segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LUCIANO ANDRADE ENTREVISTA GERALDO GÓES: Um olhar sobre o crescimento de Garanhuns

LUCIANO ANDRADE ENTREVISTA GERALDO GOES (ENGENHEIRO) FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA DE GARANHUNS, SOBRE O CRESCIMENTO URBANO DE GARANHUNS NOS ÚLTIMOS ANOS.



Geraldo Goes é garanhunense?

Sim, e com orgulho. Nasci em 1953 à Rua Dr. Severiano Peixoto, conhecida antigamente como a “Rua do Cajueiro”. Sou filho do conhecido “Seu Goes” e de “Dona Nininha”, a qual nos deixou saudosamente há um ano.

Estudou, também, em Garanhuns?

Estudei no Colégio Evangélico XV de Novembro, do “primário” ao “científico”, como se classificavam as etapas escolares na época, incluindo o “Curso de Admissão”, este com a saudosa professora Noemi Gueiros. De família simples, tive o privilégio de estudar num dos melhores colégios particulares do Brasil nos anos 60. Graças aos esforços de meus pais e do favor da missão presbiteriana americana, materializados em uma bolsa no custeio das mensalidades. A manutenção da bolsa era condicionada ao bom desempenho do aluno em todas as matérias escolares sem exceção, para a qual nos dedicamos em mantê-la até a conclusão do curso científico em 1971.

Qual é a sua formação superior?

Como fruto de todos os esforços, e graças a Deus, sobretudo, eu fui aprovado no primeiro vestibular e imediatamente ingressei na Universidade Federal de Pernambuco, onde conclui o curso superior de Engenharia Civil em 1976. Portanto, há 36 anos.

Onde trabalhou depois de formado?

Inicialmente, em empresas de construção civil na região metropolitana do Recife, desde quando cursava o terceiro ano de engenharia. Naquela época, havia uma grande demanda por profissionais da engenharia civil, semelhantemente ao que acontece hoje. Depois, atuei na Bahia gerenciando em Salvador uma filial transitória da empresa, para a construção simultânea de duas agências do Banco do Brasil, retornando no final das obras para Pernambuco. Uma das últimas em Recife foi a construção de um conjunto de quatro edifícios de 16 pavimentos com 240 apartamentos, e de outro conjunto habitacional com 56 prédios e 896 apartamentos.

Como se deu o seu retorno definitivo a Garanhuns?

Após as citadas obras, mesmo morando na capital, fui destinado para iniciar construções na Nova Petrolândia. Passando frequentemente por aqui o sonho de atuar em Garanhuns tornou-se realidade, a partir de 1985. Mudamos de vez para cá - quando ainda não havia nascido nossa filha Veruska Cristina Maciel de Goes- eu e minha esposa Verônica Goes, Assistente Social bastante conhecida pelo seu abnegado trabalho no vasto CRAS Heliópolis.

E a sua trajetória na Prefeitura?

Assumi o cargo de Secretário de Obras em três períodos distintos, além de algumas diretorias técnicas. Mas, o relevante mesmo é que sou um servidor municipal dedicado, zeloso e defensor incondicional de Garanhuns, acima de qualquer interesse profissional ou pessoal.

Quais a s suas expectativas para a próxima gestão, a do prefeito eleito Izaías Régis?

As melhores possíveis para a gestão e para Garanhuns, firmado na frase que marcou as sua bem-sucedida campanha “É preciso acreditar”. Não somente como político e pessoa pública, mas é inerente ao próprio cidadão Izaías Régis a manifesta e impressionante disposição em tudo o que se propõe a fazer. A vontade é o princípio de todas as realizações. Certamente dela vai precisar nutrida constantemente por cada uma das realizações decorrentes; Os desafios são intermináveis, pois Garanhuns é um município de gerenciamento laborioso e de manutenção muito, muito dispendiosa.

Mas, quanto a sua pessoa no contexto da nova administração?

