domingo, 19 de agosto de 2012

Não existem debates programados em Garanhuns


Há a possibilidade da Rádio Marano promover um debate entre os candidatos em Garanhuns, mas ainda falta a confirmação. Ainda não temos informação das outras emissoras. Em outras campanhas a Sete Colinas FM realizou debate independente e a 87 FM fez parte do pool de emissoras que transmitiu o embate entre os candidatos a prefeito.

Ouve também, na última campanha um debate na TV.

Deve acontecer um debate promovido por um grupo de blogueiros. Mas ainda se está sendo conversado.

Porém, até agora, este ano, não tem nenhum debate confirmado.


Esta indefinição com relação aos debates tem sido cobrado mais diretamente por dois dos concorrentes: Izaías Régis e Paulo Camelo. Izaías tem pedido os debates com frequência e Paulo tem nos debates seus melhores momentos, já que não dispõe dos mesmos recursos para colocar a campanha nas ruas como os outros candidatos. Por isto, ter o microfone na mão lhe dá a exposição pretendida.

Izaías sabe que tem argumentos e precisa da mídia para mostrar seus projetos e seus apoios, principalmente à população da periferia. Paulo Camelo precisa da tribuna para popularizar seu discurso, além de encarar os principais candidatos da burguesia.

Izaías sabe também que Zé da Luz não esteve bem nos debates da última campanha e isto pode ser importante, já que as pesquisas andam mostrando que a eleição não está definida. Assim, por sua eloquência, os debates seriam um grande trunfo a favor do trabalhista.

Silvino também deve se sair bem nos debates, mas a questão jurídica que vem enfrentando pode pesar contra. Fatalmente serão tocados pelos adversários.

É claro que precisamos de debates para conhecermos os projetos, colocar frente a frente as opções. A cidade precisa saber o que querem para cidade os postulantes, aliás, o próprio Izaías se mostrou curioso para conhecer os projetos dos adversários.

Na verdade, a maiorias das propostas e planos de governo até agora são bastante vagos. Não sabemos o que pretendem fazer e as promessas são generalizantes, do tipo -"Prometo melhorar a saúde." "Vamos valorizar os artistas". "Vamos engrandecer o Festival".

Não basta isso, tem que dizer como vai fazer, e é para isso que devem existir os debates, que devem ser realizados não apenas pelos meios de comunicação, mas também pelas instituições da cidade, clubes, faculdades, colégios, e todos que tenham compromisso com o futuro do município.

Precisamos ter as ferramentas para escolher melhor e argumentos para cobrar a futura administração.

O máximo possível!

FormaSUS: Secretaria Estadual de Saúde divulga resultado das bolsas de nível técnico‏

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou na semana passada o resultado do processo seletivo para bolsistas de nível técnico do Programa FormaSUS. O resultado pode ser conferido no portal da Saúde de Pernambuco na internet.

Os candidatos classificados têm até esta segunda-feira, 20, para comparecer à escola técnica para realizar a sua matrícula, segunda-feira, portando os documentos solicitados, conforme o edital. A classificação dos candidatos teve como critério a média do histórico escolar de cada aluno.

Remanejamento - Das 257 bolsas em cursos de nível médio oferecidas no processo seletivo do Formasus, 25 para técnico em enfermagem não foram ocupadas. Essas vagas serão preenchidas com os candidatos que não ocuparam vagas, por ordem de classificação.

Os candidatos com o nome na lista deverão manifestar, ou não, o interesse em ocupar vaga em outra escola que não a sua primeira escolha.

Os CANDIDATOS CONVOCADOS PARA O REMANEJAMENTO devem comparecer à Sede da Secretaria Estadual de Saúde, na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi, também nesta segunda, 20 de agosto, das 8h às 12h. O não comparecimento resultará na desistência do candidato convocado, sendo publicada nova listagem para preenchimento das vagas remanescentes.

Dúvidas em relação ao Processo Seletivo poderão ser esclarecidas pelos telefones: 3184.0030 e 3184.0034, e mais informações estão no site:

Pesquisas eleitorais em Garanhuns

As pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas se forem registradas, assim, fica sempre uma procura em off pelos resultados das encomendadas pelos partidos para consumo interno e claro, definição das estratégias de campanha.

As coligações acabam deixando vazar alguns resultados que lhes são favoráveis. Algumas informações que ficam entre o oficial e a "pirua".

Todos querem saber como está a situação da corrida eleitoral em Garanhuns.

