terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Reviravolta em Lagoa do Ouro - Desembargador cassa liminar e Marquidoves será diplomado



O Desembargador Eleitoral Janduhy Finizola da Cunha Filho acaba de tornar sem efeitos a decisão da primeira instância de cassar a candidatura de Marquidoves Vieira em Lagoa do Ouro, e com isto, haverá sua diplomação como prefeito eleito nesta quarta-feira.

A decisão do desembargador que deferiu a liminar se baseou na quebra do devido processo legal, que dava ao vice-prefeito eleito o direito de ser intimado, e ainda foi amparado na questão do contraditório, já que teria havido a reforma da decisão sem dar a parte o direito ao contraditório.

Na prática, a decisão do desembargador apenas torna sem efeitos a decisão do juiz eleitoral da comarca, atribuindo efeito suspensivo aos recursos interpostos pelos impetrantes até o julgamento do mérito pelo TRE. Ou seja, o processo continua para ser examinado pelo Órgão Colegiado, mas agora sem a cassação da candidatura predisposta na primeira instância. 

Marquidoves Vieira Marques será diplomado prefeito às 9h desta quarta-feira, na Comarca de Correntes.

Secretaria de Educação de Pernambuco realiza grande evento em Garanhuns. Novo secretário irá participar


Durante todo esta quarta-feira (19) e pela manhã da quinta (20), estará acontecendo em Garanhuns o SEGE Itinerante, no Hotel Tavares Correia. Este evento da Secretaria de Educação de Pernambuco, realizado por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, é realizado pela primeira vez no Agreste Pernambucano.

Durante o evento serão discutidas as propostas e definidas as políticas públicas educacionais para o Estado. Por exemplo, haverá representantes de cada programa educacional desenvolvido hoje em Pernambuco como o Ganhe o Mundo, Jovens Pernambucanos, Aluno Conectado, entre outros, bem como a presença dos 17 gestores de Gerências Regionais do Estado.

Quem também estará presente ao evento na manhã desta quarta-feira (19) é o novo Secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas. É o primeiro evento oficial dele após a posse como Secretário.

O evento tem a abertura nesta manhã de quarta-feira, pelo gestor da GRE-Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins.

Magno Martins escreve texto saudosista sobre os seus pais em Garanhuns



Extraído do Blog do Jornalista Magno Martins

Dizem que a tristeza de uma despedida é necessária para que haja a alegria de um reencontro. O reencontro conforta a alma, rejuvenesce o espírito e reacende a capacidade do homem se comover diante da beleza. Dizem também que a saudade não tem remédio quando o tempo passa e a vida vai se perdendo nas águas do nunca mais.

Qualquer reencontro, por mais efêmero que seja, provoca emoções tão fortes porque remete à sensação do primeiro encontro, que ficou lá para trás, no fundo das águas da vida. O reencontro é mais do que isso. É uma ressurreição. Foi assim que minha mãe Margarida, 86 anos, se sentiu ao voltar a Garanhuns, pedaço da sua infância.

Meu pai Gastão, 90 anos, atendeu a um pedido da sua musa inspiradora e com meus irmãos Ana e Augusto a levaram a andar novamente pelas ruas da cidade das flores, respirando cheiro de eucalipto. A cada passo, uma saudade matada. A cada olhar, um riso de felicidade. Em cada gesto, um mergulho no seu passado doce e feliz.

Entre os três e 14 anos, mamãe morou em Garanhuns nos anos 30. Tangido pela seca em Afogados da Ingazeira, seu pai Severo Martins, um homem rude, radical e de poucas palavras, foi tomar conta de uma fazenda na suíça pernambucana. E levou toda a filharada para escapar como retirante de uma das estiagens mais terríveis que se tem notícia.

No Pajeú, seco e esturricado, quem não tinha coragem de debandar para o sul-maravilha, fazia como o meu avô, refugiando-se no Agreste Meridional, mais ameno, onde a vista ainda alcançava o verde e era possível escapar das tormentas da fome.

Não é que meu pai também fez o mesmo caminho na seca de 38! Com cinco irmãos, andando a cavalo, seu exílio voluntário foi Bom Conselho, vizinha a Garanhuns. Meu avô ainda resistiu 11 anos como verdadeiro escravo de um latifundiário na terra dos eucaliptos. Meu pai, não. Regressou ao Pajeú na primeira invernada.

Minha mãe, portanto, viveu toda a sua infância em Garanhuns, regressando para Afogados com 13 anos. Mas por incrível que pareça, embora Garanhuns seja separada de Afogados da Ingazeira por apenas 180 km, ela só voltou duas vezes à cidade: uma numa excursão da terceira idade, há 10 anos. A outra, na semana passada.

Garanhuns e Bom Conselho, para meus pais, portanto, representam o retrato drumoniano, pendurado na parede, que dói muito. Meu pai não quis ir a Bom Conselho, que estava ali ao lado, mergulhar no seu passado, como fez mamãe em sua amada Garanhuns, revendo os canteiros da sua infância.

Mas pouco ou quase nada do passado estava presente. A casa em que morou foi transformada numa galeria; o parque Pau Pombo, agora Ruber Van Der Linder, ganhou feições diferentes. Com os olhos de saudade, reviu uma cidade diferente daquele tempo em que era um mijinho de menina. Assim é a vida: a eternidade mora no fundo do tempo.

