domingo, 19 de outubro de 2014

DIA DO MÉDICO: Mensagem do blog

Diretoria da Unimed/Garanhuns
Comemorou-se neste sábado, dia 18 de outubro, o Dia do Médico. Nenhuma outra categoria esteve tão na vitrine nos últimos anos quanto a medicina. Isto mostra a importância e a urgência de se debater com mais profundidade esta classe, principalmente para o desenvolvimento da saúde no Brasil. 

Em Garanhuns, dois cursos de medicina trazem a formação dos médicos para este debate: O da Universidade de Pernambuco, e o da FAMEG, que agoniza na pendência burocrática do Ministério da Educação em Brasília. A cada dia que passa as esperanças diminuem.

Garanhuns é considerado um Polo Médico. Para cá se deslocam milhares de pessoas de várias regiões buscando opções de tratamento.
Contamos com um hospital regional de referência (HRDM) com mais de dez mil atendimentos/mês, e dois hospitais particulares (Perpétuo Socorro e Monte Sinai) no bairro de Heliópolis. Além do Hospital Infantil que faz um serviço praticamente filantrópico.

Temos a primeira UPAE do estado, com incremento mensal de novas especialidades, batendo a casa de oito mil atendimentos/mês.

Os Postos de Saúde, vencendo as adversidades com serviço médicos nas comunidades. 

Dezenas de clínicas particulares, criam esta concepção do polo médico, além de planos de saúde, como a Unimed, a maior deles, com gerenciamento regional e direção da Dra. Marta Júdice, profissional competente e pessoa muito querida em Garanhuns.

Dra. Ricarda Samara
A partir da Cidade das Flores, a regional de saúde gerencia 21 municípios. A V GERES teve a gestão elogiada da Dra. Ricarda Samara, e a continuidade com Luiz Melo.

No conjunto de investimentos, como uma nova clínica oncológica na cidade, as redes de atendimento, público e privado, se misturam, tornando Garanhuns um novo centro de referência médica para o Nordeste.

Neste dia do médico, queremos deixar registrado o profundo respeito por estas pessoas que fazem de suas profissões a prova maior de amor ao próximo, cuidando de nossas saúdes, salvando vidas. É hora de agradecer!

Origem do Dia do Médico

O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.