quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Confira todos os requerimentos apresentados pelos vereadores na primeira sessão da câmara em 2013



O ano legislativo para os vereadores começou nesta quarta-feira. E já na primeira reunião, bons requerimentos foram apresentados. Alguns reforçando ações que já estão em andamento, outros para cumprir promessas de campanha.

A sessão bastante prestigiada, contou com a presença de todos os vereadores, e como convidado o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis que convocou o legislativo para um trabalho em parceria pelo município.

Presidida por Audálio Filho, que retorna à câmara, e secretariada pelos vereadores Cláudio Taveira e Nelma Carvalho, a sessão foi dinâmica, com apresentação de projetos e requerimentos, aliás, o próprio prefeito já adiantou projetos de lei para apreciação do legislativo municipal.

O vereador Sivaldo Albino apresentou vários requerimentos, dois deles já transcrevemos de seu blog. Pediu  também medalhas de mérito para personalidades municipais e instituições como o Padre José Emerson, o médico Ulisses Pereira e o Escritório de Advocacia Urbano Vitalino. Para este blogueiro, fomos agraciados com o pedido para a Medalha do Mérito Cultural Mons. Adelmar da Mota Valença. Mas sobre isto falaremos em outro post.

Na pauta da reunião ordinária, foram apresentados os requerimentos por vereador:

Alcindo Correia: Pediu o reinício da obra da quadra polisportiva Vereador José Ataíde Acioli (Zequinha) no Distrito de São Pedro. Pede também ao Ministro da Saúde a implantação do SAMU em Garanhuns.

Audálio Filho: Pede ao Ministro da Saúde a implantação de uma UPA (porte II) para Garanhuns. Pede também o calçamento ou asfalto com drenagem para a Rua 14, no Vale do Mundaú.

Carla Vilaço: Pede a construção de quadras esportivas no distrito de Iratama e no bairro Aloísio Pinto. Pede também o calçamento para a Rua Sebastião Paes Leme (Rua do Ouro) e Av. Lions, ambas no bairro Aloísio Pinto.

Cláudio Taveira: Pede ao Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, a pavimentação asfáltica da estrada que liga a cidade ao distrito de Miracica, e sua complementação até o município de Saloá.

Gersinho Filho: Pede a construção de um novo cemitério municipal com velório público. Pede também a revitalização e recapeamento asfáltico da Praça Campos Sales, no Magano.

Gil PM: Pede a construção de Posto Policial informatizado, com banheiros e ponto de informações turísticas na Av. Santo Antônio. Pede também ao Governo do Estado a implantação do IML, com todos os equipamento e profissionais de saúde.

Haroldo Vicente: Pede calçamento e drenagem para a rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Aloisio Pinto. Pede também ao governo municipal a limpeza dos canais próximos da futura UPAE, no Bairro de São José.

Luzia Cordeiro: Pede à Secretaria de Administração, Guardas Municipais 24h na Escola Silvino Almeida, no bairro de Manoel Xéu. Pede ao Secretário de Saúde, transporte específicos para crianças doentes e acompanhantes.

Nelma Carvalho: Pede ao Governo Municipal e ao 9º BPM a instalação de postos policiais na CEAGA e na Liberdade. Pede também a construção de uma creche para a comunidade da Liberdade.

Paulo Leal: Pede ao 9º BPM a reativação do Posto Policial no Distrito de São Pedro. Pede também a implantação de uma casa de apoio para atender aos pacientes de Garanhuns na capital pernambucana.

Sílvio Sabino: Pede ao Governo Municipal a construção de escolas no Vale do Mundaú e na COHAB II. Pede também a pavimentação com drenagem das Ruas José Bonifácio e Luiz Burgos no bairro de Aloísio Pinto.

Sivaldo Albino: Pede a recuperação do prédio do CAIC. Pede também um convênio entre o governo municipal e o estadual para transformar o Parque de Exposições em um Parque de Lazer para a população.

Zaqueu Lins: Pede o calçamento ou asfalto das ruas Augusto Cesário e Ibernon Wanderly, no bairro do Indiano (Severiano Moraes). Pede também o calçamento com drenagem da Rua Antônio Almeida, no bairro Aloísio Pinto e o saneamento da comunidade da Brasília.


AGORA COMIGO: Como podemos ver já nos primeiros requerimentos, a maioria dos vereadores mostram preocupações com a segurança da população, pedindo reforço policial. Também com calçamentos, asfaltos e saneamento. E com temas como educação, com pedidos de escolas, além da saúde do município, com pedidos relacionados a transporte de pacientes, casa de apoio, novas UPA´s, SAMU, etc.

Precisamos somar a todas estas ações, imprescindíveis no desenvolvimento municipal, projetos que gerem desenvolvimento, criem trabalho e renda. Estudar o que está dando certo lá fora, em vários municípios.

Para isto, a Câmara de Vereadores pode ter uma participação muito importante na atual conjuntura administrativa de Garanhuns.