Na atual administração não tive e nem não tenho cargo comissionado ou gratificado de qualquer natureza, mesmo sendo responsável pelo setor que analisa projetos para licenciamento, dentre outras atividades técnicas e de atendimento ao público. Já disse anteriormente: sou um servidor municipal, engenheiro civil da Prefeitura de Garanhuns. Há 27 anos, apraz-me mesmo é ser dedicado às gestões e a Garanhuns, sempre!

Por falar nisso, como explica algumas críticas sobre a morosidade nos licenciamentos?

As críticas abalizadas são ensinamentos que geram frutos prontos, já amadurecidos. É só usufruir deles. Costumo dizer aos que colaboram comigo no trabalho que um dia bom é aquele no qual aprendemos alguma coisa. Aperfeiçoamo-nos ao considerar as críticas. Infrutíferas são, porém, as agressividades. Existem várias causas para a delonga em alguns licenciamentos. Reconheço que há causas conjunturais, próprias da estrutura débil perante uma demanda crescente dos requerimentos. Outras, e são muitas, por deficiência de conteúdo dos documentos submetidos aos licenciamentos sobre vários aspectos.

Em sua opinião, teria como aprimorar o atendimento?

Sim, muito. Não faltam ideias, conhecimento, experiência e nem dedicação para isso, porém uma profunda alteração no sistema. Há algum tempo montamos um organograma e detalhamentos para a implantação de um órgão municipal exclusivo para licenciamentos, fiscalização e assistência técnica. Desenvolvemos, também, um alicerce para produzir licenciamentos “on line” (via internet), na qual os processos poderiam ser deferidos em menos de uma semana. Por outro lado, faltam-nos muitos dispositivos legais aplicáveis aos diversos licenciamentos; um código de obras e urbanismos; um plano diretor atualizado e congruente com a realidade do município; o aparelhamento técnico, capacitação, etc. Apenas um lembrete: o nosso Código de Posturas é de 1969.

E por que não foram implantadas as rotinas citadas para celeridade dos deferimentos?

Parte deste material está com assessores da atual gestão. Necessita da formatação jurídica para serem aplicados, além de outras providências administrativas. No entanto, devo dizer, a semente foi lançada. Mesmo assim, com tenacidade obtivemos um local mais confortável para atendimento ao público e um setor implantado pioneiramente de forma técnica, para o qual a prefeitura disponibilizou estudantes do curso superior de Arquitetura, Direito e Engenharia e uma profissional formada em Arquitetura e Urbanismo.

O prefeito Izaías Régis tem conhecimento destas ideias para acelerar os atendimentos?

Acredito que ainda não. Se for procurado por ele ou pela equipe de transição, terei a oportunidade de expor todo material disponível.

Quais são as maiores dificuldades internas do setor?

Como disse é estrutural. O aquecimento da construção civil tem elevado a demanda por licenciamentos e, na mesma direção, o aumento dos salários de engenheiros e arquitetos. Assim, não é fácil contratar ou manter tais profissionais nas Prefeituras. Em um ano o nosso setor perdeu duas arquitetas, um estagiário de engenharia e dois outros de arquitetura, por questões preponderantemente salariais.

E o Plano Diretor em que ajudou e em que prejudicou?

