sábado, 21 de setembro de 2013

REPERCUSSÃO NO ESTADO: Izaías reclama da falta de repasses para o SAMU

Está repercutindo a entrevista do prefeito Izaías Régis a Rádio Marano, em que teceu críticas à falta de repasses para manutenção do SAMU. O primeiro a postar sobre o assunto foi Carlos Eugênio, transcrito por blogs da região. Confira aqui.

O jornalista Inaldo Sampaio acaba de publicar uma nota e sobre o assunto, dando repercussão em todo o estado ao caso. Confira: Prefeitura de Garanhuns não tem dinheiro para manter ambulância do SAMU

Só em nossa região, atendida pela V GERES, foram 21 municípios beneficiados, que ganharam as ambulâncias básicas, e mais duas avançadas, uma delas em Garanhuns. As avançadas contam com equipamentos de UTI. Já estão trabalhando e oferecendo um grande serviço à população.

Esta crítica de Izaías, embora direcionada tanto ao estado quanto ao governo federal, pesa mais para o estado, pela forma como o SAMU foi tratado como avanço significativo no interior do estado, levando um tipo de assistência a municípios que não contavam sequer com ambulâncias, quanto mais com equipes de atendimento emergencial. O próprio Secretário Antônio Figueira esteve em vários municípios fazendo inaugurações recentemente.

Izaías disse que o que foi prometido no ato da entrega não está sendo cumprido: que o Governo Federal bancaria 50% das despesas e o Governo Estadual 25%. 

Esta crítica vem também no momento que o PTB de Izaías começa a descolar do governo estadual, e não sei se há aí já um incremento eleitoral que vise atingir a imagem da saúde, e por consequência do próprio governador, que não vai apoiar Armando Monteiro. E coincidentemente, Antônio Figueira (saúde) está na lista dos prováveis candidatos à sucessão de Eduardo Campos.

Desde a semana passada que é anunciada que municípios pretendiam devolver ambulâncias, mas nunca ninguém falou abertamente, não se revelou quais municípios seriam estes, ou se era apenas uma pressão para que os repasses fossem regularizados. Não se sabe de onde surgiu esta informação. Mas agora com esta declaração, Izaías chamou pra si a responsabilidade, pela contundência como afirmou que o SAMU está um "caos".

Vale lembrar que o governo do estado inaugurou recentemente a UPAE em Garanhuns, tem feito investimentos no Hospital Dom Moura que tem feito papel de hospital municipal e que por isto, o próprio governador anunciou a construção de um novo hospital regional em Garanhuns e prometeu entregar gratuitamente o HDM para a administração municipal.

Uma das primeiras medidas do governo Izaías foi o fechamento do Hospital Municipal, quando poderia ter mudado o perfil de atendimento para oferecer mais e melhores serviços à população. Na inauguração da UPAE, Izaías anunciou que já tinha em caixa R$ 15 milhões, e estava economizando R$ 200 mil/mês com a saúde. Com a declaração sobre o SAMU, Izaías expõe o governo do estado e a Secretaria de Saúde, e protege seu próprio governo, que está tendo a saúde criticada pela população.

A relação entre os governos estadual e municipal, que parecia viver seu melhor momento, pode voltar a estremecer novamente, como aconteceu um pouco antes do Festival de Inverno, justamente por declarações espontâneas do prefeito em emissoras locais. Havia um clima muito pesado, que só melhorou com a chegada do governador em Garanhuns. Depois foi só festa, afinal, era festival.

Eu até acho que Izaías tem todo o direito de reclamar, criticar, etc... Só não sei se deveria ser nos microfones de emissoras de rádio. Creio que haverias outras formas para a insatisfação ser ouvida pelo governo do estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.