terça-feira, 10 de março de 2015

Garanhuns antes de 1811 - Por Igor Cardoso

Feira de Garanhuns em 1890

Caro Ronaldo, saudações! Excelente matéria sobre a história de Garanhuns!!! 

Trago mais informações. com uma correção: Não procede a informação de que Garanhuns já nasceu independente. Até 1636, o território onde hoje está o Município, até então apenas habitado por índios e quilombolas palmarinos, pertencia ao Município de Olinda. Em 1636, essas terras passaram à jurisdição do recém-criado Município de Penedo. 

Pouco tempo depois, foram ocupadas pelos Aranha Pacheco (Fazenda do Garcia), destruídas pelos quilombolas em 1670 e reconstruídas pela família de Simoa (Tapera do Garcia), em cujas terras foram organizados o Julgado e a Freguesia. 

Até 1811, portanto, o Julgado e a Freguesia de Garanhuns pertenciam ao Município de Penedo, valendo lembrar que Alagoas só se tornou independente de Pernambuco após a Revolução de 1817 (uma punição de D. João VI a Pernambuco por ter feito a Revolução).
.
Igor Cardoso é membro do Instituto Histórico de Geográfico de Garanhuns

AGORA COMIGO: A independência que nos referíamos no texto que originou esta explicação de Igor, trata-se da suposta emancipação, que na verdade foi apenas a elevação de Vila à Cidade, em 1879. Como Igor muito bem escreve, em 1811 Garanhuns conquistou sua independência com a Carta Régia, encontrada na Torre do Tombo, em Portugal. De 1811 a 1879, nosso município já vivia constitucionalmente o gozo de um ente federativo, com as autoridades constituídas.

Portanto, o nosso nascimento acontece em 1811, com a criação da Vila, como aliás, comemoram os mais antigos municípios brasileiros. 

Nesta terça-feira, 10/03/2015, Garanhuns comemora seus 204 anos de criação.

Publicado originalmente em 09/03/2014

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.