quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Câmara dos Deputados deve voltar a discutir fim da reeleição e mandatos coincidentes de cinco anos em todos os níveis

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), depois de conseguir 175 assinaturas de seus pares, deu entrada na Câmara Federal, ao PEC 224/2012, que estabelece mandatos eletivos coincidentes, com duração de cinco anos, nos níveis federal, estadual, distrital e municipal, e proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo.

A proposta poderá ganhar reforço na discussão da Câmara, na próxima semana, com a votação de tópicos similares que fazem parte da Reforma Política brasileira que tramita no Congresso há anos. Entre os pontos da reforma, estão: o fim das coligações proporcionais nas eleições; o sistema eleitoral misto e o financiamento público de campanhas eleitorais.

Para o parlamentar, não há motivo para de dois em dois anos, o Brasil passar por eleições, uma vez que o pleito acarreta custos para a nação, sejam econômicos ou políticos. “Julgamos que a coincidência de mandatos não basta. A prática também mostrou que a reeleição para cargos no Poder Executivo não beneficia a qualidade da administração pública, mas facilita a sedimentação de oligarquias nos municípios, nos estados e até no nível federal. Em a reeleição sendo proibida, a sugestão é de assegurar um prazo um pouco mais longo para que os eleitos ponham em prática seus programas, tempo que, em nossa opinião, deve ser de cinco anos”, frisa Côrte Real.

Outro ponto defendido pela PEC é a uma modificação na forma de substituição e sucessão dos senadores eleitos. No lugar de suplentes escondidos em chapas pouco transparentes, serão substitutos dos
senadores aqueles candidatos que, não tendo sido eleitos, foram os mais votados no pleito.

A emenda à Constituição que tramita em regime especial na Casa já passou pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

UPE Garanhuns terá mestrado profissional em Letras

Pedro Falcão, em recente palestra no Colégio Santa Joana D'Arc


O prof. Pedro Falcão, pró-reitor da UPE, acaba de nos dar uma excelente informação, principalmente para os que militam na área do ensino em línguas. Foi aprovado o mestrado em letras para a UPE-Garanhuns. 

Existem duas modalidades de mestrado, o acadêmico e o profissional. Este aprovado pela CAPES é o profissional. E o conceito foi 4, onde normalmente para o primeiro curso é 3.  

Agora é esperar pela implantação do curso, elaboração das aulas, contratação de professores, e mãos à obra!

DIAS DE FEBRE NA CABEÇA: Nivaldo Tenório lança novo livro de contos em Garanhuns

Garanhuns recebe projeto PERCUTINDO A 4 MÃOS no próximo domingo, 09


No próximo domingo, 9 de dezembro,  acontece em Garanhuns o projeto "Percutindo a 4 Mãos" com os instrumentistas Antonio Barreto (instrumentos de percussão) e Levi Guedes(piano). 

É um projeto aprovado pelo FUNCULTURA, cujo objetivo visa a realização de 08 concertos pelo interior do Estado de Pernambuco, difundindo e formando platéias, através das apresentações de Percussão e Piano jamais vistas no interior do Estado.

Dentre as cidades contempladas estão: Petrolina, Floresta, Triunfo, Afogados da Ingazeira, São Caetano, Garanhuns, Caruaru e Goiana.  

Local: Teatro Luis Souto Dourado - Garanhuns
Data: 09 de Dezembro
Hora: 20h - Entrada: Franca
                                        
 PERCUTINDO A 4 MÃOS

                                 ANTONIO BARRETO - Natural de Recife/PE iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música em 1980, tendo como professores José Xavier e Maurício Chiappetta de bateria. Mestre pelo Conservatório de Zurique habilitação Orchesterdiplom, na classe do Prof. Horst Hofmann. Formado pela Universidade Federal da Paraíba - Bacharel em Música – Habilitação Percussão, na classe do Professor Odair Salgueiro e pela Universidade de Pernambuco – UPE, Formação Pedagógica, habilitação em Didática das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
                   Tem 07 Cds gravados com o Grupo SaGRAMA, 04 com a Orquestra Sinfônica do Recife e 03 com Bloco da Saudade. Foi professor e Coordenador de Percussão no Conservatório Pernambucano de Música, Timpanista e Chefe do Naipe de Percussão da Orquestra Sinfônica do Recife, Atuou como percussionista convidado na Casa de Ópera de Zurique e Tonhalle Orquestra-(Suíça), Orquestra Estadual de São Paulo e João Pessoa. Participou do Grupo de Percussão CONTON-(Suíça)
                  Atualmente é Professor Assistente I de percussão e fundador do Curso de Bacharelado em Percussão na Universidade Federal de Pernambuco, percussionista do Grupo SaGRAMA (www.sagrama.com.br) e Coordenador e Diretor Artístico do Grupo de Percussão do Nordeste – GPN. 
                
              LEVI GUEDES – Pianista recifense, licenciado e laureado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Desde 1994, é professor concursado de Piano Erudito do Conservatório Pernambucano de Música – CPM. Estudou com grandes mestres pernambucanos, dentre eles destacam-se o Profº Dierson Torres, o maestro Lanfranco Marcelletti e a pianista Elyanna Caldas.
Entre 1989 e 1994, foi contratado como pianista do Deptº. de Música do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil – STBNB.
Participou de master classes e cursos de didática, técnica e alta interpretação pianística com artistas nacionais e estrangeiros.
Participou do Performa Clavis 2010 – Internacional na UNESP e em 2011, no Recife, participou ativamente do Festival Liszt/Mendelssonh.

*O EVENTO CONTA COM O APOIO NA DIVULGAÇÃO DO BLOG DO RONALDO CESAR

Patty Martins entrevista D. João Capão I - A história do Castelo de Garanhuns

Entrevista de Patty Martins (aquinacozinha.com) com Sr. João Capão, encanador, que idealizou e construiu um castelo na cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.