GARANHUNS E REGIÃO: Celpe vai investir R$ 36 milhões no Agreste Meridional



O fornecimento de energia deverá ser ampliado em alguns municípios do Agreste Meridional de Pernambuco em 2013. A Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe, anunciou que vai investir 36 milhões em Garanhuns e nas cidades circunvizinhas. De acordo com a Celpe, a aplicação dos recursos tem a finalidade de oferecer suporte ao desenvolvimento econômico da região.

A previsão da companhia é que o fornecimento de energia seja 5,13% maior que o de 2012. Serão 1,6 mil novas ligações ampliação e melhoria do sistema elétrico dos 38 municípios que compõem a região.

Só em Garanhuns, o investimento será de 1,6 milhão na renovação, melhoria da rede de distribuição e na ligação de mais de dois mil novos pontos de energia nas áreas urbana e rural. Para aumentar a oferta de energia em Águas Belas e Lajedo a Celpe pretende construir alimentadores. Já para melhorar a qualidade do fornecimento de energia em Bom Conselho, Sertânia e Brejão, a companhia informou que vai realizar uma processo de recondutagem nos alimentadores existentes nos municípios.

Sivaldo quer transformar Parque de Exposições em Parque da Lazer para população


Começou nesta quarta-feira dia 06 de fevereiro de 2013 as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Garanhuns. Nesta reunião o Vereador Sivaldo Albino apresentou dois requerimentos importantes para nossa cidade:

O primeiro requer que a Prefeitura de Garanhuns formalize convênio com o Governo do Estado no sentido de transformar o Parque de Exposição de Animais localizado na boa vista em um Parque de Lazer para população.

Atualmente à área do Parque de Exposição de Animais está completamente abandonada servindo apenas para abrigar os cavalos da polícia militar e para um restaurante privado. Observando que as dimensões do parque são equivalentes a dois grandes quarteirões, sendo suficientemente para a instalação de um parque municipal, com área para a prática de atividades esportivas, como pista de Cooper, uma quadra de esporte, aparelhos de ginásticas e etc., para serem usados pela população daqueles bairros e de todo nosso Município. Como temos conhecimento só o Parque Euclides Dourado possui estas características, mais fica muito distante para que moradores dos bairros mais afastados possam se deslocar até o Parque Euclides Dourado para praticarem essas atividades. Por isso a importância que essa parceria seja realizada.


O segundo requer  que a Prefeitura realize uma reforma e recuperação de toda área do CAIC.

           A solicitação do Vereador Sivaldo Albino é no sentido de que esta reforma venha melhorar a estrutura das instalações no prédio do CAIC onde está funcionando a Escola Prof Antônio Gonçalves Dias. Hoje o prédio encontra-se todo deteriorado, com salas sem portas, janelas quebradas, sanitários quebrados, o mato e o lixo tomando conta um estado de total abandono, precisando de forma urgente esta recuperação para que os alunos que estudam naquele prédio possam assistir aula com tranqüilidade e segurança, podendo ter um melhor aproveitamento. 



.

Lideranças quilombolas entregam pauta de reivindicações ao prefeito



O prefeito Izaías Régis recebeu na semana passada, líderes comunitários da Comunidade Quilombola do Castainho, localizada na Zona Rural do município. Durante a reunião, os moradores entregaram uma pauta de reivindicações. Os pedidos foram na área da educação, saúde e infraestrutura.


Na conversa, os representantes disseram que a escola que atende à demanda local precisa de reformas na estrutura. “Gostaríamos que quatro salas de aula fossem construídas, caixas d’água instaladas e a quadra de esportes concluída. Além disso, a sede precisa de mais segurança”, detalhou Júnior Mendes. Ainda segundo ele, o número de alunos aumentou, por isso há a necessidade de uma melhor adaptação no prédio.

Quanto ao Posto de Saúde, que também dá suporte a outras seis comunidades da área, eles pedem mais horas no atendimento por parte dos médicos. Já na infraestrutura, os problemas são no saneamento básico, iluminação e lombadas.

Em seu gabinete, o prefeito ouviu e encaminhou as solicitações para os secretários das pastas responsáveis. “Nós vamos ajudar todos os quilombolas e melhorar o bem-estar social da população. Agora, os ofícios com as reivindicações serão encaminhados e os secretários deverão se programar para fazerem uma visita à comunidade”, finalizou Izaías Régis.

A primeira-dama Socorro Régis e a Praça Dom Moura

Socorro Régis coloca água nas plantas dos jardins da Praça Dom Moura

Os canteiros estão sendo recuperados e recebendo novas plantas

Pessoas param para conversar e cumprimentar a primeira-dama


Enquanto o prefeito Izaías Régis prestigiava a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores, a primeira-dama dava mais uma mostra de trabalho voluntário em Garanhuns. Socorro Régis esteve na Praça Dom Moura colocando água nos jardins, e acompanhando o andamento da reforma.

A Praça Dom Moura foi um dos motivos da queda de popularidade do então prefeito Luiz Carlos, devido ao longo tempo que passou numa reforma interminável, devido os recursos terem ficado presos na esfera federal e o município já ter começado a mexer na praça. Isto aconteceu também com o Relógio das Flores e com a Praça Irmãos Miranda.

