terça-feira, 16 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia‏ acontece em Garanhuns pela primeira vez


Desde a segunda, 15, até 21 de outubro, Garanhuns vivencia a 8ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Realizado pela primeira vez na Cidade, o evento está sendo Coordenado pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e acontecerá em sete diferentes polos.

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Campus Garanhuns; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – Campus Garanhuns; 71 Batalhão de Infantaria Motorizado; Universidade de Pernambuco – UPE - Campus Garanhuns; Parque Euclides Dourado; Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA e o Colégio Santa Sofia serão as instituições que abrigarão o Evento, que será realizado nos turnos da manhã e tarde, e de forma alternada, no período noturno.

A temática geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. O evento objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens; em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica, bem como a inovação. Atividades como Palestras, Espetáculos de teatro/musicais e performances, Oficinas / Workshop, Cursos, Exposição de C&T, além da Exibição de vídeos e filmes, Feira de Ciências e Tenda da Ciência, estão programadas para a SNCT.

Ainda serão abordados cerca de 60 subtemas durante o evento. Dentre eles estão: Economia Verde: Criando uma cultura educativa, capaz de obter lucros de forma sustentável; Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos para Celulares e Smartphones; Nanotecnologia - Produção de Esferas de Alginato para a Indústria Farmacêutica e Alimentícia; e Nanotecnologia e Nanobiotecnologia – Conceitos Básicos.

“Nossa Cidade tem grande potencial em áreas distintas, e este evento vem nos consolidar como pólo educacional, gerando boas perspectivas de liderarmos a área tecnológica no Agreste Meridional. Estamos otimistas”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

Quem pode ser o futuro presidente da Câmara de Vereadores?

Atual formação da Casa Raimundo de Morais

Acabou a eleição e todos já sabem os 13 eleitos em Garanhuns para a Câmara de Vereadores. Mas nem bem a poeira baixou e já começam as conversações visando definir a nova mesa diretora.

Dos atuais 11 vereadores somente quatro retornarão a ocupar um lugar na Câmara: Sivaldo Albino, Sílvio Sabino, Gersinho Filho e Zaqueu Lins. Os três primeiros foram eleitos apoiando Izaías. Zaqueu ficou com Zé da Luz, enquanto Sivaldo e Sílvio foram para o palanque de Izaías após a renúncia de Silvino. Gersinho já estava com Izaías com o PSB, que aliás, surpreendeu e fez três vereadores.

Sabe-se que Sivaldo, Sílvio e Gersinho mostraram interesse em presidir a Casa Raimundo de Morais.

Porém, Izaías ainda não se posicionou se vai indicar ou apoiar um candidato para o Poder Legislativo, evitando um bate-chapa como tivemos recentemente, dividindo sua base de apoio e prejudicando o início de seu governo. Pode ser que Izaías tenha preferências e queira indicá-las, conduzindo o processo.

Outra alternativa seria não se buscar nomes experientes na Câmara Municipal, oxigenando a liderança legislativa, conforme o novo momento da cidade e da própria casa. Entretanto, os novos nomes precisariam do conhecimento dos aspectos administrativos, e é sempre não indicativo chegar presidindo a casa, já assumindo esta responsabilidade.

Dois vereadores retornam, Audálio Filho e Cláudio Taveira, e por isto, podem ser alternativas, principalmente o primeiro, que assim como Gersinho, também foi aliado de primeira hora de Izaías e tem um perfil ponderado.

Dos novos, poderiam pensar, Diretora Nelma, Alcindo ou Haroldo Vicente. Mas destes, somente o terceiro esteve com Izaías.

É claro que o futuro prefeito não deve querer um vereador representante do outro grupo político que participou da eleição, seria entregar a Câmara de início à oposição, Izaías vai querer alguém do seu lado, de confiança e fechado com o grupo. Este argumento também impossibilitaria a presidência de Carla Vilaço e Gil PM, que também estiveram no outro palanque.

Dos vereadores eleitos, oito estiveram com Izaías e cinco com Zé da Luz. Porém, pode acontecer de vereadores eleitos pelo outro lado, marcharem para a base de apoio de Izaías, para ter mais condições de exercerem seus mandatos.

O futuro presidente da Câmara, além de liderar os seus pares, conduzindo os trabalhos, tem ainda algumas regalias, e claro, será o mais importante vereador durante a próxima campanha que escolherá Presidente da República, Senador, Governador e Deputados Federal e Estadual.  E por isto também, ressalta a sua importância política.

Porém a principal responsabilidade e trunfo político será presidir a Câmara, que pode contribuir com o executivo na retomada do desenvolvimento na cidade.

Controle Interno garante saúde de qualidade em Calçado

A Secretaria Municipal de Controle Interno é representada por Erly Macena de Moraes e objetiva fiscalizar e adequar a administração à realidade de Calçado, município do Agreste Meridional. Em mais uma atividade neste segmento, a equipe da pasta faz visitas, uma vez ao mês, à Unidade Mista Nossa Senhora de Lourdes e aos seis PSFs do município, além da própria Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a passagem de técnicos e/ou da controladora, são analisados o estoque e validade de medicamentos; qualidade dos materiais de trabalho; suficiência dos produtos comprados para o atendimento; funcionamento das geladeiras; limpeza do ambiente; bem como análise qualitativa dos servidores, recepção de pacientes e consultas médicas. A equipe ainda aplica pesquisas de opinião para saber se os cidadãos estão satisfeitos com os serviços.

