sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Universidade comemora início do primeiro curso de Mestrado na UPE Campus Garanhuns‏

Teve início na UPE Campus Garanhuns, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Trata-se de um curso oferecido em rede nacional, de pós-graduação stricto sensu, que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental de língua portuguesa em todo o território nacional.

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações, egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.

Segundo o diretor da UPE MultiCampi Garanhuns, prof. Clóvis Gomes Jr., o início do curso é mais uma conquista para o interior do estado. “Trata-se de um curso de mestrado, muito procurado pelos profissionais da área. A UPE cumpre então mais uma etapa de seu desenvolvimento na educação de Pernambuco” – afirmou o gestor.

Para a unidade do PROFLETRAS na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, foram oferecidas 20 vagas, ocupadas por alunos de várias cidades do estado como Petrolina, Carpina, Altinho, Venturosa, Palmares, Saloá, entre outras. As aulas do semestre 2013.2 tiveram início em 19 de agosto, com aula inaugural em 21/08.

O ex-diretor da UPE Garanhuns e atual Pró-Reitor da Administração da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Henrique Falcão, afirma que o curso de Stricto Senso fecha um ciclo na educação da Universidade. “Era um projeto antigo podermos oferecer cursos Stricto Sensu. Temos alunos que começaram na Escola de Aplicação, com os ensinos fundamental e médio. Depois a graduação nos cursos oferecidos e ainda a pós-graduação. Agora temos o Mestrado em Letras para os professores da Rede Pública. É o ponto de partida para no futuro contarmos com outros cursos abertos à Comunidade Acadêmica” – Afirmou Prof. Falcão, sem esconder a alegria de ver o curso sendo realizado.

O PROFLETRAS/UPE tem como coordenador o Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra e conta com uma equipe de professores composta por dez doutores:

- Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2006), 
- Benedito Gomes Bezerra Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), 
- Elcy Luiz da Cruz, Doutor em Teoria Literária pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2003),
- Jaciara J. Gomes, Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2013),
- Jairo Nogueira Luna, Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002),
- Maria das Graças Ferreira Graúna, Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2003),
- Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP,2005),
- Silvania Núbia Chagas, Doutora em Letras (Est. Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), e
- Mário Medeiros da Silva, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho-UMINHO, Portugal (2003).

O curso terá duração de dois anos e haverá seleção anual para novas turmas.
.
Sobre texto de Camila Araújo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.