Não participei da elaboração do Plano Diretor vigente. No entanto, o recebi como instrumento balizador dos licenciamentos a partir de 31 de dezembro de 2008. Recentemente, porém, apresentei por escrito muitas sugestões para a revisão, incluindo a “flexibilização” de alguns parâmetros; uma fórmula para a verticalização (para a construção de prédios com vários andares) em função da largura do logradouro e do afastamento predial; diretrizes práticas para projeto de loteamentos, inclusive os fechados, etc. Todas as sugestões baseiam-se no contato diário que tenho com as pessoas comuns, com projetistas Arquitetos e Engenheiros, Empreendedores, Corretores de Imóveis, Construtores, etc., que externam suas mais diversas dificuldades em função de aspectos da legislação em vigor. Vale lembrar que o Plano Diretor é uma lei municipal (a de n° 3.620/2008), participativa, que foi submetida à audiência pública; foi aprovada pela câmara e sancionada pelo executivo municipal e, enquanto estiver em vigor presume-se que é para ser cumprida, pelos servidores municipais e pelos cidadãos. Infelizmente, alguns confundem a pessoa ou o profissional com a natureza do ofício que cabe ao servidor público, e descarregam avaliações pessoais improcedentes e grosseiras pela falta visível desse discernimento. Urge, contudo, a revisão do plano diretor e a criação de vários outros dispositivos legais complementares, aos quais já nos referimos anteriormente, essenciais ao projetista, ao empreendedor e ao gestor público. Para tanto, importa construir e manter um bom e permanente vínculo com a próxima Câmara de Vereadores.

Mesmo assim, aceitaria algum cargo?

O prefeito eleito Izaías Régis dispõe de muitos e bons profissionais. Hoje há uma plêiade de excelentes engenheiros, arquitetos e professores universitários em todas as áreas. Não faltam boas opções. Além disso, tenho a opinião pessoal de que cargos para servidores de carreira às vezes não geram boas consequências. Inserem-se de certa forma atributos temporários que podem afetar o comportamento no futuro retorno às funções de rotina, até na convivência salutar com os que antes eram por ele chefiados.

Como funcionário experiente, teria um conselho para o Prefeito Izaias Régis e para a nova equipe.

O Senhor Izaías Régis está extremamente apurado pela sua ativa desenvoltura política em três mandatos bem sucedidos no legislativo estadual. Desejamos sinceramente que todas as coisas contribuam para que o futuro Prefeito e a sua equipe realizem um governo profícuo. Tão somente destaco que equilibrem habilmente ação e resignação, especialmente no início desta nova trajetória, quando expectativas exacerbadas de certas pessoas geram cobranças desmedidas indutoras de soluções intempestivas, nutriente das críticas futuras que delas mesmas advirão. E, anelar sempre por sabedoria como fez o Rei Salomão ao assumir o reinado: “Deus dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo”.

Izaías será diplomado prefeito no dia 19. Até lá, vai definindo seu secretariado

Sem pressa para anunciar seu secretariado, o prefeito eleito de Garanhuns, Izaías Régis será diplomado no dia 19. Esta semana vai tirar férias e viajar com a família, retornando no dia 17. No retorno é provável que esteja com a maioria de seus auxiliares definidos, mas não todos.

Izaías anunciou uns três ou quatro nomes antecipadamente, mostrando o perfil que queria para gerir a cidade: Pessoas capacitadas, com formação técnica e experientes, que já tenham demonstrado conhecimento para as funções.

Em conversa com o blog, Izaías disse que não quer promoções pessoais dos futuros secretários, apenas o trabalho pela cidade. Chegou a dizer que secretário municipal não tem nome.

Neste momento, faltando algumas definições chave, Izaías deve ter 70% a 80% do grupo formado. Dois cargos de confiança, chave no governo, devem ter pessoas ligadas a Armando Monteiro, como um vínculo que possa possibilitar o desenvolvimento da cidade.

Armando tem tratado Garanhuns como prioridade.

SAIBA MAIS: Festival Rota do Mar 3D-Street



Santa Cruz do Capibaribe vai experimentar uma movimentação inédita neste fim de semana (8 e 9/12): a partir das 14h, no pátio da Igreja de São Cristóvão, será promovido o Rota do Mar 3D-Street, um festival beneficente que vai reunir diversas modalidades esportivas e culturais em torno do mundo do skate. Quem quiser participar, basta levar alimentos, roupas e brinquedos para serem doados.

