terça-feira, 27 de agosto de 2013

ARTIGO - Médicos cubanos vão para onde os médicos brasileiros não quiseram ir: As regiões mais pobres e distantes. - Por Moacir Japearson



Trabalhei mais de dez anos na saúde pública em dois municípios que estão ente os mais pobres do país, entre tantos outros. Em cinco, ou quase cinco anos, fui dentista do programa de saúde da família do povoado de Boqueirão, um dos lugares mais pobres que pude ir, mas nem por isso menos legal. 

Aprendi muito lá e fui feliz, e talvez tenha feito o bem. Boqueirão fica bem distante da civilização, uns quatorze quilômetros do núcleo central do município. Esse povoado sempre foi acometido das doenças que mais acometem a população pobre: Diarreia, desnutrição, etc. Entre episódios de sarna e tuberculose endêmica.

O meu PSF lá sempre contou com um médico. Dos quase cinco anos que passei por lá, ia, obviamente, toda semana e NUNCA vi o médico. Eu ouvia dizer que ele vinha em geral um vez ao mês, quando ia visitar sua fazenda, atendia por duas horas e ia embora. Vi no boqueirão o primeiro caso de desnutrição marasmática.

Não entendo o que essa horda idiota de médicos, e não médicos, que são contra a vinda de médicos cubanos. Nenhum deles provavelmente vai precisar de um médico da terra de Fidel: eles estão indo pra onde nossos médicos brasileiros NÃO quiseram ir, e coincidentemente são as regiões mais pobres e distantes.

Ouvi até um idiota falando que na verdade são guerrilheiros de Cuba e que vão implantar a guerrilha no Brasil.

Os piores bandidos do mundo estão aqui. A maior e mais organizada guerrilha urbana do mundo se encontra na cidade do Rio de Janeiro. Em matéria de bandido o Brasil tem a melhor e maior cátedra.

Os médicos cubanos serão fundamentais na atenção básica. Dificilmente algum desses que grita vai precisar de um médico cubano. Perdoai os que gritam, apesar de saberem o que querem ( a mesma barganha ), mas não sabem do que falam.

Dr. Moacir Japearson

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.