sábado, 28 de setembro de 2013

Tudo sobre a Audiência Pública da OAB/PE que debateu a FAMEG em Recife



A Comissão de Direito e Saúde da OAB/PE que tem na presidência, o Dr. Eduardo Dantas realizou uma Audiência Pública que aconteceu na tarde desta quarta 25, na sede da OAB na Capital pernambucana, sobre a situação do ensino de Medicina no Estado e, como não poderia deixar de acontecer, o enfoque sobre a situação incômoda em que se encontra a FAMEG foi um destaque bastante discutido.

A entidade garanhuense estava representada pelo Dr. Márcio Quirino, da Dra. Roselene Chein, que se deslocou de Minas Gerais para o evento, da Dra. Régia Leite, representando o corpo docente da entidade, dos representantes da Comissão FAMEG JÁ, Antonio Vaz Filho e Calvino Brasil, do Secretário de Saúde do Município de Garanhuns, Halley Davison e do Dr. Ivan Rodrigues que um forte defensor da causa.

O debate versou sobre o Programa “Mais Médicos”, a importação de profissionais da medicina, da necessidade de haver qualidade na preparação de médicos em Pernambuco e do caso FAMEG, que será o foco desta nota informativa.

A Dra. Chein fez, com propriedade um histórico sobre a criação da entidade que surgiu para preencher uma carência regional e da perseguição ferrenha que a IES vem sofrendo por conta de concorrência desleal até o presente. A oportunidade foi ímpar para que a OAB, que é um Órgão sério e de credibilidade exemplar e demais autoridades presentes, inclusive do Ministério Público tomassem conhecimento da realidade dos fatos, inclusive através de um Vídeo mostrando as dependências de primeiro mundo que a FAMEG oferece.

O decano Ivan Rodrigues fez um depoimento que emocionou a todos cobrando uma investigação séria sobre a “sacanagem” que estava sendo feita contra uma entidade que só trará o bem para a mesorregião do Agreste Meridional. Denunciou a campanha orquestrada montada para blindar qualquer tentativa de fazer a entidade voltar a funcionar.

Depois de várias participações, ficou bem claro que não há problemas técnicos, nem de estruturas, física e docente e que a discriminação e perseguição tem como origem a disputa territorial por parte de uma concorrência local.

Esse é um tema que a Comissão da OAB ficou de examinar, segundo informou o Dr. Gláucio Veras, que além de ser Advogado e Secretário da Comissão, também é médico e foi criado em Garanhuns, conhecendo muito bem as necessidades da região.

Calvino Brasil

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.