quinta-feira, 21 de junho de 2012

Judith Alapenha vive bom momento e define a chapa em Bom Conselho

Prefeita Judith Alapenha e Dr. Petrúcio Borges fecham chapa para a eleição

Candidata à reeleição, a prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha, literalmente deu a volta por cima. O começo de sua administração foi complicado, precisando administrar os problemas da prefeitura, inclusive das administrações passadas, que deixaram o município na lista negra federal, e ainda a expectativa de mudança alimentada pela população. Recebeu críticas e perdeu alguns apoios.

Porém de um ano pra cá, na reta final, conseguiu resolver as pendências burocráticas, fez-se mais política e com os investimentos sendo feitos, voltou a pensar na reeleição. Feito um time de futebol que cresce no momento certo do campeonato. Assim é esta chegada para outubro. Se alguém achava que a situação estava perdida em Bom Conselho, vai precisar refazer suas contas. Não será fácil, aliás, para ninguém. Mas muita gente já dava a campanha por vencida, e agora vê a prefeita ressurgir.

Outro fator que pode ajudar sua reeleição é a oposição dividida. Neste momento há a possibilidade do município ter cinco candidatos, ou até mais, a depender das composições. Nomes como Capitão Boanerges, Washington Azevedo e Danilo Godoy, que conta com o apoio dos três ex-prefeitos, Audálio, Daniel e Gervásio, principalmente, pode polarizar a disputa com Judith Alapenha.

Acredito que quanto mais candidatos, melhor para a situação.

Roberto Almeida citou que podem acontecer duas situações, ou pela primeira vez Bom Conselho reelege um prefeito, no caso uma prefeita, aniquilando o poderio dos ex-prefeitos, ou a cidade muda novamente, escolhendo uma das novas opções.

O certo é que em quatro anos de mandato, Judith vive seu melhor momento. Obras públicas estão sendo feitas em várias partes do município, inclusive com inaugurações. Se vai conseguir superar as críticas do começo de sua gestão, só saberemos em outubro, mas vai chegar com ânimo, e disputando com competitividade.

Para marcar este bom momento, Judith Alapenha já antecipou seu candidato a vice-prefeito, trata-se do vereador Dr. Petrúcio Borges, segundo o blog do Tiago Padilha.

ALIANÇA PT-PR
A união entre o PT e o PR da cidade de Bom Conselho, oficializada no último sábado (16), ganhou repercussão a nível estadual. A notícia de que o pré-candidato petista a prefeito de Bom Conselho, Washington Azevedo, terá como pré-candidato a vice em sua chapa o republicano Gerlânio Barros – conhecido por Pinto, empresário do agronegócio, foi notícia nos principais blogs do estado, e se torna mais uma chapa para a eleição municipal.
Washington, mesmo tendo sido secretário municipal até bem pouco tempo, promete bater duro na administração.

A campanha deve ser muito dura no município!

FUNASE: Novas unidades serão construídas no estado, incluindo Garanhuns


Uma reunião realizada ontem no Tribunal de Justiça de Pernambuco juntou todos os atores políticos que têm nas mãos o poder de tirar do papel a promessa de implantar um novo modelo de ressocialização para os jovens infratores no Estado. Pela primeira vez, após as sucessivas mortes e fugas ocorridas nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), uma proposta foi formatada e apresentada. Serão construídas 11 unidades em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, uma do Agreste e outra do Sertão. Isso representará a criação de 924 vagas no sistema. O investimento previsto para execução das obras é de R$ 85 milhões.

Diante da dificuldade de fazer o plano virar realidade, o Estado solicitou a intermediação do Tribunal de Justiça para conduzir a negociação com prefeitos, promotores e juízes da área da infância e juventude, no sentido de agilizar a execução da proposta. Pelo menos no discurso, a conversa avançou e prazos foram estipulados. Nas próximas semanas, uma comissão visitará os municípios escolhidos para receber as novas unidades, com o objetivo de escolher o local do terreno que abrigará as construções.