Na semana passada uma pesquisa, possivelmente encomendada pelo Palácio, apontava Izaías na frente. A pesquisa mostrava um quadro parecido com a da DatAgreste, que tivemos acesso. Izaías chegou a pedir aos blogueiros que participassem mais da campanha, gerando debate na cidade, e, confiante, disse bancar qualquer pesquisa de quem duvidar de sua liderança, por qualquer instituto.

Porém, vindo dos outros lados, também recentemente, pessoas ligadas às outras campanhas dizem ter pesquisas de empate técnico entre os três candidatos com mais estrutura de campanha. Outra traria Zé da Luz na frente.

Infelizmente, não podem ser divulgadas, aí fica sempre a questão de credibilidade, pois ficamos sem saber também os institutos e meios empregados para se obter os resultados.

Sabemos que foi feita uma pesquisa no último final de semana, e outra que estará sendo feita esta semana. Esta será importante porque pegará o início do Guia Eleitoral no rádio.

Os resultados devem estar por aí. Como vocês imaginam que estarão os percentuais?

Gestão de Luís Carlos na Prefeitura de Garanhuns tem contas aprovadas no TCE, com ressalvas


O TCE aprovou, com ressalvas, as contas de governo da Prefeitura de Garanhuns referentes ao exercício de 2010, cujo interessado é o prefeito Luís Carlos de Oliveira.

De acordo com o conselheiro e relator do processo, Carlos Porto, foram analisados o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias; a aplicação do mínimo constitucional (25%) na manutenção e desenvolvimento do ensino; a realização de despesas com recursos do Fundeb e o repasse do duodécimo ao Poder Legislativo.

Segundo o relator, a única falha detectada pelos técnicos foi a aplicação de 24,31% na manutenção e desenvolvimento do ensino, o que não é suficiente para macular toda prestação de contas. Por essa razão, as contas foram aprovadas, com ressalvas, com a determinação ao chefe do Poder Executivo de que a pequena diferença apurada (- 0,69%) na verba destinada à educação seja compensada no próximo exercício.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 15/08/12

Sem Armando e muita chuva na caminhada de Izaías



Anunciado como o primeiro grande momento da campanha de Izaías Régis a prefeito, a caminhada pelo centro de Garanhuns acabou prejudicado por dois motivos: O avião de Armando Monteiro não conseguiu pousar e o tempo que alternou momentos de garoa e de chuva forte, diminuindo a quantidade de pessoas concentradas no Largo do Colunata.

Entretanto a programação aconteceu e Izaías, com sua vice Rosa, deram uma volta no comércio entrando nas lojas e conversando com as pessoas, acompanhado de sua militância. Apoios importantes estiveram presentes como Alcindo Menezes, Fernando Ferro, Fernando Couto, Bartolomeu Quidute, Criança, Adolfo Lopes, entre outros.

Acompanharam o evento dezenas de candidatos a vereador.

O piloto do avião de Armando Monteiro ainda tentou pousar em Caruaru, mas também não conseguiu, e acabou retornando a Recife.

Expectativa de informações sobre a FAMEG

Temos recebido alguns pedidos de informações sobre a FAMEG. O que sabemos é que toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde, depois da reunião de Humberto Costa com o Minsitro Alexandre Padilha, já foi encaminhada. Infelizmente, não temos nada de novo, somente a expectativa da resolução do problema.

Acho que continua faltando um acompanhamento sistemático de políticos com respaldo em Brasília, o que poderia ser exercido por Humberto, mas este está agora numa campanha bastante difícil na capital, que tem exigido muito do seu tempo. Talvez fosse o caso de Armando Monteiro chamar a responsabilidade para si, como o craque no time de futebol, e resolver a partida difícil.

Pelo e-mail ou no facebook, temos sempre contato com pessoas de diversos estados que nos pedem informações sobre a situação da FAMEG. Confiram mais um e-mail que recebemos, que mostra a expectativa de milhares de estudantes pela abertura do curso em Garanhuns.

Ronaldo César,
Acompanho sempre seu blog e o parabenizo pelas informações relevantes publicadas aqui. Venho acompanhando a árdua luta da diretoria da FAMEG para adequar a faculdade às normas do MEC para, enfim, seguirem as aulas sem problemas.
Sendo você conhecedor de notícias privilegiadas poderia me informar em que situação se encontra esta faculdade?
No site do MEC consta que a instituição está credenciada, mas aparece com uma observação "sub judice".
Aguardo informações e já agradeco por sua atenção.
Obrigado!

Vinícius Viana

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.