sábado, 14 de julho de 2012

O MELHOR FORRÓ DE TODOS OS TEMPOS no Festival de Inverno de Garanhuns - Grandes nomes da música nacional na programação! Só pra ter ideia: Quinteto Violado, Petrúcio Amorim e Clã Brasil.

O Palco do Forró deve ficar para a história este ano. Se a movimentação já é espetacular, este ano deve superar qualquer expectativa.

Além de grandes nomes da forró de Garanhuns, teremos verdadeiros mitos do forró pé-de-serra, gente com história consagrada na música brasileira, como:

Genival Lacerda,
Azulão,
Oswaldinho,
Quinteto Violado,
Petrúcio Amorim,
Waldonys,
Josildo Sá,
Clã Brasil,
Liv Moraes (filha de Dominguinhos),
Flavio Leandro,
Anastácia,
Fim de Feira,
Genaro  e
Trio Nordestino são alguns dos artistas que estarão presentes.

Pesquisa da FECOMÉRCIO avalia impacto do FIG no comércio de Garanhuns‏


Não é novidade que o Festival de Inverno é o principal evento do calendário turístico de Garanhuns. De acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), para quase 98% dos empresários/gerentes, isto é, a quase totalidade, é o acontecimento que mais atrai turistas para a cidade, seguido pelo Festival de Jazz e a Festa da Mãe Rainha.

Esse ano o Festival deverá ser responsável por cerca de 14% do faturamento anual do comércio e serviços, que na pesquisa contemplam o setores de hospedagem e gastronomia. Considerados somente os serviços quase 20% da receita anual é obtida durante o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG. “Uma prova de sua importância e de sua capacidade de atrair turistas está no fato de que o nível de ocupação esperado pelos meios de hospedagem este ano alcança 95%, o que na prática significa uma ocupação plena”, explica o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle.

Outro ponto importante e que também dá uma ideia clara da relevância do FIG para a cidade é que os turistas representam um terço do faturamento total da festa. Quando se consideram os serviços de hospedagem, que nessa pesquisa inclui hotéis/pousadas, junto com a gastronomia, que inclui restaurantes/pizzarias e lanchonetes/bares, praticamente dois terços da receita provem do turismo.

Para o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes, a pretensão de contratar mão de obra temporária para o FIG é bem diferente entre as áreas do comércio e serviços. “No comércio, somente 12,5% pretendem contratar, enquanto que os serviços chegam a 78% com uma média de contratação por empresa de cinco funcionários contra dois no varejo”, ressalta José Fernandes. No entanto deve se ter em vista que o número de empresas no comércio é muito maior que nos serviços de modo que o varejo, devido a sua magnitude, deve criar um número maior de empregos.

Quando solicitados a avaliar os principais itens relacionados ao FIG os empresários e gerentes classificaram o bom atendimento ao turista, atrações artísticas e a boa oferta de hospedagem como os mais relevantes, atribuindo a todos notas maiores que sete. Segurança e transporte obtiveram nota acima de seis, enquanto que a divulgação do evento ganhou uma avaliação próxima de cinco. A ornamentação da cidade e especialmente a disponibilidade de estacionamentos ficaram com as piores avaliações, obtendo nota abaixo de quatro.

Os empresários e gerentes estão otimistas em relação ao FIG 2012, que deverá continuar crescendo para quase 47% dos entrevistados, contra 23% que admitem um faturamento menor que no ano passado. No entanto, o Festival é visto em crescimento por 60% das empresas prestadoras de serviços com somente 14% delas admitindo decrescimento.

Segundo cálculos do Instituto Fecomércio-PE com base em um levantamento junto a 401 empresas na última semana de junho, a estimativa de crescimento esperado no FIG 2012 para as empresas do comércio é de 4,5% em relação ao FIG anterior e quando considerado apenas os serviços o percentual sobe para quase 15%. Quando se tomam comércio e serviços em conjunto a previsão de aumento no faturamento é de cerca de 6%.

Tudo sobre o Teatro no Festival de Inverno 2012


Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que está sendo pintado neste FIG


Com temáticas variadas e grupos de diversas partes do País, a programação de teatro do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se iniciou na sexta-feira (13) e segue até o dia 21 de julho. As apresentações acontecem no Teatro Luiz Souto Dourado, na Praça Dom Moura, bairro de Santo Antônio, sempre às 19h. Abrindo a programação, a Cia. Animé (PE) apresentou “As levianas em cabaré Vaudeville”, um divertido espetáculo musical com características clown. As entradas são gratuitas e são distribuídas diariamente, a partir das 9h.

