quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Todos querem (boas) notícias da FAMEG

FAMEG: Registro do encontro em Brasília com o Ministro da Saúde

Temos recebido a cada semana e-mails, telefonemas, e mensagens através das mídias sociais de pessoas interessadas na abertura da FAMEG, principalmente do curso de medicina. Entendemos que o contato que fazem conosco é justamente pela proximidade que conquistamos com a instituição de ensino e na busca de informações concretas ao longo dos últimos anos, principalmente na luta pelo reconhecimento do MEC e do Ministério da Sáude, que têm o poder de autorizar o funcionamento.

Sentimos a angústia dessas pessoas que anseiam por oportunidades de realizar seus sonhos, que é cursar uma faculdade de medicina. Um sonho que se tornando coletivo terá impacto positivo no Agreste Meridional, tanto no aumento da oferta de médicos quanto na economia que se fortalecerá com a consolidação de mais uma Unidade de Ensino Superior em Garanhuns.

Todos querem (boas) notícias da FAMEG. Profissionais da área, funcionários, sociedade, futuros alunos, etc.

Transcrevo um e-mail que acabamos de receber:


Caro Ronaldo Cesar,

Todos os dias leio e acompanho as noticias do seu blog, que por sinal é muito bom o seu trabalho, e eu gostaria de saber noticias sobre o andamento do credenciamento do curso de MEDICINA da FAMEG. Que afinal acho um absurdo e inaceitável uma burocracia dessas, sem falar na demora para obter isso. já que o nosso futuro prefeito IZAIAS está em BRASILA, juntamento com o senador ARMANDO MONTEIRO e outros deputados federais, não custava nada pressionar o MEC ou MINISTRO DA EDUCAÇÃO, para

dar um parecer favorável a essa novela que se tornou esse credenciamento. Se isso acontecesse seria o melhor presente de natal

que GARANHUNS poderia receber. Afinal há duas semanas foi inaugurada em caruaru segundo o jornal vanguarda, a FACULDADE NOVA ROMA, vinculada a FACULDADE GETÚLIO VARGAS (FGV). E a população de CARUARU, vibrou com essa conquista, de inicio serão 03 cursos e em 2013 a faculadade oferecerá 18 cursos, enquanto isso GARANHNS quer ser um polo educacional com apenas 3 faculdades, em funcionamento, precisamos começar a cobrar o crescimento e o desenvolvimento da educação superior de Garanhuns.

Obrigado.

E. BRANDÃO.

Concursos nas prefeituras da região geram dúvidas na população

Algumas cidades da região, no apagar das luzes das atuais gestões, abriram inscrições para concursos públicos. Em alguns casos a questão já foi parar na justiça, e os futuros gestores buscam barrar o andamento do concurso.

Os concurseiros estão desconfiados, como mostra este e-mail que recebemos:

Bom dia, Ronaldo!

Gostaria de saber se você sabe algo sobre esses concursos de prefeituras vizinhas como São João, Brejão, Palmerina, se dá pra confiar ou não. Sei que é dificil essa pergunta mas qualquer informação sobre esse tema seria de uma grande ajuda aos interessados em participar, pois muitas pessoas da nossa cidade, inclusive eu, pensam em fazer, e ao mesmo tempo desconfiam da seriedade desses concursos, motivos não faltam para essa desconfiança, no edital não constam nenhuma banca organizadora, a banca é o que torna a seleção mais licita possível e sem falar que como ano que vem é ano de mudanças no cenário politico municipal e nas três cidades pelo o que eu sei a renovação dos politicos vai acontecer, então ficamos naquela incerteza se não é mais um ajeitadinho para inserir os conhecidos desses politicos ou se realmente é um concurso pra valer assegurado pelo principio da igualdade.

Acho que seria uma sugestão de pauta para o seu blog abordar esse assunto, tentando assim esclarecer se possível esse questionamento.

Fico no aguardo da sua resposta e desde já agradeço pela atenção.
 
Resolvemos não identificar a leitora!
.
AGORA COMIGO: E aí? Acho que se as prefeituras responderem adequadamente este questionamento, estarão falando aos concurseiros que esperam poder participar em igualdade de condições com todos.
 
