapas. Garanhuns integra a terceira etapa da prova, que tem inicio no dia 28 de maio, com largada em Caruaru, no Autódromo Ayrton Senna. Em seguida, os ciclistas se deslocam a Pesqueira, passando por Garanhuns, Caruaru, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e se encerra em Recife, no próximo dia 3 de junho de 2012. Ao todo serão mais de 530 quilômetros de prova.

A terceira-etapa tem chegada prevista em Garanhuns as 11h da próxima quarta-feira, dia 30. A rua Pedro Rocha, nas imediações do Parque Euclides Dourado será o ponto de chagada e premiação dos campeões da Etapa. Já no dia seguinte, 31, será dada a largada de 4ª etapa com destino a Pesqueira. A largada acontece as 8h, também da Rua Pedro Rocha. “Teremos 200 ciclistas hospedados em Garanhuns durante o dia 30 com diárias viabilizadas pela Federação de Ciclismo. Será importante para os nossos setores de hotelaria e consumo de serviços. É o esporte como meio de desenvolvimento social e econômico de Garanhuns”, argumenta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

A Prefeitura apóia a realização através das pastas de Saúde, AMTT, Guarda Municipal, Serviços Públicos e Comunicação Social e Esportes.

Recém criado Fórum Territorial da Rede Produtiva do Feijão - Saiba os municípios participantes!

Produtores e produtoras familiares de 11 cidades do Agreste Meridional e Central criaram, em parceria com o ProRural e outras instituições governamentais, o Fórum Territorial da Rede Produtiva do Feijão.

A iniciativa faz parte do Programa Territórios Produtivos, do Governo de Pernambuco, que visa a promover a estruturação das principais cadeias produtivas do estado, com ações integradas que articulam políticas públicas, investimentos e parcerias para o fomento da agricultura familiar.
 
Por meio da criação do Fórum Territorial Produtivo do Feijão, os produtores e produtoras de Angelim, Calçado, Canhotinho, Jucati, Jupi, Jurema, Garanhuns, Lajedo, São João, Ibirajuba e São Bento do Una centram suas atenções para o trabalho organizado e articulado, em que a meta é fortalecer o setor e elevar o nível de produção e renda dos agricultores e agricultoras familiares. Este território é responsável, segundo o IBGE, pela produção de 31 mil toneladas/ano (equivalente a 40% da produção do Agreste). Com destaque para o cultivo dos feijões Carioquinha, Macassar e Preto.
 
fonte:

PROGRAMAÇÃO FIG 2012: Gaiamálgama


Confira vídeo de Gaiamálgama, que se apresentou no Palco Pop , na décima nona edição do Festival de Inverno de Garanhuns. O grupo de Garanhuns faz uma música mundial, excêntrica, com elementos andinos e europeus. Além disso tem um estilo em figurinos e uma representação teatral que cria um verdadeiro espetáculo!

Imperdível.

Prefeitura de Bom Conselho entrega Centro de Educação construído com recursos próprios


A Prefeita Judith Alapenha e a Secretária de Educação de Bom Conselho, Ângela Macário, inauguram o Centro Educacional Maria Marlúcia Correia Ferro neste domingo, dia 27 de maio, embora os alunos já estejam estudando na unidade.

O prédio oferece instalações modernas. Logo na entrada as pessoas encontram um espaço para as mães ou responsáveis esperarem os alunos com conforto. A rampa de acessibilidade para os alunos portadores de deficiência física também é outro importante detalhe no quesito inclusão social.

Ao todo, aproximadamente 500 alunos estão sendo beneficiados com a estrutura de centro educacional. No local, a cada duas salas de aula existe um banheiro com a finalidade de que o aluno não tenha que se deslocar para longe do local de estudo. O refeitório, limpo e organizado, é um espaço amplo, ideal para uma refeição com mais conforto e higiene.

A obra, que impressiona pela estrutura, está orçada no valor de R$ 1.051.829 e foi realizada com recursos próprios do município.

O Centro Maria Marlúcia também chama a atenção por possuir um quadro de profissionais preparados. Segundo a secretária de educação, os professores estão sendo capacitados para acompanhar as mudanças no processo de ensino, como por exemplo, a ligação da aprendizagem com as tecnologias da informação. A educadora educacional do Centro, Patrícia Ferro, disse que nunca viu nada igual na região. Pelo pioneirismo, o centro está sendo procurado por profissionais de educação de outras regiões. “Eles vêm em busca dos nossos novos métodos de ensino. Estamos sempre participando de capacitação e de outros eventos. Realmente o centro se destaca pelos profissionais capacitados e indicadores de qualidade”, declara.