Atualmente, a Praça Dom Moura tem sido trabalhada como um exemplo. Izaías tem pedido a participação da sociedade, e está conseguindo recuperar a praça sem recursos públicos. Tinta, madeira, cimento e serviços têm sido conseguidos junto a empresários locais. O próprio prefeito lembra que a verba federal para a conclusão das praças ainda está retido no Ministério do Turismo.

Socorro Régis foi vista no início da administração ao lado da vice-prefeita, Rosa Quidute, lavando o Prédio da Prefeitura de Garanhuns. Sua presença hoje na Praça Dom Moura surpreendeu muitas pessoas que passavam pelo local, e que saíram elogiando o seu exemplo.

Nossa amiga Luciana Miranda registrou e mandou pro blog.

Metas para 2013 - O bom humor no facebook

Mais uma muito legal do facebook.


Izaías tem sido um prefeito diferente


O prefeito Izaías Régis tem diferido dos seus antecessores em várias características, e talvez a mais visível delas tem sido na sua forma de se expressar. Luís Carlos tinha dificuldade de falar em público, tímido e de voz baixa, era muito comedido. Não protagonizava um evento. Silvino com sua voz pausada, pensativa, educada, chamava o público à reflexão.

Izaías é enérgico, fala pelos cotovelos, como diz a gíria popular. Traz do palanque ainda a fala discursiva, inflamada, parecendo ainda o candidato. Ainda faz promessas, e tem se destacado neste início de gestão não mais por suas propostas, mas pelo entusiasmo. Não se trata de uma fala mais nervosa como foi no passado, raivosa. Hoje, Izaías usa seu jeito espontâneo para motivar as pessoas, a favor da cidade.

Tem dado resultados. Há um clima de mudança e de serviço voluntário em Garanhuns. O grupo Viva Mais Garanhuns no facebook fez plantações de árvores. Há concursos de fotografias, com as belezas de Garanhuns como tema. Empresários fizeram doações de tinta, madeira, serviços, e praças estão sendo recuperadas. Ainda é pouco perto do que se pode impulsionar o voluntariado, e por isto Izaías tem reforçado o convite a todos, em todos os encontros, reuniões, em todos os lugares.

Izaías tem também dividido com a população, sempre que pode, a responsabilidade de um novo governo. Pede para ajudarem, e até, se for o caso, denunciarem. 

O seu perfil no facebook, provavelmente gerenciado por sua assessoria, tem sido dinâmico, e tem interagido com os internautas.

Na abertura do ano letivo, na frente de centenas de professores, Izaías pediu o compromisso de todos, e se colocou como parceiro. "Não quero que se benzam quando passarem por minha fotografia nas escolas. Quero ser um prefeito diferente." - Disse em seu pronunciamento.

Mas o ponto alto foi quando, lembrando de um amigo engenheiro que está no Rio de Janeiro trabalhando e ganhando R$ 25 mil por mês, sentiu o professorado suspirar, e ele, sem perder o bom humor - "Acharam muito? Quero ver nossos professores ganhando R$ 30 mil". Recebeu aplausos entusiasmados.

Em vários compromissos Izaías tem dito que não vai mudar seu jeito de ser, que é de sua personalidade. Tem usado isto em seu favor. Não deixou de sair, de conversar nas calçadas, de visitar amigos, bares e restaurantes. 

Tem recebido elogios até de quem estava no outro palanque na eleição. Não começou com a carga de serviços que a cidade precisa e esperava, até por conta das dificuldades estruturais e econômicas, mas tem feito ações que estão impactando positivamente a cidade.

Ainda há um clima de expectativa, Izaías sabe disso, e por isto é bom mesmo que possa chamar a população a participar, para que todos se sintam responsáveis. 

Airon Melo vence eleição acadêmica e será diretor da UFRPE/UAG


As eleições para Diretor Geral e Acadêmico da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foram realizadas nesta terça-feira (05).

Com duas chapas formadas, compuseram a chapa 01 os professores Airon Melo e Mácio Farias. Já a chapa 02, era formada pelos professores Nilson Pereira e Antônio Ricardo.

Ao final da apuração, computadas as 10 urnas, a Comunidade Acadêmica (professores, técnicos e alunos) elegeram a chapa 01, com 49,38% dos votos, tendo a outra chapa apenas 23,56% da votação.

Com o resultado, a pós o processo de homologação da Consulta tramitar em instâncias superiores da URFPE, o zootecnista Airon Melo passará a assumir a Direção da UAG pelo período de 2013-2017, contando com o agrônomo Mácio Farias como seu Eventual Substituto.


Núcleo de Comunicação/UAG

NOTA OFICIAL: Prefeitura das Correntes não vai realizar carnaval

Nota Oficial

O Prefeito de Correntes, comunica a toda a imprensa e a população em geral que por motivo da crise financeira que estamos enfrentando e da situação precária que assumiu a prefeitura de Correntes, comunica que não irá realizar o carnaval 2013, e que estar organizando a prefeitura e todo o município, e que vai se organizar no sentido de realizar as demais festas tradicionais e preparar uma boa programação para o carnaval de 2014.

Conto com a compressão de todos.

Edimilson da Bahia 
Prefeito

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.