Para ajudar neste processo contínuo de melhoramento da saúde, a população também pode elogiar, sugerir ações ou indicar irregularidades pelo telefone (87) 3793-1255 (ramal 207 ou 208) ou diretamente à Secretaria Municipal de Controle Interno, situada à Rua Alberto Lima, número 48.

Em caso de denúncias, a secretaria aceita igualmente fotos e gravações em áudio ou vídeo. “Após o levantamento da auditoria e dessa ajuda da população, eu busco o gestor municipal do fundo de saúde para, junto ao Governo Municipal, atender às necessidades e cumprir a legalidade”, garante a controladora Erly Macena.

Por Jael Soares

PARTICIPE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM GARANHUNS‏


Quem se interessar em participar dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, pode buscar informações nos canais de comunicação.

Existem 4 Pólos: AESGA,UFRPE,UPE e o IFPE (Antigo CEFET).

Os eventos serão do dia 16 a 19 de outubro nas universidade e faculdades da cidade, que receberão cursos, palestras e oficinas.

As inscrições são nas próprias universidades e faculdades.

Veja como saber, quais eventos disponibilizados, nos sites:
ou http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5938/Atividades_Cadastradas.html

Nos dias 20 e 21 todos os eventos serão no Polo Parque Euclides Dourado.
O evento ainda contará com a CARAVANA DA CIÊNCIAS, CIENTISTAS NOTÁVEIS, e várias exposições dentro do tema da semana, inclusive com o lançamento de um foguete pelo Espaço Ciências.

Medicina da UPE é o segundo mais concorrido do vestibular da UPE

http://ne10.uol.com.br/

O novo curso de direito da Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife já estreia como o mais concorrido no Vestibular 2013 da universidade, com 99,62 alunos para uma vaga no tradicional. Para os estudantes que tentam uma vaga através do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), a disputa é ainda maior, com 123,8 alunos/vagas. Direito é o curso mais concorrido em todas as modalidades do vestibular.

A primeira prova para o curso no Recife o fez desbancar medicina no vestibular tradicional, que no ano passado foi o primeiro lugar no vestibular tradicional, com 83,48 alunos/vaga. Para 2013, medicina é o segundo lugar em concorrência na unidade de Garanhuns, no Agreste, com 58,08 candidatos disputando uma vaga. A concorrência também é acirrada para o mesmo curso em Serra Talhada, no Sertão (51,85 alunos/vaga), e Santo Amaro, no Recife (45,18 alunos/vaga).

O segundo curso mais concorrido no SSA é o de direito, na unidade de Arcoverde, no Sertão, com 31 alunos/vaga. Medicina na unidade de Garanhuns vem depois, com 28,83 alunos/vaga, seguido de odontologia no campus de Serra Talhada, com 28,33 estudantes disputando uma vaga.

Noventa e sete professores foram contratados para os oito cursos abertos (no Recife, licenciatura em ciências sociais, direito e saúde coletiva; na Mata Norte, licenciatura em letras/espanhol e tecnológico de gestão em logística; na Mata Sul, serviço social e tecnológico de gestão em logística; e, em Serra Talhada, medicina). Os campi estão sendo reformados e adaptados, com previsão de conclusão no ano que vem, quando os cursos já terão começado.

As provas do SSA 3 estão marcadas para os dias 11 e 12 de novembro. Já as provas do vestibular tradicional foram agendadas para os dias 25, 26 e 27 de novembro.

A instituição oferece 2.776 vagas em 52 cursos. Dessas 694 são destinadas à 3ª etapa. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no site da UPE.

CURSOS TECNOLÓGICOS - Aproveitando a coletiva de imprensa de anúncio da concorrência do vestibular, o reitor da UPE, Carlos Calado, adiantou que a universidade prevê para 2013 o lançamento de cursos tecnológicos. Seis, ainda não divulgados, já foram aprovados pelo Conselho Universitário. A UPE entrará com ações junto ao Governo do Estado para implantação de estrutura e escolha de professores.

Izaías só renuncia em dezembro

Eleito prefeito de Garanhuns e com a responsabilidade de montar seu futuro governo, Izaías Régis resolveu só renunciar a seu mandato de deputado estadual no final de dezembro no prazo limite para entregar sua carta. O motivo principal é aproveitar os últimos dias para fazer contatos, abrindo portas para o futuro, com as amizades que fez, e também acompanhando e deixando programado os pedidos dos últimos anos, afim de poder conseguir ainda mais para a cidade.

Izaías lembra que conhece a Casa Legislativa e as pessoas que a fazem, por isto terá mais possibilidade de conseguir que se aprovem projetos para Garanhuns, além disso, pretende defender que a Cidade das Flores eleja novos representantes do município na próxima eleição.

No lugar de Izaías vai assumir o Bispo Ossésio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.