PPS realiza encontro estadual para tratar de candidaturas

A direção estadual do Partido Popular Socialista (PPS) vai reunir na manhã deste sábado (26/05), no Recife Praia Hotel, no Pina, os presidentes dos diretórios municipais do partido e os pré-candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador em todo o Estado, para discutir as alianças, as chapas e realização das convenções partidárias.

O PPS deverá lançar este ano mais de 20 candidatos a prefeitos em Pernambuco e deverá compor a chapa oferecendo o candidato a vice-prefeito em outras 30 cidades. Além disso, deverá apresentar mais de 300 candidatos a vereador em todo o Estado.

“Este é o melhor momento para reestruturarmos o partido. Com estas eleições, vamos poder consolidar o PPS em todas as regiões do Estado”, aposta Débora Albuquerque, presidente estadual do partido em Pernambuco,.

Entre os principais candidatos a prefeito pelo PPS que já confirmaram presença no evento estão o ex-deputado Raul Jungmann, no Recife, o vereador Sivaldo Albino, em Garanhuns, o empresário Vilmar Capellaro, em Petrolina, o vereador F. Macedo, em Itamaracá, o advogado Marlos Magalhães, em Arcoverde, o engenheiro Fábio Rogério, em Moreno e o radialista Robson Pinto, em Águas Belas.

“Uma de nossas prioridades é a candidatura de Raul Jungmann a prefeito do Recife. Mas estou certo de que a partir deste encontro, vamos começar a fechar as chapas para concorrer com nomes competitivos também em cerca de vinte cidades pernambucanas. E esperamos ampliar o número de vereadores no Estado”, prevê Marcílio Domingues, secretário-geral do PPS em Pernambuco.
.
fonte: Blog do Jamildo

Bispo D. Fernando agora é cidadão Capoeirense


Tá no blog do Raimundo Lourenço, de Capoeiras.
.
Em solenidade prestigiada na Câmara Municipal de Capoeiras, o Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães recebeu o título de Cidadão da Cidade.

Dom Fernando Guimarães bispo diocesano de Garanhuns recebeu na tarde desta quinta-feira (24), o titulo honorífico de “Cidadão Capoeirense” concedido pela Câmara de Vereadores de Capoeiras.

O autor da proposta da comenda ao religioso foi o vereador Geraldo Soares de Barros (Geraldo do Alegre), que foi aprovada na Casa por unanimidade. O vereador ressaltou a importância do trabalho e da amizade de Dom Fernando Guimarães para com monsenhor Geraldo e, os paroquianos capoeirenses.

Ao receber simbolicamente o Titulo Honorífico das mãos do prefeito Dudu e do presidente da Câmara, vereador Francisco Silvestre, Dom Fernando Guimarães se disse honrado com a homenagem. Ele, no entanto ressaltou que só aceitou a comenda por que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, e porque sabia que aquele Titulo era concedido ao cargo que exerce na igreja católica, e não a ele, cidadão.

Durante a cerimônia foi prestado uma homenagem especial ao monsenhor Geraldo Batista pela passagem dos seus 40 anos de sacerdócio.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara vereador Francisco Silvestre. O cerimonial ficou a cargo do radialista Vando Pontes. Na ocasião usaram da palavra: o vereador Geraldo do Alegre, autor da proposta; o prefeito Luiz Claudino (Dudu), monsenhor Geraldo Batista e o homenageado.

Após a sessão, monsenhor Geraldo Batista convidou as autoridades e o povo presentes para um jantar em sua residência.

Izaías Régis destaca Bicho Indoor na ALEPE


Neste fim de semana, acontece a primeira edição do Circuito Bicho Indoor Garanhuns. Para o deputado Izaías Régis (PTB), a realização de eventos do tipo destaca o potencial do município para atrair turistas. “O clima, o povo e a beleza da cidade comprovam que Garanhuns está preparada para ser polo turístico. A localidade pode se transformar em uma espécie de Gramado (fazendo referência à cidade do Rio Grande do Sul)”, argumentou.

Régis acredita que explorar a história dessa cidade do Agreste Meridional alavancará o turismo e fortalecerá a economia. O deputado voltou a lembrar que a duplicação da BR-423 – entre Garanhuns e São Caetano – também ajudará nesse processo.

O Circuito Bicho Indoor levará à Esplanada Cultural Guadalajara a Banda Cheiro de Amor, no sábado (26); e Chiclete com Banana no Trio Rex SkyDome, no domingo (27).

As Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, em conjunto com as Secretarias Municipais de Turismo e de Saúde e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), cuidarão da segurança do evento.

Silvino Duarte e Julio Cesar - Prefeito e vice?