Em todos os lugares, em todos mesmo, as pessoas estão com uma pulga atrás da orelha, e praticamente a dúvida é relativa a todos os concursos, e o motivo principal é realmente os mesmos serem realizados logo após o período eleitoral e antes da troca de poder.
 
Com a palavra, os realizadores.

PTB de Pernambuco oferece seminário sobre gestão das cidades aos prefeitos eleitos


O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, comanda na segunda-feira (12), um grande encontro com mais de 100 prefeitos e vice-prefeitos do partido e também de outras legendas para falar sobre os desafios de gestão das cidades. O evento acontecerá no Hotel Atlante Plaza, no Recife, entre 8h e 13h.

Chamado de Novos Desafios – um olhar moderno na gestão das cidades, o seminário será aberto pelo próprio dirigente petebista, que explicará o objetivo da iniciativa. Para Armando, os quadros eleitos ou reeleitos que administrarão as cidades a partir de 2013 terão a missão de realizar administrações que se adequem à realidade sócio-econômica de Pernambuco e do Brasil, promovendo gestões eficientes e socialmente responsáveis.

Para falar sobre os temas de interesse dos gestores, o PTB convidou especialistas em diversas áreas (Ver programação abaixo). A primeira palestra será realizada pelo Secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Conselho de Governo da Presidência da República, Cláudio Leite Gastal. Criada pela presidente Dilma para aprimorar a gestão e formular mecanismos de controle de qualidade do gasto público, a Câmara é presidida pelo empresário Jorge Gerdau.

Em seu currículo, Gastal também acumula a experiência de diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), fundado por Gerdau. O MBC ajudou o Governador Eduardo Campos a implantar um modelo de gestão em Pernambuco que tem sido apontado como exemplo no País.

Após a primeira palestra, o tema em foco será “A gestão municipal e os órgãos de controle”, realizada por Bernardes de Lima Barbosa. Advogado e contador, o expositor é especialista em gerenciamento de cidades e irá falar sobre procedimentos fundamentais que devem ser tomados pelos gestores para garantir a transparência da administração, explicando como os órgãos acompanham e fiscalizam a aplicação dos recursos públicos.

Educação - A última apresentação do dia será feita pelo presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e ex-presidente da Philips, Marcos Magalhães, que falará sobre “O desafio da Educação Básica, o papel do Prefeito e os caminhos a seguir”. O ICE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que realiza projetos em parceria com governos estaduais, municipais, e a iniciativa privada. O objetivo é promover melhorias na educação pública brasileira a partir da qualidade da gestão. Ex-aluno do Ginásio Pernambucano, Magalhães liderou, em 2000, o processo de inovação estrutural e educacional do Ginásio Pernambucano.

Serviço:

Seminário “Novos desafios – um olhar moderno na gestão das cidades
Local: Salão Lula Cardoso Ayres, Hotel Atlante Plaza
Endereço: Avenida Boa Viagem, 5426 – Boa Viagem
Horário: das 8h às 13h

Karatê Garanhuense é Vice-Campeão Brasileiro

Professor e atleta, Eguinaldo Silvestre tem sido um exemplo para os jovens

Caratecas de Garanhuns conquistaram 5 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê, disputado no período de 1 a 4 de novembro, no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo. Um dos destaques da competição foi o carateca Felipe Tavares, que conquistou o vice-campeonato em sua categoria e também representou a Delegação Pernambucana, na cerimônia de Abertura. Sebastião Gomes foi outro destaque da competição, bem como Adones França, seguido pelo atleta e professor da Equipe de Karatê de Garanhuns, Eguinaldo Silvestre, outro que também conquistou medalha na Competição Nacional.

“Apesar da intensa preparação, não esperávamos ir tão longe. Pois o quantitativo, bem como o nível dos demais competidores era superior. Entretanto, nos surpreendemos. Pois fomos além das expectativas”, declarou entusiasmado o professor e atleta, Eguinaldo Silvestre.

Recife está confirmada na Copa das Confederações


Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador e... Recife. 

Nesta quinta-feira, às 10h, a CBF e a FIFA confirmam as seis sedes que receberão jogos da Copa das Confederações em 2013. O Castelão em Fortaleza será o primeiro estádio a ficar pronto. O Mineirão está bem adiantado. A Arena Salvador fica pronta em março. Brasília terá sistema para diminuir a poeira comum do serrado. O Maracanã recebe a final.

