quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como está a transposição do Rio São Francisco

Reunião da Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco do Senado Federal, realizada ontem (11/12), reuniu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e representantes do Ministério da Defesa e do Ministério do Planejamento.

As apresentações sobre o encaminhamento das obras permitem identificar como diagnósticos dos problemas dificuldades com as licenças ambientais, problemas fundiários e de cumprimento dos projetos executivos para os trechos licitados – houve, por exemplo, caso de túnel que não pôde ser feito por falta de firmeza da rocha.

Fernando Bezerra previu, durante a reunião desta tarde, data para o Projeto São Francisco estar pronto. “Estamos a caminho de alcançarmos velocidade de cruzeiro para a conclusão da obra até 2015”, afirmou. “Numa obra como essa, surgem imprevistos”, completou, ao citar empreendimentos semelhantes na China e na Índia.

“Se as novas licitações ocorrerem sem maiores percalços, acredito na conclusão de uma parte significativa da obra já em 2014”, avalia o senador Humberto Costa (PT/PE), que atua na comissão como relator e confia num bom resultado das discussões. “Estou certo que, nós do Senado, daremos uma contribuição importante para que, aquilo que está travado, vá adiante”.

Segundo dados da Integração Nacional, em julho de 2012, perto de 9 mil operários trabalhavam nos canteiros de obras do Projeto São Francisco. Hoje, esse número beira os 4 mil empregados, inclusive devido à suspensão completa da construção de trechos de canais e estações bombeadoras. “Acredito que, num novo auge, os trabalhadores cheguem a, no máximo, 7 mil homens”, disse Bezerra.

Nesta quarta-feira, os participantes da comissão tiveram nova reunião, desta vez com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União. Técnicos das duas instituições mostraram aos senadores as conclusões dos trabalhos de acompanhamento da obra, conforme plano de trabalho apresentado por Humberto Costa.

Assembleia Legislativa de Pernambuco se reúne solenemente embaixo do juazeiro de Luiz Gonzaga em Exu


As comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga no Legislativo Estadual chegam ao seu momento máximo com a realização da Assembleia Itinerante no município de Exu, nesta quinta, dia 13/12, às 17h. Essa é a 13ª vez que a Casa Joaquim Nabuco promove atividades parlamentares fora da Capital. O local da reunião plenária, que será aberta ao público, é o Parque Aza Branca, onde está o Museu do Gonzagão. O espaço escolhido para sediar o encontro entre os deputados, as autoridades locais e a população é simbólico: debaixo do juazeiro, ao lado do túmulo de Luiz Gonzaga.

A primeira Assembleia Itinerante foi realizada em 1994, no município de Ouricuri, Sertão do Araripe. O objetivo da iniciativa é levar o trabalho dos deputados às diversas regiões do Estado. A cidade de Exu foi escolhida por ser a terra do Rei do Baião. Localizada no Sertão do Araripe, o município está distante cerca de 600 Km do Recife, e tem a agropecuária como principal atividade econômica. Durante a itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), e os líderes do Governo e da Oposição, Waldemar Borges (PSB) e Antônio Moraes (PSDB), respectivamente, farão pronunciamentos sobre temas de interesse da região.

Na parte solene do evento, será entregue o Título de Cidadão de Pernambuco ao sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião nascido no Rio de Janeiro. Após a morte do tio, Joquinha mudou-se para Exu, onde colaborou com a implantação do Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca. O centro cultural guarda todo o acervo artístico do cantor e compositor, incluindo vestimentas, sanfonas, troféus, discos, fotografias e outros objetos pessoais do artista.

Ainda na programação solene de Exu, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Centenário de Luiz Gonzaga a nove personalidades locais. Também será entregue comenda in memoriam para Francisco Parente, o Beba, que foi administrador do Parque Aza Branca. E será realizado o descerramento de uma escultura de Gonzagão em tamanho real, confeccionada por J. Maciel. (C.F)

Publicada em 10/12/2012 no site da ALEPE.

NAOMI MATTOS: Vice-Cônsul dos Estados Unidos faz visita a Garanhuns



cid:image003.jpg@01CCBBFE.0C7EDDF0

Estará visitando Garanhuns a Vice-Cônsul do Setor de Vistos do Consulado dos Estados Unidos no Recife, Naomi Mattos, na próxima sexta-feira e sábado. Acompanhada de Carlos Ferreira, da Diplomacia Comercial, a representante do governo americano terá alguns compromissos na cidade, tendo apoio do Hotel Tavares Correia,  da ABAV-PE e do Rotary Sete Colinas.

Naomi Mattos visitará Garanhuns com interesse de discutir com autoridades e empresários locais questões em comum sobre desenvolvimento econômico, investimentos em educação, o setor turístico, além de outros temas.

Carlos Ferreira está articulando três eventos importantes na cidade, que serão tratados pela vice-cônsul. O primeiro evento, o qual está sendo articulado com a ABAV/PE – Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de Pernambuco, é destinado ao setor de turismo, e a vice-cônsul explicará o processo para obtenção do visto americano e, juntamente com Carlos Ferreira, promoverá os Estados Unidos como destino turístico e a feira VISIT USA 2013, que ocorrerá em Sao Paulo e Rio de Janeiro em maio 2013, com datas ainda a serem confirmadas. Será na sexta-feira, às 18h, no Hotel Tavares Correia. O evento gratuito e aberto a todos os interessados.

O segundo evento será um jantar de negócios com a participação da equipe do prefeito eleito de Garanhus e a ABAV-PE, às 20h, patrocinado pelo Hotel Tavares Correia, apenas para convidados.

O terceiro é destinado ao setor de educação, o qual está sendo articulado com a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, e a vice-cônsul prestigiará a aula de encerramento do Curso de Metodologia no Ensino da Língua Inglesa do “Public High School English Teacher Development Program” que ocorrerá no sábado, às 10h, no Centro de Capitação Educacional Infantil Silvia Calado.

Os representantes do governo americano também farão uma visita à Prefeitura de Garanhuns. Na reunião que ocorrerá no gabinete do Prefeito Luís Carlos de Oliveira e os secretários municipais de Educação e de Turismo, Marcelo Moura e Ana Nery, respectivamente.

O objetivo principal dessa visita da vice-cônsul ao município é fortalecer ainda mais o relacionamento entre a cidade de Garanhuns e os Estados Unidos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.