Neste sábado (14), o palco do Luiz Souto recebe uma peça diferente, com texto baseado em uma famosa tragédia, e atuação em cima de um estudo teatral que ainda soa incomum para muitos. Assim é “Ifigênia”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP), que transforma a tragédia de Eurípedes a cada vez em que é apresentada. Baseada nos estudos que o grupo faz sobre a técnica “Campo de Visão”, o espetáculo anda no caminho das improvisações. O espetáculo estreou em março no Sesc Belenzinho, em São Paulo, onde cumpriu temporada até abril, reestreando em maio no Espaço Elevador, também na capital paulista, e vem sendo bastante elogiado.

“Trabalhamos há 12 anos com o Campo de Visão, e todos os nossos espetáculos têm essa característica, de alguma forma. É um exercício muito simples, que só tem uma regra: o ator só pode se mover se algo estivar acontecendo em seu campo de visão naquele momento. No 'Ifigênia' isso passa a ser linguagem cênica. Investigamos as possibilidades dessa prática em outro espetáculo, o 'Amor de Improviso', e agora estamos coroando esse processo”, explica o diretor da peça, Marcelo Lazzaratto.

A ação no palco acontece de forma tão dinâmica e complexa que todos os atores sabem o texto integral do espetáculo, e podem fazer qualquer personagem, a qualquer momento, sem perder o risco da narrativa. “É uma peça que vai descobrindo os caminhos de fazer de acordo com o público, com o momento, com sua sensibilidade. O ator está lá, na ponta da agulha, e isso é bem difícil, mas resolvemos correr o risco”, comenta Lazzaratto.

De acordo com o diretor, a sintonia entre os atores é tanta, que quem não sabe do processo acredita que a peça sempre ocorre da mesma maneira. “As pessoas que não sabem do que se trata simplesmente assistem a uma peça de teatro, tanto que algumas duvidam do improviso, e acreditam que foi tudo ensaiado”, explica. A sintonia na verdade estende-se por todo o grupo: até a iluminação e a trilha sonora são improvisadas, e mudam constantemente, a gosto dos seus diretores.

Fechando o final de semana para o teatro adulto, o grupo Teatro de Senhoritas, também de São Paulo, apresenta o espetáculo “Ana-me” no domingo (15).


Espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”, do grupo Os Buriti, de Brasília  (Foto: Mauro Kury / Divulgação )
Espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”, de Brasília. (Foto: Mauro Kury / Divulgação )



Infantil

O público infanto-juvenil também tem programação teatral, mas apenas neste primeiro final de semana, de 13 a 15 de julho. As apresentações acontecem no Parque Euclides Dourado, na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro de Heliópolis, a partir das 16h30. Nesta sexta (13), o Grupo Diocesano de Artes, de Garanhuns, apresenta “Cinderela atrapalhada”.

No sábado (14), o grupo Os Buriti, de Brasília, traz para Pernambuco seu espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”. A peça envolve diversos tipos de arte, como música, literatura e contação de histórias, e é voltada para o público de todas as idades. Com direção de Eliana Carneiro, o espetáculo representou o Brasil em um dos maiores festivais de teatro infantil da Europa, o “Teatrália”, com diversas apresentações em Madri.

O enredo conta com seis histórias, que são narradas, dramatizadas e dançadas por Naira Carneiro, Guian e a própria Eliana Carneiro. Os textos “O Marajá Sonhador”, “O Peixinho Dourado”, “Adabran e o Fogo Sagrado” e “A Menina e o Gigante” são da própria autora. A sexta história, “Cobra Norato”, é adaptação do conto russo “Vassalissa”.

A grade infantil é encerrada pela Duas Companhias (PE), que apresenta “Caxuxa”. Elogiada pelo público e crítica especializada, o musical conta a história de crianças moradores de rua que resolvem não dormir durante uma noite, e sonhar acordadas com vidas diferentes. A companhia faz outro espetáculo no FIG, desta vez no Teatro Luiz Souto Dourado. A peça “Divinas” será apresentada na sexta-feira (20).

