terça-feira, 14 de agosto de 2012

Precisamos recuperar a auto-estima da população de Garanhuns

Garanhuns vive um momento instável do ponto de vista emocional, parece coisa de psicólogo, mas é verdade, uma baixa estima, um sentimento de estarmos sendo ultrapassados por municípios de menor porte, uma avaliação de que o estado tem nos deixado sem os investimentos que estão alavancando a economia de Pernambuco, e o município, com a administração sendo rejeitada pelos segmentos sociais, não conseguindo fazer com que a população veja avanços nos últimos anos. 

As redes sociais estão sendo instrumentos para mostrar essa atual situação. São espelhos. No facebook e nos blogs, principalmente, as críticas são constantes, e as pessoas deixaram de ver as coisas boas que estão acontecendo, sendo tudo motivo para mostrar a insatisfação.

Em absolutamente tudo.

Estamos em um momento delicado, e por isto precisamos enaltecer as coisas boas que estão acontecendo em nossa cidade. Nos esportes, com o atletismo, judô, karatê e futsal estamos conquistado o Brasil, ou seja, estamos indo além do estado.

Criticar o que for pra criticar, mas elogiar o que for para elogiar. Vemos muita gente que chega aqui e acha tudo maravilhoso, o que a cidade tem a oferecer, restaurantes, cinema, praças, parques, cena cultural, polos médico e de educação superior, etc.

O passeio pela Av. Rui Barbosa é esplendoroso.

Esta baixa-estima acaba contagiando, as pessoas ao redor começam também a ver as coisas sempre por um lado pessimista. E ela se aprofunda, daqui a pouco tá todo mundo só vendo coisa ruim.

É claro que temos problemas, e são muitos, mas não temos somente problemas.

Com qual cidade da região vamos comparar Garanhuns? E do estado? Caruaru e Petrolina também estão em crises político-administrativas. A capital, então, nem se fala. No Agreste Meridional, por mais que elogiemos algumas conquistas de cidades, é importante ver que Garanhuns continua polo, com serviços a oferecer, e não é menosprezando a região, muito pelo contrário, é enaltecendo, pois estas cidades precisam também crescer e se desenvolver, precisam de empregos, e muitos deles serão ocupados por nossa gente, e vice-versa. O desenvolvimento precisa ser regionalizado.

Os polos médico e educacional estão em franca expansão.

Enalteçamos Brejão pelas indústrias que se instalarão, Bom Conselho pela Perdigão, São Bento pela produção de aves e ovos, etc. Queremos ser polo de uma região pobre? Não, queremos que todas as cidades consigam investimentos, e eles naturalmente devem passar por Garanhuns.

São João, Canhotinho, Correntes e Bom Conselho têm bons eventos, e nós temos o FIG e o Jazz, não é uma substituição do carnaval, é outro investimento. Uma alternativa que deu certo. E ainda mais, temos um Festival Multicultural de dez dias sem comparação com qualquer um outro na América Latina. Que tem a cara da cidade.

Somente no último festival, vimos artistas que não viriam para Garanhuns se não fosse o evento, enquanto que a maioria das cidades da região tem investido em programações populares com bandas de forró. Mas atualmente nossa gente só compara Garanhuns com outros municipios nas coisas que estamos levando desvantagem. 

Garanhuns está com síndrome de coitadinho. Precisamos levantar o queixo. Ser bairrista mesmo! Vamos cobrar que os investimentos anunciados continuem saindo do papel para termos uma cidade mais próxima daquela que queremos. Mas sem deixar de ver a grandeza do nosso município.

Precisamos criar um calendário cultural, e ter mais eventos de qualidade. Mas não podemos esquecer os magníficos eventos que temos.

Tivemos avanços nos últimos meses, e outros investimentos que estão sendo feitos prometem melhorar a cara da cidade. Foi inaugurado o Expresso Cidadão, a UTI do Dom Moura, o IFPE, etc. A UPAE e o centro de Convenções do SESC são de grande porte e cada um na sua área, são investimentos de grande alcance social para a região.

Precisamos aprender a nos desligar de administração pública, e cada um fazer sua parte também. Precisamos recuperar a auto-estima e colocar esta cidade nos eixos.

Talvez este seja um dos principais desafios da futura administração, motivar a cidade e desatrelar os olhares apenas para a prefeitura.

.
publicado originalmente em 12/02/12.

Estatísticas gerais dos usuários de Garanhuns no Facebook

Clique para ampliar

A Trends Mídia acaba de produzir mais um infográfico sobre os usuários de Garanhuns no Facebook, mostrando um alto crescimento de pessoas que usam a rede social de Mark Zuckerberg.

