segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O que o PT tem contra a Rede Globo? E vice-versa.



Do Portal Brasil 247 

O ex-presidente Lula se reuniu com João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo. O histórico desafeto entre a emissora e o petista teria sido abordado no encontro. A reunião aconteceu há alguns dias. Leia a informação de Mônica Bergamo, da Folha:

O Instituto Lula confirma a informação. A Globo também. E diz, por meio da assessoria, que a conversa ocorreu "a pedido do ex-presidente Lula". Os dois se encontraram como já teria ocorrido "outras vezes".

Depois do encontro circulou a informação de que, num momento de descontração, Marinho perguntou ao ex-presidente por que o PT detesta tanto a Globo. Com bom humor, Lula teria respondido que talvez fosse pelos mesmos motivos que a Globo detesta o PT. Os dois negam o diálogo.
.
AGORA COMIGO: O PT nasceu da luta dos trabalhadores que questionavam o poder concentrado no país, os caminhos à direita da política e práticas econômicas, além dos conglomerados de empresas de comunicação que estavam à serviço daquela elite da época.

Bem, na mídia não mudou muita coisa, os grandes meios de comunicação continuam concentrados e geralmente na mão de família de políticos.

Entretanto, duas grandes mudanças significativas.

O PT agora é governo, e precisou aprender à forceps que não se governa um país feito o Brasil sem fazer concessões a determinados grupos de direita e principalmente de centro, que controlam a política regional e o Congresso Nacional. 

E a grande mídia já não tem a soberania da comunicação. Hoje impera uma imprensa mais próxima das realidades locais, com rádios comunitárias, jornais locais e principalmente a internet, com mídias sociais com seus blogs independentes, que vêm desestruturando a onipresença de empresas como a Globo, e claro, o seu poder impressionante de manipular a informação. A Globo está em praticamente todas as residências do Brasil, e o seu potencial de influência é incalculável. Mas já foi mais, bem mais.

Infelizmente não existem opções, pois o SBT não se interessa em estruturar seu jornalismo. A Record é ainda pior em matéria da parcialidade que a Globo, pois utiliza a TV para angariar fiéis para suas igrejas, e a Band, que tem um jornalismo elogiável, não tem a estrutura nem a presença nacional da Tv dos Marinho.

Porém, com o PT governo, é ruim para ambos continuar a briga histórica, pois agora, tanto o Partido dos Trabalhadores quanto a Globo têm muito a perder. A direita representada nos últimos anos pelos sociais democratas há muito tempo já não tem discurso que seduza o brasileiro, e a Globo não pode passar tanto tempo afastada dos corredores do poder.

Acho que é por aí que podem sentar para conversar João Marinho e Luiz Inácio. O PT de Lula já sentou pra conversar e acertar os ponteiros com outros representantes daquilo que criticavam no passado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.