sábado, 30 de junho de 2012

As convenções e as atas abertas - Nem tudo se decide hoje!

Hoje acontecem as convenções na maior parte das cidades brasileiras. Os partidos políticos estão escolhendo seus candidatos a prefeito e vice-prefeito, porém, nem tudo se resolve nas convenções por uma brecha na lei.

O vale na prática não é a convenção em si, o evento ou os acordos fechados, o vale é o que está escrito na ata, e ela pode ser entregue no cartório eleitoral até o dia 5 de julho, assim, muitos partidos e coligações fazem suas convenções e deixam a ata em aberto até o último momento.

Um exemplo disso foi Mendoncinha do DEM, na capital pernambucana, que fez sua convenção nesta sexta-feira, mas não indicou ainda o vice, podendo escolher até momento antes de entregar a ata no cartório.

Aqui em Garanhuns o PMDB´de Ivo Amaral já fez sua convenção, mas não encaminhou a decisão sobre a executiva, ou seja, não declinou nenhum apoio ainda a um candidato a prefeito, quer seja do próprio partido ou de outro, possibilitando uma coligação.

Inscrições para seleção de diretor de escola do estado encerram neste sábado (30/06)

Professores efetivos da rede estadual de ensino que querem participar do processo de seleção para diretor escolar e diretor adjunto devem ficar atentos ao prazo de inscrições para o Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar (PROGEPE), que encerra neste sábado (30/06). Os interessados deverão se inscrever no site da SE (www.educacao.pe.gov.br). Também encerram amanhã as inscrições para técnicos educacionais no PROTEPE, também no site da secretaria.

De forma pioneira, Pernambuco estabeleceu novos critérios e procedimentos para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos. Para concorrer a vaga de diretor escolar ou diretor adjunto, o professor deve participar, presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do PROGEPE.

Esse programa se constitui de um processo com três etapas. A primeira delas é a seletiva, que compreende um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar. Após a aprovação nessa etapa, os professores estarão aptos a continuar na disputa, que segue com uma etapa consultiva.

Aqueles que forem escolhidos pelo governador, deverão se matricular no curso de especialização ou mestrado, que é a terceira e última fase do processo. Nessa etapa formativa, a formação será feira em gestão escolar, avaliação e valores humanos em educação. Esses módulos visam dotar os candidatos de características inerentes ao cargo, como liderança, coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento e avaliação da escola, sua cultura e seus processos educacionais.

PROGEPE - O Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco é pioneiro no Brasil e será oferecido entre a SE e a Universidade de Pernambuco (UPE). O conteúdo da formação, que também oferecerá vagas para técnicos escolares, no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais de Pernambuco (PROTEPE), abordará os seguintes temas: Gestão com Foco na Educação em Valores humanos, Cultura da Paz e Sustentabilidade; Educação de Qualidade; Gestão Democrática, Instrumento de Gestão e Diálogos com a Comunidade; Políticas Públicas: conhecimento e aplicação; e Projeto Pedagógico.

Requisitos - Para participar da seleção, o professor precisa ser integrante da carreira do Magistério Público Estadual, com cinco anos de experiência comprovada no Sistema de Ensino Público ou em Instituição de Ensino Particular; ter cumprido os três anos de estágio probatório; possuir formação para o magistério, com licenciatura plena em qualquer área de atuação da Educação Básica; estar em exercício, prioritariamente, na escola para a qual pretende candidatar-se; não ter sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos três últimos anos anteriores a data do pleito; não ter condenação em processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado; estar adimplente com as prestações de contas relacionadas com os recursos financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo MEC/FNDE; e participar do processo formativo, seletivo e consultivo.

Consulta - Podem participar da escolha consultiva dos novos gestores os estudantes efetivamente matriculados na escola, a partir de 14 anos de idade, e que apresentaram frequência regular no ano letivo de 2011, mediante listagem fornecida pela secretaria da escola e validada pelo gestor; o pai ou a mãe ou o responsável legal desse estudante, com direito a um único voto por família, independentemente do número de filhos matriculados; os servidores integrantes do Magistério Público Estadual, com exercício na escola que são: professor efetivo, professor temporário, professor em função técnico-pedagógica, técnico educacional, assistente administrativo educacional e auxiliar de serviços gerais.