O crescimento foi de pelo menos 52% entre abril e agosto. As mulheres ainda continuam na liderança, são mais de 14 mil internautas. Um fato curioso é que mais de 3 mil das 25,960 mil pessoas são casadas. Vale ressaltar que os dados coletados são oficiais do Facebook e são gerados a partir dos usuários que disponibilizam seus dados publicamente na rede social.
.
Informação do Junio Melo.

Peça agora mesmo o Kit Festa do Vitória Doceria e Café

Programando uma pequena festa?

Faça seu pedido: Vitória Doceria e Café

Rua Dr. José Mariano, 677 - Heliópolis, Garanhuns, PE
Próximo à Fonte Luminosa

(87) 3762-9219

Nota da Diocese de Garanhuns sobre as eleições


Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns, no exercício de sua responsabilidade pastoral, tendo em vista as próximas eleições políticas, recorda aos fieis católicos o seguinte:

1. A Igreja Católica valoriza a atividade política, enquanto exercício público em vista do bem comum da sociedade. Os poderes civis, constituídos pelo voto popular, têm a grave responsabilidade de se dedicar honestamente ao bom governo da sociedade, na harmonia, na justiça e no respeito pelos direitos de todos.

2. A Igreja Católica não tem candidatos próprios, nem recomenda qualquer candidato. Já o exercício do voto é um direito e um dever de cada cidadão, e este deve exerce-lo segundo a sua própria consciência.

3. Os católicos são convidados a cumprirem este seu dever cívico, com responsabilidade e critério. Para isso, devem analisar com atenção a pessoa de cada candidato, a sua honestidade e probidade pessoal e o seu programa de governo. Eventuais propostas de governo contrárias à lei natural, à moral e à doutrina católica devem ser critérios orientadores para se votar ou não em um candidato.

4. É ilegal e imoral vender o próprio voto, em troca de benefícios de qualquer espécie. Como é também imoral e ilegal a tentativa de comprar votos.

5. Os padres e religiosos não podem exercer atividade político-partidária nem se candidatar a cargos políticos. Os locais pertencentes à Igreja Católica não devem ser utilizados para eventos ligados à campanha eleitoral de qualquer partido ou coligação. Católicos leigos, com cargos de direção nas paróquias e movimentos, se forem entrar diretamente na campanha política, deverão renunciar aos seus cargos eclesiais durante a campanha.

6. Esta Nota seja lida nas Santas Missas dominicais dos dias 11 e 12 de agosto, e dos dias 22 e 23 de setembro de 2012, permanecendo afixada no quadro de aviso de todas as Paróquias nos meses de agosto e setembro.

Garanhuns, na sede da Cúria Diocesana, aos 1º de agosto de 2012.

Dom Fernando Guimarães
Bispo Diocesano de Garanhuns

Garanhuns já está no Google Street View - Acesse agora mesmo!

Carros do Google Street View estacionados no Palace no início do ano

Ronaldo Cesar, gostaria de informar que as imagens das ruas de Garanhuns, feitas pelo Google Street View já estão disponíveis. Hoje mesmo já passeei por várias ruas. Serviço muito bom!!!

Para acessar basta entrar no Google Maps, digitar o local, esperar carregar, depois é só clicar num bonequinho laranja e arrastar para área desejada (as áreas disponíveis ficam destacadas de azul).

Achei que você gostaria de informar essa novidade pro povo.

Leandro Ferreira

.
AGORA COMIGO: É lógico, Leandro! Vamos acessar, gente!

..

Tecnologia em novos semáforos de Garanhuns

Enos Maciel, presidente da AMTT
Semáforos com LED, integrados por computadores em rede, vêm sendo instalados em quatro localidades do Centro de Garanhuns. Os equipamentos estão sendo instalados nos cruzamentos da Rua Melo Peixoto com a Avenida Rotary; na Avenida Santo Antônio com a Rua Dom José; bem como na Rua Nilo Peçanha com a avenida Dr. José Mariano, bem como nas imediações da Praça Dom Moura.

Outra inovação é o semipórtico, ou braço do Semáforo, que estará mais elevado, possibilitando assim a passagem de veículos de maior porte, sem causar danos ao equipamento.

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – AMTT, Enos Maciel, a intenção é substituir completamente a rede elétrica, instalando esses equipamentos em logradouros mais distantes do centro da Cidade também, cumprindo assim o que está previsto no projeto original elaborado pelo Município no ano passado. Para tanto, uma cronologia está sendo cumprida. E pela ordem, devem ser trocados, primeiro, os semáforos mais antigos, em decorrência dos desgastes sofridos pelo tempo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.