A Arena Pernambuco, das seis, é a que está mais "atrasada", mas em visita surpresa, o presidente da CBF José Maria Marín conferiu que dará tempo suficiente para o estado participar da Copa que recebe os campeões dos continentes.

Assim, daqui a pouco, provavelmente o ex-jogador Medida Certa Ronaldo, anunciará as sedes, e confirmará a capital pernambucana. Aliás, o estádio fica em São Lourenço da Mata.

O Nordeste acaba agraciado com três sedes.

Campeonato Pernambucano 2013 tem fórmula bisonha

O título do post é nosso, mas a matéria transcrevemos do Blog do Torcedor, do Portal NE10.
.


A fórmula do Campeonato Pernambucano 2013 já está pronta. Após Conselho Arbitral, realizado nesta quarta-feira (8), na sede da Federação Pernambucana de Futebol, ficou definido que o Estadual será disputado em dois turnos, sendo o primeiro somente com nove equipes, excluindo os times classificados para a Copa do Nordeste (Santa Cruz, Salgueiro e Sport). Serão oito jogos de ida. No segundo, participam todas as equipes também em jogos de ida, onze ao todo. Os quatro melhores desse segundo turno se classificam para as semifinais e finais. Serão partidas de ida e volta na fase final com vantagem para a equipe com melhor campanha. Quem ficar em primeiro, por exemplo, joga por dois empates e decide em casa. O critério do gol fora não contará.

Em tese, o primeiro turno servirá apenas como uma pré-temporada de luxo para as nove equipes. Nenhum time será rebaixado. A única bonificação é o direito de jogar mais jogos em casa para os três primeiros do turno inicial. Esses três junto com Santa Cruz, Sport e Salgueiro jogarão seis jogos em casa e cinco fora no segundo turno. A pontuação da primeira fase não é cumulativa.

As quatro equipes que ficarem em último no segundo turno brigam contra o rebaixamento. Do quinto ao oitavo, brigam por uma vaga na Copa do Brasil. Tudo será decidido em processo de mata-mata.

Um fato que causa estranheza é que o quarto colocado não terá vaga na Copa do Brasil, enquanto o quinto pode ter caso vença a fase disputada entre quinto, sexto, sétimo e oitavo. As outras vagas de Pernambuco na competição nacional ficam com os três primeiros, que também garantem participação na Copa do Nordeste de 2014. Haverá uma disputa de terceiro e quarto lugares para definir a classificação final do torneio.

Somente um time poderá ir para a Série D. O Salgueiro, rebaixado esse ano, já tem vaga garantida.

A nota lamentável desse conselho arbitral fica por conta da pouca divulgação. A imprensa mal sabia do evento. Verdade seja dita que o site da FPF tinha o anúncio. No entanto, é muito pouco. Fica parecendo que a federação não desejava a publicidade da nova fórmula. Bola fora.
.
AGORA COMIGO: Um campeonato que o primeiro turno não serve pra nada. E onde é melhor ser oitavo colocado que quarto. É claro que o quarto terá disputado as semi-finais do pernambucano, mas o oitavo tem chance de pegar uma Copa do Brasil. Como a ideia é esvaziar o estadual, é melhor pensar em competições nacionais mesmo, como vem fazendo o Salgueiro.

Um campeonato que se tem que explicar como vai ser feito, cheio de detalhes, é complicado para o torcedor entender, acompanhar e se apaixonar.

E o rebaixamento? Os quatro últimos disputam, mesmo que ao final de 20 rodadas o 9º colocado tenha colocado 30 pontos de vantagem no lanterna da competição, portanto, para quem vai se preocupar contra o rebaixamento, basta deixar para gastar com bons jogadores para os seis últimos jogos, e usar os 20 primeiros para treinar para o quadrangular da morte.

A metade do campeonato do Campeonato Pernambucano 2013 não tem significância. É isto aí! E falavam das fórmular do finado Carlos Alberto Oliveira!

Confira o cartaz e programação do MOTOFEST Garanhuns 2012

Em Festa de DIREITO, eu saio TORTO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.