Pelo projeto, Recife ganhará três unidades, com um total de 270 vagas. Paulista e Jaboatão dos Guararapes receberão duas, em cada cidade. Ainda serão erguidos centros em Olinda e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e Garanhuns e Arcoverde, no interior.

O vice-governador, João Lyra Neto, garantiu que o Estado poderá arcar com o custo da desapropriação dos terrenos escolhidos. Acrescentou que foi a primeira vez que viu todas as autoridades que têm responsabilidade sobre a questão do jovem infrator reunidas para tratar de tomada de decisões. “Vamos começar a construir essas unidades ainda este ano. Todos os representantes do poderes estão aqui (na reunião) e não há porque esperar mais. Esse é um problema que atinge a todos e por isso tem que ser enfrentado em conjunto”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, chegou a disponibilizar possíveis terrenos do Poder Judiciário nesses municípios para abrigar as unidades. “Se nessas visitas vocês encontrarem um terreno do Judiciário, venham que a gente conversa”, disse.

As 11 unidades serão construídas já dentro dos padrões exigidos pela nova lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que prevê instalações que garantam educação, saúde e prática de esportes para os jovens que cumprem medida socioeducativa.

Para garantir a execução das ações, o Ministério Público vai firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com todos os municípios envolvidos no processo. A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, ressaltou que a colaboração das prefeituras é fundamental na identificação dos terrenos e na conscientização junto à comunidade. “Sem a definição da área nós não podemos sequer licitar a obra”, afirmou ao acrescentar que é preciso sensibilizar a sociedade para que o jovem seja acolhido no seu município de origem.

Leia mais na edição desta quinta-feira do JC.

Conselho de Educação Física notifica 20 por exercício ilegal da profissão - Garanhuns foi fiscalizada!

No balanço apresentado vinte e cinco escolas e 35 academias estavam sem registros.  ( Nando Chiappetta/DP/D. A Press- 03/10/11)
No balanço apresentado vinte e cinco escolas e 35 academias estavam sem registros.

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, que compreende os estados de Pernambuco e Alagoas, acaba de divulgar o balanço das inspeções realizadas no mês de maio em 21 municípios do estado de Pernambuco. Aproximadamente 100 estabelecimentos foram visitados. Vinte e cinco escolas e 35 academias encontravam-se sem registros. Além disso, vinte pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão.

Sete boletins de ocorrências foram registrados em delegacias. Além do Recife, foram fiscalizados os municípios de Aliança, Abreu e Lima, Angelim, Araçoiada, Carpina, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Jucati, Jupi, Macaparana, Nazaré da Mata, Olinda, Palmeirinha, São João, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência e Vitória de Santo Antão.
 
 

Saiba tudo sobre a solenidade na Assembleia que resgatou o mandato dos deputados cassados na ditadura militar


A Assembleia Legislativa de Pernambuco prestou homenagens, ontem, a 25 deputados estaduais que foram eleitos pelo voto direto e cassados pelo regime militar implantado no País em 1964. Uma sessão solene, proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Waldemar Borges (PSB), restituiu, simbolicamente, o mandato dos políticos. “Afastados da vida pública e forçados a seguir caminhos impostos pela força da ditadura, muitos enfrentaram o desafio de deixar o País e viver em terras desconhecidas, longe da família e da pátria”, registrou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que coordenou a solenidade.

Entre os parlamentares cassados, 11 já faleceram (ver arte anexa). Na homenagem, a Casa Joaquim Nabuco restituiu o diploma de posse aos próprios parlamentares, ou aos seus representantes, simbolizando a devolução do mandato.

O vereador Liberato Pereira Costa Júnior foi o primeiro a receber o documento das mãos de Uchoa. “Esse momento é justo, oportuno e pleno de humanismo”, enfatizou o presidente.