Tanto no sábado quanto no domingo o evento é aberto ao público. Haverá break dance, sorteio de brindes, apresentação de hip hop, painéis para graffiti e DJs. Além disso, os skatistas poderão andar na mini ramp e na pista street, com prêmios para as melhores manobras. Foram convidados skatistas de João Pessoa e Recife, entre eles participantes de projetos sociais que usam o esporte como ferramenta de inclusão social.

Idealizado e promovido pela Rota do Mar, o festival conta com o skatista Marcelo Agra na organização. “É um evento muito importante não só por ajudar crianças e adolescentes carentes, mas também para difundir o skate e a arte de rua. São esportes e manifestações culturais saudáveis, acessíveis e que podem contribuir muito no desenvolvimento dos jovens”, comenta Marcelo Agra, que é um dos atletas patrocinados pela Rota do Mar.

Todos os alimentos e materiais doados serão entregues pela Rota do Mar à creche Casa da Criança e à Casa de Passagem de Santa Cruz do Capibaribe – que atende crianças e adolescentes em situação de risco.
.
 
AGORA COMIGO: Garanhuns precisa atrair eventos deste nível para este público. Que tal em janeiro?????

Mostra de Vídeo do Instituto Presbiteriano de Heliópolis - Os alunos são os cineastas



Acontece nesta quarta, 05, às 19h, mais uma edição da Mostra de Vídeo da Escola Instituto Presbiteriano de Heliópolis-IPH-Garanhuns.

Depois da produção de dezenas de vídeos feitos pelos alunos, os melhores participam da final.
Este projeto é uma realização de sucesso, despertando a sensibilidade dos alunos e provocando a sociedade a participar. Descobrindo talentos e colocando a juventude para discutir temas de apelo social.
Maiores informações ligar para:
(87) 9928.3572 Agostinho Jessé - Coordenador do Evento

Bom Conselho participa de evento nacional do programa Minha Casa, Minha Vida

Do facebook de Saullo Paes


Será nesta terça (4) a partir da 11h, na Escola Doralice Rodrigues da Silva, nos sítios Angico I e II, em Bom Conselho, o evento de comemoração de 1 milhão de entregas do projeto do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”. A comunidade quilombola de Angico foi à escolhida aqui em Pernambuco, e será beneficiada com o empreendimento Minha Casa Minha Vida.

Este evento irá acontecer simultaneamente em cinco cidades do Brasil (São Leopoldo/RS, Macaíba/RN, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF e Bom Conselho/PE) com transmissão ao vivo, que contará com a participação via satélite/conferência, da presidenta Dilma Rosself, pela EBC para todas elas.

No mais, o cerimonial SP Eventos assina o evento com os melhores profissionais do mercado em Garanhuns, entre eles, fotógrafo, recepcionistas, seguranças, bombeiros civil, assistentes, equipe de limpeza, bufê, entre outros serviços especializados.

A produção geral é da renomada e experiente empresa Latin Promo, de Brasília/DF, sob a coordenação do produtor Nilton Pimenta.

KLAYTON DANATA FOI RECONHECIDO COMO CIENTISTA PELA SCIENCE AWARDS/AMERICAN MEDICAL

O bi-campeão Brasileiro de Natação Klayton Danata agora mergulha em outras águas, nas águas da ciência, foi no ultimo dia 17 de novembro de 2012 pelo 35º Congresso Internacional de Atividade Física e Fisioterapia em Fortaleza-CE, que o mesmo foi reconhecido como cientista com a defesa de sua tese sobre “Os Benefícios da Natação Adaptada para Autistas na Melhoria da sua Propriocepção e Vestibular”.

