domingo, 19 de maio de 2013

ARTIGO: Os Caminhantes do Parque, o Meio Ambiente e os projetos da SIEMENS - Por José Sales Criança



A ideia inicial dos Caminhantes do Parque foi no sentido de ajudar os seus participantes a cuidarem bem da saúde, já que os cardiologistas recomendam tanto as caminhadas para os portadores de cardiopatia, e para as pessoas da terceira idade. No decorrer do tempo, verificou-se que o meio ambiente estava inserido também na preocupação dos profissionais de saúde, a questão do meio ambiente e do eco sistema. 

Neste diapasão, e sobre o comando do competente defensor desta tese, o grande companheiro Walter Santana (conhecido Walter do Feijão), iniciamos a visita a todas as nascentes dos rios da região, e por onde passamos, deixamos uma placa comemorativa, registrando a nossa passagem por aquela nascente, como também mostrando a sua importância no eco sistema do Agreste Meridional. Nestas visitas, notadamente em Garanhuns, já que visitamos também outras nascentes, como por exemplo, a do rio uma, a poluição das nascentes em nossa cidade, poluindo as águas que abastecem a barragem do cajueiro. 

Estamos utilizando todos os meioss, no sentido de sensibilizar as autoridades na tentativa de minimizar os efeitos nocivos a saúde de nosso povo. Por coincidência, ou o não, o fato concreto é que já foi anunciado pelo governo do estado um investimento na ordem de 16.000.000,00 para o esgotamento sanitário da cidade de Garanhuns. A luta não para por ai, vamos continuar o nosso trabalho, no sentido de outras melhorias do próprio parque, e o prefeito Izaias Regis, já anunciou um grande melhoramento na entrada do Parque. Para melhor a clarear o nosso trabalho, estamos transcrevendo abaixo um trabalho divulgado na WEB:

A América Latina é a região mais urbanizada no mundo em desenvolvimento. Por isso existe um grande potencial para um desenvolvimento sustentável em megacidades da América Latina. Aproximadamente 80% da população do Brasil (atualmente 196 milhões) vivem em cidades. Os centros urbanos mais densamente povoados são: São Paulo, com uma população de 20,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com aproximadamente 11,4 milhões. Essa urbanização crescente está forçando as cidades no Brasil e em outros países a tornarem as suas infraestruturas mais eficientes e sustentáveis em áreas como fornecimento de eletricidade e smart grid, além de mobilidade e edifícios verdes. Por causa dos próximos grandes eventos, as soluções de segurança também estão se tornando cada vez mais importantes.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Rio de Janeiro em junho de 2012, os participantes expressaram o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Mais de 14.000 pessoas de todo o mundo visitaram as exibições no pavilhão do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Ali, a Siemens organizou e participou de eventos paralelos e de conferência sobre liderança de pensamento. “O lema da Siemens na Rio+20 foi ‘Podemos agir agora’. 

O PNUMA dá apoio total a essa chamada para a ação”, disse Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA e Sub-Secretário Geral das Nações Unidas. A Siemens lançou um projeto de reciclagem e educação ambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas e apresentou as descobertas em um estudo pioneiro sobre como o Rio de Janeiro será de 2030 a 2040. Em uma exibição, a nossa empresa mostrou como a inovação apoia o desenvolvimento sustentável e no evento “Estudantes pela Sustentabilidade”, a Siemens reuniu equipes de estudantes de diferentes países para desenvolver a próxima geração de líderes em sustentabilidade.

Uma variedade de iniciativas da Siemens promove ideias para o desenvolvimento sustentável de uma cidade verde. O Índice Verde de Cidades da América Latina, por exemplo, mostra o grau de sustentabilidade das cidades brasileiras hoje. São Paulo estabelece uma referência com emissão zero de CO2 gerada pelo consumo de energia. No Relatório Resumido do Índice de Cidades Verdes, o Rio de Janeiro está destacado como a cidade com a maior quantidade de área verde por pessoa apesar da sua grande densidade populacional típica das megacidades. E de acordo com o estudo "Pictures of the Future Rio 2030-2040", até 2030 o Rio poderá se tornar a capital latino-americana para negócios, turismo, e eixo de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia.

José Sales Criança
Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.