Para Waldemar Borges, a Assembleia prestou um tributo ao Estado democrático e aos que lutaram contra o regime, “que infelicitou o Brasil por 21 anos”. “Este Plenário, que já foi palco da violência dos que ignoraram a soberania popular, resgatou simbolicamente os mandatos conquistados nas urnas e que foram usurpados pelo autoritarismo”, ressaltou, registrando acontecimentos que marcaram o período. O socialista ainda entregou o diploma ao seu pai, o ex-deputado Waldemar Borges Filho.

De acordo com o ex-deputado federal, Egídio Ferreira Lima, que falou em nome dos demais homenageados; a Casa Joaquim Nabuco sempre foi exemplo para o Brasil, inclusive durante o regime militar. “Este lugar me traz muitas lembranças. Foi aqui onde dei os primeiros passos como parlamentar e conheci a riqueza da atividade política”, ressaltou, elogiando o crescimento econômico que vive o País. “Atravessamos um momento de desenvolvimento e de aproximação entre as classes sociais”, observou. Várias autoridades prestigiaram o evento, a exemplo do vice-governador, João Lyra Neto; do senador, Armando Monteiro e do deputado federal, Bruno Araújo.


O deputado Izaías Régis com Carlos Amorim, que recebeu a homenagem pelo seu pai José Amorim

Relação dos homenageados - Almany de Sá Barreto Sampaio (PST); - Audálio Tenório de Albuquerque (Arena) (in memoriam); - Carlos Luís de Andrade (PSB) (in memoriam); - Cícero Targino Dantas (PST) (in memoriam); - Clóvis Jatobá da Costa Lima (PMDB) (in memoriam); - Dorany de Sá Barreto Sampaio (PMDB); - Egídio Ferreira Lima (PMDB); - Elias Libânio da Silva Ribeiro (PDC) (in memoriam); - Geraldo Pinho Alves (PMDB) (in memoriam); - Gilberto de Oliveira Azevedo (PST); - Harlan de Albuquerque Gadelha (PMDB); - Inaldo Ivo Lima (PMDB); - Inácio Mariano Valadares Filho (Arena) (in memoriam); - José Cardoso da Silva (PST) (in memoriam); - José Ferreira de Amorim (Arena); - José Inácio da Silva (Arena); - José Marques da Silva (Arena) (in memoriam); - Josesito Padilha (Arena); - Liberato Pereira Costa Júnior (PMDB); - Luís Cláudio Braga Duarte (PST); - Luís de Andrade Lima (PMDB); - Paulo Rodolfo Rangel Moreira (Arena) (in memoriam); - Sérgio Murilo Santa Cruz Silva (PST) (in memoriam); - Sílvio Pessoa de Carvalho (Arena); - Waldemar Alberto Borges Rodrigues Filho (PMDB).

De Garanhuns, a família de José Cardoso agradece a Assembleia pelo reconhecimento ao político e a memória do ex-deputado. Fomos informados que Roberto Cardoso foi convidado junto a seus irmãos, e a ex-vereadora Margarida Cardoso recebeu o documento simbólico da restituição do mandato de José Cardoso.

Armando Monteiro faz o caminho da roça nas convenções do PTB


O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, aproveita o dia de São João, neste domingo, 24, para comparecer a várias convenções da legenda no penúltimo final de semana dedicado ao lançamento dos candidatos a prefeito e vereador na sucessão municipal 2012.

A primeira parada de Armando será em Maraial, na Mata Sul do Estado. Lá, o PTB concorrerá à prefeitura com o atual vice-prefeito, Marcos Moura. Logo em seguida, o senador segue para o município de Jaqueira, também na Mata Sul, onde participa da convenção que apresentará Rilton Braz como candidato do partido.

Já no início da noite, Armando marca presença em Buíque, no Agreste, para apresentar Arquimedes Valença – ex-prefeito do município – como candidato da legenda.

Mais convenções - Ao longo da última semana das convenções partidárias, o senador Armando Monteiro também se dedicará a marcar presença no maior número de encontros do PTB no Estado. Sua agenda, que ainda está sendo fechada, prevê a participação em encontros em municípios como Garanhuns, Abreu e Lima, Igarassu, Goiana, Arcoverde, São Caetano e Gravatá, entre outros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.