quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sobre os Festivais da Jovem Guarda e a FEMUARTE

FEMUARTE tem possibilidade de voltar a acontecer

Ao postar no facebook as boas novas  da noite de ontem, o Paulo Edvaldo nos perguntou sobre o Festival da Jovem Guarda, respondi o seguinte:

Paulo, ainda não temos informações, mas se tivéssemos que optar, acho o formato da FEMUARTE (Festival de Música e Arte), com aquele concurso de músicas originais e jovens talentos, com grandes shows ao final, mais interessante. Acaba por mostrar valores da cidade e de todo o país, além de ter um potencial de crescimento muito maior, podendo se tornar atratativo para a mídia nacional, que tem a lacuna hoje de um grande festival de música, como foi sucesso no passado e fez despontar muitos dos grandes nomes de nossa música brasileira.
.
Continuando.
A FEMUARTE (que acho poderia mudar de nome) tem várias nuances que acaba deixando mais para a cidade, tanto do ponto de vista cultural quanto artístico. Muitos artistas famosos vêm participar como concorrentes, o que já é interessante. Além disso a troca de experiências entre músicos de todo o país proporciona um crescimento cultural.

Querendo ou não, na comparação entre a FEMUARTE e o Jovem Guarda, seria estar entre os músicos do futuro, cheio de ideias novas, possibilidades, fazendo coisas que ninguém fez, abertos para parcerias, buscando espaço e que são procurados pela grande mídia, que assim teria interesse em nosso evento. Já o Jovem Guarda seria um palco, desculpem-me a franqueza, do passado, que tem seu espaço e deve ser enaltecido, mas não teria mais o mesmo impacto sobre a mídia nacional que está numa constante procura de jovens valores.

Se der para ambos acontecerem, ótimo, melhor para Garanhuns, mas se tiver que optar fico com o FEMUARTE. Ele tem mais cancha. Embora reconheça que o Festival da Jovem Guarda tem maior alcance popular, e por isto sugiro que até ele possa também mudar, para ampliar suas possibilidades. O seu nome limita a programação, já na última edição os nomes que vieram não eram do movimento da Jovem Guarda. Assim, seria melhor termos um Festival da Seresta, nos moldes do da capital. Ou a volta do Festival das Flores, com esta programação, e um formato mais adequado, aconchegante, com mais conforto às pessoas que querem ver seus ídolos do passado que ainda estão em atividade.

Acho que Garanhuns precisa fechar o calendário com um grande evento (Festival) a cada dois meses. Março, Maio, Julho, Setembro, Novembro, Dezembro. Fora o investimento nas festas tradicionais, com o carnaval e São João. Destaque-se que já se enquadrariam aí a FEMUARTE, Festival de Inverno, Festival das Flores, MOTOFEST e Natal Encantado. Estes dois últimos ampliados para que alcançassem uma

Além disso, incentivar a cultura cotidiana, numa programação perene, que não dependa única e exclusivamente dos festivais. Precisamos criar o costume cultural.

Felipe Porto é candidato a presidente da CODEAM

Felipe Porto (DEM)
Álvaro Porto acaba de confirmar ao blog o interesse de Felipe Porto, prefeito eleito de Canhotinho, de presidir a CODEAM - Comissão para o Desenvolvimento do Agreste Meridional.

Álvaro, atual prefeito, afirmou que ele próprio irá conversar com os prefeitos associados à entidade, coordenando a campanha do sobrinho. Aliás, Felipe Porto é representante da família, que tem também Eduardo Porto, que assumirá como deputado estadual em janeiro, e Carlos Porto, do Tribunal de Contas do Estado.

Álvaro disse que a aceitação nos primeiros contatos tem sido satisfatória e já conta com diversos apoios, porém não quis adiantar nomes para não antecipar o debate em torno da candidatura. Mais de vinte prefeitos eleitos ou reeleitos em outubro já foram contactados. "É um momento de conversar, e o nome de Felipe representa a renovação que as pessoas desejam, inclusive na CODEAM" - Disse-nos o prefeito de Canhotinho.

Álvaro e Felipe Porto são filiados ao DEM, e tiveram uma eleição tranquila em Canhotinho.

Sobre as obras no Bairro do João da Mata

Foi amplamente anunciada pela mídia que Izaías Régis havia conseguido recursos para obras de saneamento e pavimentação de diversas ruas no Bairro do João da Mata, mas que estavam para serem perdidas. Em algum setor da administração pública houve ineficiência, que imaginamos que tenha sido por parte da prefeitura, caso não seja, fica aqui o espaço aberto para explicações.

Pois bem, Izaías movimentou-se no Recife e conseguiu salvar a verba, e agora as obras serão executadas pelo próprio governo do estado, através da Secretaria de Transportes.

