quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PREFEITURA DE SÃO JOÃO: Genaldi fica ou sai?

Jamesson Guilherme, Presidente da Câmara
Com a derrota no TRE de Pernambuco, a coligação que elegeu Genaldi Zumba no município de São João levou o caso para o Tribunal Superior Eleitoral. Enquanto não é analisado e votado, o prefeito continua no cargo. É provável que a mais alta corte eleitoral do país julgue ainda este ano.

Caso consiga reverter, Genaldi continua prefeito, e a questão da prestação de contas não poderá mais ser motivo de contestação para sua saída da administração. Entretanto, outras questões continuarão na pauta, como o desvio apontado na saúde, tanto pelo ex-secretário Porfírio Aguiar quanto pelo próprio prefeito, quando concedeu entrevista acusando o ex-auxiliar. Estas e outras questões não estão sendo debatidas no judiciário neste momento, embora possa ter influenciado na decisão colegiada do TRE. As denúncias foram encaminhadas ao TCE e Ministério Público, que devem proceder as investigações.

Se não conseguir convencer os juízes em Brasília, da prestação correta de suas contas de campanha, Genaldi estará definitivamente afastado. Restaria ainda uma contestação constitucional em Recurso Especial ao Supremo Tribunal Federal, mas é muito difícil, embora possa.

Sendo cassado, assume provisoriamente o Presidente da Câmara, Jamesson Guilherme (foto), enquanto a Justiça Eleitoral providencia nova eleição, já que Genaldi obteve mais de 50% dos votos dos eleitores para prefeito. Se tiver nova eleição, Genaldi não poderá concorrer. 

Se havia a expectativa do julgamento por parte do TRE, imaginem agora com a decisão final em Brasília.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.