O Congresso Internacional contou com temas científicos desenvolvidos em vários países num total de 59 trabalhos defendidos, tendo no Score final, a seguinte Classificação em 1º lugar Portugal, 2º lugar Rússia e 3º lugar Brasil com Klayton Danata. “Fiquei muito surpreso com o prêmio, realmente não esperava, fui apenas pra mostrar meu trabalho e voltei com um reconhecimento de mérito Internacional, foi sem dúvidas minha maior vitória até hoje, o velho ditado que “Deus Ajuda Quem Cedo Madruga” é uma realidade, faço meu trabalho com muito amor e isso é que me faz superar qualquer obstáculo o “Dinho” já dizia: “Você nasceu pra ser campeão” ele estava certo.

Klayton Danata não para de fazer história para nossa cidade, foi o primeiro atleta de natação a ser Bi Campeão Brasileiro e agora torna-se o primeiro cientista Garanhuense reconhecido por um grupo Desenvolvimento Cientifico Internacional, Science Awards/American Medical, Sanny e CEPS. Hoje Klayton Danata dedica maior parte de seu tempo as aulas de natação para criança dentro do Espectro do Autismo e aos seus estudos. A cada 88 crianças 1 está dentro do espectro dados do ICARE, ou seja, é uma prevalência muito grande, é valido ressaltar que o Autismo não é uma deficiência e sim uma síndrome, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), o trabalho de pesquisa de Klayton Danata é melhorar o sistema sensório-motor destas crianças com ênfase nos sistemas proprioceptivo e vestibular através do desenvolvimento do ganho do tônus muscular com a pratica da natação adaptada.(O trabalho não é fácil não temos respostas concisas, mais já temos resultados comprovados que a natação realmente é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento emocional e funcional destas crianças, é um universo singular e encantador, o mais gratificante é ver a alegria e seus sorrisos estampados no rosto, me reenergizo cada vez que nos encontramos nas aulas, existem outra pessoas que são fundamentais para esta história de sucesso, minha esposa e filha, os pais dos alunos, meus pais, minha mainha e Deus.” Ressalta.
.
Da assessoria do profissional

50 ANOS: Confira a Festa da Paróquia Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro

Contrariando Humberto, PT apoia governo de Geraldo Julio


BlogdoJamildo
Em reunião na manhã deste sábado (1º), o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores do Recife votou pela adesão à base governista da gestão do futuro prefeito Geraldo Julio (PSB). Por 25 votos a 15, ficou decidido que os cinco vereadores petistas deverão compor a base governista na Câmara Municipal. Dois membros da executiva se abstiveram e três faltaram ao encontro.
Dentre os vereadores eleitos pelo partido para a próxima legislatura, apenas Jurandir Liberal, atual presidente da Câmara, foi contra a integração do partido à base governista. Liberal defendeu a "independência". Mas Jairo Britto, Osmar Ricardo, Henrique Leite e Luiz Eustáquio foram a favor da adesão.
HUMBERTO - O resultado reflete o enfraquecimento da influência do senador Humberto Costa no Diretório Municipal do partido. Quem tem motivos para comemorar é o prefeito João da Costa, que trabalha pela consolidação de sua liderança dentro da sigla, com o enfraquecimento dos seus desafetos João Paulo, com quem não troca palavras desde 2009, e Humberto Costa, com quem a relação passou a ser espinhosa após as eleições municipais deste ano.

VEJA AS IMAGENS: Motofest encerra com praça lotada curtindo a Tropicana




Era quase meia-noite, em um domingo, e um público surpreendente prestigiou o último dia do MOTOFEST, evento que definitivamente se consolida no calendário turístico e traz inúmeros benefícios ao município. Este ano foi prestigiado o prata da casa, e os artistas fizeram bonito. Alexandre Revoredo, Hercinho, Amor Eterno e a nossa Tropicana garantiram o sucesso musical da grande festa, agitando a praça e conquistando o público.

Para conferir tudo isto, o Portal Comércio de Garanhuns registrou e publicou fotos, que vocês podem conferir aqui.

Ah! Tem centenas de fotos do público da festa. Curte lá!

GARANHUNS: Natal Solidário vai arrecadar donativos para vítimas da seca - Dê sua contribuição!