Para a população, não importa quem faça, mas que se faça. Mas é bom saber quem de fato conseguiu transformar o projeto em realidade.

Trata-se de um recurso de mais de R$ 400 mil, que estava praticamente perdido. Dizem que outras verbas, ao longo dos últimos anos vieram e foram embora, e outras nem chegaram por aqui porque faltou competência da atual gestão na formatação de projetos.

Sete e Tigre fazem o jogo do ano no futsal

Transcrevo do excelente blog de Tiago Valença, o sabe-tudo do futebol!
.
Garanhuns hoje vai tremer!


Finalmente será realizado o CLÁSSICO GIGANTE de GARANHUNS entre SETE DE SETEMBRO X TIGRE, jogo de ida das semifinais do campeonato pernambucano de futsal. O jogo acontecerá as 20h no GINÁSIO DO SESC GARANHUNS e a entrada será gratuita.

Na minha opinião, O Tigre é o grande favorito, pela estrutura, folha salarial, apesar da imprensa garanhuense não apontar favoritos, mas todos do SETE sabem que o TIGRE é o grande favorito, tendo a seu favor a bela campanha, 20 jogos, 20 vitórias, 100% de aproveitamento, Mas não pensem que será um jogo fácil, pois o SETE tem a seu favor nada mais nada menos que o grande artilheiro da competição,  FLÁVIO, de Arcoverde, e grandes jogadores no seu elenco como Ivanildo Quarenta, o paredão NILSON, considerado um dos melhores goleiros de pernambuco e uma das revelações, MARCOS ex-jogador do ASA de SÃO BENTO DO UNA.

Já o Tigre tem do seu lado a grande força do grande elenco, tanto dentro de quadra, quanto no banco, e nenhum jogador é considerado reserva. Um de seus maiores jogadores é ídolo da torcida. ANTONIO CARLOS CAPACETE.

Enfim, todos sabem, que neste jogo, eu tomo partido pelo SETE, espero que consiga a vitória, mas todos sabemos que é muito difícil, mas também desejo sorte ao TIGRE e que vença o melhor postado em quadra.

Veja abaixo o histórico de confrontos TIGRE X SETE

Tigre 2 vitórias e 1 derrota - 11 gols marcados , 7 gols sofridos.
Sete 1 vitória e 2 derrotas - 7 gols marcados , 11 gols sofridos.

JOGOS:

TIGRE 2 X 4 SETE - CMA - 2011
SETE 1 X 4 TIGRE - CMA - 2012
TIGRE 5 X 2 SETE - SESC - 2012

Último jogo entre as 2 equipes:

Tigre 5 x 2 Sete - Ginásio do SESC

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:

SETE: Nilson, Ícaro, Jadilson, Flávio e Quarenta. Tec: César Brasil.
Tigre: Renato, Topeira,André Lafayette,Juninho e Capacete. Tec: Chokito.

Obs: lembramos também que o outro jogo da semi final também acontece hoje no Arrudinha entre Santa Cruz x Sport as 20h.
.
AGORA COMIGO:  O Tigre está acima muito das outras equipes, e só perde o título, aliás, o tetracampeonato, se as coisas começarem a dar errado agora. Veajm só, o Tigre é o maior representante de Pernambuco nos últimos, sendo o atual tricampeão, foi vice da Taça Brasil e neste atual certame venceu todas, repito, todas as partidas.

Ao Sete de Setembro cabe a surpresa. Creio que se do outro lado tivesse Santa Cruz ou Sport, que fazem a outra semi-final, poderíamos ter uma final de Garanhuns, reafirmando a liderança da cidade no mundo do futsal pernambucano.

O Sete de Setembro fez no futsal o que ainda não conseguiu no campo. Crescer, evoluir rapidamente e estar entre os grandes. A missão será difícil, mas o Sete de Setembro tem vontade e pode sim causar uma surpresa. Tem muita gente, inclusive na capital, torcendo pelo alviverde.

DE BAR EM BAR: Terraço preparou uma tulipa de frango crocante para o festival nacional da Abrasel


Botequeiros de plantão que adoram bebida, mas não dispensam um bom aperitivo, já podem comemorar porque começa nesta quinta-feira (01) a sexta edição do Festival Bar em Bar, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

No período do evento, cada estabelecimento oferece um prato especial por um precinho mais do que camarada: R$ 10.

A promoção segue até 18 de novembro em mais de 500 bares em todo o Brasil. No Estado, 34 casas espalhadas por Olinda, Recife, Jaboatão, Ipojuca, Garanhuns e Surubim também participam.

Em Garanhuns, somente o Terraço Chopperia e Churrascaria participa do festival.

A lista completa dos locais que participam do festival em todo o país pode ser acessada no site do Bar em Bar, o www.barembar.com.br.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.