terça-feira, 15 de outubro de 2013

Instituições e população debatem Educação Municipal em Audiência Pública em Garanhuns‏


Um dos melhores momentos criados nos últimos anos para debater a educação pública municipal, foi esta impressão que ficou após a realização da Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Garanhuns, na manhã desta segunda-feira, 14.

O Poder Executivo Municipal aceitou o convite da Câmara e do Movimento #VemPraRua Garanhuns, realizadores da Audiência, e esteve representado por diversos secretários: Janecélia Marins (Educação), Gerlane Melo (Turismo), Epaminondas Borges (Agricultura), Adolfo Lopes (Ouvidoria), Wanderley Lopes (Governo), Glauco Brasileiro (Controladoria), Alfredo Goes (Administração), Alberto Lobo (IPSG), Cirlene Leite (Cultura) e Célia Sobral (Assistência Sobral), além da vice-prefeita Rosa Quidute, que representou o prefeito Izaías Régis.

Várias instituições estiveram presentes, como o Ministério Público, através do Promotor de Justiça Dr. Domingos Sávio, e a Gerência Regional de Educação, com o professor Paulo Manoel Lins.

Associações comunitárias da cidade e rurais, creches, sindicatos, entidades estudantis e outros interessados no debate sobre a educação ajudaram a lotar as dependências do Plenário Álvaro Brasileiro Vilanova.

"Entre exposições de ações das autoridades e cobranças públicas por parte da população, pudemos avançar no sentido do debate democrático, com o Poder Legislativo Municipal mais uma vez cumprindo seu papel" - registrou o presidente da Câmara, Audálio Ramos Filho.

A Audiência Pública teve início com Pedro Henrique, do Movimento #VemPraRua apresentando a pauta do encontro e iniciando uma série de questionamentos, seguido pela voz da plenária, onde várias pessoas puderam expressar suas opiniões e fazer cobranças sobre determinadas situações.

Merenda escolar, creches, educação no campo, infraestrutura das escolas, passe livre e a AESGA-Autarquia Municipal de Ensino Superior, foram os primeiros temas abordados. A questão do PNAE-Programa Nacional de Agricultura familiar e a compra de parte da merenda aos agricultores locais foi tema recorrente, assim como construções de novas escolas em bairros da periferia, distritos e zona rural, além de quadras para atividades esportivas e sociais.

Transporte Escolar, Investimentos em informática, segurança dos estudantes, municipalização do ensino fundamental, etc, também foram temas abordados.

A sistemática desta Audiência Pública mudou em relação às anteriores, oferecendo a participação popular antes da fala das autoridades.

A secretária de educação de Garanhuns, Janecélia Marins, fez uma ampla apresentação das ações da secretaria, além de responder questionamentos vindos da plenária. Antes dela, o gestor regional da GRE-AM, Paulo Manoel Lins, já havia se pronunciado.

Os vereadores participaram ativamente dos debates, estando presentes: Audálio Ramos Filho, Sílvio Sabino, Gil PM, Sivaldo Albino, Gersinho Filho, Alcindo Correia, Paulo Leal, Zaqueu Lins e Nelma Carvalho, que sendo a presidente da Comissão de Educação da Câmara, fez uma explanação sobre o assunto.

Os sindicatos também se pronunciaram através dos professores Augusto Souto (Sintepe) e Adilson Araújo (Sinsemug) e Linduardo Leite do Conselho Municipal de Educação.

Ao final, o promotor Domingos Sávio também destacou a importância da Audiência Pública, e reafirmou que estará participando das ações que visem a melhoria dos serviços públicos no município.

Um relatório será elaborado com as sugestões levantadas para que haja acompanhamento futuro. A próxima Audiência Pública debaterá o Meio Ambiente, e também contará com a co-realização do Movimento #VemPraRua Garanhuns."

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.