Informados pela Defesa Civil sobre o drama que a estiagem vem causando em diversos municípios da região, somente em Garanhuns são 14 mil pessoas na Zona Rural que sofrem os efeitos da seca, religiosos das Igrejas Católica e Presbiteriana, tendo à frente o Bispo D. Fernando Guimarães e o pastor Inaldo Cordeiro, estão realizando o Natal Solidário, buscando entidades parceiras e contando com a ajuda da sociedade para arrecadar água mineral e alimentos não perecíveis para distribuir com os atingidos pela estiagem.

A iniciativa já conta com o apoio da CDL, Rotary, Maçonaria, Emissoras de Rádio, Associação de moradores, etc. E a entrega das doações pode ser feita até o dia 10 de dezembro nos locais determinados, que estarão com a faixa da campanha, como as rádios e Igrejas.

A própria Defesa Civil, acompanhada dos religiosos, farão a entrega, a ideia é que tudo seja distribuído até o Natal, nas comunidades, com os moradores cadastrados.

Tanto a Igreja Católica quanto a Presbiteriana, entre outras que desejem participar, estão mobilizando seus jovens, e nos próximos dois domingos, 2 e 9 de dezembro, a campanha será trabalhada nas missas e cultos.

PADRES x PASTORES - Para dar mostras da solidariedade e união em prol dos necessitados, na próxima terça-feira, dia 4, às 19h30, na quadra do SESC, acontecerá uma partida de futsal entre Padres e Pastores, e a entrada será um quilo de alimento não perecível. Na preliminar jogam radialistas contra comerciantes da CDL. As igrejas têm sido parceiras, e estamos juntos por nossa gente. "Temos nossa religião, assim como os evangélicos têm a sua, e não estamos discutindo isto. Buscamos aquilo que nos aproxima, e estar ao lado do Pastor Inaldo, neste e em outros momentos, tem sido sempre um motivo de alegria" - Declarou o Pastor Inaldo, que afirmou estar em boa forma para vencer o jogo, e ajudar as pessoas que neste momento estão passando necessidade. D. Fernando afirmou que vai ser o técnico da equipe dos padres. Ao final, o resultado será o de menos importância, pois estaremos contribuindo para um Natal menos dolorido para tantas famílias, ao mesmo tempo que daremos prova da união da nossa sociedade em um momento difícil.

"O ideal seria que fosse somente a confraternização cristã, com alegria e paz social, mas infelizmente precisamos atender aos apelos dessa gente que está passando necessidade, então vamos nos unir para criar um momento de descontração, ao mesmo tempo em que podemos ajudar estas pessoas" - Finalizou D. Fernando, Bispo de Garanhuns.

Façam suas doações!

No fim da nossa vida não seremos julgados pelos muitos diplomas que recebemos.
Pelo dinheiro que ganhámos, ou por quantas grandes coisas realizámos.

Seremos julgados por:

"Eu tive fome e deste-me de comer.

Eu estava nu e vestiste-me.

Eu não tinha casa e abrigáste-me."


Madre Teresa de Calcutá

Acontece em Garanhuns a I Feira de Ocupação Artística EU FAÇO


A "1ª Feira e Ocupação Artística EU FAÇO" surge com o objetivo de criar um espaço de convivência criativa, onde o diálogo e a troca de ideias dos participantes sejam prioridade. Debates, oficinas e palestras serão realizadas, tendo o foco na Arte Contemporânea e nas diretrizes da Economia Criativa. Serão quinze dias de intensas atividades culturais, com exibições de vídeos, performances, fotografia, moda e artesanato.

Os artistas e pessoas que já estão confirmadas para participar da ocupação,gostaria que fossem levar os trabalhos no espaço onde vai ocorrer a mesma até quarta-feira, só posso estender este prazo até quinta-feira,qualquer informação entrem em contato por este número 9965-6283.

Cloves Teodorico - Idealizador

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.