segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Projeto São Francisco: seminários encerram ciclo de capacitações de Educação em Saúde no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco



O Ministério da Integração Nacional, por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, oferecerá nos dias 17, 18 e 20 de setembro, em Cajazeiras (PB), Brejo Santo (CE) e Salgueiro (PE), respectivamente, Seminários Estaduais de Educação em Saúde. As atividades marcam o encerramento do ciclo de capacitações da Proposta Integrada de Educação em Saúde, desenvolvida junto aos agentes de saúde, de combate de endemias e às lideranças comunitárias dos 17 municípios da área de influência do empreendimento. As oficinas já qualificaram cerca de 700 multiplicadores.

Os seminários objetivam criar um espaço favorável à reflexão e ao diálogo, permitindo a troca de experiências e vivências educativas nas comunidades atendidas. Nos eventos, serão apresentadas as "Agendas de Prioridades de Educação e Saúde", construídas pelos participantes durante o processo de formação de multiplicadores. Ao longo dessas capacitações, foram identificados os principais problemas relacionados ao tema nos municípios, bem como medidas e novas ações que poderão ser implantadas, visando à promoção da saúde da população.

Capacitações - O cronograma de capacitações na área de educação em saúde teve início em fevereiro de 2013. Em cada um dos 17 municípios, foram realizadas quatro oficinas, as quais abordaram temas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, saneamento ambiental e doenças relacionadas à água e efeitos danosos dos agrotóxicos.

As aulas contribuíram para a ampliação dos conhecimentos dos profissionais envolvidos, de forma a potencializar o desenvolvimento das ações preventivas e educativas relacionadas aos possíveis impactos ambientais que podem ser gerados pelas obras da Integração do Rio São Francisco.

Participaram das atividades representantes dos municípios de: Betânia, Cabrobó, Custódia, Floresta, Salgueiro, Sertânia, Verdejante e Terra Nova, em Pernambuco; Barro, Brejo, Jati, Mauriti, Penaforte e Santo, no Ceará; e das cidades paraibanas de Cajazeiras, Monte Horebe, Monteiro e São José de Piranhas.

Redução dos impactos ambientais – A Proposta Integrada de Educação em Saúde é parte do Programa de Educação Ambiental, que atua em três vertentes: nas escolas, na área da saúde e nas comunidades. Em 2012, o módulo de Saúde Ambiental nas escolas, voltado à formação de professores e coordenadores pedagógicos, foi concluído com a promoção da Feira de Troca de Experiências, em Salgueiro (PE), onde foram expostos os trabalhos de mais de mil profissionais de educação.

Programas Ambientais - O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e mitigar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.