As convenções acontecem!

Com as convenções em Garanhuns acontecendo, vamos aguardar os posicionamentos finais do candidatos, partidos e coligações e depois a gente faz um apanhado geral.

Como dissemos, alguma coisa ainda vai ficar em aberto até o dia 5, prazo final para entrega das atas no cartório eleitoral.

Na segunda-feira daremos uma geral.

CONFIRMADO: Silvino tem Marcelo Marçal na vice. Sivaldo Albino não confirma apoio a chapa!



Os fogos estouram confirmando a convenção do ex-prefeito Silvino Duarte no Centro Cultural. A grande surpresa, já anunciada pelo blog, foi mesmo a presença do vereador Marcelo Marçal na vaga de vice da chapa, indicado pelo prefeito Luís Carlos.

O vereador Dimas Carvalho aceitou a substituição, mas não será mais candidato a vereador, apoiando seu genro João Paulo na grande chapa formada pelo PCdoB, PDT e PSC do também vereador Sílvio Sabino.

O vereador Sivaldo Albino não confirmou ainda o apoio à candidatura de Silvino, inclusive não participa da convenção. O PPS e o PMN podem ainda reconsiderar o apoio, buscando outra alternativa.

Surpresa na vice de Silvino Duarte

Parece que vai haver uma surpresa na escolha do prefeito Luís Carlos na indicação para a vice de Silvino Duarte. Inicialmente se cogitou Julio Cesar, depois Dimas Carvalho, ambos ex-secretários de saúde de Garanhuns. A possibilidade maior e quase certa era que o médico, filiado ao PCdoB, teria a vaga.

Porém as últimas conversações apontam para uma mudança. Sai Dimas Carvalho e entra Marcelo Marçal, vereador e aliado do prefeito. O momento é de muitas conversas para viabilizar a mudança, pois têm no grupo de apoio 9 vereadores, vários secretários, partidos e pessoas influentes que precisam ser consultadas e dar o aval para não haver perdas na campanha.

Porém há duas situações. Sivaldo Albino está no grupo de apoio a Silvino e aparece bem nas pesquisas, tanto de prefeito, mas principalmente na de vice. Sendo considerado o melhor parceiro para uma chapa. Entretanto tem sido "esquecido" na escolha.

A outra questão é como ficará o próprio Dimas Carvalho, substituído de última hora.

Confirmado: PSB e Antônio João apoiam Izaías Régis

Izaías Régis acaba de receber o apoio do PSB de Garanhuns, ao menos o ligado ao ex-pré-candidato Antônio João Dourado, que desistiu de sua candidatura, voltando suas atenções è eleição do filho em Lajedo, mas participando ativamente da campanha do deputado, inclusive trazendo o apoio do governador Eduardo Campos.

Izaías que já tinha o PT de Rosa Quidute, fecha assim o apoio de Eduardo Campos e Dilma Roussef, e consequemente de Lula, fortalecendo seu palanque e seu discurso.

Os dissidentes do PSB, que se enfraqueceram com a perda do partido, podem apoiar Zé da Luz.

Por enquanto o PTB é quem tem conseguido as melhores adesões.

O fato de Zé da Luz não ter apoiado de pronto a campanha de Antônio João pode ter pesado na decisão do ex-prefeito de Lajedo de ficar o trabalhista.

Amannda Oliveira: Antônio João vai apoiar Izaías Régis

Magno Martins informou que o PSB desistiu da candidatura de Antônio João e vai apoiar Zé da Luz. No entanto agora, a blogueira Amannda Oliveira afirma que Antônio João fica com o deputado Izaías Régis.

Lances do tabuleiro da sucessão que estão sendo dados em tempo real.

