segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BOA NOTÍCIA: Garanhuns está inserido no Sistema Nacional de Cultura



Foi estabelecido, conforme publicação no Diário da União, que Garanhuns passa a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A partir de agora, o município passa a oficializar o comprometimento de implantar a estrutura cultural exigida pelo Ministério da Cultura (MinC). O objetivo da iniciativa, por meio de uma parceria do Governo Federal e Governo Municipal, é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país com a manutenção.

Para a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, isso é o início de um novo momento para a cultura local. “A partir de agora temos que pensar na reconstrução do Conselho Municipal de Cultura, que passará a ter outra denominação, de acordo com a Política Nacional, que agora passará a ser o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura”, comenta.

Ainda segundo a titular da pasta, hoje, por determinação do ministério, o conselho é paritário. “O mesmo número de representantes do governo é a mesma quantidade da população. Isso garante transparência nas decisões e maior democratização. Além disso, outras ações deverão ser planejadas. Entre elas, o Plano de Cultura do município e a criação do Fundo Municipal, que financiará a cultura daqui”, detalha.
.
AGORA COMIGO: Fico feliz com as palavras da Secretária de Cultura, Cirlene Leite, quando demonstra vontade de implantar de fato o sistema de cultura de Garanhuns com o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal, este, numa espécie de Funcultura municipal, onde os artistas possam apresentar seus projetos, independente de apoios diretos do poder constituído. Com um conselho paritário, imaginamos a participação da classe nas decisões político-administrativas, que levem a um cotidiano cultural, sem a necessidade de viver de eventos e festivais. Como se só tivéssemos cultura em época de festa.

Precisamos incentivar, tanto quanto a apresentação, o show, como tem sido nos últimos tempos, a produção cultural, em todos os segmentos encontrados no município, pois é ela que permitirá uma economia girando permanentemente. E isto só dá com projetos, tanto dos principais beneficiados, quanto do poder público municipal. Se o apoio é somente à apresentação, aqueles que não se produziram estarão sempre fora das oportunidades. O Funcultura estadual é o grande fundo de incentivo à produção, embora crie mecanismos que possibilitem a divulgação, através de mostras e apresentações.

Creio que estamos no limiar de um novo tempo, ou no mínimo, de uma nova esperança de apoio à cultura de Garanhuns. 

Dinheiro tem, e precisa ser investido muito além da festa, deixando dividendos culturais!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.