Na volta a Garanhuns, mamãe reproduziu o ritual mágico da transformação. Do seu mergulho na saudade se transformou numa menina. Diz o poeta que no seu silêncio profundo a primavera está em gestação. É que no silêncio do fim moram os começos.

Em Garanhuns, o silêncio dela ao caminhar não era de velhice, mas de infância. Ela fez o tempo andar ao contrário, uma criança nascendo do velho. Com os seus olhos de saudade, foi lançando nas águas do tempo as redes da sua eterna infância, para pescar ali tudo que amou e se perdeu.

Mamãe regressou a Garanhuns saudosa. Queria rever os lindos campos em que viveu, em companhia de flores e eucaliptos. Saudade é sempre saudade de alguma coisa: de um rosto, de um lugar, de um tempo passado. Sentir saudade é sentir ausência. E toda saudade é uma espécie de velhice.

Porque velhice é algo que vai crescendo por dentro, do mesmo jeito como num jardim cresce uma flor. Você nunca sentiu isso? Quando sentir, não se aflija. É que os seus olhos estão andando pelos bosques misteriosos onde nasce a saudade.

IATI: Diplomação do Padre Jorge é bastante prestigiada

DIPLOMADOS: Padre Jorge e o vice Tonho de Lula

A solenidade de Diplomação do Padre Jorge, Prefeito Eleito de Iatí, foi marcada pela expressiva participação popular. Cerca de duzentos cidadãos de Iatí, se deslocaram até o Fórum de Águas Belas para prestigiar o Ato, realizado na tarde desta terça-feira, dia 18. Os Vereadores eleitos em Iatí, bem como os seus suplentes, também foram diplomados.

“Nosso Governo será voltado aos mais pobres, mais excluídos, aqueles que sofrem mais”, ressaltou o Padre Jorge, dando mostras que fará um Governo com ênfase para o social. “A população de Iatí pode esperar um Guerreiro, que vai trabalhar com honestidade, sempre buscando melhorar a vida no nosso povo”, ressaltou o Prefeito Diplomado.

Indagado sobre a composição do Secretariado Municipal, o Padre Jorge ressaltou que já fez as escolhas, porém, só anunciará os nomes após o Natal. “São pessoas trabalhadoras, honestas e de nossa inteira confiança”, adiantou o Prefeito Diplomado de Iatí, Padre Jorge.

(Carlos Eugênio)



PARCERIA: Bairro da Liberdade recebe serviços de limpeza



Um saindo e a outra que ainda vai entrar, mesmo assim Ornilo Lundgren e a Diretora Nelma deram uma demonstração de serviço público pela cidade. 

Deixando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que será gerenciada por Geandré Nogueira a partir de janeiro, Ornilo e seu pessoal, com o apoio de parceiros, realizaram a total limpeza, por máquina, dos entulhos e lixos colocados no conhecido buracão que fica no inicio do bairro Liberdade.
A futura Vereadora Nelma, instalou placas de proibição de se colocar lixo, está também instalando lixeiros no bairro e em conjunto com a SDE conseguiram junto a Secretaria de Agricultura do município várias mudas de árvores a serem plantadas pelos alunos das escolas municipais e estaduais. A AMTT nos disponibilizou blocos de cimento para impedir a passagem de caminhões e carroças que ali despejam entulhos e lixos.

A Liberdade deve ter uma melhoria significativa com a eleição de uma representante na câmara municipal, que inclusive já sinalizou o apoio a Associação Comunitária Bairro da Liberdade, associação está inserida no Programa Empreender Comunidade, coordenada por Ornilo, que gera renda e resgata a dignidade das pessoas através do trabalho.

O Secretário de Desenvolvimento registra que não houve nenhum custo em despesas financeiras para a prefeitura de Garanhuns, sendo tudo conquistado através de parcerias.

Prefeitos são diplomados na região

Alexandre e Dannilo na cerimônia de diplomação dos prefeitos eleitos

Os juízes eleitorais das comarcas da região marcaram, quase em maioria, para esta semana as diplomações dos eleitos no pleito de outubro, prefeitos, vices e vereadores.

Em Bom Conselho, nesta segunda-feira, o juiz Marcelo Marques Cabral presidiu a sessão solene para dois municípios, a própria cidade sede da comarca e Terezinha, assim Dannilo Godoy e Alexandre Martins dividiram o momento com a presença de correligionários, parentes e amigos.

Em Garanhuns, a diplomação acontece na quarta, dia 19, às 15h no Forum Eraldo Gueiros Leite.

FOTO: Blog de Cláudio André, o Poeta

VOTE AQUI: Belas da Torcida de Sport e Náutico decidem concurso nacional

Clique para votar, ver fotos e pegar o selo da Campanha Marianna Rosas (Sport) para campeã do Belas da TorcidaClique para votar, ver fotos e pegar o selo da Campanha Bruna de Lima (Náutico) para campeã do Belas da Torcida

Acontece até o dia 20 de dezembro a final do concurso Belas da Torcida, promovido pelo mega Portal UOL através da editoria de esportes.

Todos os clubes que estiveram participando do Brasileirão 2012 tiveram uma representantes, que a cada rodada desafiava uma outra modelo. Os leitores votavam nos duelos, e as vencedoras subiam na tabela de classificação, até que Mariana Rosas representando o Sport Recife e Bruna Lima com as cores alvirrubras do Náutico chegaram na final.

Quem merece ganhar? Para ver mais fotos e votar clique no link abaixo.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.