Confira abaixo a grade dos espetáculos adultos do Festival de Inverno de Garanhuns:

Sexta-feira (13)
As levianas em cabaré Vaudeville – Cia Animé (PE)

Sábado (14)
Ifigênia – Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP)

Domingo (15)
Ana-me – Teatro de Senhoritas (SP)

Segunda-feira (16)
Prisão da minha vida – Cia. Teatral Carcará (PE)

Terça-feira (17)
O circo dos objetos – Cia. Mariza Basso Teatro de Formas Animadas (SP)

Quarta-feira (18)
Meire love – Grupo Bagaceira de Teatro (CE)

Quinta-feira (19)
Mário Quintana – O poeta das coisas simples (RJ)

Sexta-feira (20)
Divinas – Duas Companhias (PE)

Sábado (21)
O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas – Trupe Ensaia Aqui e Acolá (PE)
.
fonte: G1 Pernambuco

Festival de Inverno de Garanhuns tem Jazz e Blues no Seminário São José


Mais uma novidade na programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Com a pincelada do Giovanni Papaléo, produtor do Garanhuns Jazz Festival, que acontece na cidade durante o carnaval, o FIG terá Jazz e Blues na Igreja do Seminário São José, aliás uma iniciativa de sucesso, de critica e público.

A realização tem o apoio da Prefeitura Municipal.
Programação: (sempre das 15h às 17h)
13 / 07- Uptown Band (PE)
14 / 07- Warrem "Atiba" Taylor (USA)
20  /07- Show de Jefferson Gonçalves (RJ)
21/07-Show de Lancaster (SP)
* Exceto a Uptown, as outras apresentações contarão com a participação de Joanatan Richard (PE)

Obs: todos os shows são gratuitos

UpTown Band-Banda pioneira da cena do Blues em PE e no Nordeste, sendo a banda anfitriã dos Projetos: Garanhuns Jazz, Oi Blues by Night, Jazz Porto, etc.
Joanatan- guitarrista lider da banda The Blues de Caruaru e pioneiro da cena do blues no agreste pernambucano Jefferson Gonçalves: um dos prrincipais gaitistas de Blues do Brasil.
Seu trabalho promove a fusão do blues com a musica nordestina Lancaster-um dos pioneiros da cena do Blues em São Paulo, é considerado o principal guitarrista no estilo Chicago Blues no Brasil.

O reconhecimento a Ivan Rodrigues

O antigo socialista Ivan Rodrigues, recebe neste sábado, o carinho e o reconhecimento de amigos, correligionários e profissionais pela sua participação política nos últimos meses em Garanhuns.

Explicamos.

O PSB estadual, e o governador, queriam uma nova alternativa na cidade. Isto é notório. Dr. Ivan ficou encarregado de mobilizar a sociedade a criar uma opção, porém, era mais que isso, seria a condução de um processo que levasse a construção de novas ideias.

Foi isto que aconteceu.

Presidente da Comissão Provisória, Dr. Ivan começou um trabalho de aglutinar pessoas influentes e capacitadas da sociedade em um grupo de discussão, que levasse a uma análise dos entraves do desenvolvimento local, e a elaboração de propostas viáveis para nosso crescimento, em vários segmentos.

Começaram aí as reuniões mensais, cada vez mais participativas.

A sociedade entendeu, e principalmente os partidos aliados ao governo estadual, criando em Garanhuns a regionalização da Frente Popular. Nomes confiáveis e respeitados foram se juntando, e o interessante que a discussão sobre candidaturas foi ficando para depois, embora tivesse uma gama de quase dez bons nomes, todos se respeitavam e entendiam que aquele que ao final fosse o escolhido teria o apoio do restante. Compromisso informal que tinha caráter de engajamento.

O ápice das reuniões aconteceu no debate sobre a duplicação da BR-423, quando Dr. Ivan presidiu a mesa no Garanhuns Palace Hotel com representes do DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Estado, etc.

Aquela reunião superlotou o auditório do hotel, mostrando que estavam no caminho certo, somando apoios dos mais variados segmentos. Uma mesa de debates democrática.

Acabou.

A intromissão da candidatura de Antônio João botou tudo a perder. Em 9 meses da gestação da nova proposta, o PSB só fez se desconstruir em Garanhuns... e Lajedo. Não conseguiram formar nem uma nova comissão provisória, não tiveram o apoio de um só partido, foram escanteados pela sociedade e nem chegaram a serem ouvidos pelo povo.

Dr. Ivan alertou, tentou aconselhar, mostrou os erros do processo. Mas nada! Antônio João estava crente que para se eleger prefeito de Garanhuns bastava o apoio do governador. Ivan Rodrigues passou meses recolhido, buscando alternativas, tentando mudar a situação, defendendo o partido mas foi em vão.

Veio então a decisão de inssurgir contra o projeto, até surpreendendo aqueles que acreditavam que ele participara de sua elaboração. As cartas que escreveu tiveram repercussão em Garanhuns e na capital. O PSB errou porque não escutou o velho socialista.