Bomba: Segundo Magno Martins, Dourado desiste e PSB apoia Zé da Luz

O jornalista Magno Martins acaba de postar em seu blog que o candidato do PSB em Garanhuns, Antônio João Dourado, saiu da disputa em Garanhuns. Depois de tanta confusão, o assunto mereceu apenas duas linhas em seu blog. Confira:

Em Garanhuns, a direção estadual do PSB retirou, há pouco, a candidatura do ex-prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, e anunciou apoio ao candidato do PHS, Zé da Luz.
.
AGORA COMIGO: Depois de meses de agonia política, chega ao final o plano do PSB que mexeu profundamente com Garanhuns. Perderam todos, inclusive o próprio Antônio João. Mas principalmente o próprio partido, que não conseguiu formar a nova comissão provisória, compor com nenhum outro partido, formar chapa para vereador, indicar um vice nem viabilizar seu candidato a prefeito. O partido que antes agregava acabou isolado. O processo eleitoral na cidade sofreu o baque do PSB e não conseguiu criar as alternativas que vinham sendo cultivadas.

Zé da Luz que ficou todo este tempo calado, segurou sua candidatura, enfrentou até a pressão governista para apoiar o ex-prefeito de Lajedo, e vê agora dar certo sua estratégia de receber o apoio de Eduardo Campos, no caso da inviabilidade de Antônio João.

O caminho natural dos dissidentes do PSB é também a candidatura de Zé da Luz. Outros, porém, podem compor com Izaías Régis. Nos últimos dias se ventilou também a possibilidade do PSB ter a vice na chapa de Silvino Duarte, agora descartada.


Izaías e Rosa Quidute - PTB e PT caminham juntos em Garanhuns

Confirmando o que havíamos divulgado esta semana, a união do PTB e do PT em Garanhuns vai ratificar a chapa Izaías Régis e Rosa Quidute logo mais na convenção. Aliás, este momento aconteceria na quarta-feira, mas devido o processo ainda instável das composições partidárias em Garanhuns, achou-se por bem deixar para este sábado, a exemplo das outras coligações. Ganhou-se mais tempo para conversar.

Neste momento acontecem os últimos fechamentos das proporcionais, com os partidos que devem se aliar para lançar os candidatos a vereador. O PTB acabou perdendo a PR de Gedécio porque este pedia a vaga de vice, como já estava encaminhada para o PT, Izaías viu o PR migrar para Zé da Luz.


Confira a lista dos aprovados no Concurso Expresso Cidadão


Quem participou do processo seletivo para o Expresso Cidadão já pode conferir se foi aprovado ou não. O órgão responsável pela seleção, Upenet, publicou nesta sexta-feira (29) a lista de aprovados na seleção. Os selecionados nas classificações 1ª a 116ª, para a função de Assistente de Atendimento ao Cidadão no município de Garanhuns, já devem preparar a documentação, que deverá ser entregue na Gerência Regional de Educação em Garanhuns, localizada na Praça Tavares Correia, nº 52, Heliópolis.

O horário de atendimento nos dias 04 e 05 de julho será de 9h às 12h e de 14h às 17h e no dia 06 de julho será das 8h às 12h. Os candidatos serão lotados na unidade do Expresso Cidadão para a qual foi classificado, sendo 120 vagas para Garanhuns, 50 para Caruaru e 50 para Petrolina. O expediente será de segunda a sábado, no turno da manhã ou tarde, com jornada de trabalho semanal de 39 horas, e remuneração mensal de R$ 726,22.

O prazo de validade da seleção termina em um ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

DOCUMENTAÇÃO - Os aprovados deverão apresentar os seguintes documentos: cadastro de Pessoa Física (original e cópia); cartão de PIS ou PASEP; cédula de Identidade/RG (original e cópia); carteira de Trabalho e Previdência Social; ertidão de nascimento ou casamento (conforme o estado civil); certificado Militar (reservista), se do sexo masculino (original e cópia); título de eleitor e a comprovação do cumprimento das obrigações eleitorais (original e cópia); comprovante de conclusão do ensino médio (original e cópia); atestado de antecedentes criminais da Polícia Civil; comprovante de residência (original e cópia); exame Admissional; 02 fotos coloridas e recentes 3x4; dados da agência e da conta corrente aberta no Bradesco.
 

