quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONFIRMADO: Complexos de Polícia Científica‏ em Caruaru, Garanhuns, Palmares, Salgueiro e Petrolina.



O Governo do Estado iniciou a construção de seis Complexos de Polícia Científica que beneficiarão todos os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Em dezembro, será entregue à população a unidade de Caruaru, o primeiro a entrar em operação. As obras vão descentralizar os serviços de perícia técnica, imprimindo maior rapidez no atendimento, agilizando a entrega dos laudos periciais e, consequentemente, os inquéritos policiais.

O complexo padrão do Interior, localizado em Caruaru, foi projetado para atender as demandas forenses do Agreste Central e Setentrional. Apenas no município estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões. A obra ocupa uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, na Avenida Brasil, bairro do Salgado.

A unidade abrigará a Polícia Científica e seus institutos de Medicina Legal (IML), Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Segundo ele, a construção desses modernos centros também qualificará o ambiente de trabalho dos peritos e demais servidores lotados nessas unidades.

Serviços – No Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) serão realizadas identificações criminais, a exemplo das perícias de impressões digitais nos locais de crimes e corpos. A emissão de Carteira de Identidade (RG), segundo o gestor do instituto, Jandir Carneiro, continuará sendo emitidas apenas pelo Expresso Cidadão.

Já o Instituto de Criminalística realizará perícias balísticas e laboratoriais para medir o consumo de droga e álcool, dentre outras substâncias e contará com nove salas. O Instituto de Medicina Legal contará com 13 salas, sendo uma de necropsia, com quatro mesas, uma para o para médicos legistas e recepção.

No local, serão realizados, ainda, serviços de necropsia, atendimento para exames de corpo de delito, exames sexológicos, alcoolismo, drogas. De acordo com a gestora do Instituto, Joyce Breenzinckr, a intenção é de instalar no local o serviço de histopatologia, que consiste em se examinar ao microscópio um fragmento de tecido ou órgão. O complexo possui ainda auditório para mais de 50 pessoas.

Ainda em Caruaru, o Governo de Pernambuco também entregará, até o final do ano, a Área Integrada de Segurança (AIS), que abrigará as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. A área funcionará na BR-104, quilômetro 67, numa área de mais de quatro mil metros quadrados. A obra está orçada em cerca de R$ 5 milhões.

As unidades da Polícia Científica serão instaladas, ainda em outros municípios com localizações estratégicas, a exemplo de Garanhuns. Agreste Meridional; Palmares, na Mata Sul; Goiana, Mata Norte; Salgueiro, Sertão Central, e Petrolina, no Sertão do São Francisco. As cidades de Afogados da Ingazeira e Petrolina receberão, ainda este ano, Áreas Integradas de Segurança (AIS).

O complexo da Mata Sul, em Palmares, segundo o gestor da Polícia Científica, Francisco Sarmento, se encontra com 60% de suas obras executadas e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. ”Em Salgueiro, a construção está em fase de terraplanagem. Já em Petrolina, o início das obras do complexo deverá ocorrer também no primeiro semestre do próximo ano”, informou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SDS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.