Ivan aceitou a perda do diretório, ficou calado enquanto na capital se projetava um plano para Garanhuns, mas ao final, afastou-se, inclusive do governo, onde tinha um cargo na ARPE, e se posicionou definitivamente contrário àquela candidatura externa. Ouviu somente a voz das ruas.

O PSB teve vários momentos que pudesse reconsiderar e voltar a protagonizar o debate político e eleitoral, mas acabou à mercê dos acontecimentos, com sua candidatura inviabilizada.

Vejam a força da reflexão e da paciência. Enquanto Ivan Rodrigues esperou silenciosamente para se pronunciar, e tomar sua decisão, hoje em palanque oposto a Antônio João. Sempre com o mesmo argumento. Outros líderes políticos bradaram, participaram do movimento de repulsa à entrada de Antônio João em Garanhuns, e hoje pelo apoio do PSB e do governador, amansaram o discurso, estando no mesmo palanque e fazem elogios públicos, a quem antes procurava seus defeitos. Não apenas o deputado Izaías Régis, mas tem outras pessoas daquela foto histórica na Câmara de Vereadores.

Amigos que acompanharam dos últimos meses de Ivan Rodrigues estarão com ele hoje, em um almoço aberto, na propriedade de Dr. Antônio Coelho. Pode-se chamar de uma confraternização de Festival, mas na verdade é um reconhecimento a quem colocou Garanhuns acima de qualquer projeto eleitoral.

Ele merece. E o governador, bem que poderia fazer-lhe um visita, como prova da consideração que tem ao antigo socialista, que ainda tem muito conselho pra dar, claro, a quem quiser ouvir!

Programação COMPLETA do Festival de Inverno de Garanhuns - Com TODOS os polos, todos os artistas e apresentações! Confira.


O Festival de Inverno de Garanhuns não é somente a Esplanada Guadalajara, tem também todos os outros polos e manifestações culturais deste que é o MAIOR Festival MultiCultural da America latina, quicá do Mundo.

São dez dias de muita movimentação, em vários segmentos!

Para ficar por dentro de tudo que vai rolar, clique no link abaixo para abrir a programação em PDF, imprimir e ter acesso a um mundo de arte, cultura e tudo mais que este grande evento proporciona!

Foi o Iatan Cavalcanti que mandou pra gente!

Antônio João deve ser secretário de estado em Pernambuco

Tá no blog de Inaldo Sampaio.
.
O governador Eduardo Campos vai reconvocar para a sua equipe de governo, logo depois das eleições municipais, o ex-prefeito de Lajedo, Antonio João Dourado (PSB).

Será uma espécie de “indenização” pelo fato de ele ter renunciado ao mandato, a pedido do governador, para ser candidato a prefeito de Garanhuns.

Sua candidatura não vingou e por isso ele será chamado pelo governador para uma função no Complexo de Suape, onde já trabalhou no primeiro governo.

Em Lajedo, o ex-prefeito vai apoiar a candidatura de Antonio João Dourado Filho (PDT), que terá como adversário o vereador e delegado de polícia Rossini Blesmary (PSD), apoiado pelo ex-prefeito e ex-deputado Adelmo Duarte (DEM).

Inaldo Sampaio
.
AGORA COMIGO: A indenização citada por Inaldo Sampaio é uma questão de justiça a quem abriu mão de uma reeleição dada praticamente como certa para vir para Garanhuns. Embora em alguns momentos tenha se discutido sua competência como administrador, quando se buscou desconstruir sua fama de bom prefeito, a principal questão combatida foi sempre a importação de sua candidatura e a forma como ela foi posta, pois de fato se trata de um político próximo ao governador, com bons serviços prestados. Portanto a repulsa ao seu nome não foi pessoal. É claro também, que se Antônio João tivesse tomado a decisão de retirada do seu nome em tempo hábil para se buscar alternativas, teria ajudado no processo político local, e até auxiliado o governador a pensar em outras possibilidades políticas, como queria uma renovação adminsitrativa na cidade.

Portanto, quanto a Antônio João, é justo que se reposicione e reencontre seu espaço político.

Quanto à notícia de que AJD poderia ser o coordenador da campanha de Izaías, esta seria uma "pirua" para tentar criar um fato negativo para o candidato, buscando fazer colar a rejeição do ex-prefeito de Lajedo no deputado candidato a prefeito. Porém, o certo é que Antônio João e o PSB atual está com Izaías, assim como alguns dissidentes que estavam contra o projeto socialista mas que acabaram juntos no mesmo palanque. Os históricos vão para Zé da Luz.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.