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Lucas Notaro e os Corajosos

Tudo sobre a nova pesquisa de avaliação do governo Dilma Roussef


De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 59% apontam o governo Dilma como ótimo ou bom, o nível mais elevado da atual gestão no universo das pesquisas Ibope, contra 56% em março.

A pesquisa aponta que 32% veem o governo como regular, contra 34% na sondagem anterior, e 8% o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março.

A região Nordeste é onde o governo Dilma é melhor avaliado e onde o porcentual "ótimo ou bom" alcançou 65%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o governo teve o maior aumento porcentual, de 50% para 65%.

Avaliação pessoal

Em relação à maneira de governar de Dilma, o porcentual de brasileiros que aprovam a presidenta se manteve estável entre março e junho, com um porcentual de 77%. Foi mantido, portanto, o mais alto nível desde o início de seu governo nessa questão.

Na região Nordeste, está a maior aprovação, de 82%, mesmo patamar da pesquisa anterior. Nas demais regiões, o porcentual subiu de 75% para 77%, dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos porcentuais.

Os que desaprovam a maneira de a presidenta Dilma de governar somaram 18%, um ponto porcentual abaixo do resultado do levantamento anterior neste quesito.

Dilma e Lula

A maior parte dos entrevistados ainda considera o governo Dilma igual ao governo Lula, mas o porcentual que fez essa avaliação recuou de 60% para 58%. Para 24% dos entrevistados, o atual governo é pior do que o anterior e, para 16%, a presidenta Dilma tem um desempenho melhor do que o de Lula.

Restante do mandato

A pesquisa revelou também que 61% dos entrevistados consideram que o restante do governo Dilma será "ótimo ou bom". O índice representa três pontos porcentuais acima do que o último levantamento de março deste ano para o mesmo quesito. No mesmo período, se manteve em 25% o porcentual dos que avaliam que os próximos dois anos do governo Dilma serão bons e em 10% os que disseram que serão péssimos.

O patamar de 61% para o "ótimo e bom" do restante do governo é a quarta alta seguida desde julho de 2011, quando o indicador era de 55%, o mais baixo do governo Dilma. Em março do ano passado, a confiança na condução da gestão da presidente chegou o mais alto patamar, de 68%.

Na região Nordeste está o maior porcentual dos entrevistados que esperam que o restante da administração Dilma seja "ótimo ou bom", com 66%. Na região Sul, estão os menos otimistas, com 55% para essa questão.

Confiança

No mesmo período, a confiança no atual governo também se manteve em 72%. O porcentual só é menor do que o registrado no primeiro levantamento da gestão Dilma, em março de 2011, quando alcançou 74%. Os entrevistados que disseram não confiar no governo Dilma são 25%, um ponto porcentual acima do levantamento anterior.

Com 74%, a região Nordeste, contudo, registrou uma queda de cinco pontos percentuais entre aqueles que não confiam na gestão da atual presidenta. Descontada a margem de erro, pode-se dizer que o patamar para essa questão é o mesmo da região Sul (75%) e das regiões Norte e Nordeste (76%).

Inflação e juros

A aprovação da população em relação à política de juros do governo saltou de 33% em março para 49% em junho, segundo o levantamento. De acordo com a CNI, o resultado reflete o esforço do governo em reduzir as taxas.

Pela primeira vez durante a gestão Dilma, o saldo entre os que aprovam os juros do País superou o dos que desaprovam, 41%.

Também melhorou a percepção dos entrevistados em relação à política de combate à inflação, cuja aprovação subiu de 42% para 46%, enquanto a desaprovação recuou de 50% para 47%.

Já a avaliação em relação à carga tributária, que antes liderava o ranking de desaprovações da CNI/Ibope, melhorou. O índice de rejeição do nível dos impostos recuou de 65% para 61%. Com isso, a situação da saúde passou a ser a mais preocupante para a população, com 66% de desaprovação.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

ÚLTIMO SEGUNDO
Com Reuters e Agência Estado

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.