Júlio César tem a confiança de Luís Carlos, Silvino Duarte e Zé da Luz

Começa a tomar forma uma chapa no colegiado.

A reaproximação do prefeito Luís Carlos com Silvino Duarte começou nos movimentos contrários à entrada de Antônio João em Garanhuns. As divergências que os afastou por anos foram colocadas de lado, e resolveram continuar conversando, o que foi resultando no grupo de vários partidos e lideranças, e no compromisso de continuarem juntos até a eleição. Eis aí o colegiado.

Silvino passou a ser o nome preferencial do prefeito, e depois claramente, o ex-adversário Zé da Luz. O prefeito vem fazendo elogios públicos ao ex-prefeito de Caetés, e pode também apoiar o engenheiro. O certo é que existe uma união, e qualquer decisão será tomada em conjunto. Desses cinco nomes devem sair os candidatos a prefeito e vice: Silvino Duarte, Aurora Cristina, Dimas Carvalho, Zé da Luz e Júlio César. 

 Zé da Luz aparece melhor nas pesquisas, atrás apenas de Izaías Régis. Silvino não tem sido colocado nas pesquisas, mas é comum se ouvir na cidade que se ele for o candidato ganha a eleição. Não é bem assim, mas a verdade é que se torna bastante forte. Pois não será uma campanha fácil para ninguém.

Como Silvino tem confiado no resultado final da justiça, onde está recorrendo da sua inelegibilidade, mesmo que ela só venha depois da eleição, tem dito que será candidato, mesmo que sub-judice. Com Silvino candidato é mais fácil unir o funcionalismo em torno do seu nome, pois aí se somariam os nomes do atual prefeito com os remanescentes do governo anterior.

Comenta-se que se for feito este acordo, Zé da Luz passaria a ser o candidato a deputado do grupo e que o atual prefeito indicaria o vice, que caminha para ser Julio César, que mesmo sem aparecer nas ruas como candidato começa a aparecer nas pesquisas. O ex-secretário de saúde, acumulou passagens em várias outras pastas da administração, e é gente de confiança tanto de Luís Carlos como de Silvino, de quem também foi secretário, e ainda é primo de Zé da Luz, sendo também seu secretário municipal na época de sua gestão em Caetés.

Resta saber, finalmente se Zé da Luz é candidato ou não, ele vem protelando publicamente esta declaração, aguardando o desenrolar da candidatura patrocinada pelo PSB estadual. Ouvimos dizer até que ele poderia se aproximar do senador Armando Monteiro.

A verdade é que, com o recall de Silvino na classes média e alta da cidade, mais a força da máquina administrativa e a inserção de Zé da Luz na periferia da cidade, qualquer nome que tenha este tríduo parte forte para a eleição.

Do outro lado, já consolidado, Izaías acompanha as decisões e indecisões dos adversários políticos.

Subway reclama


A proprietária Ana Paula Aguiar, funcionários, clientes e amigos do Restaurante Subway Garanhuns estão indignados com o fato da Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da AMTT, restringir ao máximo os locais onde antes da recém-inauguração do Restaurante eram de livre estacionamento. Praticamente toda a frente do Colégio XV de Novembro está proibida de se estacionar.

A reclamação tem sido também dos demais proprietários de restaurantes da localidade, que criaram aos poucos um novo polo gastronômico na cidade. Acontece que recentemente vários locais de estacionamentos tiveram os meios-fio pintados de amarelo, proibindo a parada dos veículos, e muitos deles já foram multados. A restrição causou uma diminuição no fluxo de clientes. A proprietária da Subway afirma que trouxe para Garanhuns um alto investimento atraindo mais empregos diretos e indiretos, mas vem sofrendo uma queda no movimento por conta da medida tomada pelas autoridades. A empresária acha a restrição desnecessária.

Ana Paula Aguiar foi ao Gabinete do Prefeito que prometeu resolver o problema ainda nesta sexta-feira, porém, às 22h, os funcionários da Subway foram surpreendidos com a Operação Lei Seca na Praça Souto Filho, e o DETRAN colocou na via de acesso à Subway um caminhão bloqueando o fluxo ao estabelecimento , o que acabou acarretando o fechamento do Restaurante uma hora mais cedo.

A Lei Seca acontecerá somente neste final de semana, mas é também um momento em que a cidade estará com milhares de turistas que certamente visitarão o novo polo gastronômico, e por isto a parada deste caminhão da forma como foi feita vai gerar prejuízos na movimentação de clientes.

E para a continuidade do bom andamento dos restaurantes se faz necessário que a AMTT reveja a forma inexplicável como foram feitas as proibições de estacionamentos, dificultando a o acesso dos clientes à Subway e demais estabelecimentos comerciais da região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.